SÁBADO, 07/02/2026
Publicidade

Em destaque

Capacitação profissional abre novas portas para mulheres no mercado de trabalho

Além dessa unidade, o governo de Rondônia aposta no ensino itinerante como estratégia para levar conhecimento a diferentes localidades, oferecendo capacitações nas áreas de Panificação e Confeitaria, Imagem Pessoal, Informática, Máquinas Agrícolas, Frigorífico e Piscicultura, por meio das escolas móveis.

Por João Albuquerque | SECOM

Publicado em 

Fotos: João Albuquerque

A ampliação do ensino profissionalizante em Rondônia tem sido um fator determinante para a criação de novas oportunidades para mulheres no mercado de trabalho. O Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) tem sido um dos principais meios de acesso à qualificação, possibilitando a inclusão feminina em diversas áreas, inclusive naquelas que tradicionalmente eram dominadas pelo público masculino.

Um exemplo desse avanço é a Escola Móvel de Mecânica de Motocicletas. Apesar de a maioria dos alunos ainda ser composta por homens, cresce gradativamente a participação feminina nesse segmento. Além dessa unidade, o governo de Rondônia aposta no ensino itinerante como estratégia para levar conhecimento a diferentes localidades, oferecendo capacitações nas áreas de Panificação e Confeitaria, Imagem Pessoal, Informática, Máquinas Agrícolas, Frigorífico e Piscicultura, por meio das escolas móveis.

Setor da beleza é o preferido das mulheres que buscam qualificação

Empreendedorismo feminino em ascensão

Dentre as formações mais procuradas pelo público feminino, os cursos na área da beleza se destacam. A Escola Móvel de Imagem Pessoal tem sido um grande atrativo para mulheres que desejam ingressar no setor ou empreender no ramo.

Foi o caso de Paula Juliana Soares Bies, de 30 anos, que encontrou no curso de Maquiagem Profissional, realizado em 2024, a oportunidade de concretizar seu sonho. Hoje, ela administra seu próprio estúdio no bairro Tucumanzal, em Porto Velho.

“Desde criança, sempre vi na área da beleza uma forma de crescer profissionalmente. Comecei maquiando familiares para eventos até decidir me especializar e abrir meu próprio negócio. Empreender exige dedicação e persistência, e esse tem sido o meu lema para alcançar o sucesso”, conta a maquiadora, que tem visto sua agenda lotar, principalmente durante o período do Carnaval.

Mulheres conquistam espaço em áreas técnicas, como mecânica de motocicletas

Enquanto o setor da beleza segue como um dos mais procurados, algumas mulheres começam a explorar novas áreas, como os cursos de mecânica. A Escola Móvel de Mecânica de Motocicletas vem atraindo alunas interessadas em ocupar espaços antes exclusivos dos homens.

É o caso de Ana Clara Miranda, de 30 anos, moradora do bairro Ayrton Senna, na capital. Ela ingressou no curso de mecânica em fevereiro de 2025 e tem planos ambiciosos. “Quero não apenas aprender, mas também entrar nesse ramo profissional para mostrar que o lugar da mulher é onde ela quiser estar”, afirma a estudante.

Políticas públicas fortalecem a presença feminina na educação profissional

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destaca que a maior inserção feminina no ensino profissionalizante é resultado de políticas públicas que visam a valorização e o empoderamento das mulheres. Programas como o Mulher Protegida, que atende mulheres em situação de vulnerabilidade social, são algumas das iniciativas da gestão estadual para garantir mais oportunidades ao público feminino.

“A participação das mulheres em diferentes setores da sociedade tem sido uma prioridade do governo de Rondônia. Queremos garantir que elas tenham acesso a mais oportunidades e conquistem cada vez mais espaço no mercado de trabalho”, reforçou o governador.
A presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, enfatiza que o crescimento do ensino profissionalizante tem sido essencial para a independência feminina. “A capacitação permite que muitas mulheres assumam o protagonismo de suas próprias histórias. Quando conquistam autonomia financeira, elas se sentem motivadas a buscar novos desafios e expandir seus horizontes”, destacou.
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Dra. Taíssa garante uniformes escolares em Guajará-Mirim: famílias comemoram

