Uma viagem pela história e a descoberta de um passado cheio de encantos. Foi com esse objetivo que, nesta terça-feira (15), estudantes da Escola Municipal Deigmar Moraes de Souza, localizada na comunidade de Cujubim Grande, no baixo Madeira, visitaram o Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, em Porto Velho.
Cerca de 40 alunos conheceram de perto o acervo histórico, cultural e centenário da construção da ferrovia, que contou com a participação de mais de 50 nacionalidades. O espaço oferece uma verdadeira imersão na memória da cidade, com peças, objetos e locomotivas que resgatam a trajetória dos pioneiros de Porto Velho.
Segundo o diretor da escola, Evaldo Monteiro, a ação faz parte de um projeto pedagógico voltado para fortalecer a identidade cultural e o conhecimento histórico dos alunos da zona rural. “Tanto para nós quanto para as crianças, é muito importante resgatarmos o nosso passado. A professora trabalhou com eles em sala de aula e agora é a parte que deixa eles entusiasmados com essa visita a esse espaço”, destacou.
A professora Delinalva dos Santos explicou que essa foi a primeira vez que os alunos visitaram o complexo. “É muito importante a valorização da nossa história. Por isso é fundamental despertar o interesse pela nossa origem. A gente tem que valorizar o que é nosso desde a primeira infância”, disse.
Além da imersão na história, os estudantes participaram de atividades recreativas por meio do projeto Brincarte, organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). O objetivo é relembrar brincadeiras antigas e oferecer às crianças o contato com espaços importantes para a história local. “Esse projeto resgata histórias e memórias, além de proporcionar momentos de diversão”, afirmou Cleverson Pedraza, gerente da Divisão de Arte e Cultura Escolar (Diace/Semed).
A Escola Deigmar Moraes de Souza está localizada a cerca de 40 quilômetros de Porto Velho, à margem direita do rio Madeira. Os alunos foram transportados em ônibus disponibilizados pela Semed. A expectativa é que, ao todo, 320 estudantes vivenciem essa experiência e ampliem o conhecimento sobre a história regional.