SÁBADO, 05/07/2025
Publicidade

Artistas Rondonienses expõem obras em Minas Gerais

"Mundo Meio Meu" reflete a centralidade do eu e a interação com o mundo entre pessoas que se identificam com o gênero feminino

Por UNIR - 20

Publicado em 

Artistas Rondonienses expõem obras em Minas Gerais

Quatro artistas amazônidas, entre elas uma estudante e três egressas de Artes Visuais da UNIR, viajaram de Porto Velho a Uberlândia (MG) para participar da abertura da exposição “Mundo Meio Meu”, que ocorreu no dia 7 de fevereiro e fica em cartaz até 31 de março no Museu Universitário de Arte de Uberlândia (MUnA-UFU).

As egressas da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Andréa Melo, Camila Sá e Maria Silper e a acadêmica Gui Ocampo foram convidadas para compor com suas obras visuais a exposição que discute o contexto urbano do lugar onde vieram. Os projetos são resultantes de pesquisas originadas durante a graduação na UNIR ou a partir de técnicas desenvolvidas pelas artistas em disciplinas acadêmicas e também em trabalhos externos.

A mostra propõe uma reflexão sobre a centralidade do eu e a interação com o mundo entre pessoas que se identificam com o gênero feminino. Além das quatro artistas de Rondônia, outras quatro de diferentes localidades do Brasil compõem a “Mundo Meio Meu”: Andressa Boel e Mariza Barbosa, de Minas Gerais, Conchita Silva, da Bahia e Ítala Isis, do Rio de Janeiro.

O projeto expositivo e curadoria foi realizado por Priscila Rampin, professora no Curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que atuou como docente na mesma área na UNIR até 2023: “A exposição surge das aproximações e conexões entre o que as artistas produzem, centrada na maneira como enxergam o mundo ao redor e em como essa visão é determinada pela identidade de gênero”, diz Rampin. A curadora afirma que o interesse está em como as artistas observam o mundo e produzem seus trabalhos de arte a partir de suas trajetórias no meio que compõem suas individualidades e a coletividade.

Obra de Camila Sá

Camila Sá, artista de Porto Velho que expõe na “Mundo Meio Meu”, afirma que “é de extrema gratificação ter o trabalho artístico reconhecido. São anos de pesquisa que resultaram nesta participação, e resultarão em novos trabalhos. Mesmo que não pareça, há uma grande relação social entre o norte e o sudeste. Nesse sentido, percebo que nessa exposição, um trabalho completa o outro, com artistas de diferentes regiões”. A artista relata que, como coletivo, elas perceberam certa resistência dos espaços de arte de Rondônia para receberem uma exposição como a Mundo Meio Meu, que discute questões políticas e de identidade.

Antes da abertura, as artistas participaram do Workshop coordenado por Priscila Rampin e ministrado pelos estudantes da UFU, Gustavo Zenatti e Leandro Morais, sobre impressão de imagens em diferentes superfícies, como tecido e papel, com óleo de banana – material comumente usado para unhas e cabelos, mas que ganha diferentes utilidades nas artes.

Obras amazônidas em exposição

Andrea Melo vem da dança, da performance, e é professora em Porto Velho. Na Mundo Meio Meu, apresenta a fotoperformance “Corpo-árvore”, com imagens impressas em tecido, nas quais ela aparece em meio às árvores e a natureza, confundindo o público com o que é árvore e o que é corpo.

Já Camila Sá traz para a exposição a obra “Feroz, noite drag em Porto Velho”, uma série com sete fotografias analógicas de pessoas trans, travestis e artistas drags registradas quando foi convidada para fotografar uma festa. Nas suas pesquisas, a fotografia serve de experimento sobre luzes e as possibilidades na fotografia alternativa.

Obra de Maria Silper

Maria Silper, também da capital rondoniense, traz para a mostra dois trabalhos afetivos sobre as memórias de sua criação, além de produzir sobre a transformação e ressignificação de sua casa após a morte de sua bisavó. As obras apresentadas por Maria são chamadas: “Obrigada por tanto, por tudo, por sempre” e “Casa de Vó”.

