O número de estudantes da rede pública matriculados em tempo integral aumentou significativamente em 2024, com mais de 600 mil novas vagas em comparação ao ano anterior. Segundo o Censo Escolar 2024, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quarta-feira (9), 7,9 milhões de matrículas foram registradas nessa modalidade em toda a educação básica — da educação infantil ao ensino médio —, representando um crescimento geral de 8,5%.
Na prática, o ensino em tempo integral envolve carga horária mínima de 7 horas por dia ou 35 horas semanais, superior ao modelo parcial tradicional de cerca de 4 horas diárias.
🔹 Distribuição das matrículas em tempo integral na rede pública:
Educação infantil (creche e pré-escola): 2,3 milhões (+6,8%)
Ensino fundamental: 4 milhões (+8,3%)
Ensino médio: 1,56 milhão (+11,6%)
→ Essa etapa agora concentra 23,1% das matrículas em tempo integral.
Na rede privada, o crescimento foi mais discreto: 4,7% no total de matrículas integrais, somando 1,29 milhão de estudantes. No ensino médio, apenas 11,9% das matrículas foram integrais. No ensino fundamental, esse número cai para 3,4%, com destaque apenas para a educação infantil, que teve 39,5% das matrículas em tempo integral.
Educação profissional também registra avanço
As matrículas em cursos técnicos e formação profissional cresceram 6,7% no último ano. Só os cursos técnicos integrados ao ensino médio tiveram um acréscimo de mais de 200 mil alunos, tanto na rede pública quanto na privada. A modalidade tem atraído jovens pela possibilidade de conciliar o ensino médio com qualificação profissional voltada ao mercado de trabalho.