SEGUNDA-FEIRA, 18/08/2025
Publicidade

Inep divulga dados preliminares do Saeb 2023 com índice de 49,3% de alfabetização no 2º ano do ensino fundamental

Governo busca padrões de desempenho em áreas de conhecimento avaliadas

Por Daniella Almeida ─ Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Inep divulga dados preliminares do Saeb 2023 com índice de 49,3% de alfabetização no 2º ano do ensino fundamental
José Cruz/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na quinta-feira (3) os primeiros dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) coletados em 2023, que apontam que 49,3% das crianças no 2º ano do ensino fundamental (EF) estavam alfabetizadas no Brasil naquele ano.

Em nota técnica, o Inep comparou o resultado do Saeb 2023 ao Indicador Criança Alfabetizada, definido como padrão pelo Inep, a partir de 2023, e adotado nacionalmente. Pelo indicador, em 2021, 56,4% dos estudantes da mesma fase de ensino, o 2º ano do ensino fundamental, não estavam alfabetizados.

“O resultado do Saeb [2023] confirma tendência de aumento no nível de alfabetização detectado pelo Indicador Criança Alfabetizada, obtido por meio das avaliações estaduais censitárias, com resultados padronizados na escala do Saeb”, diz a nota do Inep.

Na sede do Inep, em Brasília (DF), o presidente do Inep, Manuel Palacios, comentou que os índices produzidos em parceria com os estados, estão em “uma lógica ascendente”.

“Acho que é claro que é uma tendência de elevação. Acho que 2024 vai comprovar essa tendência de elevação dos resultados da alfabetização”.

Se comparado ao Saeb de 2019, o Saeb 2023 revela que o país não voltou ao patamar anterior à pandemia de covid-19, quando tinha 60,3% das crianças alfabetizadas. Porém, o presidente do Inep explica que os dados não podem ser comparados, porque os levantamentos tiveram públicos de diferentes tamanhos nos anos das últimas edições do Saeb.

“Em 2023, aproximadamente 18 mil estudantes foram avaliados na rede pública pelo Saeb amostral do 2º ano, de um total de 29 mil estudantes. Em 2019, a amostra totalizava 84 mil estudantes, tendo sido reduzida em 2021”.

Os dados do Saeb 2023, chamados de chamados de microdados pelo Inep, são iniciais e estão na fase de finalização de consolidação de informações e análises técnicas.

Atraso na divulgação

Os resultados do Saesb 2023 estavam previstos para serem divulgados a partir de agosto de 2024.

Em meio a críticas de servidores da autarquia, por meio de carta aberta, e questionamentos da imprensa sobre o atraso na divulgação dos dados educacionais, o presidente do Inep confirmou que a divulgação foi determinada pelo ministro da Educação, Camilo Santana.

“Estamos publicando hoje [quinta-feira] para atender uma demanda que é geral e pela determinação do ministro”, disse o presidente, que ponderou que o levantamento ainda carece de estudos.

Na nota divulgada durante a coletiva, o Inep reafirmou o “compromisso com a transparência na divulgação dos dados educacionais”.

O instituto apontou, no texto, que uma das razões para a não divulgação dos dados do Saeb até o momento é o processo de definição dos padrões de desempenho dos estudantes nas áreas do conhecimento avaliadas na educação básica: no 2º ano, 5º ano e 9º ano do EF.

E justamente sobre os padrões de desempenho dos estudantes avaliados, o presidente do Inep afirmou que, até o fim 2023, o Inep não tinha definido o desempenho nacional desejável, em especial, em língua portuguesa e matemática, nas etapas do ensino básico avaliadas.

Manuel Palacios esclareceu que a atual gestão tem debatido com consultores, professores e gestores em viagens por diversos estados e, em reuniões em Brasília, os padrões nacionais a serem adotados.

Em 16 de abril, em Fortaleza, o Inep deve apresentar a primeira versão dos novos padrões de desempenho do Saeb às redes estaduais e municipais da região Nordeste. Outros quatro encontros regionais ainda serão agendados pelo Inep.

“O Saeb sempre ofereceu os resultados da avaliação do ensino fundamental e do ensino médio no país, mas, sem trazer critérios do que é o desejado; o que se quer que um estudante saiba de matemática ou de língua portuguesa ao final do 5º ano. Tinham a interpretação da escala, mas nunca teve a definição do que o país tem que alcançar e o que as crianças precisavam alcançar no padrão adequado [de desempenho].”