E a amazônida Gui Ocampo chega ao “Mundo Meio Meu” com a obra Autoretrato. A artista pesquisa sobre a performatividade nas redes sociais e realiza uma performance de longa duração no Instagram, a @‌_pestebubonica.

Obra de Gui Ocampo

De Uberlândia, Andressa Boel traz para a coletiva um Mini-documentário nomeado “Bicicruze: construção coletiva de bicicletas não tradicionais no cerrado mineiro e um objeto escultórico, a BiciTorta”. O vídeo registra a criação de bicicletas originais construídas com crianças durante a residência artística Bicicruze, realizada no distrito de Cruzeiro dos Peixotos, em Uberlândia. “Durante quase um ano, Eric, João Gabriel, Erick, João Vitor, Isabela, Luiz Gustavo, Mário, Talisson e eu, imaginamos bicicletas não tradicionais. Desenhamos nossas bicis e refletimos como elas poderiam funcionar, esculpimos e projetamos suas maneiras de usar, ou de estar-a-pedalar”, descreve a artista sobre a obra. A BiciTorta, o objeto artístico “pedalável”, também está em exposição e pode ser experienciada pelo público.

Conchita Silva leva para a “Mundo Meio Meu” a obra “Desde a década de 70, prefiro…”, um painel com oito xilogravuras de mulheres que lutam pela terra e pela água no Oeste da Bahia. Junto aos grafismos, é possível ler depoimentos das representadas pela artista: mulheres que são vítimas, mas também são de luta. Os textos refletem sobre conflitos hídricos, territoriais e o sentimento de pertencimento a um chão marcado por injustiças sociais.

Ítala Isis apresenta em “Mundo Meio Meu” bandeiras bordadas com frases e imagens que tensionam e subvertem os sentidos do símbolo nacional, através das mudanças de cores, formas e mensagens. Já Mariza Barbosa apresentará os documentos do processo de criação da experimentação performativa “Está exalando cinza” realizada na cidade de Carmo do Paranaíba (MG), em 2022, após um incêndio que devastou parte da mata localizada próxima ao sítio onde a artista morou até a sua adolescência. Ela traz para o espaço expositivo o vídeo de registro da ação artística, vestígios pós e póstumos coletados durante a realização do trabalho a partir dos documentos do processo.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prazo para cadastramento de coordenadores e professores de cursinhos populares termina nesta sexta-feira (4)

Prazo para cadastramento de coordenadores e professores de cursinhos populares termina nesta sexta-feira (4)

Programa destina R$ 163,2 mil para apoiar candidatos a curso superior
L
Projeto em Vilhena incentiva estudo de Matemática entre estudantes do técnico integrado ao ensino médio

Projeto em Vilhena incentiva estudo de Matemática entre estudantes do técnico integrado ao ensino médio

Coordenado pelo Professor Luiz Cláudio da Silva, o projeto contou com a participação de todas as turmas de Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio do campus.
L
Estudantes do Campus Zona Norte desenvolvem jogo inclusivo que ensina ODS a crianças autistas

Estudantes do Campus Zona Norte desenvolvem jogo inclusivo que ensina ODS a crianças autistas

A proposta foi estruturada com base no Design Thinking e no modelo Double Diamond, conduzindo todas as etapas do desenvolvimento — da empatia com o público-alvo à entrega do protótipo funcional.
L
Acadêmicos de Engenharia Florestal do IFRO visitam aldeia Karo Arara e conhecem experiências em etnoturismo e agrofloresta

Acadêmicos de Engenharia Florestal do IFRO visitam aldeia Karo Arara e conhecem experiências em etnoturismo e agrofloresta

A atividade ocorreu na terça-feira, 1º de julho, com o objetivo de aproximar os participantes das práticas sustentáveis desenvolvidas pela comunidade indígena, incluindo o Sistema Agroflorestal (SAF) e o projeto de etnoturismo Te Xaragá.
L
Inscrições abertas para o curso de Assistente de Recursos Humanos do Programa Mulheres Mil no Campus Jaru

