TERÇA-FEIRA, 01/07/2025

Escolas que disputam Olimpíada de Matemática se saem melhor no Enem

É o que mostra pesquisa do Iede, organização de estudos em educação

Por Léo Rodrigues -Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Escolas que disputam Olimpíada de Matemática se saem melhor no Enem
Shubham Sharan/Unsplash

Os alunos de escolas com altas taxas de participação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) têm obtido melhores resultados no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). É o que mostra pesquisa conduzida pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), organização que se dedica a estudos em educação. Divulgado nesta segunda-feira (27), o estudo revela ainda que essas instituições também registram maiores taxas de aprovações de seus alunos e menores distorções na equivalência entre idade e série.

No critério de alta participação, foram enquadradas as escolas em que pelo menos 65% dos estudantes classificados participaram da segunda fase. Nessas instituições, constatou-se que o aprendizado em matemática não beneficia apenas dos estudantes que se destacam na disciplina, mas toda a turma. “A Olimpíada de Matemática vai ter impacto maior em todos os estudantes se ela gerar mais mobilização”, observa o pesquisador e diretor executivo do Iede, Ernesto Faria.

Em um recorte no grupo de escolas que tiveram alunos conquistando prêmios na Obmep, mas que não registraram alta participação, chamou atenção a desigualdade interna. Nesses casos, apesar de se verificar aumento das médias no Enem, observa-se também maior discrepância entre as notas dos alunos. “Se a Olimpíada de Matemática não gera efeito mobilizador na escola, ela pode acabar ajudando apenas um determinado perfil de alunos. E aí perde-se o potencial de contribuir com a melhoria de alunos que estariam registrando mais baixo desempenho”, alerta Ernesto.

A média da nota na prova da matemática do Enem, considerando todas as instituições onde houve alunos que conquistaram medalhas na Obmep, foi de 516,1. Entre aquelas que não participaram ou que não foram premiados, a média cai para 488,5.

Além disso, também foi avaliado o desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicado a cada dois anos pelo Ministério da Educação desde 1990. Por meio dele, são produzidos indicadores educacionais referentes às regiões, unidades da Federação, municípios e instituições de ensino. Com base nos dados levantados, são realizadas análises envolvendo a qualidade, a equidade e a eficiência da educação praticada nos diversos níveis governamentais.

As escolas com alunos que conquistam medalhas na Obmep registraram no Saeb média de 270,3 pontos para o ensino fundamental e de 288,8 para o ensino médio. Aquelas que não participaram ou não tiveram premiados apresentaram médias de 240,2 e 269,8, respectivamente.

“A Olimpíada é um programa muito importante que gerou ações de mobilização e de reconhecimento da matemática nas escolas. Mas é preciso ter esse olhar de como não promover desigualdade. E aí passa por avaliar o que mais a gente pode fazer. O potencial da Olimpíada é enorme. Ela tem essa capacidade de chegada nas escolas e já tem gerado resultados. Mas poder ser ainda mais transformador”, avalia Ernesto Faria.

De acordo com ele, o envolvimento na Obmep também favorece o acesso ao ensino superior. As escolas com altas taxas de participação e alunos premiados tem maiores percentuais de estudantes que alcançam média no Enem compatível com as exigências para admissão em faculdades públicas e privadas.

Criada em 2005, a Obmep é considerada atualmente importante política pública para promover o ensino da matemática no país. A competição é organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), unidade de ensino e pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e ao Ministério da Educação (MEC). A 19ª edição, disputada neste ano, registrou dois recordes. Em 99,9% dos municípios do país, ao menos uma escola se inscreveu. Foi a mais abrangente cobertura territorial já alcançada. Além disso, com 56.513 escolas envolvidas, obteve-se a maior participação desde que a competição teve início.

O próprio Impa atuou como parceiro técnico da pesquisa, assim como o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Superior da Universidade de São Paulo (Lepes/USP). O estudo também contou com o apoio da B3 Social, uma instituição sem fins lucrativos.

Segundo Ernesto Farias, a pesquisa é importante porque traz dados que ajudam a pensar caminhos para alterar o atual cenário brasileiro. A última edição do Saeb, em 2021, registrou o menor percentual de estudantes com aprendizado adequado em matemática na comparação com a língua portuguesa.

