TERÇA-FEIRA, 01/07/2025

MEC proíbe cursos 100% a distância em novas regras para o ensino superior e impõe exigências de atividades presenciais

Decreto determinou cursos que serão exclusivamente presenciais

Por Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

MEC proíbe cursos 100% a distância em novas regras para o ensino superior e impõe exigências de atividades presenciais
Divulgação/MCTIC

O Ministério da Educação (MEC) revisou as regras para a oferta de educação a distância (EaD) nos cursos do ensino superior com o objetivo de garantir a qualidade dos serviços e o desenvolvimento da aprendizagem de todos os estudantes.

O governo federal, após meses de discussão com os setores envolvidos – como gestores da área educacional, especialistas, conselhos federais e representantes das instituições de educação superior – publicou nesta semana o decreto que trata do tema.

A Agência Brasil explica o que muda com a nova política de EaD.

Formatos dos cursos

A partir do novo marco regulatório da educação a distância, nenhum curso de bacharelado, licenciatura e tecnologia poderá ser 100% a distância.

Os cursos de graduação podem ser oferecidos em três formatos:

Cursos presenciais: com pelo menos 70% da carga horária em atividades presenciais, com a presença física de estudantes e professor nas aulas; atividades em laboratórios físicos; frequência a estágios presenciais;

Cursos em EaD: oferta majoritária de carga horária a distância, composta por aulas gravadas e atividades em plataformas digitais de ensino. Porém, o decreto impõe o limite mínimo de 10% da carga horária do curso em atividades presenciais; e, no mínimo, 10% em atividades síncronas mediadas.

Cursos semipresenciais: criado pelo novo decreto, é composto obrigatoriamente por carga horária de 30% de atividades presenciais; e, no mínimo, 20% em atividades síncronas mediadas;

atividades presenciais físicas (estágio, extensão, práticas laboratoriais);

atividades síncronas mediadas: devem ser realizadas com, no máximo, 70 estudantes por docente ou mediador pedagógico e controle de frequência dos estudantes;

Tipos de atividades

A nova política uniformiza as seguintes definições:

Atividades presenciais: realizada com a participação física do estudante e do docente em lugar e tempo coincidentes;

Atividades assíncronas: atividade de EaD na qual o estudante e o docente estejam em lugares e tempos diversos;

Atividades síncronas: atividade de EaD na qual o estudante e o docente estejam em lugares diversos e tempo coincidente;

Atividades síncronas mediadas: atividades interativas, com grupo reduzido de estudantes, apoio pedagógico e controle de frequência. Neste tipo de atividade, os estudantes e o docente estão em lugares diversos e tempo coincidente (ao vivo). O objetivo é garantir a efetiva interação no processo de ensino-aprendizagem.

Proibições em EaD

De acordo com o decreto, os cursos superiores de medicina, direito, odontologia, enfermagem e psicologiasó poderão ser ofertados no formato presencial. O MEC justifica que a necessidade de realização de atividades práticas, laboratórios presenciais e estágios torna a formação nesses casos “incompatível com o formato da educação a distância”.

Pela portaria 378, o curso de medicina terá de ser integralmente ofertado por meio de atividades presenciais, vedada qualquer carga horária a distância.

O mesmo documento detalha que os outros quatro cursos de graduação (direito, odontologia, enfermagem e psicologia) poderão ter, no máximo, 30% da carga-horária em atividades a distância.

Cursos semipresenciais

Para o formato semipresencial, também chamado híbrido, o MEC estipulou na portaria 378 que cursos de licenciaturas, que formam professores, e de áreas como as de saúde e bem-estar também não poderão ser ofertados 100% no remoto. Estes cursos deverão ser somente em dois formatos: presencial ou semipresencial.

Os cursos classificados nesta nova portaria que regulamenta o decreto são das seguintes áreas: educação, ciências naturais, matemática e estatística; saúde e bem-estar; engenharia, produção e construção; e agricultura, silvicultura, pesca e veterinária.

