SEXTA-FEIRA, 04/07/2025
Publicidade

MEC prorroga até 9 de maio prazo para definição de novas normas para cursos de educação superior a distância

Credenciamento e autorização de novos cursos continuam suspensos

Por Daniella Almeida - repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

MEC prorroga até 9 de maio prazo para definição de novas normas para cursos de educação superior a distância
Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até 9 de maio o prazo para criação do marco regulatório e de novos referenciais de qualidade para oferta de cursos da educação superior na modalidade a distância. A medida foi publicada no Diário Oficial da União de 9 de abril.

Com o adiamento, os processos de credenciamento e autorização de novos cursos de graduação do tipo ensino a distância (EAD) ficam suspensos até a definição das novas normas regulatórias.

Na última semana, no evento de divulgação dos dados do Censo Escolar 2024, o ministro da Educação, Camilo Santana, disse que o texto do decreto presidencial que vai regulamentar o ensino superior a distância no país está sendo aperfeiçoado em articulação com especialistas e entidades que atuam na educação superior.

“Estamos ouvindo os setores, os especialistas. Foram seis meses de discussão e avaliação para que a gente pudesse chegar a esse momento, fechando o processo para que ele [decreto] possa ser anunciado oficialmente pelo presidente.”

Entre os pontos que serão definidos pelo marco regulatório estão a definição de quais cursos precisarão ser 100% presenciais, quais poderão ser híbridos e quais poderão desenvolver as atividades em EAD.

“O MEC não é contra o ensino a distância. O que nós queremos apenas é garantir a qualidade na oferta desses cursos e na formação desses profissionais”, garantiu o ministro da Educação, Camilo Santana.

Segunda prorrogação

Inicialmente, o novo marco regulatório e os referenciais de qualidade para a oferta de cursos de educação a distância (EaD) deveriam ter sido publicados até 31 de dezembro de 2024, conforme estabelecido na portaria do MEC nº 528, de 6 de junho de 2024.

Em janeiro deste ano, o ministro da Educação deu a previsão de que o decreto seria apresentado em fevereiro. Entretanto, foram necessários novos adiamentos. Em 10 de março, o MEC prorrogou o prazo para 10 de abril.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Inscrições para o projeto Superação Pré-Enem são estendidas até 9 de julho

Para se inscrever, é necessário residir em Porto Velho, estar cursando ou ter concluído o ensino médio em escola pública.
L

Governo de RO atualiza e-mails estudantis para fortalecer segurança e integração no ensino

 Segundo a Gerência de Segurança da Informação e Operações de Redes da Seduc, o novo formato dos e-mails será suamatricula@aluno.seduc.ro.gov.br.
L

Prefeitura destaca importância das bibliotecas para o fomento à cultura e educação

A data incentiva o desenvolvimento de hábitos de leitura, essenciais para a formação educacional e cultural
L

Inscrições para cursos profissionalizantes em Extrema e Jaci-Paraná encerram nesta quinta-feira, 3

Expansão do ensino profissionalizante em Rondônia leva qualificação profissional a todas as regiões do estado
L
Formação de professores antirracistas é a principal demanda em consulta pública para o novo PNE

Formação de professores antirracistas é a principal demanda em consulta pública para o novo PNE

Consulta pública recebeu mais de 400 sugestões para o PNE
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Homem fica em estado grave após colisão entre carro e moto em Porto Velho

A vítima recebeu atendimento de equipes do Samu e do Corpo de Bombeiros
12

Em Cima da Hora | Entrevista Dj Duran

Nesta sexta-feira, dia 04, às 10h da manhã, o programa Em Cima da Hora recebe o DJ Duran, um dos nomes mais respeitados da cena musical de Porto Velho.
L
Fiocruz: Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave permanecem em alta na maioria do país

Fiocruz: Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave permanecem em alta na maioria do país

Há indícios de queda nas regiões centro-sul, Norte e Nordeste
L
Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Inscritos no CadÚnico e doadores de medula têm direito à gratuidade
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Total de candidatos será conhecido após prazo para pagar inscrição
L
Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

MGI publica retificações no edital do certame. Confira outras mudança
L

Inscrições para o Projeto Voluntariar da Segurança Pública seguem até o dia 22 de julho

O processo seletivo oferece 260 vagas para cadastro de reserva e está com inscrições abertas até 22 de julho
L

Feirão do Emprego e Empreendedorismo acontecerá no dia 11 de agosto, no Ginásio Cláudio Coutinho

A ação estava prevista para acontecer no dia 7 deste mês, mas para melhor atender à população será realizada em agosto
L
Inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado 2025 começam nesta quarta-feira (02)

Inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado 2025 começam nesta quarta-feira (02)

Prazo é válido também para quem quer isenção da taxa de inscrição
L

POLÍTICA

JAIME BAGATTOLI: Senador confirma a chegada de dez peritos médicos do INSS nos próximos dias a Rondônia

JAIME BAGATTOLI: Senador confirma a chegada de dez peritos médicos do INSS nos próximos dias a Rondônia

