DOMINGO, 01/02/2026

Em destaque

IBGE aponta crescimento da frequência escolar de crianças

Dados ainda não cumprem diretrizes do Plano Nacional de Educação

Por LÉO RODRIGUES – REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

IBGE aponta crescimento da frequência escolar de crianças
WILSON DIAS/AGÊNCIA BRASIL

De acordo com uma nova pesquisa divulgada nesta quarta-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o percentual de crianças que frequentam escola ou creche no país cresceu no último ano.

Na faixa etária de 0 a 3 anos o salto foi de de 36% registrados em 2022 para 38,7% em 2023. Já entre as crianças de 4 e 5 anos, quando a matrícula já é obrigatória conforme a legislação nacional, houve um aumento de 91,5% para 92,9%.

Os dados constam na Síntese de Indicadores Sociais 2024, que traz uma análise produzida pelo IBGE sobre as condições de vida da população brasileira. É um estudo amplo que aborda temas variados como mercado de trabalho, renda, educação, saúde e condições de vida.

De acordo com a divulgação, 19,5% das crianças que frequentam creche são atendidas pela rede privada. Mas as realidades são bastante distintas entre os estados. Se no Rio de Janeiro e no Distrito Federal 38,3% das matrículas estão em instituições privadas, no Tocantins e no Acre esse percentual é de apenas 7,4%.

Para a faixa etária de 0 a 3 anos, há ainda um caminho considerável para o cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE) que fixa diretrizes para a política educacional por um intervalo de dez anos. O que está atualmente em vigor estabelece que 50% dessas crianças deveriam estar na escola ou na creche.

“Temos ainda uma diferença considerável para a meta do PNE”, observa Bruno Mandelli Perez, analista do IBGE envolvido na pesquisa.

Dificilmente ela será alcançada na vigência do atual plano, pois seria necessário conquistar até o fim do próximo ano um salto de 11,3 pontos percentuais frente aos 38,7% registrados em 2023.

Isso porque o atual PNE foi elaborado inicialmente para o período de 2014 a 2024 e prorrogado até o fim de 2025. Um novo plano já está em discussão no Congresso.

A pesquisa mostra um cenário muito desigual entre as regiões. Sul (45,6%) e Sudeste (45,5%) registram os maiores percentuais de frequência escolar entre 0 e 3 anos. Enquanto isso, no Norte, apenas 20,9% dessas crianças estão matriculadas em instituições de ensino.

Já para a faixa etária de 4 e 5 anos, os dados apontam para uma recuperação após uma queda da frequência escolar em meio à pandemia de covid-2019. Em 2019, antes da crise sanitária decorrente da disseminação da doença, 92,7% das crianças dessas idades estavam matriculadas. Apesar da queda para 91,5% em 2022, a situação foi revertida já que, em 2023, registrou-se 92,9% de frequência escolar para essa faixa etária. A meta do atual PNE, no entanto, é chegar aos 100%.

A evolução mais significativa na frequência escolar de crianças com 4 e 5 anos foi registrada na região Norte, que saiu de 82,8% em 2022 para 86,5% em 2023. Ainda assim, mesmo com o salto de 3,7 pontos percentuais, ela figura abaixo das demais regiões do país. As maiores frequências para esta faixa etária são registradas no Sudeste (94,5%) e no Nordeste (94,4%).

Os dados divulgados pelo IBGE mostram ainda que a frequência escolar se manteve em 99,4% entre as crianças de 6 a 14 anos. A universalização nesta faixa etária já está praticamente alcançada há alguns anos.

No entanto, dados envolvendo o acesso à escola na etapa adequada revelam dificuldades enfrentadas pelo Brasil para retomar patamares alcançados antes da pandemia. Em 2019, 97,1% das crianças de 6 a 14 anos estavam cursando a série condizente com sua idade. Esse percentual caiu para 95,2% em 2022 e, em 2023, registrou nova queda chegando a 94,6%.

