SÁBADO, 21/03/2026

Em destaque

Ensino técnico prepara jovens para carreiras no agronegócio

Jovens plantam seus sonhos no fértil terreno do agronegócio, que se mantém  em alta no mercado de trabalho.

Por João Albuquerque / Secom/Gov-RO - 25

Publicado em 

Foto - João Albuquerque

Em meio as constantes transformações do mercado de trabalho por causa do avanço tecnológico e a consolidação da inteligência artificial, o agronegócio continua sendo um terreno fértil de oportunidades, principalmente para jovens em início de carreira. Por esse motivo, o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) inova nos cursos técnicos voltados ao agro que a instituição oferta na sua unidade executora em Pimenta Bueno, o Centro Técnico Estadual de Educação Rural (Centec) Abitará.

No ensino médio, o aluno se prepara tanto para o ingresso no ensino superior quanto para o mercado de trabalho. Já o curso técnico oferece uma formação profissionalizante voltada para o desenvolvimento de habilidades específicas em determinadas áreas. É possível cursar o ensino médio e o técnico simultaneamente, ampliando as possibilidades durante essa etapa da vida escolar.

MODALIDADES

Integrado
O aluno realiza o ensino médio junto com o curso técnico na mesma instituição, com uma única matrícula. A formação profissional faz parte do currículo regular.

Concomitante
O estudante cursa o ensino médio e o curso técnico separadamente, em instituições distintas, podendo organizar sua rotina entre as duas formações.

Subsequente
Voltado para quem já concluiu o ensino médio e deseja retornar aos estudos, o curso técnico subsequente oferece uma qualificação profissional específica.

Com a democratização do ensino profissionalizante em Rondônia, muitos jovens no estado se matriculam em cursos técnicos, os quais, apresentam vários benefícios tais como:

Maior empregabilidade com formação profissionalizante para o mercado de trabalho.

Conhecimento mais específico e prático na área de interesse.

Possibilidade de estágios e contato com empresas.

Economia de tempo, pois o curso técnico pode ser concluído durante o Ensino Médio.

Possibilidade de continuidade dos estudos no ensino superior.

A qualificação profissional voltada ao agronegócio tem se consolidado como uma estratégia essencial para o fortalecimento do setor que impulsiona a economia de Rondônia. O governo estadual tem investido na formação técnica de jovens e adultos, preparando mão de obra qualificada para atender às crescentes demandas do campo.

Vivência no campo amplia aprendizado de quem investe o conhecimento no agro | Foto – João Albuquerque

A Rondônia Rural Show Internacional, maior feira agropecuária da região Norte, é uma vitrine do potencial produtivo de Rondônia e do dinamismo do agronegócio no estado. Em sua 12ª edição, o evento reforça a força econômica do setor e a necessidade de investimentos estratégicos em formação técnica.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, esses investimentos estão diretamente alinhados ao desenvolvimento sustentável do estado. “A Rondônia Rural Show Internacional, que chega à sua 12ª edição neste mês de maio, é a prova da força produtiva do nosso estado. A cada ano, a feira cresce, movimenta a economia e atrai oportunidades. Para que esse progresso continue, precisamos investir em educação técnica, capacitando nossos jovens para ocupações que o agronegócio já exige hoje e vai demandar ainda mais no futuro”, destacou.

O governador ressaltou ainda que a maior feira agropecuária da região Norte, realizada no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná, é também um reflexo da transformação que ocorre no campo — onde conhecimento e inovação caminham lado a lado.

“A vivência prática no campo, aliada à formação técnica, amplia o aprendizado de quem busca construir uma trajetória profissional no agro. Rondônia tem vocação para crescer com inteligência, e isso passa necessariamente pela educação”, completou.

ECONOMIA VERDE

Theyson Gabriel Estrelon Costa de 17 anos, já enxergou as perspectivas que brotam nesse novo cenário. O jovem de Nova Brasilândia está no 2º ano de Agroecologia e faz o curso técnico no Centec Abaitará integrado ao ensino médio. “Tenho planos de me formar em engenharia ambiental e já vou chegar à faculdade com conhecimento porque gosto de trabalhar com produtos orgânicos”, justificou o aluno.

