DOMINGO, 18/05/2025

Últimos dias para se inscrever na seleção 2025/1 do IFRO

Para este 1º semestre do ano, há mais de 4 mil vagas entre cursos integrados, subsequentes e de graduação

Por IFRO - 20

Publicado em 

Últimos dias para se inscrever na seleção 2025/1 do IFRO

Terminam dia 24 de janeiro as inscrições do Processo Seletivo Unificado (PSU/IFRO 2025/1) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. No total, são ofertadas 4.144 vagas em cursos integrados, subsequentes e de graduação, para os Campi Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Porto Velho Calama, Porto Velho Zona Norte, São Miguel do Guaporé e Vilhena.

No caso do Campus Porto Velho Zona Norte, há vagas que incluem os polos de Educação a Distância (EaD) para os cursos superiores em polos vinculados ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O IFRO oferta ensino público, inclusivo, de excelência e gratuito. Não há cobrança de taxa de expediente/manutenção, taxa de inscrição, taxa de matrícula e/ou mensalidade. Mais informações e acesso aos editais neste link: https://selecao.ifro.edu.br/unificado

O Processo Seletivo, conforme campus, curso, turno, modalidade de ensino, possui distribuição de vagas entre ampla concorrência e ações afirmativas, observando a legislação e documentação legal oficial. Há reserva para quem tenha cursado integralmente o ensino fundamental ou médio em escola pública (conforme o nível de ensino almejado), tenha renda familiar conforme especificado em edital, bem como destinado à população preta, parda, indígena, quilombola e para pessoa com deficiência (PcD), como política de inclusão.

As inscrições podem ser feitas até, precisamente, as 23h59 do dia 24/01/2025 (inclusive durante o final de semana e feriados compreendidos nesse período). Para quem necessitar realizar correção de dados cadastrais e confirmação da inscrição (tudo pelo site oficial do IFRO), terá também até o dia 24 de janeiro.

Conforme o cronograma, dia 29/01/25 será publicada a lista dos candidatos inscritos e o Resultado Preliminar. Quem desejar realizar interposição de recursos contra o resultado preliminar, poderá fazê-lo nos dias 30 e 31/01. No dia 06/02/2025, após as 18 horas, será feita a divulgação do resultado dos recursos impetrados, divulgado o Resultado Final e feita a convocação para matrícula em primeira chamada.

A classificação do Processo Seletivo Unificado obedecerá ao número de vagas ofertadas, conforme os quadros de cursos e vagas de cada edital, não havendo nota de corte. Será usada para efeito de classificação, as notas/conceitos constantes no histórico escolar do ensino fundamental (ou do ensino médio para seleção dos cursos superiores ou subsequentes), boletim escolar oficial (ou documento oficial equivalente, que no caso de graduação ou subsequente podem ser, por exemplo, certificações como Provão, ENCCEJA e Enem) serão convertidas para peso 100, com duas casas decimais.

PSU 2025/1

As inscrições para o Processo Seletivo Unificado para ingresso no 1º semestre de 2025 são para vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio, cursos de graduação e cursos técnicos subsequentes ao ensino médio.

Cursos Integrados

A modalidade de curso técnico integrado ao ensino médio é para quem já tenha concluído o ensino fundamental. Os cursos integrados oferecem a formação geral, correspondente ao ensino médio, de forma integrada à formação técnica de nível médio na mesma instituição, com matrícula única.

Nesta modalidade de ensino há vagas para Ariquemes (Técnico em Agropecuária, em Alimentos e em Informática), Cacoal (Técnico em Agroecologia, em Agropecuária e em Informática), Colorado do Oeste (Técnico em Agropecuária), Guajará-Mirim (Técnico em Biotecnologia, em Informática e em Administração/EJA), Jaru (Técnico em Alimentos, em Comércio e em Zootecnia), Ji-Paraná (Técnico em Florestas, em Informática e em Química), Porto Velho Calama (Técnico em Edificações, em Eletrotécnica, em Informática e em Química), Porto Velho Zona Norte (Técnico em Administração e em Informática), São Miguel do Guaporé (Técnico em Agricultura) e Vilhena (Técnico em Edificações, em Eletromecânica e em Informática).

Para ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, modalidade de ensino presencial, é requisito imprescindível que o candidato tenha sido aprovado, sem dependências, no ensino fundamental, comprovado por meio do Histórico Escolar do Ensino Fundamental, Boletim Escolar oficial (ou documento oficial equivalente).