Inicialmente, cinco municípios do estado serão contemplados com dois profissionais cada
L
Governo Marcos Rocha inaugura UTI e novos serviços de atendimentos no Hospital Regional de Guajará-Mirim

Governo Marcos Rocha inaugura UTI e novos serviços de atendimentos no Hospital Regional de Guajará-Mirim

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, explica que os novos serviços do hospital fazem parte do compromisso do governo de Rondônia de melhorar o atendimento público de saúde na região por meio das ações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
L
Governador Marcos Rocha assina Ordem de Serviço para nova etapa da regularização fundiária rural em Vilhena

Governador Marcos Rocha assina Ordem de Serviço para nova etapa da regularização fundiária rural em Vilhena

O recurso será aplicado nos trabalhos de georreferenciamento, vistorias técnicas e instrução de aproximadamente 1.650 processos de regularização em áreas públicas federais.
L
Deputada federal Cristiane Lopes confronta Marina Silva e cobra agilidade na liberação de licenças para recuperação da BR-319

Deputada federal Cristiane Lopes confronta Marina Silva e cobra agilidade na liberação de licenças para recuperação da BR-319

Parlamentar pede providências urgentes para destravar o início das obras da única ligação terrestre entre Manaus e Porto Velho
L

Projeto defendido por deputada Cláudia de Jesus destina R$ 865 mil para diagnóstico de comunidades indígenas

Levantamento inédito vai mapear as condições de vida dos povos indígenas de Rondônia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Rondônia integra oitava fase da operação nacional de revistas em unidades prisionais

A oitava fase da “Operação Mute” aconteceu no Centro de Ressocialização Vale do Guaporé
L

Alvo de Facção: Homem com tornozeleira eletrônica escapa de ataque a tiros em Porto Velho

Vítima com tornozeleira eletrônica relata ataque a tiros por suspeitos ligados a facção criminosa rival
12
Produtores rurais bloqueiam BR-364 em RO exigindo respostas do Governo

Produtores rurais bloqueiam BR-364 em RO exigindo respostas do Governo

Os manifestantes, da região do Soldado da Borracha do Rio Preto e outras comunidades, exigem a presença de uma autoridade governamental no local para negociar pessoalmente.
10
Motociclista fica gravemente ferido em colisão com caminhonete

Motociclista fica gravemente ferido em colisão com caminhonete

O motociclista trafegava pela Avenida Maringá quando foi atingido pela caminhonete, que tentava cruzar a via. P. S. foi arremessado ao chão, sofrendo fratura exposta no braço direito e várias escoriações.
14
Polícia Civil cumpre dois mandados de prisão contra mulher investigada por homicídio e furto qualificado

Polícia Civil cumpre dois mandados de prisão contra mulher investigada por homicídio e furto qualificado

Contra a suspeita constavam um mandado de prisão temporária expedido pela 1ª Vara Criminal de Ariquemes, pela prática de homicídio qualificado e um mandado de prisão preventiva relacionado ao crime de furto.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de RO realiza obras de pavimentação na RO-005, no perímetro urbano de Porto Velho

Os serviços incluem terraplanagem, sub- leito, leito, sub-base e base, etapas que antecedem a aplicação da massa asfáltica
L

Governo de RO fortalece segurança pública com participação em Conferência Nacional, em Brasília

O encontro reúne líderes e especialistas das forças de segurança dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal
L

Aula inaugural do programa Bombeiro Mirim reforça compromisso com formação cidadã

Os Programas Educacionais de Rondônia, Policial Militar Mirim e Bombeiro Militar Mirim, contam com o suporte do programa Criança Protegida
L

Ações do governo de RO levam educação ambiental aos distritos de Alta Floresta d’Oeste

A atividade teve como foco reforçar a importância da preservação do meio ambiente para crianças e adolescentes
L

Governo de RO fortalece agricultura indígena com entrega de equipamentos em Alta Floresta d’Oeste

Com os novos equipamentos, será possível reduzir o esforço físico, otimizar tempo e insumos, além de ampliar a área de cultivo com mais eficiência e sustentabilidade
L
TRT-14 apresenta balanço positivo dos primeiros seis meses de gestão

TRT-14 apresenta balanço positivo dos primeiros seis meses de gestão

Reunião de governança e de análise estratégica das metas e diretrizes da gestão 2025/26, analisa indicadores de desempenho e define ações para aprimorar a prestação jurisdicional.
L
Bairro Novo em Porto Velho enfrenta falta de água há mais de 24 horas; Caerd afirma normalização

Bairro Novo em Porto Velho enfrenta falta de água há mais de 24 horas; Caerd afirma normalização

Enquanto Caerd garante normalização, a falta de água persiste em residências do Bairro Novo.
L

Requerimento de Licença Ambiental (LAS): CAMILLO F G LTDA

Licença Ambiental Simplificada (LAS).
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): LABORATORIO POPULAR LTDA – ME

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA (LAS)
L
Sicredi disponibiliza R$ 68 bilhões no Plano Safra 2025/2026

Sicredi disponibiliza R$ 68 bilhões no Plano Safra 2025/2026

Valor representa aumento de 10% em relação ao crédito concedido na última safra
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.