QUINTA-FEIRA, 03/07/2025

IFRO Ariquemes se prepara para lançar Pós-Graduação em Agropecuária Sustentável

Com carga horária de 380 horas, a Pós-Graduação em Agropecuária Sustentável terá início em agosto de 2025, com duração de dois semestres, com previsão de conclusão em julho de 2026.

Por Portal IFRO - 35

Publicado em 

IFRO Ariquemes se prepara para lançar Pós-Graduação em Agropecuária Sustentável
Foto -Portal IFRO

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, está se preparando para ofertar a sua primeira Pós-Graduação em Agropecuária Sustentável na modalidade Educação a Distância (EaD). A pós-graduação lato sensu será totalmente gratuita, voltada para profissionais das áreas de Ciências Agrárias, como: Agronomia, Zootecnia, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, Química, Geografia, Engenharia de Pesca, Engenharia Agrícola, entre outras. Atualmente, no estado todo, o IFRO possui 19 ofertas de especializações e três de mestrado (os cursos de pós-graduação stricto sensu são em Porto Velho, nos campi Calama e Zona Norte, e em Cacoal).

Com carga horária de 380 horas, a Pós-Graduação em Agropecuária Sustentável terá início em agosto de 2025, com duração de dois semestres, com previsão de conclusão em julho de 2026. O primeiro semestre inclui 9 disciplinas, enquanto o segundo semestre abrange mais 8. Haverá nova divulgação quando as inscrições forem iniciadas.

Os conteúdos abordam temas como: gestão do agronegócio, produção vegetal, produção animal, recursos hídricos e sistemas integrados de produção. O corpo docente é composto por professores e técnicos do Campus Ariquemes, além de especialistas convidados nas áreas de formação.

A Especialização em Agropecuária Sustentável é um curso lato sensu e busca atender a demanda regional de formação de profissionais qualificados, visto o Campus Ariquemes estar localizado na região do Vale do Jamari, que possui destaque nas atividades agropecuárias. Considerando a complexa inter-relação entre os fatores ambientais, sociais e econômicos do segmento, o curso preconiza orientar o aluno a adotar práticas agrícolas e pecuárias que minimizem os impactos ambientais, ao tempo em que contribuem para a preservação dos ecossistemas, primando pela utilização eficiente dos recursos hídricos, a gestão da biodiversidade e o controle da degradação do solo.

Segundo Luciane Codognoto, Coordenadora de Pós-Graduação do Campus Ariquemes, a criação dessa especialização é uma resposta à importância do setor agropecuário no estado e no Brasil. Com uma projeção de participação de 22% no Produto Interno Bruto (PIB) em 2024, o agronegócio é um pilar da economia nacional. O objetivo do curso é qualificar profissionais de nível superior nas áreas científica e tecnológica, com foco na integração dos sistemas de produção agrícola e pecuária, promovendo o crescimento sustentável das cadeias produtivas e priorizando a sustentabilidade ambiental, econômica e social.

O Processo Seletivo Simplificado será lançado em maio/2025, no site do IFRO. Os candidatos deverão atender aos requisitos básicos: ser brasileiro nato ou naturalizado, estar regularizado com as obrigações eleitorais, possuir diploma de nível superior reconhecido pelo MEC e ter habilidades no uso de tecnologia, como internet e editores de texto. O curso será oferecido na modalidade EaD, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde serão realizadas aulas, fóruns, avaliações e interações com os professores. Após o cumprimento das exigências do Curso, o IFRO emitirá ao aluno o certificado de Especialista em Agropecuária Sustentável.

“Estamos extremamente felizes pelo Campus Ariquemes retornar a ofertar ensino no nível de pós-graduação, pois é resultado da dedicação da equipe do Departamento de Pesquisa em elaborar o PPC e viabilizar a oferta, e de muita colaboração dos servidores/docentes da área. Além de termos a certeza de que a Especialização em Agropecuária Sustentável é um curso relevante para a região, contribuindo para que possamos aumentar a produção, reduzindo os impactos nas áreas já utilizadas e buscando evitar a abertura de novos espaços”, afirma a Chefe do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Thassiane Telles Conde.

