O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta segunda-feira (4), o resultado da interposição de recursos para atendimento especializado na primeira etapa da segunda edição de 2025 do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida).
O resultado está disponível no Sistema Revalida. Segundo o edital, candidatos que tiveram a solicitação aprovada receberão 60 minutos adicionais no dia da prova, em 19 de outubro. Já quem teve o pedido negado poderá recorrer no ato da inscrição, mas não terá direito ao tempo extra nem ao uso de calculadora.
O Revalida avalia a formação de médicos brasileiros e estrangeiros graduados no exterior que desejam atuar no Brasil. O exame verifica se o profissional possui os conhecimentos, habilidades e competências exigidos para o exercício da medicina no Sistema Único de Saúde (SUS), em nível equivalente ao dos formados em faculdades nacionais.
A prova é realizada em duas edições anuais e dividida em duas etapas: teórica e de habilidades clínicas. Apenas candidatos aprovados na primeira etapa podem participar da segunda. No segundo semestre, a primeira etapa será aplicada pelo Inep nas capitais e no Distrito Federal, com conteúdo baseado na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina e nas normas de atuação médica em diferentes níveis de atenção.
As próximas datas do Revalida 2025/2 incluem:
-
Divulgação da nota de corte: 13 de agosto
-
Envio da documentação de formação médica: 20 a 24 de outubro
-
Resultado da análise documental: 17 de novembro
-
Recursos sobre análise documental: 5 de dezembro
-
Divulgação do cartão de confirmação: 9 de outubro
-
Aplicação da prova: 19 de outubro