DOMINGO, 22/02/2026

Em destaque

Últimos dias para se inscrever na seleção 2025/1 do IFRO

Para este 1º semestre do ano, há mais de 4 mil vagas entre cursos integrados, subsequentes e de graduação

Por IFRO - 20

Publicado em 

Últimos dias para se inscrever na seleção 2025/1 do IFRO

Terminam dia 24 de janeiro as inscrições do Processo Seletivo Unificado (PSU/IFRO 2025/1) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. No total, são ofertadas 4.144 vagas em cursos integrados, subsequentes e de graduação, para os Campi Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Porto Velho Calama, Porto Velho Zona Norte, São Miguel do Guaporé e Vilhena.

No caso do Campus Porto Velho Zona Norte, há vagas que incluem os polos de Educação a Distância (EaD) para os cursos superiores em polos vinculados ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O IFRO oferta ensino público, inclusivo, de excelência e gratuito. Não há cobrança de taxa de expediente/manutenção, taxa de inscrição, taxa de matrícula e/ou mensalidade. Mais informações e acesso aos editais neste link: https://selecao.ifro.edu.br/unificado

O Processo Seletivo, conforme campus, curso, turno, modalidade de ensino, possui distribuição de vagas entre ampla concorrência e ações afirmativas, observando a legislação e documentação legal oficial. Há reserva para quem tenha cursado integralmente o ensino fundamental ou médio em escola pública (conforme o nível de ensino almejado), tenha renda familiar conforme especificado em edital, bem como destinado à população preta, parda, indígena, quilombola e para pessoa com deficiência (PcD), como política de inclusão.

As inscrições podem ser feitas até, precisamente, as 23h59 do dia 24/01/2025 (inclusive durante o final de semana e feriados compreendidos nesse período). Para quem necessitar realizar correção de dados cadastrais e confirmação da inscrição (tudo pelo site oficial do IFRO), terá também até o dia 24 de janeiro.

Conforme o cronograma, dia 29/01/25 será publicada a lista dos candidatos inscritos e o Resultado Preliminar. Quem desejar realizar interposição de recursos contra o resultado preliminar, poderá fazê-lo nos dias 30 e 31/01. No dia 06/02/2025, após as 18 horas, será feita a divulgação do resultado dos recursos impetrados, divulgado o Resultado Final e feita a convocação para matrícula em primeira chamada.

A classificação do Processo Seletivo Unificado obedecerá ao número de vagas ofertadas, conforme os quadros de cursos e vagas de cada edital, não havendo nota de corte. Será usada para efeito de classificação, as notas/conceitos constantes no histórico escolar do ensino fundamental (ou do ensino médio para seleção dos cursos superiores ou subsequentes), boletim escolar oficial (ou documento oficial equivalente, que no caso de graduação ou subsequente podem ser, por exemplo, certificações como Provão, ENCCEJA e Enem) serão convertidas para peso 100, com duas casas decimais.

PSU 2025/1

As inscrições para o Processo Seletivo Unificado para ingresso no 1º semestre de 2025 são para vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio, cursos de graduação e cursos técnicos subsequentes ao ensino médio.

Cursos Integrados

A modalidade de curso técnico integrado ao ensino médio é para quem já tenha concluído o ensino fundamental. Os cursos integrados oferecem a formação geral, correspondente ao ensino médio, de forma integrada à formação técnica de nível médio na mesma instituição, com matrícula única.

Nesta modalidade de ensino há vagas para Ariquemes (Técnico em Agropecuária, em Alimentos e em Informática), Cacoal (Técnico em Agroecologia, em Agropecuária e em Informática), Colorado do Oeste (Técnico em Agropecuária), Guajará-Mirim (Técnico em Biotecnologia, em Informática e em Administração/EJA), Jaru (Técnico em Alimentos, em Comércio e em Zootecnia), Ji-Paraná (Técnico em Florestas, em Informática e em Química), Porto Velho Calama (Técnico em Edificações, em Eletrotécnica, em Informática e em Química), Porto Velho Zona Norte (Técnico em Administração e em Informática), São Miguel do Guaporé (Técnico em Agricultura) e Vilhena (Técnico em Edificações, em Eletromecânica e em Informática).

Para ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, modalidade de ensino presencial, é requisito imprescindível que o candidato tenha sido aprovado, sem dependências, no ensino fundamental, comprovado por meio do Histórico Escolar do Ensino Fundamental, Boletim Escolar oficial (ou documento oficial equivalente).

Sendo que para ingresso no Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, EJA (Educação de Jovens e Adultos), turno noturno, ofertado pelo IFRO Campus Guajará-Mirim, também é requisito imprescindível que o candidato tenha a idade mínima de 18 anos completos até a data da matrícula, conforme estabelecido na Lei nº 9.394, de 20/12/1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), e alterações posteriores, bem como demais documentos pertinentes ao assunto.