A alegria de iniciar em breve a oferta de um curso de especialização é compartilhada pelo Diretor-Geral Pro Tempore do Campus Ariquemes, Adriano Marcos Dantas da Silva. “É com grande satisfação que anunciamos o lançamento da Pós-Graduação Lato Sensu em Agropecuária Sustentável pelo IFRO Campus Ariquemes. Este curso não é apenas uma conquista acadêmica, mas um compromisso com o futuro do agronegócio em Rondônia, estado que hoje é o terceiro maior PIB da região Norte e um dos pilares da produção nacional. Sabemos que nosso setor agropecuário enfrenta desafios urgentes: 70% das pastagens estão degradadas, os sistemas extensivos ainda predominam e a produtividade pode ser ampliada com tecnologia e inovação. Para atender essas demandas, a comissão que elaborou o Projeto Pedagógico do curso alinhou teoria e prática, com disciplinas que vão desde o manejo ecológico do solo até os sistemas integrados de produção, sempre com um olhar voltado para a preservação da água e do solo”, realçou o gestor.

Pós-Graduação no IFRO

Segundo dados da Coordenação de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (CPOSG/Propesp/IFRO), além das ofertas institucionais, no ano de 2025 iniciam cursos novos ofertados pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). No ano passado o saldo já trazia avanços para os cursos em vários níveis da pós-graduação, como pode ser visto nesta matéria aqui.

A lista atual de cursos de pós-graduação por campus/curso/modalidade abrange:

  • Ariquemes: Pós-Graduação Lato Sensu em Agropecuária Sustentável/EaD (novo).
  • Cacoal: Mestrado Profissional em Ensino de Geografia – ProfGeo (presencial); e Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias (presencial).
  • Colorado do Oeste: Pós-Graduação Lato Sensu em Geoprocessamento (presencial); Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Biologia (presencial); Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão na Educação Profissional e Tecnológica/EaD (novo, com inscrições abertas).
  • Guajará-Mirim: Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática (presencial); Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde Pública/EaD;
  • Ji-Paraná: Pós-Graduação Lato Sensu em Desenvolvimento de Software (presencial); e Pós-Graduação Lato Sensu em Informática na Educação/EaD.
  • Porto Velho Calama: Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-ProfEPT (presencial); Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Ambiental (presencial); e Pós-Graduação Lato Sensu em Internet das Coisas/EaD (novo).
  • Porto Velho Zona Norte: Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação-ProfNIT (presencial); Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão em Educação a Distância/EaD; Pós-Graduação Lato Sensu Master Business Administration (MBA) em Gestão de Instituições Públicas/EaD; Pós-Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Básica/EaD; Pós-Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica/EaD; e Pós-Graduação Lato Sensu Master Business Administration (MBA) em Gestão Empresarial/EaD.
  • São Miguel do Guaporé: Pós-Graduação Lato Sensu em Educação de Jovens e Adultos/EaD.
  • Vilhena: Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática (presencial, com inscrições abertas); e Pós-Graduação Lato Sensu em Desenvolvimento Web (presencial).

Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de RO atualiza e-mails estudantis para fortalecer segurança e integração no ensino

 Segundo a Gerência de Segurança da Informação e Operações de Redes da Seduc, o novo formato dos e-mails será suamatricula@aluno.seduc.ro.gov.br.
L

Prefeitura destaca importância das bibliotecas para o fomento à cultura e educação

A data incentiva o desenvolvimento de hábitos de leitura, essenciais para a formação educacional e cultural
L

Inscrições para cursos profissionalizantes em Extrema e Jaci-Paraná encerram nesta quinta-feira, 3

Expansão do ensino profissionalizante em Rondônia leva qualificação profissional a todas as regiões do estado
L
Formação de professores antirracistas é a principal demanda em consulta pública para o novo PNE

Formação de professores antirracistas é a principal demanda em consulta pública para o novo PNE

Consulta pública recebeu mais de 400 sugestões para o PNE
L
Prazo final para recurso de atendimento especializado no Enem 2025 termina nesta quarta-feira (2)