Motivações

A pesquisa também levantou informações sobre o contexto daquelas crianças que não frequentavam escola ou creche em 2023. Na faixa etária entre 0 e 3 anos, 60,7% não estavam matriculadas em nenhuma instituição por opção dos pais ou responsáveis. O dado representa um salto de 3,6 pontos percentuais frente aos 57,1% registrados em 2022. “Há pais que acham que o filho ainda é muito novo e preferem cuidar em casa”, observa Bruno Mandelli Perez.

Além disso, em 34,7% dos casos, a motivação para manter a criança fora da escola está associada a falhas de cobertura. Isso inclui a falta de vagas (8,7%), bem como a inexistência de escola, a insegurança no entorno da escola, a insuficiência de transporte, etc.

Situação similar se repete com as crianças de 4 e 5 anos que estão fora da escola. Na maioria dos casos (47,4%), trata-se de uma opção dos pais ou responsáveis. É uma elevação de 7,6 pontos percentuais na comparação com os 39,8% apurados em 2022.

Abandono

Outro dado levantado pelo IBGE revela detalhes sobre o abandono escolar pelos jovens de 15 a 29 anos de idade. Em 2023, cerca de 9,1 milhões dos integrantes dessa faixa etária deixaram os estudos sem concluir a educação básica, que inclui os ensinos infantil, fundamental e médio. Desse total, 515 mil tinham de 15 a 17 anos; 4,5 milhões, de 18 a 24 anos; e 4,1 milhões, de 25 a 29 anos.

A principal razão apontada para o abandono escolar foi a necessidade de trabalhar. Esse motivo foi mencionado por 53,5% dos homens. Em segundo lugar, aparece a falta de interesse (25,5%). Já entre as mulheres, esses percentuais são menores: 25,5% alegaram necessidade de trabalhar e 20,9% falta de interesse. Entre elas, o abandono escolar foi também bastante associado à gravidez (23,1%) e aos afazeres domésticos (9,5%).

Bruno Mandelli Perez destaca que, em alguns casos, a pessoa deixa de estudar por um motivo e, futuramente, não consegue retomar por outra razão. De acordo com o analista do IBGE, os dados apontam que esta é uma situação que ocorre com muitas mulheres.

“Tem aquelas que abandonam por causa da gravidez e depois não conseguem retornar por conta dos afazeres domésticos, que possivelmente estão relacionados com os filhos que elas tiveram”.

A pesquisa do IBGE mostra ainda que, em 2023, 40,1% das pessoas de 25 a 64 anos de idade não haviam concluído o ensino médio. Esse percentual é mais que o dobro da média de 19,8% apurada em 2022 pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que reúne as economias mais avançadas do mundo, além de alguns países emergentes. O Brasil fica atrás de países como México (27,1%), Colômbia (34,1%) e Chile (40,5%).

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura antecipa repasse do Proafem e injeta recursos nas escolas de Porto Velho

Prefeitura antecipa repasse do Proafem e injeta recursos nas escolas de Porto Velho

Programa de apoio financeiro às unidades municipais teve aumento de 34,8% na gestão Léo Moraes e libera metade das parcelas já no início do ano letivo.
L
Unesp publica lista de aprovados no vestibular 2026

Unesp publica lista de aprovados no vestibular 2026

A universidade paulista convocou os selecionados na primeira chamada para realizarem a matrícula virtual a partir de segunda-feira, após disputa por quase seis mil vagas.
L
Estudantes do Pé-de-Meia agora podem investir em Tesouro Direto

Estudantes do Pé-de-Meia agora podem investir em Tesouro Direto

Parceria entre Tesouro Nacional, Caixa, Ministério da Educação e B3 oferece nova opção de aplicação financeira para jovens de baixa renda.
L
Sisu 2026 encerra prazo para lista de espera na segunda-feira