Adicionalmente, a pasta relatou que divulga regularmente informações qualificadas e confiáveis de avaliações educacionais. “O Inep já divulgou, em agosto de 2024, os resultados do Saeb 2023 no âmbito do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com dados detalhados para o ensino fundamental regular (5º e 9º anos) e o ensino médio regular (3º ano). Além disso, no início de 2025, foram disponibilizados os microdados do Saeb 2023 para essas etapas de ensino”, relembrou.

Avaliação por amostras

O Inep explicou que a avaliação do Saeb 2023 foi realizada por amostra da alfabetização do 2º ano do ensino fundamental 1 em todas as 27 unidades da federação, com apoio técnico do órgão federal. Esta avaliação feita pelos estados e pelo Distrito Federal contou com a participação das redes públicas e privadas de ensino das unidades da federação. E, por este motivo, os microdados apresentados “não têm boa precisão das estimativas de alfabetização pelos estados”.

O Inep aguarda a entrega de todos os dados pelos estados e explicou que o Saeb 2023 está na fase de finalização de estudos “para análise dos resultados e aprimoramentos dos procedimentos de avaliação”. A instituição prevê a divulgação digital dos resultados consolidados até maio de 2025, a depender da entrega dos dados e dos relatórios técnicos elaborados por especialistas.

Margem de erro

A margem de erro do levantamento nacional que aponta que 49,3% das crianças do 2º ano do ensino fundamental estavam alfabetizadas no Brasil em 2023 é de 2,8%.

No entanto, os microdados estaduais revelaram variações significativas nas estimativas sobre a alfabetização dos alunos, com diferenças consideráveis nas margens de erro. A Bahia, por exemplo, tem a maior margem de erro, de 21,5 pontos percentuais, para a amostra de 515 estudantes do 2º ano do ensino fundamental. Na outra ponta, Tocantins teve a menor margem de erro, de 4,5 pontos percentuais, na avaliação de 727 alunos da mesma série.

Para o chefe do Inep, as discrepâncias nas margens de erro não devem servir de comparação de resultados da alfabetização das crianças nos diferentes estados.

“O objetivo do Inep, ao realizar a avaliação amostral, é fazer estudos analíticos, e não realizar comparações entre resultados,” explica a nota técnica do Inep.

Desafios da educação

O Saeb é aplicado a cada dois anos, por meio de testes e questionários, em larga escala e em todo o país. Na rede pública de ensino, nos níveis estadual e municipal, o Saeb é obrigatório e, na rede privada, facultativo. Nesta última, os dados são coletados de uma parte dos estudantes.

O estudo permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino e o governo federal avaliem a qualidade da educação ofertada aos estudantes. A avaliação fornece informações para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais pelo poder público, como o Ministério da Educação (MEC) para melhorar o desenvolvimento educacional dos estudantes.

Em entrevista coletiva, o gestor da autarquia, Manuel Palacios, compreende que aumentar os níveis de alfabetização na idade certa é um problema a ser enfrentado no país. “Toda melhoria no desempenho dos estudantes da educação básica é incremental. você não tem uma grande alteração de um ano para o outro”. Palacios aponta que esta fase da vida escolar deve ser foco de políticas públicas. “A alfabetização pode e deve ter mais velocidade de alcançar resultados positivos, porque ela se concentra em um período relativamente limitado da escolarização e pode ser objeto de ações governamentais de eficácia mais significativa”.

Dados

Os primeiros resultados do Saeb 2023 divulgados nesta quinta-feira e as informações da aplicação dos questionários podem ser lidos no site do Inep

Os dados foram agrupados conforme a série avaliada. Dessa forma, as bases de dados dos alunos são apresentadas separadamente: 2º ano do EF, 5º ano do EF; 9º ano do EF; e 3ª e 4ª séries do ensino médio incluindo dados de respostas e resultados dos testes de língua portuguesa, de matemática, de ciências humanas e de ciências da natureza.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

UNIR participa de encontro científico preparatório para a COP 30

UNIR participa de encontro científico preparatório para a COP 30

O evento reunirá pesquisadores e representantes das instituições para debater contribuições à Agenda de Ação do Mutirão Global contra a Mudança do Clima.
L
MEC orienta escolas na escolha de livros para o ensino médio

MEC orienta escolas na escolha de livros para o ensino médio

O Ministério da Educação, por meio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático, disponibiliza guias para professores e gestores selecionarem as obras que serão usadas a partir de 2026.
L
Celpe-Bras 2025/2: prazo de inscrição termina nesta sexta-feira

Celpe-Bras 2025/2: prazo de inscrição termina nesta sexta-feira

O prazo final para participar do exame que certifica a proficiência em português para estrangeiros termina nesta sexta-feira.
L
Rondônia adere ao Programa Escola das Adolescências para fortalecer ensino fundamental