São exemplos de cursos nesta situação: fisioterapia, farmácia, educação física, medicina veterinária, biomedicina, fonoaudiologia e nutrição.

Posteriormente, a pasta poderá definir outras áreas de cursos vedados para EaD.

Infraestrutura física

Em relação ao local, as atividades presenciais dos cursos de ensino superior das modalidades semipresencial e à distância podem ser ofertadas tanto na sede física da instituição, como em seus campi (fora de sede e de seus polos EaD).

O polo EaD deve funcionar como um espaço acadêmico para o efetivo apoio ao estudante. Por este motivo, a infraestrutura física e tecnológica deve ser adequada às especificidades de cada curso ofertado.

Há também a exigência de infraestrutura mínima como: sala de coordenação; ambientes para estudos; laboratórios (quando aplicável); acesso à internet.

Além disso, não será permitido o compartilhamento de polos EaD entre instituições de ensino superior diferentes.

Prazo de adaptação

As instituições de educação superior terão prazo de até dois anos para adequar gradualmente os cursos às novas regras.

Nesta transição, devem ser garantidos os direitos dos estudantes. É responsabilidade da instituição de educação superior assegurar a continuidade da oferta do curso no formato EaD até a conclusão das turmas em andamento.

Estudantes do EaD

A partir da nova norma, todos os estudantes matriculados em cursos que não poderão mais ser ofertados 100% online terão assegurado seu direito de conclusão do curso no formato EaD, desde que seja o formato escolhido no ato de matrícula.

Provas presenciais

Cada disciplina dos cursos de graduação a distância deverá ter, pelo menos, uma avaliação presencial. No momento da avaliação, a instituição de ensino deve verificar a identidade dos estudantes para evitar fraudes.

Esta avaliação presencial deve ser a maior na composição da nota final do estudante para atestar se o aluno foi aprovado ou não naquela disciplina.

Segundo o MEC, o objetivo da exigência é incentivar o desenvolvimento de habilidades discursivas de análise e síntese ou que possuam natureza de atividade prática.

Mediador pedagógico

A nova política de EaD cria a figura do mediador pedagógico nos cursos de graduação a distância. O MEC esclarece que o mediador pedagógico não é um tutor, que desempenha função apenas administrativa e, por isso, não pode exercer funções pedagógicas.

Já o mediador pedagógico deve possuir formação acadêmica compatível com o curso. No exercício de suas atividades deverá ajudar a esclarecer dúvidas de aprendizagem dos estudantes e apoiar o processo de formação deles.

A quantidade de professores e mediadores deve ser compatível com o número de estudantes sob mediação deste profissional.

Os mediadores pedagógicos devem estar vinculados à instituição de educação superior e devem ser informados anualmente ao MEC e ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por meio do Censo da Educação Superior.

Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prazo final para pedir atendimento especializado no Enem 2025 termina nesta quarta-feira (2)

Prazo final para pedir atendimento especializado no Enem 2025 termina nesta quarta-feira (2)

Envio de documentos deve ser feito pela Página do Participante
L
Inep prorroga inscrições para Rede Nacional de Certificadores do Enem 2025 e Prova Nacional Docente até 7 de julho

Inep prorroga inscrições para Rede Nacional de Certificadores do Enem 2025 e Prova Nacional Docente até 7 de julho

Servidor do Executivo e professores da rede pública podem se inscrever
L
Começa prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição da Prova Nacional Docente

Começa prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição da Prova Nacional Docente

Inscrições para Prova Nacional Docente começam dia 14 de julho
L

Prefeitura promove aula inaugural dos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação Escolar

A solenidade contará com a palestra do Professor Dr. Nonato Assis de Miranda da USCS
L
Pé-de-Meia: Nascidos em novembro e dezembro recebem 4ª parcela nesta segunda-feira (30)