Sisu 2026 encerra prazo para lista de espera na segunda-feira

Candidatos não selecionados na chamada regular devem manifestar interesse pelo portal do MEC para seguir na disputa por vagas em universidades públicas de todo o país.
L
UNIR autoriza etapa final das obras do Teatro Universitário

UNIR autoriza etapa final das obras do Teatro Universitário

A reitora Marília Pimentel assinou a ordem de serviço para conclusão da estrutura, que recebeu investimentos do Novo PAC e tem inauguração prevista para agosto de 2026.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Porto Velho cria política permanente para proteger foliões no Carnaval

Porto Velho cria política permanente para proteger foliões no Carnaval

Decreto institui o programa Carnaval Seguro com ações integradas de proteção, inclusão e garantia de direitos durante a festa na capital.
L

Nota de pesar: Jorge Dias de Castro

Policial Civil aposentado, Jorge Dias de Castro deixa um legado de integridade, alegria e amor à família, sendo lembrado com carinho por amigos, colegas de profissão e familiares em Porto Velho.
L

Cine Araújo Porto Velho: confira os filmes em cartaz e os horários

Do suspense à animação, passando por grandes estreias e títulos para toda a família, o Cine Araújo em Porto Velho segue com uma programação diversificada, pensada para agradar públicos de todas as idades ao longo do dia.
L

Agenda News Folia: Luciana Oliveira fala dos 33 anos do Pirarucu do Madeira

Vice-presidente do bloco explica como a festa gratuita virou símbolo de resistência em Porto Velho, com campanhas sociais, apoio público e novidades no som e no repertório.
L

Momento Agro: Entrevista com Jucilene Cavali destaca o processo de despesca no Projeto ProÁgua

O especial também reforça o papel do Projeto ProÁgua no apoio aos produtores.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula apresenta boa recuperação após cirurgia de catarata

Lula apresenta boa recuperação após cirurgia de catarata

Presidente tem evolução clínica dentro do esperado e deve retomar a agenda oficial na próxima semana
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Rondônia em foco: pedágio, política, justiça e segurança pública

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Rondônia em foco: pedágio, política, justiça e segurança pública

Decisões judiciais sobre a BR-364, mudanças partidárias, violência urbana, economia, eleições e carnaval expõem um Estado em ebulição e com impactos diretos na vida da população.
L
Dr. Fernando Máximo destina mais de R$ 5,5 milhões para a saúde de Ji-Paraná

Dr. Fernando Máximo destina mais de R$ 5,5 milhões para a saúde de Ji-Paraná

Recursos de emendas parlamentares vão reforçar o SUS no município e atender demandas da rede pública de saúde
L
Indicação de Cláudia de Jesus solicita avanços na implantação da Policlínica de Ji-Paraná

Indicação de Cláudia de Jesus solicita avanços na implantação da Policlínica de Ji-Paraná

Deputada pede à Sesau informações atualizadas sobre cronograma, estudos técnicos e etapas administrativas do projeto
L
Deputado Ribeiro do Sinpol anuncia reforma da Delegacia de Polícia Civil de Guajará-Mirim

Deputado Ribeiro do Sinpol anuncia reforma da Delegacia de Polícia Civil de Guajará-Mirim

Intervenção na unidade está prevista no orçamento estadual de 2026 e busca melhorar as condições de trabalho e o atendimento à população
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é esfaqueado durante confusão em distribuidora de bebidas em Candeias do Jamari

Homem é esfaqueado durante confusão em distribuidora de bebidas em Candeias do Jamari

Vítima foi atingida na região lombar durante a madrugada e suspeita fugiu antes da chegada da polícia
16
Atropelamento em Candeias do Jamari: homem é encontrado morto

Atropelamento em Candeias do Jamari: homem é encontrado morto

Vítima não identificada foi localizada na Linha 45, em Vila Nova Samuel, com ferimentos graves na cabeça, e polícia investiga possível atropelamento ocorrido durante a madrugada.
18
Acidente na Avenida Jatuarana: casal e criança ficam feridos