Prazo final para recurso de atendimento especializado no Enem 2025 termina nesta quarta-feira (2)

Novo envio de documentos deve ser feito pela Página do Participante
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Rondônia: Julho marcará o auge da estação seca, com tempo estável

Em Rondônia e outras áreas da região Norte, espera-se um período mais seco, com redução das chuvas.
L
Agenda News: Porto Velho recebe Vinicius David no evento Networking Business sobre liderança e inteligência artificial

Agenda News: Porto Velho recebe Vinicius David no evento Networking Business sobre liderança e inteligência artificial

Autor do best-seller “IA para Líderes” compartilha estratégias práticas para aplicar a tecnologia nos negócios e liderar com inovação.
L

Coluna social Marisa Linhares: Momentos marcantes e novos veículos de luxo movimentam sociedade em Cacoal

Casais, empresários e autoridades prestigiam eventos nas concessionárias GWM, Fiat e Peugeot, além de homenagens no Sicoob e happy hour da Dimare
L
Agenda News: Após sucesso em Ji-Paraná, Porto Velho recebe o DigiEx com estratégias digitais para empresários e empreendedores

Agenda News: Após sucesso em Ji-Paraná, Porto Velho recebe o DigiEx com estratégias digitais para empresários e empreendedores

Evento acontece neste domingo (6), com Mateus Ribeiro e Carla Rodrigues ensinando como alavancar negócios e transformar engajamento em vendas reais.
L
SUS amplia vacinação contra Meningite com dose ACWY para crianças de 12 meses

SUS amplia vacinação contra Meningite com dose ACWY para crianças de 12 meses

O imunizante protege contra os sorogrupos A, C, W e Y. Até então, o reforço nessa faixa etária era feito com a meningocócica C.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Inscrições para o Projeto Voluntariar da Segurança Pública seguem até o dia 22 de julho

O processo seletivo oferece 260 vagas para cadastro de reserva e está com inscrições abertas até 22 de julho
L

Feirão do Emprego e Empreendedorismo acontecerá no dia 11 de agosto, no Ginásio Cláudio Coutinho

A ação estava prevista para acontecer no dia 7 deste mês, mas para melhor atender à população será realizada em agosto
L
Inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado 2025 começam nesta quarta-feira (02)

Inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado 2025 começam nesta quarta-feira (02)

Prazo é válido também para quem quer isenção da taxa de inscrição
L
Rondônia abre mais de 880 novos postos formais de trabalho em maio

Rondônia abre mais de 880 novos postos formais de trabalho em maio

Nos cinco primeiros meses de 2025, Brasil já supera a criação de um milhão de novas vagas. Só em Rondônia, são 6,4 mil no ano.
L

Prefeitura de Porto Velho divulga resultado preliminar de seleção para serviços veterinários

Organização foi avaliada conforme os critérios estabelecidos no edital do chamamento
L

POLÍTICA

Projeto defendido por deputada Cláudia de Jesus destina R$ 865 mil para diagnóstico de comunidades indígenas

Levantamento inédito vai mapear as condições de vida dos povos indígenas de Rondônia.
L

Presidente da Comissão de Saúde da Alero realiza visita institucional ao Laboratório Central (Lespro)

Luís do Hospital conheceu o Instituto, referência na formação continuada de servidores da saúde, em Porto Velho.
L

Deputado Coronel Chrisóstomo celebra aprovação de projeto que endurece regras para progressão de pena em crimes hediondos

Atualmente, detentos condenados por crimes hediondos precisam cumprir ao menos 40% da pena para solicitar a progressão de regime. Com a mudança, esse percentual passa a ser de 80%.
L
Câmara aprova aumento de pena para homicídio contra agentes de segurança

Câmara aprova aumento de pena para homicídio contra agentes de segurança

Medida diz respeito a crimes contra agentes de segurança pública
L
Lula critica prevalência de interesses econômicos no Congresso e defende ação judicial por decreto do IOF

Lula critica prevalência de interesses econômicos no Congresso e defende ação judicial por decreto do IOF