Sendo que para ingresso no Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, EJA (Educação de Jovens e Adultos), turno noturno, ofertado pelo IFRO Campus Guajará-Mirim, também é requisito imprescindível que o candidato tenha a idade mínima de 18 anos completos até a data da matrícula, conforme estabelecido na Lei nº 9.394, de 20/12/1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), e alterações posteriores, bem como demais documentos pertinentes ao assunto.

Para acessar o Edital 86/2024/REIT-CEA/IFRO completo, clique aqui.

Cursos de graduação

Para o nível de graduação, há três diferentes possibilidades (todas para quem já concluiu o ensino médio): a primeira são os cursos superiores de tecnologia, que ofertam formação específica em determinada profissão; a segunda são as licenciaturas, que são cursos para formação de professores; e uma terceira opção são os cursos de bacharelado, com formação de profissionais generalistas.

Há vagas para Ariquemes (Bacharelado em Agronomia, Licenciatura em Ciências Biológicas e Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas); Cacoal (Bacharelado em Engenharia Agronômica, Bacharelado em Zootecnia, Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Matemática, Superior de Tecnologia em Agronegócio, Superior de Tecnologia em Gestão Comercial EaD e Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD), Colorado do Oeste (Bacharelado em Engenharia Agronômica, Bacharelado em Medicina Veterinária, Bacharelado em Zootecnia, Licenciatura em Ciências Biológicas, Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD), Guajará-Mirim (Licenciatura em Ciências Biológicas), Jaru (Bacharelado em Medicina Veterinária, Superior de Tecnologia em Gestão Comercial e Superior de Tecnologia em Gestão Pública), Ji-Paraná (Bacharelado em Engenharia Florestal, Licenciatura em Química, Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Superior de Tecnologia em Gestão Comercial EaD e Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD), Porto Velho Calama (Bacharelado em Engenharia Civil, Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação, Bacharelado em Engenharia Química, Licenciatura em Física e Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas), Porto Velho Zona Norte (Licenciatura em Pedagogia EaD, Superior de Tecnologia em Gestão Comercial, Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Polo Ariquemes/RO: Superior de Tecnologia em Gestão Comercial/UAB, Polo Buritis/RO: Superior de Tecnologia em Gestão Comercial/UAB, Polo Chupinguaia/RO: Superior de Tecnologia em Gestão Comercial/UAB, Polo Guajará-Mirim/RO: Superior de Tecnologia em Gestão Comercial/UAB, Polo Nova Mamoré/RO: Superior de Tecnologia em Gestão Comercial/UAB, Polo Porto Velho/RO: Superior de Tecnologia em Gestão Comercial/UAB, Polo Ariquemes/RO: Superior de Tecnologia em Gestão Pública/UAB, Polo Buritis/RO: Superior de Tecnologia em Gestão Pública/UAB, Polo Chupinguaia/RO: Superior de Tecnologia em Gestão Pública/UAB, Polo Guajará-Mirim/RO: Superior de Tecnologia em Gestão Pública/UAB, Polo Nova Mamoré/RO: Superior de Tecnologia em Gestão Pública/UAB, Polo Porto Velho/RO: Superior de Tecnologia em Gestão Pública/UAB, Superior de Tecnologia em Redes de Computadores e Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet), São Miguel do Guaporé (Superior de Tecnologia em Agrocomputação, Superior de Tecnologia em Gestão Comercial EaD e Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD) e Vilhena (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Licenciatura em Matemática e Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas).

Para os cursos ofertados na modalidade Educação a Distância (EaD) há requisito de realização de atividades presenciais obrigatórias, que ocorrerão no campus/polo em que o aluno estiver matriculado, conforme Calendário Acadêmico da Unidade. O candidato inscrito nesta modalidade de Ensino a Distância (EaD) deverá residir no município da oferta, na zona urbana ou rural. Caso não resida no munícipio da oferta do curso, deverá apresentar o “Termo de compromisso para participar das aulas presenciais”.

Para ler o Edital 88/2024/REIT-CEA/IFRO completo, clique aqui.

Cursos subsequentes

Os cursos subsequentes ao ensino médio oferecem habilitação profissional técnica de nível médio a quem já tenha concluído o ensino médio. Portanto, para ingresso na modalidade presencial ou a distância, é requisito imprescindível que o candidato tenha sido aprovado, sem dependências, no ensino médio, comprovado por meio do Histórico Escolar do Ensino Médio, Boletim Escolar oficial ou documento oficial equivalente.

