DOMINGO, 06/04/2025

Inep divulga dados preliminares do Saeb 2023 com índice de 49,3% de alfabetização no 2º ano do ensino fundamental

Governo busca padrões de desempenho em áreas de conhecimento avaliadas

Por Daniella Almeida ─ Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Inep divulga dados preliminares do Saeb 2023 com índice de 49,3% de alfabetização no 2º ano do ensino fundamental
José Cruz/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na quinta-feira (3) os primeiros dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) coletados em 2023, que apontam que 49,3% das crianças no 2º ano do ensino fundamental (EF) estavam alfabetizadas no Brasil naquele ano.

Em nota técnica, o Inep comparou o resultado do Saeb 2023 ao Indicador Criança Alfabetizada, definido como padrão pelo Inep, a partir de 2023, e adotado nacionalmente. Pelo indicador, em 2021, 56,4% dos estudantes da mesma fase de ensino, o 2º ano do ensino fundamental, não estavam alfabetizados.

“O resultado do Saeb [2023] confirma tendência de aumento no nível de alfabetização detectado pelo Indicador Criança Alfabetizada, obtido por meio das avaliações estaduais censitárias, com resultados padronizados na escala do Saeb”, diz a nota do Inep.

Na sede do Inep, em Brasília (DF), o presidente do Inep, Manuel Palacios, comentou que os índices produzidos em parceria com os estados, estão em “uma lógica ascendente”.

“Acho que é claro que é uma tendência de elevação. Acho que 2024 vai comprovar essa tendência de elevação dos resultados da alfabetização”.

Se comparado ao Saeb de 2019, o Saeb 2023 revela que o país não voltou ao patamar anterior à pandemia de covid-19, quando tinha 60,3% das crianças alfabetizadas. Porém, o presidente do Inep explica que os dados não podem ser comparados, porque os levantamentos tiveram públicos de diferentes tamanhos nos anos das últimas edições do Saeb.

“Em 2023, aproximadamente 18 mil estudantes foram avaliados na rede pública pelo Saeb amostral do 2º ano, de um total de 29 mil estudantes. Em 2019, a amostra totalizava 84 mil estudantes, tendo sido reduzida em 2021”.

Os dados do Saeb 2023, chamados de chamados de microdados pelo Inep, são iniciais e estão na fase de finalização de consolidação de informações e análises técnicas.

Atraso na divulgação

Os resultados do Saesb 2023 estavam previstos para serem divulgados a partir de agosto de 2024.

Em meio a críticas de servidores da autarquia, por meio de carta aberta, e questionamentos da imprensa sobre o atraso na divulgação dos dados educacionais, o presidente do Inep confirmou que a divulgação foi determinada pelo ministro da Educação, Camilo Santana.

“Estamos publicando hoje [quinta-feira] para atender uma demanda que é geral e pela determinação do ministro”, disse o presidente, que ponderou que o levantamento ainda carece de estudos.

Na nota divulgada durante a coletiva, o Inep reafirmou o “compromisso com a transparência na divulgação dos dados educacionais”.

O instituto apontou, no texto, que uma das razões para a não divulgação dos dados do Saeb até o momento é o processo de definição dos padrões de desempenho dos estudantes nas áreas do conhecimento avaliadas na educação básica: no 2º ano, 5º ano e 9º ano do EF.

E justamente sobre os padrões de desempenho dos estudantes avaliados, o presidente do Inep afirmou que, até o fim 2023, o Inep não tinha definido o desempenho nacional desejável, em especial, em língua portuguesa e matemática, nas etapas do ensino básico avaliadas.

Manuel Palacios esclareceu que a atual gestão tem debatido com consultores, professores e gestores em viagens por diversos estados e, em reuniões em Brasília, os padrões nacionais a serem adotados.

Em 16 de abril, em Fortaleza, o Inep deve apresentar a primeira versão dos novos padrões de desempenho do Saeb às redes estaduais e municipais da região Nordeste. Outros quatro encontros regionais ainda serão agendados pelo Inep.

“O Saeb sempre ofereceu os resultados da avaliação do ensino fundamental e do ensino médio no país, mas, sem trazer critérios do que é o desejado; o que se quer que um estudante saiba de matemática ou de língua portuguesa ao final do 5º ano. Tinham a interpretação da escala, mas nunca teve a definição do que o país tem que alcançar e o que as crianças precisavam alcançar no padrão adequado [de desempenho].”