Inscrições abertas para o curso de Assistente de Recursos Humanos do Programa Mulheres Mil no Campus Jaru

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas até o dia 08 de julho de 2025, exclusivamente on-line e destinadas a mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Energisa Rondônia abre agência em Porto Velho no sábado para negociação de débitos

Nova Tarifa social: Energisa explica como vai funcionar

Mais famílias poderão ser beneficiadas com descontos nas contas que podem chegar a 100% do consumo de energia
L
Neide Cardozo, da Kanindé, será uma das palestrantes do The Reality Tour no Rio de Janeiro

Neide Cardozo, da Kanindé, será uma das palestrantes do The Reality Tour no Rio de Janeiro

Cardozo é uma referência em gestão territorial e etnoambiental, dedicando-se ao ativismo há mais de 40 anos.
L

Sintonia 360 | Entrevista Alef Pablo, Presidente do Florest City e Dr Santana, Vereador

Neste sábado, dia 05, às 09h da manhã, o programa Sintonia 360 recebe Alef Pablo, presidente do Florest City, e o vereador Dr. Santana para um bate-papo especial sobre esporte e lazer na zona sul da capital.
L

News Rondônia revela os ganhadores do sorteio para a festa mais nostálgica do ano!

News Rondônia divulga os ganhadores da promoção que vai levar internautas para o Encontro de Gerações Anos 80’s & 90’s na Boate Dôha!
L

Amazônia, Gente e Jutiça | Entrevista Marcos Rogério Reis da Silva

Nesta sexta, às 16h, no Amazônia, Gente e Justiça, Marcos Rogério Reis da Silva fala sobre responsabilidade socioambiental nas instituições públicas e os desafios da Agenda 2030. Imperdível!
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Inscritos no CadÚnico e doadores de medula têm direito à gratuidade
L
Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Total de candidatos será conhecido após prazo para pagar inscrição
L
Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

MGI publica retificações no edital do certame. Confira outras mudança
L

Inscrições para o Projeto Voluntariar da Segurança Pública seguem até o dia 22 de julho

O processo seletivo oferece 260 vagas para cadastro de reserva e está com inscrições abertas até 22 de julho
L

Feirão do Emprego e Empreendedorismo acontecerá no dia 11 de agosto, no Ginásio Cláudio Coutinho

A ação estava prevista para acontecer no dia 7 deste mês, mas para melhor atender à população será realizada em agosto
L

POLÍTICA

Dilma Rousseff defende desenvolvimento sustentável e soberano em 10 anos do Banco do Brics

Dilma Rousseff defende desenvolvimento sustentável e soberano em 10 anos do Banco do Brics

Comemoramos 10ª década do banco renovada de propósito
L

Deputado Cássio Gois prestigia inauguração do estande da ALE-RO na 4ª Cafecau em Cacoal

Evento contou com oficina de fotografia e programação cultural
L
Cartilha da Abong analisa retomada da participação social no governo Lula e aponta desafios

Cartilha da Abong analisa retomada da participação social no governo Lula e aponta desafios

Documento foi lançado hoje pela Associação Brasileira de ONGs
L
Deputada Lebrinha assegura mais de R$ 500 mil para ampliar atendimento odontológico em São Francisco do Guaporé

Deputada Lebrinha assegura mais de R$ 500 mil para ampliar atendimento odontológico em São Francisco do Guaporé

Unidade móvel odontológica será adquirida com recurso de emenda parlamentar destinado à saúde do município.
L

Cláudia de Jesus solicita construção de quadra poliesportiva na escola Cora Coralina, em Ji-Paraná

Proposta visa beneficiar cerca de 500 alunos no bairro Nova Brasília.
L
Publicidade

POLÍCIA

Três jovens ficam feridos em engavetamento na ponte do Rio Machado

Três jovens ficam feridos em engavetamento na ponte do Rio Machado

Todos os feridos foram encaminhados para o Hospital Municipal e para a UPA de Ji-Paraná, onde receberam atendimento médico. Apesar da gravidade dos ferimentos, todos sobreviveram.
14
Homem é encontrado morto em construção abandonada na Avenida JK