Ofertam vagas nesta modalidade de ensino os Campi Guajará-Mirim (Técnico em Enfermagem), Jaru (Técnico em Zootecnia), Porto Velho Calama (Técnico em Edificações e em Eletrotécnica), Porto Velho Zona Norte (Técnico em Finanças) e Vilhena (Técnico em Eletromecânica).

Publicidade
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Enem 2025: prazo para recurso da isenção da taxa de inscrição termina nesta sexta-feira (16)

Enem 2025: prazo para recurso da isenção da taxa de inscrição termina nesta sexta-feira (16)

Solicitante deve acessar Página do Participante e enviar documentação
L
Termina hoje prazo para inscrição de cursinhos populares na Rede Nacional de Cursinhos Pré-vestibulares do MEC

Termina hoje prazo para inscrição de cursinhos populares na Rede Nacional de Cursinhos Pré-vestibulares do MEC

Ação destina-se a entidades que preparam gratuitamente estudantes
L
Divulgado o resultado da lista de espera do Fies 2025; convocação vai até 22 de maio

Divulgado o resultado da lista de espera do Fies 2025; convocação vai até 22 de maio

Candidatos podem ser convocados até o dia 22 de maio
L
MEC prorroga até 16 de maio prazo para inscrição de cursinhos na Rede Nacional de Cursinhos Populares com apoio financeiro de até R$ 163 mil

MEC prorroga até 16 de maio prazo para inscrição de cursinhos na Rede Nacional

Instituição selecionada terá R$ 163,2 mil de apoio financeiro
L
Governo de RO inicia projeto “Emoções em Rede” para fortalecer a saúde emocional dos estudantes

Governo de RO inicia projeto “Emoções em Rede” para fortalecer a saúde emocional dos estudantes

Com essa tecnologia, as escolas poderão agir de forma preventiva e mais efetiva.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

VWCO aposta na eletrificação e inicia testes do e-Volksbus 22L

Quatro unidades do ônibus elétrico começam a operar na capital paulista para testes de desempenho
L

Ainda dá tempo? Audiências em Ji-Paraná e Vilhena vão exigir duplicação total e pedágios menos caros na BR-364

A meta é mudar alguns dos itens vitais da proposta tornada contrato com o consórcio vencedor, principalmente o que limita a duplicação da Rodovia da Morte em pouco mais de 100 quilômetros…
L

Início da colheita do café evidencia compromisso do governador Marcos Rocha com avanço da cafeicultura

Representando o governador Marcos Rocha, a primeira-dama e titular da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), Luana Rocha, destacou que mais de 20 mil famílias vivem da cultura do café em Rondônia.
L

SOU JESUS!: homem tenta doar lápis da Havan… sem pagar antes

Suspeito de furto alegou missão divina ao ser pego com camisa e lápis no estacionamento
10

Eduardo del Castillo renuncia ao cargo de ministro e entra na disputa presidencial da Bolívia

Del Castillo foi aprovado pelo Movimento ao Socialismo, tendo a certeza de que enfrentará fatores obscuros internos e externos. Com 36 anos, Eduardo é uma aposta para suceder o presidente Arce e conter um possível retorno do ex-presidente Evo Morales.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

IBGE: taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

IBGE: taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

Indicador se mantém estável nas outras 15 unidades
L
Conab prorroga inscrições de concurso público com 403 vagas até 20 de maio

Conab prorroga inscrições de concurso público com 403 vagas até 20 de maio

São oferecidas 403 vagas de nível médio e superior
L

Parceria entre Prefeitura, Unir e Fundape oferece 50 vagas em pós-graduação de Educação Especial

As inscrições serão encerradas no próximo dia 23 de maio
L

Semed abre edital com 30 vagas para especialização em Orçamento, Governança e Gestão de Riscos no setor público

A formação, com 390 horas de carga horária, tem previsão de início em agosto de 2025 e conclusão até fevereiro de 2027
L

Prazo para se inscrever no processo seletivo da saúde de Porto Velho termina nesta sexta-feira (16)

O processo visa atender às necessidades emergenciais da saúde, oferecendo mais de 600 vagas imediatas e cadastros reserva
L
Publicidade

POLÍTICA

JAIME BAGATTOLI: Projeto de Lei do senador garante tratamento penal mais rigoroso aos criminosos reincidentes