Adicionalmente, a pasta relatou que divulga regularmente informações qualificadas e confiáveis de avaliações educacionais. “O Inep já divulgou, em agosto de 2024, os resultados do Saeb 2023 no âmbito do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com dados detalhados para o ensino fundamental regular (5º e 9º anos) e o ensino médio regular (3º ano). Além disso, no início de 2025, foram disponibilizados os microdados do Saeb 2023 para essas etapas de ensino”, relembrou.

Avaliação por amostras

O Inep explicou que a avaliação do Saeb 2023 foi realizada por amostra da alfabetização do 2º ano do ensino fundamental 1 em todas as 27 unidades da federação, com apoio técnico do órgão federal. Esta avaliação feita pelos estados e pelo Distrito Federal contou com a participação das redes públicas e privadas de ensino das unidades da federação. E, por este motivo, os microdados apresentados “não têm boa precisão das estimativas de alfabetização pelos estados”.

O Inep aguarda a entrega de todos os dados pelos estados e explicou que o Saeb 2023 está na fase de finalização de estudos “para análise dos resultados e aprimoramentos dos procedimentos de avaliação”. A instituição prevê a divulgação digital dos resultados consolidados até maio de 2025, a depender da entrega dos dados e dos relatórios técnicos elaborados por especialistas.

Margem de erro

A margem de erro do levantamento nacional que aponta que 49,3% das crianças do 2º ano do ensino fundamental estavam alfabetizadas no Brasil em 2023 é de 2,8%.

No entanto, os microdados estaduais revelaram variações significativas nas estimativas sobre a alfabetização dos alunos, com diferenças consideráveis nas margens de erro. A Bahia, por exemplo, tem a maior margem de erro, de 21,5 pontos percentuais, para a amostra de 515 estudantes do 2º ano do ensino fundamental. Na outra ponta, Tocantins teve a menor margem de erro, de 4,5 pontos percentuais, na avaliação de 727 alunos da mesma série.

Para o chefe do Inep, as discrepâncias nas margens de erro não devem servir de comparação de resultados da alfabetização das crianças nos diferentes estados.

“O objetivo do Inep, ao realizar a avaliação amostral, é fazer estudos analíticos, e não realizar comparações entre resultados,” explica a nota técnica do Inep.

Desafios da educação

O Saeb é aplicado a cada dois anos, por meio de testes e questionários, em larga escala e em todo o país. Na rede pública de ensino, nos níveis estadual e municipal, o Saeb é obrigatório e, na rede privada, facultativo. Nesta última, os dados são coletados de uma parte dos estudantes.

O estudo permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino e o governo federal avaliem a qualidade da educação ofertada aos estudantes. A avaliação fornece informações para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais pelo poder público, como o Ministério da Educação (MEC) para melhorar o desenvolvimento educacional dos estudantes.

Em entrevista coletiva, o gestor da autarquia, Manuel Palacios, compreende que aumentar os níveis de alfabetização na idade certa é um problema a ser enfrentado no país. “Toda melhoria no desempenho dos estudantes da educação básica é incremental. você não tem uma grande alteração de um ano para o outro”. Palacios aponta que esta fase da vida escolar deve ser foco de políticas públicas. “A alfabetização pode e deve ter mais velocidade de alcançar resultados positivos, porque ela se concentra em um período relativamente limitado da escolarização e pode ser objeto de ações governamentais de eficácia mais significativa”.

Dados

Os primeiros resultados do Saeb 2023 divulgados nesta quinta-feira e as informações da aplicação dos questionários podem ser lidos no site do Inep

Os dados foram agrupados conforme a série avaliada. Dessa forma, as bases de dados dos alunos são apresentadas separadamente: 2º ano do EF, 5º ano do EF; 9º ano do EF; e 3ª e 4ª séries do ensino médio incluindo dados de respostas e resultados dos testes de língua portuguesa, de matemática, de ciências humanas e de ciências da natureza.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Divulgado resultado da 1ª chamada do Pé-de-Meia Licenciaturas

Divulgado resultado da 1ª chamada do Pé-de-Meia Licenciaturas

Bolsa mensal de R$ 1.050 começa a ser paga em maio
L
Bibliotecária do IFRO lança livro sobre práticas educativas em bibliotecas de Institutos Federais

Bibliotecária do IFRO lança livro sobre práticas educativas em bibliotecas de Institutos Federais