“Interesses de poucos prevalecem no Congresso”, afirmou presidente
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é preso por tráfico de drogas no Bairro Nova Porto Velho

Homem é preso por tráfico de drogas no Bairro Nova Porto Velho

Durante a busca pessoal, foi encontrada uma pedra de substância semelhante a crack em suas vestes.
10
Jovem é executado a tiros em marginal da BR-364

Jovem é executado a tiros em marginal da BR-364

O crime ocorreu por volta das 18h, nas proximidades da marginal da BR-364, nas imediações do Posto Dom Bosco, onde o rapaz estava em aulas de autoescola.
18
Foragido é preso com drogas e dinheiro em Avenida

Foragido é preso com drogas e dinheiro em Avenida

Foram apreendidos R$ 579,00 em cédulas diversas, R$ 33,00 em moedas, uma balança de precisão digital, um aparelho celular modelo Redmi e diversas porções de substâncias análogas a maconha, cocaína e crack, totalizando mais de 100 gramas de drogas.
14
Colisão entre caminhonete e carreta causa transtornos no acesso à rua Padre Chiquinho

Colisão entre caminhonete e carreta causa transtornos no acesso à rua Padre Chiquinho

O incidente causou danos materiais, mas, felizmente, não deixou feridos.
12
Mulher fica ferida após cair de motoneta ao desviar de cães

Mulher fica ferida após cair de motoneta ao desviar de cães

O incidente, ocorrido por volta das 18h20, foi desencadeado pela tentativa da condutora de desviar de cachorros na via.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Presidente propõe PL que institui o Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil

Presidente propõe PL que institui o Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil

Na data, 2 de julho, já é celebrada a Independência da Bahia e continuaria sendo apenas feriado estadual.
L

Aeroporto de Ji-Paraná (RO) receberá R$ 35 milhões para ampliação da infraestrutura

Iniciativa do Governo Federal fortalece a aviação regional em Rondônia e impulsiona o desenvolvimento econômico do interior do estado.
L

Secretaria de Desenvolvimento Social promove 14ª Conferência de Assistência Social

Inscrições serão feitas de forma online.
L

Carlos Fávaro no Bom Dia, Ministro: prioridade número um do Plano Safra é o povo brasileiro

Em entrevista ao programa nesta quinta-feira (3), titular da pasta da Agricultura e Pecuária detalhou pontos referentes à taxa de juros, à regionalização dos recursos e prioridades do Plano Safra 2025/2026.
L
Conab vai integrar missão técnica em El Salvador

Sociobio Mais – Governo Federal institui Programa de Valorização da Sociobiodiversidade e do Extrativismo

O Programa tem como finalidade promover a conservação dos ecossistemas de coleta de produtos florestais e de contribuir para a mitigação das mudanças climáticas
L
3ª edição Prêmio Educador Transformador

3ª edição Prêmio Educador Transformador

Iniciativa valoriza práticas educacionais inovadoras e conta com o apoio do Sebrae em Rondônia para mobilizar educadores locais
L

Lula anuncia ação conjunta em 45 hospitais universitários neste sábado para reduzir fila de cirurgias no SUS

Mobilização será em todas as regiões e prevê mais de sete mil atendimentos. Em entrevista, presidente enfatiza a importância do Agora Tem Especialistas e do Farmácia Popular.
L
Nova etapa do programa Escolas Conectadas vai levar internet via satélite para 4,1 mil escolas públicas

Nova etapa do programa Escolas Conectadas vai levar internet via satélite para 4,1 mil escolas públicas

Parceria entre Ministério das Comunicações, Telebras e Eace proporciona conectividade de alta velocidade para acelerar a inclusão digital na educação.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAP – LAI): MARCOS ORLANDO

LICENÇA AMBIENTAL PREVIA E INSTALAÇÃO 
L
5G já chega a mais de 1.500 cidades brasileiras e alcança 70% da população

5G já chega a mais de 1.500 cidades brasileiras e alcança 70% da população

Expansão da tecnologia é impulsionada por leis atualizadas, crédito do FUST e parceria entre Ministério das Comunicações e Anatel
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.