Para acessar o Edital 86/2024/REIT-CEA/IFRO completo, clique aqui.

Cursos de graduação

Para o nível de graduação, há três diferentes possibilidades (todas para quem já concluiu o ensino médio): a primeira são os cursos superiores de tecnologia, que ofertam formação específica em determinada profissão; a segunda são as licenciaturas, que são cursos para formação de professores; e uma terceira opção são os cursos de bacharelado, com formação de profissionais generalistas.

Há vagas para Ariquemes (Bacharelado em Agronomia, Licenciatura em Ciências Biológicas e Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas); Cacoal (Bacharelado em Engenharia Agronômica, Bacharelado em Zootecnia, Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Matemática, Superior de Tecnologia em Agronegócio, Superior de Tecnologia em Gestão Comercial EaD e Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD), Colorado do Oeste (Bacharelado em Engenharia Agronômica, Bacharelado em Medicina Veterinária, Bacharelado em Zootecnia, Licenciatura em Ciências Biológicas, Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD), Guajará-Mirim (Licenciatura em Ciências Biológicas), Jaru (Bacharelado em Medicina Veterinária, Superior de Tecnologia em Gestão Comercial e Superior de Tecnologia em Gestão Pública), Ji-Paraná (Bacharelado em Engenharia Florestal, Licenciatura em Química, Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Superior de Tecnologia em Gestão Comercial EaD e Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD), Porto Velho Calama (Bacharelado em Engenharia Civil, Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação, Bacharelado em Engenharia Química, Licenciatura em Física e Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas), Porto Velho Zona Norte (Licenciatura em Pedagogia EaD, Superior de Tecnologia em Gestão Comercial, Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Polo Ariquemes/RO: Superior de Tecnologia em Gestão Comercial/UAB, Polo Buritis/RO: Superior de Tecnologia em Gestão Comercial/UAB, Polo Chupinguaia/RO: Superior de Tecnologia em Gestão Comercial/UAB, Polo Guajará-Mirim/RO: Superior de Tecnologia em Gestão Comercial/UAB, Polo Nova Mamoré/RO: Superior de Tecnologia em Gestão Comercial/UAB, Polo Porto Velho/RO: Superior de Tecnologia em Gestão Comercial/UAB, Polo Ariquemes/RO: Superior de Tecnologia em Gestão Pública/UAB, Polo Buritis/RO: Superior de Tecnologia em Gestão Pública/UAB, Polo Chupinguaia/RO: Superior de Tecnologia em Gestão Pública/UAB, Polo Guajará-Mirim/RO: Superior de Tecnologia em Gestão Pública/UAB, Polo Nova Mamoré/RO: Superior de Tecnologia em Gestão Pública/UAB, Polo Porto Velho/RO: Superior de Tecnologia em Gestão Pública/UAB, Superior de Tecnologia em Redes de Computadores e Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet), São Miguel do Guaporé (Superior de Tecnologia em Agrocomputação, Superior de Tecnologia em Gestão Comercial EaD e Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD) e Vilhena (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Licenciatura em Matemática e Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas).

Para os cursos ofertados na modalidade Educação a Distância (EaD) há requisito de realização de atividades presenciais obrigatórias, que ocorrerão no campus/polo em que o aluno estiver matriculado, conforme Calendário Acadêmico da Unidade. O candidato inscrito nesta modalidade de Ensino a Distância (EaD) deverá residir no município da oferta, na zona urbana ou rural. Caso não resida no munícipio da oferta do curso, deverá apresentar o “Termo de compromisso para participar das aulas presenciais”.

Para ler o Edital 88/2024/REIT-CEA/IFRO completo, clique aqui.

Cursos subsequentes

Os cursos subsequentes ao ensino médio oferecem habilitação profissional técnica de nível médio a quem já tenha concluído o ensino médio. Portanto, para ingresso na modalidade presencial ou a distância, é requisito imprescindível que o candidato tenha sido aprovado, sem dependências, no ensino médio, comprovado por meio do Histórico Escolar do Ensino Médio, Boletim Escolar oficial ou documento oficial equivalente.

Ofertam vagas nesta modalidade de ensino os Campi Guajará-Mirim (Técnico em Enfermagem), Jaru (Técnico em Zootecnia), Porto Velho Calama (Técnico em Edificações e em Eletrotécnica), Porto Velho Zona Norte (Técnico em Finanças) e Vilhena (Técnico em Eletromecânica).