Dra. Taíssa garante uniformes escolares em Guajará-Mirim: famílias comemoram

Com recursos da deputada Dra. Taíssa Sousa, estudantes do Colégio Tiradentes da PM recebem uniformes completos, promovendo inclusão social e alívio financeiro às famílias.
L
Faculdade da Prefeitura divulga lista de candidatos pré-selecionados para 2026

Faculdade da Prefeitura divulga lista de candidatos pré-selecionados para 2026

Convocados devem entregar documentação para análise socioeconômica entre 9 e 13 de fevereiro, conforme edital.
L
MEC: R$ 267 milhões para educação básica em Rondônia

MEC: R$ 267 milhões para educação básica em Rondônia

Ministério da Educação investe em escolas, creches, conectividade e inclusão para fortalecer a educação básica, profissional e superior em Rondônia.
L
PS UNIR 2026: manifestação de interesse é obrigatória

PS UNIR 2026: manifestação de interesse é obrigatória

Universidade Federal de Rondônia exige manifestação de interesse para cursos do 1º semestre como etapa eliminatória do PS UNIR 2026 antes das matrículas.
L
Inteligência artificial: palestra mobiliza educação

Inteligência artificial: palestra mobiliza educação

Debate sobre inteligência artificial reúne milhares de educadores de Rondônia em formação promovida por MPRO, Safernet, Seduc e Undime para uso responsável da tecnologia.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

STF enquadra caixa dois como improbidade administrativa

STF enquadra caixa dois como improbidade administrativa

Supremo decide por unanimidade que prática pode gerar punição dupla, com responsabilização eleitoral e cível para campanhas com recursos não declarados.
L

Sintonia 360: Com Ezielmo Rodrigues

Confira!
L
Horóscopo de sábado (31/1): introspecção e decisões pessoais ganham destaque

Horóscopo de sábado (07/02): descanso, reflexões e escolhas pessoais

Previsões para sábado, 7 de fevereiro de 2026, indicam desaceleração, cuidado emocional e decisões conscientes.
L

Amazônia, Gente e Justiça: Antônio Lemos Régis

Educação, tecnologia e sustentabilidade são os temas em destaque nesta conversa imperdível, hoje à tarde.
L

Povoado Nerd: Takashi Kadowaki da Costa é o jovem talento da vez

O resultado veio rápido, com bons desempenhos em torneios locais e conquistas frequentes em sua categoria.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lideranças indígenas reforçam luta por territórios e direitos em Rondônia

Lideranças indígenas reforçam luta por territórios e direitos em Rondônia

No Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, lideranças e Assembleia Legislativa destacam a defesa de territórios, direitos e dignidade dos povos originários.
L
Alexandre de Moraes determina envio de imagens da Operação Contenção à PF

Alexandre de Moraes determina envio de imagens da Operação Contenção à PF

Ministro do STF quer perícia federal sobre ação policial no Rio que resultou em 122 mortes, dentro de processo que discute a letalidade das operações em favelas.
L
Dra. Taíssa acompanha serviços na BR-425 e reforça cobrança por melhorias definitivas

Dra. Taíssa acompanha serviços na BR-425 e reforça cobrança por melhorias definitivas

Parlamentar fiscaliza obra de alteamento da pista e cobra soluções duradouras para a rodovia.
L
Dra. Taíssa solicita melhorias urgentes no agendamento da Carteira de Identidade em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa solicita melhorias urgentes no agendamento da Carteira de Identidade em Guajará-Mirim

Deputada cobra ampliação de vagas e regularização do atendimento para garantir acesso da população à documentação básica.
L
Lula defende PEC da Segurança Pública e anuncia criação de ministério

Lula defende PEC da Segurança Pública e anuncia criação de ministério

Presidente afirma que Ministério da Segurança será criado após aprovação da PEC e terá orçamento próprio para combater crime organizado e fortalecer polícias.
L
Publicidade

POLÍCIA

Operação policial prende suspeitos de facção e apreende armas e drogas em Urupá

Operação policial prende suspeitos de facção e apreende armas e drogas em Urupá

Ação integrada da Polícia Militar e da Polícia Civil identificou dois homens ligados ao Comando Vermelho e retirou armamento e entorpecentes de circulação no município.
10
Homem é preso com arma de fogo durante operação ambiental na zona rural de Porto Velho