Pé-de-Meia: Nascidos em novembro e dezembro recebem 4ª parcela nesta segunda-feira (30)

Valores são depositados em contas abertas automaticamente na Caixa
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

II Prêmio Nacional de Jornalismo do Judiciário tem inscrições prorrogadas até 7 de julho

II Prêmio Nacional de Jornalismo do Judiciário tem inscrições prorrogadas até 7 de julho

Premiação vai contemplar as melhores reportagens sobre cidadania, inclusão digital e meio ambiente com prêmios de R$ 5 mil.
L

Agenda News | Entrevista Cleide Blackman – Escritora

Nesta terça-feira, dia 01, às 17h, o Agenda News entrevista Cleide Blackman, escritora finalista do Prêmio Nacional Erê Dendê de Afroliteratura Infantojuvenil com o livro Do Mar do Caribe à beira do Madeira
L
Rondônia abre mais de 880 novos postos formais de trabalho em maio

Rondônia abre mais de 880 novos postos formais de trabalho em maio

Nos cinco primeiros meses de 2025, Brasil já supera a criação de um milhão de novas vagas. Só em Rondônia, são 6,4 mil no ano.
L

Feirão de Emprego e Empreendedorismo vai reunir mais de 100 empresas no Cláudio Coutinho, capital

Evento contará com centenas de entrevistas e contratações num único dia
L

Comunidade News | Entrevista Coordenador Regional da Campanha Estadual de Políticas sobre Drogas

Nesta terça-feira, dia 1º, às 15h, o programa Comunidade News recebe Dabson Bueno, assessor do governador Marcos Rocha e responsável pela REGIONAL, além de coordenador regional da Campanha Estadual de Políticas sobre Drogas. A entrevista vai abordar as ações do governo de Rondônia voltadas à prevenção, combate e reinserção social de dependentes químicos, bem como a importância da mobilização comunitária nesse contexto.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho divulga resultado preliminar de seleção para serviços veterinários

Organização foi avaliada conforme os critérios estabelecidos no edital do chamamento
L
Segunda edição do CPNU avança nas ações afirmativas, com inscrições a partir desta quarta-feira (2)

Segunda edição do CPNU avança nas ações afirmativas, com inscrições a partir desta quarta-feira (2)

Certame ofertará 3.652 vagas para 32 órgãos federais e terá equiparação do percentual de mulheres que passam para a segunda fase.
L
Concurso Nacional Unificado terá número igual de homens e mulheres convocados para a segunda fase

Concurso Nacional Unificado terá número igual de homens e mulheres convocados para a segunda fase

Equiparação levou em conta resultados do concurso de 2024
L

Minalinda: vaga para Auxiliar de Serviços Gerais

Vaga disponível para profissionais responsáveis e dedicados à limpeza e conservação de ambientes
L

POLÍTICA

Câmara dos Deputados aprova R$ 520 milhões para ações de defesa civil em resposta a desastres no país

Câmara dos Deputados aprova R$ 520 milhões para ações de defesa civil em resposta a desastres no país

Recursos serão destinados a atividades de gestão de riscos e desastres
L
Lula envia projeto para tornar 2 de julho feriado nacional da consolidação da independência do Brasil

Lula envia projeto para tornar 2 de julho feriado nacional da consolidação da independência do Brasil

Presidente apresenta projeto de lei ao Congresso
L
NOTA À IMPRENSA - Deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO)

NOTA À IMPRENSA – Deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO)

Deputado critica aumento do IOF por decreto e acusa governo de afrontar o Congresso ao acionar o STF para reverter decisão legislativa.
L

Cláudia de Jesus defende fiscalização ambiental com justiça social em Rondônia

Deputada votou a favor de recursos para o combate a crimes ambientais e reforçou a proteção aos agricultores.
L

Deputada Cláudia de Jesus apoia ação do governo para mapear terras indígenas

Proposta é realizar levantamento dos territórios para elaborar políticas públicas.
L
Publicidade