Homem é encontrado morto em construção abandonada na Avenida JK

O local, que funcionava anteriormente como banheiro, é conhecido por ser frequentado por pessoas em situação de rua, segundo relatos de moradores.
18
Homem tenta matar padrasto com faca na zona rural

Homem tenta matar padrasto com faca na zona rural

Ao receber o pedido de socorro, uma equipe policial foi até o local e encontrou o suspeito tentando fugir pelos fundos, em direção a uma área de pasto.
16
Homem conhecido como "Juruna" é assassinato a tiros

Homem conhecido como “Juruna” é assassinato a tiros

A vítima, que tinha passagens pela polícia por roubo, foi executada em via pública com ao menos quatro disparos. Até o momento, não há informações sobre o autor do crime, a motivação ou a dinâmica exata da execução.
18
Polícia apreende quase 2 kg de drogas e detém cinco pessoas na zona rural

Polícia apreende quase 2 kg de drogas e detém cinco pessoas na zona rural

O grupo estaria transportando as drogas com destino a Machadinho do Oeste.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Caminhonete do DER é encontrada em ribanceira após falha no freio de mão

Caminhonete do DER é encontrada em ribanceira após falha no freio de mão

As investigações iniciais, que levaram a uma intensa busca por supostos criminosos, esclareceram que o veículo não foi levado por bandidos.
10
Cachorro e dois gatos morrem por suspeita de envenenamento

Cachorro e dois gatos morrem por suspeita de envenenamento

A situação impactou profundamente a filha da moradora, que estava muito apegada aos animais.
10
Acidente deixa motociclista ferido e motorista foge do local

Acidente deixa motociclista ferido e motorista foge do local

Segundo informações apuradas, o motociclista seguia pela Avenida São Luís em direção ao bairro Planalto quando foi surpreendido por um carro.
10
PM prende suspeitos e recupera moto e pertences roubados

PM prende suspeitos e recupera moto e pertences roubados

A equipe policial realizou um acompanhamento tático, interceptando e abordando os suspeitos rapidamente.
14
Funcionário morre em acidente com misturador em fábrica de ração

Funcionário morre em acidente com misturador em fábrica de ração

Apesar de outros trabalhadores terem realizado o desligamento emergencial rapidamente, os ferimentos foram fatais, e o homem morreu no local.
18
Adolescente é detido por tráfico de drogas e admite depender do crime para sobrevivência

Adolescente é detido por tráfico de drogas e admite depender do crime para sobrevivência

Durante a abordagem, foram encontrados com o jovem de 16 anos uma balança de precisão e 14 porções de maconha, totalizando 42 gramas da droga, já embaladas para venda.
12
Aluna de escola pública apresenta versão após acusação de ofender servidores

Aluna de escola pública apresenta versão após acusação de ofender servidores

O incidente ocorreu na quinta-feira (3), quando a estudante e duas amigas, também de 16 anos e do 1º ano, foram barradas na entrada da escola por chegarem fora do horário.
10
Polícia Civil prende foragido da justiça acusado de homicídio

Polícia Civil prende foragido da justiça acusado de homicídio

A prisão preventiva de L.S.S. havia sido decretada pela 3ª Vara Criminal da Comarca de Pontes e Lacerda (MT).
14
Polícia Civil de RO cumpre mandado de prisão por estupro de vulnerável em Ariquemes

Polícia Civil cumpre mandados de busca e apreensão em escola infantil após denúncias de maus-tratos

Embora o caso esteja sob sigilo judicial por envolver crianças, informações obtidas indicam que as acusações se referem a supostos maus-tratos contra bebês e crianças autistas.
10
Horóscopo

Previsões do Horóscopo deste sábado (5/7) para seu signo

Confira as previsões deste sábado (5/7) para o seu signo. Saiba o que os astros reservam nas áreas de amor, carreira e saúde
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.