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Escolas já podem declarar dados da segunda etapa do Censo Escolar 2025

Escolas já podem declarar dados da segunda etapa do Censo Escolar 2025

Gestores têm até o dia 30 de março para informar o rendimento e a movimentação dos alunos no Sistema Educacenso; dados impactam o cálculo do Ideb.
L

A Jornada do Estudante Digital: Integrando Experiências Físicas e Campanhas Online

A união entre presença urbana e estratégias digitais transforma a divulgação de cursos de pós-graduação, ampliando o alcance das instituições e conectando flexibilidade, performance e engajamento.
L
Fies 2026: pré-selecionados devem complementar cadastro

Fies 2026: pré-selecionados devem complementar cadastro

Estudantes do Fies 2026 têm até terça para complementar inscrição no portal oficial e garantir financiamento estudantil no primeiro semestre.
L
Servidores da Semed participam de capacitação sobre a Lei Lucas

Servidores da Semed participam de capacitação sobre a Lei Lucas

Treinamento em primeiros socorros e combate a incêndio foi realizado no Teatro Banzeiros para profissionais da rede municipal.
L
Clube do Livro “Curumins” abre 40 vagas em Porto Velho

Clube do Livro “Curumins” abre 40 vagas em Porto Velho

Projeto da Prefeitura de Porto Velho oferece vagas para crianças de 9 a 11 anos na Biblioteca Francisco Meirelles; inscrições vão de 23 de fevereiro a 6 de março.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Brasil e Índia assinam acordo histórico para produção de remédios contra o câncer

Brasil e Índia assinam acordo histórico para produção de remédios contra o câncer

Parceria garante transferência de tecnologia para fabricação de medicamentos de alta complexidade no SUS; investimento brasileiro pode chegar a R$ 10 bilhões em uma década.
L
Trump eleva tarifa global para 15% após derrota na Suprema Corte

Trump eleva tarifa global para 15% após derrota na Suprema Corte

Presidente recorre a lei de 1974 para contornar decisão judicial que derrubou seu “tarifaço” anterior; medida entra em vigor nesta terça-feira.
L
Lula defende que união do Sul Global pode transformar a economia mundial

Lula defende que união do Sul Global pode transformar a economia mundial

Em despedida da Índia, presidente afirma que países em desenvolvimento precisam de parcerias estratégicas para superar a dependência tecnológica e negociar com superpotências.
L
Mega-Sena acumula e prêmio estimado sobe para R$ 116 milhões

Mega-Sena acumula e prêmio estimado sobe para R$ 116 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.975 sorteadas no sábado; próximo sorteio ocorre na terça-feira com valor milionário.
L
Inscrições para o Mais Médicos Especialistas terminam neste domingo

Inscrições para o Mais Médicos Especialistas terminam neste domingo

Programa oferece 1.206 vagas em 16 especialidades prioritárias para o SUS; selecionados podem receber bolsas que chegam a R$ 20 mil mensais.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dados do IBGE revelam que o Brasil fechou 2025 com taxa de 5,6%, impulsionado pelo dinamismo do mercado de trabalho e pelo aumento do rendimento real.
L
Governo publica listas de aprovados do CNU 2025 e abre confirmação de interesse

Governo publica listas de aprovados do CNU 2025 e abre confirmação de interesse

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a classificação geral nesta sexta-feira; candidatos em vagas imediatas devem confirmar interesse entre sábado e segunda.
L
Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

As vagas visam atender projetos de infraestrutura aeroportuária na Região Amazônica, com edital previsto para ser publicado nos próximos seis meses.
L
Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Candidatos podem acessar notas da prova discursiva e títulos no site da FGV; classificação geral e primeira convocação serão publicadas nesta sexta-feira.
L
Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos podem consultar notas definitivas e respostas aos recursos a partir das 16h no site da FGV; confirmação de interesse começa na sexta-feira.
L
Publicidade

POLÍTICA

Agricultura familiar em Buritis recebe equipamentos de Coronel Chrisóstomo e Valtair Fritz

Agricultura familiar em Buritis recebe equipamentos de Coronel Chrisóstomo e Valtair Fritz

Deputado federal realiza entrega de maquinários para associações rurais visando fortalecer a produtividade e a economia do município de Buritis
L

Trump mantém investigações contra Brasil e China e volta a acenar com novas tarifas

Mesmo após decisão da Suprema Corte, governo dos EUA diz que seguirá usando a Seção 301 para apurar práticas comerciais e já elevou a tarifa global, aumentando a tensão no comércio internacional.
L
Semana do Repórter reforça papel da apuração e da transparência

Semana do Repórter reforça papel da apuração e da transparência

Profissionais da comunicação em Rondônia debatem a importância da checagem de fatos e os desafios do jornalismo na era da desinformação
L
Lula defende multilateralismo e fecha oito acordos estratégicos com a Índia