O evento ocorrerá às 19 horas (horário de Rondônia), na Biblioteca.
L
IFRO Vilhena abre seleção para apoio ao Programa de Educação Inclusiva

IFRO Vilhena abre seleção para apoio ao Programa de Educação Inclusiva

A seleção será realizada em duas etapas: análise curricular e entrevista presencial.
L
IFRO

IFRO Campus Guajará-Mirim abre seleção para professores substitutos em Informática, Química e Física

As inscrições vão até as 23h59 do dia 4 de abril de 2025, e devem ser feitas exclusivamente através do correio eletrônico processosimplificado.guajara@ifro.edu.br, seguindo as instruções de cada edital.
L
IFRO Campus Vilhena oferece 40 vagas gratuitas para alunos do 9º ano no Programa Partiu IF

IFRO Campus Vilhena oferece 40 vagas gratuitas para alunos do 9º ano no Programa Partiu IF

O programa é destinado a alunos matriculados no 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas, com idade máxima de 17 anos na data de matrícula.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

AMG GT 63 S E PERFORMANCE estreia no Brasil com motor V8 híbrido

Modelo combina tecnologias da Fórmula 1 com tração integral e bateria de refrigeração direta
L
Governador Marcos Rocha lança o primeiro PAA Indígena Estadual exclusivo para povos originários de Rondônia

Governador Marcos Rocha lança o primeiro PAA Indígena Estadual exclusivo para povos originários de Rondônia

O evento aconteceu na Terra Indígena Igarapé Lourdes, em Ji-Paraná, reunindo representantes das etnias Gavião, Arara, Suruí e Mondé, além de cerca de 250 participantes.
L

#MomentoAgro | Entrevista: Ricardo de Azevedo Ribeiro – Conheça a história do Café Mirim

Neste sábado (05), às 11h, o programa Momento Agro traz uma entrevista especial com o empresário Ricardo de Azevedo Ribeiro, proprietário do Café Mirim.
L
Provas do concurso do Ibama serão aplicadas neste domingo em todo o país

Provas do concurso do Ibama serão aplicadas neste domingo em todo o país

Abertura dos portões está marcada para meio dia no horário de Brasília
L
Declaração do Imposto de Renda 2025 pode ser feita por computador, celular ou portal Gov.br

Declaração do Imposto de Renda 2025 pode ser feita por computador, celular ou portal Gov.br

Contribuinte tem até o dia 30 de maio para fazer a declaração
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Jaru convoca mais 53 candidatos aprovados no Concurso público

Prefeitura de Jaru convoca mais 53 candidatos aprovados no Concurso público

Todos os procedimentos devem ser concluídos no prazo máximo 30 dias.
L
Prefeitura de Jaru chama aprovados para cargo de motorista de veículos pesados

Prefeitura de Jaru chama aprovados para cargo de motorista de veículos pesados

Os profissionais têm o prazo de cinco dias úteis para se apresentarem.
L
Marinha do Brasil lança concurso para ingresso no Colégio Naval

Marinha do Brasil lança concurso para ingresso no Colégio Naval

Os interessados devem ter o Ensino Fundamental completo, ter entre 15 anos e menos de 18 anos no dia 30 de junho de 2026, entre outros requisitos presentes no edital.
L
ABDI e governo lançam concurso para desenvolvimento de bengalas inteligentes para pessoas com deficiência visual

ABDI e governo lançam concurso para desenvolvimento de bengalas inteligentes para pessoas com deficiência visual

Objetivo é melhorar equipamento para pessoas com deficiência visual
L
Segunda edição do Concurso Unificado adotará código de barras para identificação de candidatos

Segunda edição do Concurso Unificado adotará código de barras para identificação de candidatos

Termo para escolha da banca examinadora deve ser lançado este mês
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Cássio Gois apoia independência do Saae de Rondônia e propõe revisão das microrregiões de saneamento

O parlamentar, que não votou a matéria quando da sua aprovação em 2023, agora lidera debates para garantir autonomia das autarquias
L
Casa da Comunidade continua ofertando cursos em Ji-Paraná e demais municípios

Casa da Comunidade continua ofertando cursos em Ji-Paraná e demais municípios

Sílvia Cristina destinou recurso para projeto do Ifro de Ji-Paraná, que oferece qualificação gratuita.
L
Nota de Esclarecimento - Hildon Chaves