Rondônia adere ao Programa Escola das Adolescências para fortalecer ensino fundamental

Iniciativa do MEC será implementada em 219 escolas estaduais do estado, com foco em vulnerabilidade social e desenvolvimento integral dos estudantes.
L
CUT/RO manifesta apoio à greve da educação em Rondônia

CUT/RO manifesta apoio à greve da educação em Rondônia

A entidade sindical declarou total apoio à greve na educação, organizada pelo SINTERO, em busca de valorização profissional e melhores condições de trabalho.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Governo de Rondônia entrega novo espaço do Tudo Aqui

Agenda News: Governo de Rondônia entrega novo espaço do Tudo Aqui

Instalado na Zona Leste, o novo espaço oferece ambiente moderno e funcional, reunindo diversos atendimentos essenciais em um só lugar.
L
O que pode mudar com votação de projeto de proteção a crianças na internet

O que pode mudar com votação de projeto de proteção a crianças na internet

Projeto de lei, que cria mecanismos para proteger crianças e adolescentes no ambiente digital, deve ser votado na Câmara dos Deputados após o vídeo viral do influenciador Felca reacender o debate.
L
Fim da autoescola para CNH gera debate entre especialistas

Fim da autoescola para CNH gera debate entre especialistas

A proposta do governo de acabar com a obrigatoriedade das autoescolas divide opiniões, com a intenção de baratear o processo e diminuir a informalidade, mas levantando preocupações sobre a segurança viária.
L

Projeto “Juventude em Movimento” chega a Ji-Paraná e promove integração social por meio do esporte

Fortalecendo o protagonismo juvenil, o projeto “Juventude em Movimento” leva esporte, cultura e oportunidades para jovens em Rondônia.
L
Falta de condenação para grilagem na Amazônia é preocupante

Falta de condenação para grilagem na Amazônia é preocupante

Pesquisa revela que apenas 7% das ações judiciais sobre grilagem de terras na Amazônia resultam em punição, com um terço dos casos prescrevendo por demora.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Como se preparar: maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Com salários de até R$ 22 mil, certame deve ter edital publicado ainda em 2025; especialistas orientam como estudar antes da prova.
L
Procura por emprego cai 21% no Brasil

Procura por emprego cai 21% no Brasil

O número de pessoas desempregadas há mais de um ano atinge o menor patamar da série histórica, conforme dados do IBGE.
L
Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

O Concurso Público Nacional Unificado avança com a validação de três carreiras e a autorização de novas nomeações.
L
Desemprego atinge menor nível histórico no Brasil

Desemprego atinge menor nível histórico no Brasil

A taxa de desocupação do país chegou a 5,8% no segundo trimestre de 2025, com queda em 18 das 27 unidades da federação.
L
Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Edital oferece sete vagas para formadores titulares e cinco para cadastro reserva, com bolsa mensal de R$ 1.200,00, fortalecendo alfabetização infantil.
L

POLÍTICA

Ieda Chaves confere reforma concluída de quadra esportiva em escola agrícola de Cerejeiras

Ieda Chaves confere reforma concluída de quadra esportiva em escola agrícola de Cerejeiras

Parlamentar destinou R$ 100 mil para revitalização do espaço de lazer e integração da comunidade.
L

Eyder Brasil idealiza 1º Congresso Internacional das Comissões de Segurança das Assembleias Legislativas

Evento reunirá autoridades nacionais e internacionais para debater estratégias de combate ao crime e desafios em regiões de fronteira.
L

O juiz que enfrenta Trump | Alexandre de Moraes desafia pressões e reafirma defesa da democracia

Em entrevista ao Washington Post, ministro do STF Alexandre de Moraes relata embates com Bolsonaro, Musk e agora Donald Trump, reforçando que “não há como recuar do que devemos fazer”.
L
Pedido de Sofia Andrade garante limpeza de córrego na Rua Gruta Azul em Castanheira

Pedido de Sofia Andrade garante limpeza de córrego na Rua Gruta Azul em Castanheira

Moradores da região conviviam com descarte irregular de lixo e mato alto; solicitação da vereadora foi atendida pelo Executivo.
L
Deputado Cássio Gois apoia 1º Cacoal Country Bulls e reforça tradição cultural em Rondônia

Deputado Cássio Gois apoia 1º Cacoal Country Bulls e reforça tradição cultural em Rondônia

Evento reuniu público expressivo em três noites de festa, com rodeio e shows gratuitos que movimentaram Cacoal.
L
Publicidade

POLÍCIA

“Roni do PCC” é preso com droga durante ação do BPTAR e Centro de Inteligência da PM

“Roni do PCC” é preso com droga durante ação do BPTAR e Centro de Inteligência da PM