Lula defende multilateralismo e fecha oito acordos estratégicos com a Índia

Presidente brasileiro destaca diversificação comercial como escudo contra o protecionismo global; parcerias abrangem minerais críticos, saúde e pequenas empresas.
L
Lula e Modi defendem reforma da ONU e expansão do Conselho de Segurança

Lula e Modi defendem reforma da ONU e expansão do Conselho de Segurança

Líderes de Brasil e Índia reafirmam parceria para ocupar assentos permanentes e assinam acordos em áreas estratégicas como saúde, minerais e comércio.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motorista morre após colisão frontal com carreta na BR-364 em Rondônia

Motorista morre após colisão frontal com carreta na BR-364 em Rondônia

Vítima identificada como “Cido” tentou realizar uma ultrapassagem entre Ouro Preto e Ji-Paraná; impacto foi fatal e causou fratura no pescoço do condutor.
18
Faca e maconha são encontradas com aluno após agressão a novato em RO

Faca e maconha são encontradas com aluno após agressão a novato em RO

Vítima foi espancada por cinco colegas em escola estadual; Conselho Tutelar acompanhou o caso após descoberta de arma branca e droga em mochila.
10
Mulher de 29 anos mata companheiro de 18 com facada no pescoço em RO

Mulher de 29 anos mata companheiro de 18 com facada no pescoço em RO

Vítima foi identificada como Jeferson R.; crime ocorreu após discussão iniciada em um bar na presença dos filhos do casal.
18
Casal é detido após tentar expulsar inquilina à força no bairro São José

Casal é detido após tentar expulsar inquilina à força no bairro São José

Proprietária alega atraso de dois meses no aluguel, enquanto locatária afirma que falta de dados para depósito impediu o pagamento em Vilhena.
10
Colisão fatal na BR-364 deixa motociclista morto e ônibus em ribanceira

Colisão fatal na BR-364 deixa motociclista morto e ônibus em ribanceira

Grave acidente ocorreu na madrugada deste domingo próximo ao posto da PRF, em Ji-Paraná; equipes de resgate socorreram crianças e idosos do coletivo.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: J. B. MARTINS DE SOUZA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA, Nº 9 SOL/DLA
L

Recebimento da Licença Ambiental: SERGIO MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL POR DECLARAÇÃO Nº 48 SOL/DLA
L

Requerimento da Licença Ambiental: D M DA SILVA ACESSORIOS

LAMP – Licença Ambiental de Médio Porte.
L

Requerimento da Licença Ambiental: BM CIRURGIA E ENDOSCOPIA LTDA

LAPP – Licença Ambiental de Pequeno Porte
L
OAB de Rondônia faz carta aberta pedindo respeito ao processo legal e o fim do Ativismo Judicial

OAB de Rondônia faz carta aberta pedindo respeito ao processo legal e o fim do Ativismo Judicial

O documento encerra com a nona proposta: “uma reforma institucional orientada à confiança, porque nenhuma inovação normativa, procedimental ou tecnológica será legítima se afastar o Judiciário do cidadão e do sentido humano da Justiça”.
L
Coopervags realiza AGO 2026 em Seringueiras/RO e elege nova diretoria

Coopervags realiza AGO 2026 em Seringueiras/RO e elege nova diretoria

Durante a assembleia, foram apresentados os resultados financeiros, relatórios de gestão e as principais ações desenvolvidas ao longo do último ano. O momento também foi marcado pela transparência e pela participação ativa dos cooperados nas decisões que direcionam o futuro da instituição.
L
Embraer e Adani assinam acordo para linha de montagem de jatos na Índia

Embraer e Adani assinam acordo para linha de montagem de jatos na Índia

Parceria estratégica visa a fabricação do modelo regional E175 em solo indiano para atender demanda de 500 novas aeronaves nos próximos 20 anos.
L
Crise energética imposta pelos EUA deixa saúde de Cuba à beira do colapso

Crise energética imposta pelos EUA deixa saúde de Cuba à beira do colapso

Bloqueio ao fornecimento de petróleo afeta tratamentos de câncer, serviços de emergência e cirurgias; governo cubano alerta para ameaça à segurança humana.
L
COI nega violação de neutralidade de Gianni Infantino após evento com Trump

COI nega violação de neutralidade de Gianni Infantino após evento com Trump

Presença do presidente da Fifa no Conselho da Paz é vista como apoio ao desenvolvimento esportivo em Gaza e não fere a Carta Olímpica, segundo comitê.
L
Casal é preso após agressão mútua e embriaguez ao volante no Aeroclube

Casal é preso após agressão mútua e embriaguez ao volante no Aeroclube

Homem de 40 anos e mulher de 26 terminam na delegacia após confusão em via pública; teste do bafômetro confirmou crime de trânsito do condutor.
10
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.