Nota de Esclarecimento – Hildon Chaves

Circula nas redes uma fake news sobre eleições de 2026.
L

Produtores sofrem com preço da arroba do boi e recebem apoio de Cláudia de Jesus durante Comissão

Parlamentar defende mais atenção ao setor produtivo e políticas públicas.
L

Lei da deputada Dra. Taíssa assegura aos pais o direito de decidir sobre vacinação infantil contra a covid-19 em Rondônia

Medida reforça o direito dos pais na decisão sobre imunização.
L
Publicidade

POLÍCIA

Briga de casal termina com dois esfaqueados em vila de apartamentos na zona leste

Durante a confusão, ambos acabaram se esfaqueando.
12

Homem leva duas facadas durante bebedeira na zona leste

A vítima não revelou quem foi o autor do crime, nem a motivação.
12

Motociclista fica em estado grave após colisão com carro na zona leste

Uma equipe do Samu realizou os primeiros socorros.
14

Mulher perde o controle de carro e capota ao lado de viaduto na zona sul

A motorista ferida foi socorrida em um carro particular para a UPA Sul.
10

Criminoso é preso depois de assaltar moto app no Orgulho do Madeira

De acordo com informações apuradas, o suspeito teria solicitado uma corrida no cruzamento das avenidas Caula e Mamoré, com destino ao residencial Orgulho do Madeira.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gestão municipal articula com instituições estratégias para lidar com a cheia do Rio Madeira

Tom foi de solidariedade, prontidão e respeito ao sofrimento das famílias ribeirinhas
L
Governo de RO marca um feito inédito com o lançamento do primeiro PAA Indígena Estadual

Governo de RO marca um feito inédito com o lançamento do primeiro PAA Indígena Estadual

O Programa, que integra políticas públicas federais, estaduais e municipais, possibilita que os próprios indígenas produzam e comercializem seus alimentos com garantia de preço justo e qualidade.
L
Atletas rondonienses recebem incentivo do Governo de RO para competir no Challenge Junior

Atletas rondonienses recebem incentivo do Governo de RO para competir no Challenge Junior

O atleta Marcus Rodrigues ressaltou a importância do apoio do governo do estado.
L
Avanços no combate ao desmatamento em Rondônia são destacados em relatório da Operação Hileia

Avanços no combate ao desmatamento em Rondônia são destacados em relatório da Operação Hileia

A manutenção de fiscalizações rigorosas, e cooperação entre os órgãos ambientais e a força policial são fundamentais para garantir a proteção dos recursos naturais e coibir crimes ambientais em Rondônia.
L

Brasileira é morta por estrangulamento na Bolívia: companheiro é o principal suspeito

Corpo foi encontrado em cidade na fronteira; autoridades bolivianas prenderam o homem por feminicídio
18
Professora da rede estadual de educação de Rondônia tem artigo publicado em revista internacional

Professora da rede estadual de educação de Rondônia tem artigo publicado em revista internacional

A Cuadernos de Educación y Desarrollo (CED) é uma revista de divulgação científica e acadêmica da Editora EUMED (Servicios Académicos Intercontinentales S.L), na Espanha, considerada revista com alto impacto de citações no Google Acadêmico.
L
SINTAE conquista espaço no CAERO com nomeações de representantes para mandato de 4 anos

SINTAE conquista espaço no CAERO com nomeações de representantes para mandato de 4 anos

Para o presidente do SINTAE, Harlon Régis, a nomeação representa um avanço histórico.
L
Furto de 40 bois é registrado em propriedade rural em Rondônia

Furto de 40 bois é registrado em propriedade rural em Rondônia

Segundo relato da vítima, os animais, todos machos das raças nelore e cruzado, estavam marcados com as siglas DC e VC, e seriam entregues a um frigorífico ainda na sexta.
10
Racismo no futebol cresce, apesar de campanhas, alerta estudo

Racismo no futebol cresce, apesar de campanhas, alerta estudo

Mapeamento feito no ano passado mostrou que casos estão em alta
L
Homem sofre grave ferimento após ser atacado por pitbull, em Rolim de Moura

Tutora é condenada a indenizar vizinho após pitbull matar gato

O tutor do gato, que convivia com o animal há cerca de 10 anos, acionou a Justiça alegando ter sofrido forte abalo emocional com a perda do pet. Ele pediu reparação por danos morais.
10
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.