Tratamento mais rigoroso também valeria para reincidentes em crimes dolosos
L

Marcos Rocha enfatiza ações inovadoras que posicionam Rondônia entre os destaques nacionais

A liderança de Rondônia nesse ranking reflete uma série de ações conduzidas pelo governo estadual, por meio da Sedec
L
Deputada Sílvia Cristina recebe o título de cidadã honorária de Espigão do Oeste

Deputada Sílvia Cristina recebe o título de cidadã honorária de Espigão do Oeste

Proposto pelo vereador Adriano da Ambulância, título foi aprovado por todos os vereadores
L

“Educar também é proteger”, afirma Samuel Costa sobre súmula do STJ que criminaliza álcool para menores

Para o advogado criminalista, a decisão do STJ consolida um importante instrumento de conscientização e responsabilização na proteção infantojuvenil
L

Deputado Cássio Gois garante R$ 650 mil para aquisição de escavadeira hidráulica em Castanheiras

O pedido foi formalizado pelo deputado Cássio Gois em ofício enviado ao Governo de Rondônia, no dia 20 de março.
L
Publicidade

POLÍCIA

No abdômen: homem é baleado e pede socorro após ataque na zona sul de Porto Velho

Tentativa de homicídio ocorreu na madrugada deste domingo (18) no bairro Cidade do Lobo
16

URGENTE: Jovem de 24 anos é executado após briga em tabacaria no centro de Jaci-Paraná

Crime ocorreu na manhã deste domingo (18) e é investigado pela Polícia Civil
12

Colisão entre carreta e carro deixa uma pessoa morta na BR-364, próximo a Ji-Paraná

Sinistro ocorreu na manhã deste domingo (18) e mobilizou equipes de resgate
18

VÍDEO: Mulher é presa por embriaguez após sofrer grave sinistro de trânsito na zona leste de Porto Velho

O sinistro de trânsito entre um carro e uma moto ocorreu na noite deste sábado (17), no cruzamento da Rua União com a Avenida Mário Andreazza, no bairro São Francisco, zona leste.
14

Festa com menores bebendo e som alto termina com prisão de dois adultos em Vilhena

Ocorrência foi registrada no bairro Cidade Verde III; narguilé, cigarro eletrônico e bebidas alcoólicas estavam sendo consumidos por adolescentes
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Justiça do Trabalho alinha com parceiros detalhes para a 21ª edição do TRT Comunidade

O  mutirão de serviços gratuitos está marcado para o dia 31 de maio (sábado), das 8h às 13h, na Escola Estadual Maria Carmosina Pinheiro, (bairro Tiradentes, zona leste de Porto Velho).
L

Jovem do Acre luta contra câncer raro após acidente com bezerro e mobiliza campanha solidária em Rondônia

Claudiney, de 14 anos, enfrenta osteossarcoma longe de casa e precisa de ajuda para seguir com o tratamento em Porto Velho
L

Força Tática do 5° prende homicida com drogas na zona leste

Na revista pessoal, foram encontradas várias porções de cocaína, dinheiro e material para embalar os entorpecentes.
10

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental (LP-LI-LO): CAMILLO F G LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS E LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Rondônia se destaca no Brasil como líder em incentivo a negócios inovadores, com economia entre as mais promissoras

Rondônia se destaca no Brasil como líder em incentivo a negócios inovadores, com economia entre as mais promissoras

O vice-governador e titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Sérgio Gonçalves, destaca que Rondônia não para de colher bons indicadores econômicos e celebra a construção de um cenário de desenvolvimento em plena evolução.
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAO): GRAMAR – GRAMA RONDONIA EIRELI

Licença Ambiental de Operação Nº 124 SOL/DLA
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental (LAO): GRAMAR – GRAMA RONDONIA EIRELI

Licença Ambiental de Operação Nº 124 SOL/DLA
L

Major da PM e foragido são presos em bar na zona leste

Segundo a PM, a equipe foi ao local após uma denúncia que informava que o militar havia repassado sua arma para outro homem portar na cintura.
10

Homem é morto a facadas após tentar intervir em briga, em Cerejeiras

Vítima foi perseguida e atingida por golpes de faca após tentar apartar confusão em danceteria
18

Requerimento da Licença Ambiental (LP – LI – LO ): D. SANTOS BATISTA

Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO)
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.