O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), estendeu o prazo de pagamento da taxa de inscrição da Prova Nacional Docente (PND). A nova data limite é 6 de agosto, próxima quarta-feira, para atender os participantes que não obtiveram isenção. A prova será aplicada em 26 de outubro de 2025.
A PND foi criada para avaliar o conhecimento de profissionais da educação e auxiliar na seleção de professores para redes estaduais e municipais de ensino. Segundo o Inep, a edição de 2025 do exame teve a adesão de 22 estados e 1.508 municípios, incluindo 18 capitais.
Podem participar da PND estudantes concluintes inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2025, além de pessoas com formação em cursos de licenciatura que desejem participar de processos seletivos para professores. A prova terá a mesma matriz de avaliação teórica do Enade das Licenciaturas. A iniciativa integra o programa Mais Professores para o Brasil.