O suspeito teria confessado iria vender a droga para outro indivíduo, pelo valor de R$3.800 reais, além de ser uma das lideranças da facção.
14
Carro atropela moto e deixa dois feridos na Duque de Caxias

Carro atropela moto e deixa dois feridos na Duque de Caxias

Acidente no cruzamento das ruas Miguel Chakian com Duque de Caxias deixa uma mulher em estado grave e homem com escoriaçõe
12
Morre motociclista atropelado por servidor público embriagado na zona sul

Morre motociclista atropelado por servidor público embriagado na zona sul

Na ocasião, um servidor público de 27 anos que conduzia um carro elétrico foi preso, depois de ser constatado estar embriagado.
18
Polícia Civil de Rondônia realiza três prisões durante a campanha Agosto Lilás em Vilhena

Polícia Civil de Rondônia realiza três prisões durante a campanha Agosto Lilás em Vilhena

As ações integram a campanha nacional Agosto Lilás, que intensifica o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher em todo o país.
10
PRF em Rondônia apreende mais de 250 kg de entorpecentes

PRF em Rondônia apreende mais de 250 kg de entorpecentes

Ocorrência aconteceu na noite do último sábado, em Pimenta Bueno
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Exportações de Rondônia chegam a US$ 2 bilhões e Observatório da Indústria divulga novos estudos

Exportações de Rondônia chegam a US$ 2 bilhões e Observatório da Indústria divulga novos estudos

China lidera como principal destino das vendas externas do estado; estudos estratégicos trarão análises sobre inovação, sustentabilidade e indústria 4.0.
L
Rondônia lidera ranking nacional com redução histórica nas queimadas

Rondônia lidera ranking nacional com redução histórica nas queimadas

Estado registra queda de 90,92% nos focos de calor em 2025 e se consolida como referência no combate a incêndios florestais no país.
L
Semtel abre nova etapa de inscrições para o projeto Construindo Campeões em Porto Velho

Semtel abre nova etapa de inscrições para o projeto Construindo Campeões em Porto Velho

Vagas remanescentes estarão disponíveis de 20 a 27 de agosto em seis polos, com aulas gratuitas de diversas modalidades esportivas para crianças e jovens.
L
Conab realizará leilões de opção de venda de arroz para produtores familiares

Conab realizará leilões de opção de venda de arroz para produtores familiares

Pregões estão marcados para 21 e 22 de agosto e ofertarão cerca de 4,1 mil contratos, beneficiando agricultores do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
L
Etapa estadual paralímpica do Joer inicia nesta quarta-feira em Porto Velho

Etapa estadual paralímpica do Joer inicia nesta quarta-feira em Porto Velho

Fase estadual dos Jogos Escolares de Rondônia 2025 reúne 339 participantes, incluindo estudantes paratletas, dirigentes e técnicos, com competições em cinco modalidades.
L
Seletiva de xadrez em Porto Velho escolhe atletas para os Jogos Intermunicipais de Rondônia

Seletiva de xadrez em Porto Velho escolhe atletas para os Jogos Intermunicipais de Rondônia

Competição realizada na Vila Olímpica Chiquilito Erse definiu cinco enxadristas para os times masculino e feminino do município.
L
Economia criativa e cultura no desenvolvimento de novas tecnologias são debatidas pelo governo de Rondônia

Economia criativa e cultura no desenvolvimento de novas tecnologias são debatidas pelo governo de Rondônia

Estado participou do Rio Innovation Week 2025, maior conferência de tecnologia e inovação da América Latina, destacando cultura e economia criativa como impulsos para inovação.
L
Avenida Guaporé recebe obra histórica de iluminação pública em Porto Velho

Avenida Guaporé recebe obra histórica de iluminação pública em Porto Velho

Prefeitura conclui iluminação de dois quilômetros da via, entre o Hospital Cemetron e a avenida Rio de Janeiro, promovendo segurança e mobilidade à população.
L
Prefeitura de Porto Velho reforça canais da Emdur para agilizar solicitações de iluminação pública

Prefeitura de Porto Velho reforça canais da Emdur para agilizar solicitações de iluminação pública

WhatsApp e outros canais facilitam registro de pedidos e denúncias, integrados ao projeto Porto Velho 100% Iluminada.
L
Inscrições para cursos de qualificação em trânsito estão abertas até 30 de agosto em Rondônia

Inscrições para cursos de qualificação em trânsito estão abertas até 30 de agosto em Rondônia

Detran-RO oferece cursos em diversas cidades do estado para capacitação de condutores e profissionais do trânsito, com foco em segurança viária e cidadania.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.