POLÍCIA

Idoso é morto com tiro na cabeça em Porto Velho

Idoso é morto a tiros por dupla no meio da rua em Porto Velho

Testemunhas relataram que dois indivíduos, em uma moto Honda Bros de cor vermelha e sem placa, se aproximaram da vítima e efetuaram vários disparos, fugindo em seguida.
18
Namorada de adolescente que matou pais e irmão é apreendida por incentivo ao crime e por planejar assassinar a própria mãe

Namorada de adolescente que matou pais e irmão é apreendida por incentivo ao crime e por planejar assassinar a própria mãe

A apreensão ocorreu após a análise de comunicações entre a adolescente e o suspeito, que se conheceram em jogos online há seis anos.
10
Queda de avião de instrução mata aluno e instrutor

Queda de avião de instrução mata aluno e instrutor

As vítimas foram identificadas como o aluno Felipe Coiado, de 24 anos, e o instrutor de voo Abner Oliveira, de 39 anos.
18
Polícia Civil de RO realiza cumprimento de mandado de prisão de investigado por estupro de vulnerável em Cujubim

Polícia Civil de RO realiza cumprimento de mandado de prisão de investigado por estupro de vulnerável em Cujubim

A ação foi coordenada por policiais civis da unidade local e integra os esforços permanentes da instituição no combate à violência sexual e à impunidade.
16
Polícia Civil de RO cumpre mandado de prisão por estupro de vulnerável em Ariquemes

Polícia Civil de RO cumpre mandado de prisão por estupro de vulnerável em Ariquemes

O crime de estupro de vulnerável está previsto no artigo 217-A do Código Penal Brasileiro, sendo considerado um dos mais graves contra a dignidade sexual, sobretudo por atingir pessoas em condição especial de proteção.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PF ouve advogados e ex-assessor de Bolsonaro em inquérito sobre obstrução de investigação golpista

PF ouve advogados e ex-assessor de Bolsonaro em inquérito sobre obstrução de investigação golpista

Depoimentos foram tomados de forma simultânea, em salas separadas
L
Real Madrid vence Juventus por 1 a 0 na Copa do Mundo de Clubes com gol de Gonzalo García e estreia de Mbappé

Real Madrid vence Juventus por 1 a 0 na Copa do Mundo de Clubes com gol de Gonzalo García e estreia de Mbappé

Gol da vitória de 1 a 0 foi marcado pelo espanhol Gonzalo García
L
Curupira é escolhido como mascote da COP30 em Belém

Curupira é escolhido como mascote da COP30 em Belém

Lenda do folclore brasileiro atua como guardião das florestas
L
Pix implementa novas medidas de segurança para combater fraudes e verificar dados com a Receita Federal

Pix implementa novas medidas de segurança para combater fraudes e verificar dados com a Receita Federal

Bancos devem verificar dados com a Receita Federal
L

Requerimento da Outorga: João Batista Oliveira da Silva

OUTORGA DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Indústria terá R$ 4,43 bilhões adicionais do FAT para investimentos em tecnologia

Indústria terá R$ 4,43 bilhões adicionais do FAT para investimentos em tecnologia

Governo quer elevar digitalização na indústria para 90% até 2033
L
Alexandre de Moraes é escolhido relator da ação da AGU sobre aumento do IOF

Alexandre de Moraes é escolhido relator da ação da AGU sobre aumento do IOF

Não há data para decisão do ministro
L
"Queremos consolidar o Brasil como celeiro do mundo", diz Lula ao lançar Plano Safra 2025/2026

“Queremos consolidar o Brasil como celeiro do mundo”, diz Lula ao lançar Plano Safra 2025/2026

Novo ciclo destina R$ 516,2 bilhões a médios e grandes produtores e reforça estímulos à produção sustentável com ampliação de acesso ao crédito, modernização e aumento de recursos.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.