O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou, nesta segunda-feira (11), o Prêmio MEC da Educação Brasileira a estudantes, escolas e municípios da rede pública. A cerimônia, realizada no Palácio do Planalto, reconheceu 116 projetos por suas boas práticas em áreas como inclusão, qualidade de ensino e desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Em seu discurso, o presidente afirmou que a evasão escolar é uma “questão de Estado” e que o governo deve assumir a responsabilidade por ela. Ele citou a criação do programa Pé-de-Meia, que oferece uma poupança a estudantes de baixa renda do ensino médio para incentivar a permanência na escola. Lula também destacou a meta de alfabetizar 80% das crianças até o 2° ano do ensino fundamental até 2030.
Homenagens e prêmios entregues
A premiação reconheceu 54 alunos com as melhores notas na redação do Enem, além de 49 professores. Quatro estados, 35 municípios e 20 escolas também foram premiados por seus altos desempenhos em oito categorias, que incluíam educação infantil, alfabetização e ensino em tempo integral.
Os vencedores receberam troféus, medalhas, certificados e prêmios em dinheiro, variando de R$ 100 mil a R$ 500 mil. Os valores devem ser usados para melhorar a infraestrutura escolar e reconhecer os profissionais da educação. O evento contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e de outras autoridades.