A presidente do Idep Adir Josefa de Oliveira observou que os cursos ministrados no Centec Abaitará estão cada vez mais alinhados às novidades que surgem na sociedade moderna. “Hoje, quem atua no agro tem que se atualizar, no que tange à inovação, a bioeconomia, ao empreendedorismo e a economia circular porque o avanço tecnológico e a sustentabilidade são primordiais para garantir a empregabilidade”, reconheceu.

Cursos técnicos ofertados no Centec Abaitará

  • Agronegócio
  • Zootecnia
  • Agropecuária
  • Agroecologia
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

UNIR: 2ª chamada convoca aprovados para matrícula

UNIR: 2ª chamada convoca aprovados para matrícula

Candidatos devem se matricular online entre os dias 20 e 23; vagas são para cursos gratuitos em diversos campi de Rondônia.
L
Idep: cursos profissionalizantes abertos em Porto Velho

Idep: cursos profissionalizantes abertos em Porto Velho

Inscrições seguem até o dia 26 com vagas em diversas áreas, incluindo operador de drone, com aulas presenciais e certificado ao final.
L
MEC sanciona mais de 50 cursos de medicina por baixo desempenho acadêmico

MEC sanciona mais de 50 cursos de medicina por baixo desempenho acadêmico

Governo Federal suspende novas vagas e restringe acesso ao Fies e Prouni em instituições com notas insuficientes no Enamed; unidades do grupo 1 sofrem as punições mais severas.
L
Prefeitura de Porto Velho promove treinamento de segurança para servidores e alunos

Prefeitura de Porto Velho promove treinamento de segurança para servidores e alunos

Capacitação aborda combate a incêndios, primeiros socorros e prevenção de riscos, com atividades entre os dias 23 e 31 de março na capital.
L
Unicef alerta que 75 mil alunos ainda não têm acesso a água nas escolas brasileiras

Unicef alerta que 75 mil alunos ainda não têm acesso a água nas escolas brasileiras

Dados do Censo Escolar mostram redução do déficit em 2025, mas 1.203 unidades seguem desabastecidas; zonas rurais da Amazônia e do Semiárido são as mais afetadas.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ismael Lobato, o Kaike, desponta como promessa das artes marciais em Rondônia após título no Titan Fights

Jovem de 18 anos acumula conquistas no karatê, kickboxing e jiu-jitsu, e mira carreira no MMA profissional com sonho de chegar ao UFC
L

Justiça do Trabalho determina adiamento de eleição sindical da Polícia Civil em Rondônia

Decisão garante acesso parcial a lista de eleitores e busca equilíbrio entre chapas concorrentes
L

Amazônia, Gente e Justiça: Renato Fernandes Caetano debate o ecossistema editorial na Amazônia

A conversa deve abordar desde os desafios enfrentados por autores, editoras e pesquisadores da região até as possibilidades de ampliar a presença do livro amazônico nos espaços educacionais, culturais e científicos.
L
MPT e Meta firmam acordo para combater o trabalho infantil online

MPT e Meta firmam acordo para combater o trabalho infantil online

Empresa deverá identificar perfis de crianças sem autorização judicial nas redes sociais; multas por descumprimento podem chegar a R$ 100 mil por menor.
L
Fazenda planeja alternativas para conter o preço do diesel

Fazenda planeja alternativas para conter o preço do diesel

Dario Durigan assume ministério e propõe isenção de ICMS sobre importação para mitigar os impactos da crise no Oriente Médio.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Programa oferece 548 vagas em todo o país com foco em capacitação e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social.
L
CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Publicidade

POLÍTICA

Pedro Geovar tem pedido atendido e garante melhoria em via no bairro Igarapé

Atuação do vereador resulta em serviço de tapa-buraco em trecho crítico próximo a escola em Porto Velho.
L
Moraes solicita parecer da PGR sobre prisão domiciliar de Bolsonaro

Moraes solicita parecer da PGR sobre prisão domiciliar de Bolsonaro

Ex-presidente está internado com pneumonia bacteriana após relatório de presídio apontar risco de morte; defesa aguarda decisão do STF.
L
Mendonça afirma que juiz não deve ser estrela e sim assumir responsabilidade