Acidente na Avenida Jatuarana: casal e criança ficam feridos

Ocorrência registrada na zona sul de Porto Velho deixou três pessoas feridas após queda de motocicleta em cruzamento movimentado, mobilizando Polícia Militar e equipes do SAMU.
14
Acidente de trânsito em Porto Velho: colisão grave deixa feridos

Acidente de trânsito em Porto Velho: colisão grave deixa feridos

Batida entre duas motocicletas e um carro no bairro Embratel deixou vítimas em estado grave, mobilizou equipes do SAMU e levou o Batalhão de Trânsito a isolar a área para perícia.
16
VÍDEO: Funcionário é agredido a coronhadas por bandidos durante assalto em posto de combustíveis

VÍDEO: Funcionário é agredido a coronhadas por bandidos durante assalto em posto de combustíveis

Câmeras registraram a ação de dois criminosos que renderam e agrediram o trabalhador
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PM de São Paulo terá atendimento especial a mulheres durante o Carnaval

PM de São Paulo terá atendimento especial a mulheres durante o Carnaval

Policiais femininas vão atuar no acolhimento de vítimas de importunação e no combate a agressões
L
Corinthians enfrenta Arsenal na final inédita da Copa das Campeãs da Fifa

Corinthians enfrenta Arsenal na final inédita da Copa das Campeãs da Fifa

Brabas buscam título histórico contra estrelas do futebol europeu em decisão na Inglaterra
L
Tratado do Alto-Mar: o que muda para o Brasil nos oceanos

Tratado do Alto-Mar: o que muda para o Brasil nos oceanos

Acordo internacional em vigor cria regras globais para proteger a biodiversidade além das águas nacionais, amplia obrigações ambientais e posiciona o Brasil nas decisões sobre o futuro dos oceanos.
L
Manual do Jovem Empreendedor: guia orienta quem quer ser MEI

Manual do Jovem Empreendedor: guia orienta quem quer ser MEI

Material lançado pelo governo reúne regras, vantagens e caminhos para formalização como microempreendedor individual, com foco em jovens que desejam iniciar um negócio legalizado.
L

1win cassino no Brasil com guia de bônus, Pix e app

Se você quer começar pelo cadastro, este guia reduz erros. Depois de ler, você decide se faz sentido seguir com 1 win.
L
Delcy Rodríguez propõe anistia geral para promover reconciliação na Venezuela

Delcy Rodríguez propõe anistia geral para promover reconciliação na Venezuela

Lei de anistia abrangendo casos desde 1999 busca liberar presos políticos e promover coexistência pacífica, enquanto governo planeja fechar o Helicoide e a Assembleia aprová-la.
L
Governo executa manutenção asfáltica em 40 km da RO-133 entre Vale do Anari e Theobroma

Governo executa manutenção asfáltica em 40 km da RO-133 entre Vale do Anari e Theobroma

Serviços do DER-RO recuperam trechos desgastados da rodovia para melhorar a trafegabilidade, segurança e conforto de motoristas e produtores rurais.
L

Baile Municipal marca abertura do Béra Folia e inicia o Carnaval em Porto Velho

O evento realizado hoje no Mercado Cultural deu o pontapé inicial oficial às festividades de 2026.
L
Carnaval de Porto Velho terá QR Code para identificar crianças no Curumim Folia

Carnaval de Porto Velho terá QR Code para identificar crianças no Curumim Folia

Cadastro online com QR Code vai facilitar a identificação de crianças e agilizar o reencontro com responsáveis durante eventos carnavalescos.
L
Mãe é presa ao tentar levar droga no estômago para filho preso no 603

Mãe é presa ao tentar levar droga no estômago para filho preso no 603

Diante do flagrante a mulher foi encaminhada ao Hospital João Paulo II,para a retirada das drogas
10
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.