Homem é preso com arma de fogo durante operação ambiental na zona rural de Porto Velho

Ação conjunta da Polícia Militar Ambiental e da Sedam apurava denúncia de extração ilegal de madeira no distrito de Rio Pardo, onde armas e munições foram encontradas.
14
Homem é ferido a tiro durante ataque na zona leste de Porto Velho

Homem é ferido a tiro durante ataque na zona leste de Porto Velho

Ocorrência registrada na madrugada aponta tentativa de homicídio após desentendimento ligado a dívida por drogas; suspeito fugiu e ainda não foi localizado.
12
Acadêmico afirma que matou professora ao saber que ela voltaria com ex-marido

Acadêmico afirma que matou professora ao saber que ela voltaria com ex-marido

Acadêmico de 25 anos foi preso após atacar professora e escrivã da Polícia Civil dentro da instituição; crime teria sido motivado por ciúmes e decisão da vítima de retomar antigo casamento.
18
Operação do BPTAR apreende grande quantidade de drogas na BR-364

Operação do BPTAR apreende grande quantidade de drogas na BR-364

Ação integrada do BPTAR, Canil do Batalhão de Choque e FTICCO interceptou um caminhão na BR-364, próximo ao acesso para Guajará-Mirim, resultando na prisão de um suspeito e apreensão de drogas.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Banda do Vai Quem Quer desfila em uma semana

Banda do Vai Quem Quer desfila em uma semana

Maior bloco da Amazônia celebra 46 anos e espera centenas de milhares de foliões no centro de Porto Velho no próximo sábado de Carnaval.
L
Covid-19 mata 29 pessoas em janeiro no Brasil

Covid-19 mata 29 pessoas em janeiro no Brasil

Dados apontam que idosos foram os mais afetados; vírus lidera mortes por síndromes respiratórias e cobertura vacinal segue abaixo do ideal.
L
Justiça solta turista argentina acusada de injúria racial

Justiça solta turista argentina acusada de injúria racial

Prisão preventiva foi revogada no Rio após decisão judicial; caso envolve acusações de ofensas racistas contra funcionários de bar em Ipanema.
L
SUS bate recorde com 14,7 milhões de cirurgias em 2025

SUS bate recorde com 14,7 milhões de cirurgias em 2025

Governo atribui resultado a políticas públicas e parcerias com estados e hospitais; número supera marca histórica registrada no ano anterior.
L
STF: Congresso tem 2 anos para mineração indígena

STF: Congresso tem 2 anos para mineração indígena

Decisão de Flávio Dino reconhece omissão do Congresso e fixa regras para exploração mineral pelos Cinta Larga, com limite territorial e aval federal.
L
BRB apresenta plano ao BC após perdas com Master

BRB apresenta plano ao BC após perdas com Master

Banco de Brasília entrega estratégia de recomposição de capital com venda de ativos, empréstimos e possível apoio do GDF para preservar liquidez e operações.
L
Lula assina MP que libera FGTS a entidades filantrópicas

Lula assina MP que libera FGTS a entidades filantrópicas

Medida prevê R$ 4 bilhões em 2026 para hospitais e instituições que atuam com o SUS, com crédito mais barato e reforço à assistência pública de saúde.
L
Dólar cai a R$ 5,22 e Bolsa sobe com impulso externo

Dólar cai a R$ 5,22 e Bolsa sobe com impulso externo

Mercado financeiro reage a fatores internacionais, dólar recua frente ao real e Ibovespa avança, acompanhando recuperação das bolsas globais.
L
Pôr do Sol Musical movimenta o Complexo Madeira-Mamoré neste fim de semana

Pôr do Sol Musical movimenta o Complexo Madeira-Mamoré neste fim de semana

A iniciativa busca valorizar artistas locais e incentivar a ocupação cultural do Complexo, oferecendo ao público uma experiência que combina arte, paisagem e convivência às margens do rio Madeira.
L
Produção e venda de veículos caem em janeiro: Anfavea aponta cenário

Produção e venda de veículos caem em janeiro: Anfavea aponta cenário

Dados da Anfavea mostram retração na produção e nas vendas de veículos, enquanto carros eletrificados atingem participação recorde no mercado brasileiro.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.