Mendonça afirma que juiz não deve ser estrela e sim assumir responsabilidade

Relator do caso Banco Master defende serenidade em decisões judiciais; ministro assumiu inquérito após saída de Dias Toffoli.
L
Sílvia Cristina: filiação fortalece o Progressistas

Sílvia Cristina: filiação fortalece o Progressistas

Pastor João do Cerna se filia ao partido em Rolim de Moura e reforça atuação social voltada à recuperação de dependentes químicos.
L
Lula defende criação de reserva estratégica de combustíveis no Brasil

Lula defende criação de reserva estratégica de combustíveis no Brasil

Presidente propõe estoque regulador para proteger o país de crises internacionais; Petrobras anuncia R$ 9 bilhões em investimentos em Minas Gerais.
L
Publicidade

POLÍCIA

Mulher é presa por tráfico de drogas no bairro Flamboyant

Mulher é presa por tráfico de drogas no bairro Flamboyant

Polícia Militar desarticula ponto de venda de entorpecentes na zona Leste de Porto Velho após denúncia de foragido armado
10
Polícia Militar prende dupla com cerca de 100 porções de drogas no Orgulho do Madeira

Polícia Militar prende dupla com cerca de 100 porções de drogas no Orgulho do Madeira

Equipe do 5º Batalhão apreende cocaína, maconha e haxixe em apartamento no residencial após abordagem a suspeito reincidente
10
Polícia Federal destrói draga de garimpo ilegal no Rio Madeira

Polícia Federal destrói draga de garimpo ilegal no Rio Madeira

Operação Iterum II neutraliza estrutura completa de extração de ouro em Rondônia; ação conjunta com Ibama combate crimes ambientais no leito do rio.
10
Casal de 24 anos acaba na delegacia após briga doméstica

Casal de 24 anos acaba na delegacia após briga doméstica

A Polícia Militar foi acionada para atender a ocorrência de violência doméstica, onde a mulher relatou ter sido agredida com chutes e xingamentos antes de reagir para se defender do marido.
16
Polícia Civil de Rondônia prende foragido de MG condenado por matar policial

Polícia Civil de Rondônia prende foragido de MG condenado por matar policial

Ação da DRACO2 e GAECO localiza criminoso em Cacoal; condenado portava arma ilegal no momento da abordagem.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Curso de tratorista para mulheres fortalece a autonomia no campo em Porto Velho

Curso de tratorista para mulheres fortalece a autonomia no campo em Porto Velho

Prefeitura em parceria com Senar e Sindicato Rural, capacita agricultoras em operação e manutenção de maquinário agrícola
L
Banco Central comunica exposição de dados de 28 mil chaves Pix

Banco Central comunica exposição de dados de 28 mil chaves Pix

Incidente em sistemas da Pefisa S.A. expôs informações cadastrais de clientes; autarquia afirma que senhas e saldos bancários permanecem protegidos.
L
Porto Velho recebe 2ª edição da Semana S do Comércio

Porto Velho recebe 2ª edição da Semana S do Comércio

Evento do Sistema Fecomércio acontece em maio com serviços gratuitos, palestras e atrações culturais; expectativa é superar 13 mil atendimentos.
L
Conmebol altera critérios de desempate da Libertadores

Conmebol altera critérios de desempate da Libertadores

Confronto direto passa a ser o primeiro parâmetro de classificação na fase de grupos; mudança vale para a edição de 2026 e afeta também a Sul-Americana.
L
Fome recua em lares do Bolsa Família chefiados por mulheres

Fome recua em lares do Bolsa Família chefiados por mulheres

Estudo da FGV revela que 71% dos domicílios que atingiram segurança alimentar são liderados por figuras femininas; impacto é maior entre mulheres negras.
L
Prefeitura de Jaru convoca aprovados em concurso e fixa prazo de posse

Jaru abre inscrições para o Barco Cross e Corrida de Caiaque

Competições tradicionais no Rio Jaru acontecem em abril; evento terá shows artísticos e categorias de remo e velocidade.
L
Vitória Morão leva arte amazônica ao Agenda News

Vitória Morão leva arte amazônica ao Agenda News

Artista visual de Porto Velho compartilhou trajetória, desafios e conquistas em entrevista marcada por identidade e valorização cultural.
L