No 5º ano da rede pública, por exemplo, a diferença foi de 14 pontos percentuais: 51% dos alunos tinham aprendizado adequado em língua portuguesa e apenas 37% em matemática. Escalando as etapas da educação básica, a discrepância se acentua. No 3º ano do ensino médio, apenas 5% dos estudantes da rede pública registram aprendizado adequado em matemática.

Quando considerados apenas os alunos de baixo nível socioeconômico, nas diferentes etapas da educação básica, esse percentual chega a 4,4%. Os pesquisadores lembram também que, conforme os dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), os jovens brasileiros de 15 e 16 anos estão cerca de três anos atrás na aprendizagem em matemática na comparação com aqueles da mesma idade que vivem em países desenvolvidos.

“O Brasil tem desafios na educação de uma forma geral, mas o desafio em matemática é ainda maior. E é algo generalizado. Obviamente, as escolas que atendem jovens mais vulneráveis sofrem mais, mas na verdade temos poucas escolas que de fato registram resultado alto em matemática. Alfabetização não pode ser só saber ler e escrever. Alfabetização tem que ser também utilizar bem os números, saber as quatro operações. Mesmo instituições privadas de elite têm desafios”, comenta Ernesto Faria.

Escolas Públicas

O estudo também buscou identificar quantas são e onde estão as escolas públicas que mais se destacam em matemática. Para mapear ações comuns que parecem contribuir para o bom desempenho dos alunos, os pesquisadores inclusive visitaram oito dessas unidades nas regiões Sudeste, Nordeste e Sul.

Ao todo, 71 das 47.418 escolas de ensino fundamental e 80 das 20.606 de ensino médio conseguem bons resultados em matemática, mesmo atendendo alunos de baixo e médio nível socioeconômico. Os pesquisadores manifestam preocupação com esses dados, inclusive porque consideram que não utilizaram critérios demasiadamente rigorosos. Ainda assim, entre milhares de escolas, poucas dezenas obtiveram destaque em perspectiva nacional.

Nas visitas de campo, quatro fatores chamaram a atenção: a existência de uma boa relação entre professor e aluno, que envolve confiança e apoio emocional; a preocupação dos professores com a aprendizagem de todos, com estratégias voltadas para aqueles que apresentam mais dificuldade; a busca por métodos e ferramentas que tornam o ensino mais atrativo; e a oferta de aulas de com conteúdos mais aprofundados.

“Vimos algumas práticas interessantes, alguns professores muito fora da curva, realmente de muita qualidade. Mas não tem uma estrutura nas escolas, de fato, para garantir a aprendizagem da maioria. Você tem ali uma turma com bons resultados e, do lado, na sala vizinha, tem alunos ali aprendendo matemática com um nível de exigência mais baixo”, afirma Ernesto Faria. Segundo ele, o bom desempenho de uma escola muitas vezes está mais relacionado com esses professores fora da curva do que com questões estruturais.

Para os pesquisadores, além de fortalecer a Obmep, é preciso pensar em políticas públicas que envolvam questões como melhorias estruturais e garantia de formação continuada dos professores. Experiências de sucesso no Brasil e no exterior podem ser mapeadas para servir de exemplo e serem replicadas.

“Às vezes até há garantias da rede de ensino que são importantes. Dão apoio para organizar turmas preparatórias para a Obmep. Por vezes, garantem recursos financeiros extras para esse professor dar aula no fim de semana. Então, não é que o professor sozinho irá gerar a aprendizagem do estudante. Mas hoje não há uma política de formação que permita que a escola tenha ali cinco ou dez bons professores de matemática. O que temos são casos de professores talentosos e aí algumas ações da rede de ensino permitem que eles tragam resultados”, acrescenta.

A pesquisa também mostra o alto percentual de professores sem formação adequada e a precarização das contratações. Muitos deles têm contratos temporários e trabalham em diferentes escolas, em turnos alternados. “Um desafio que existe é de formação de professores na área. Inclusive, na pedagogia. A gente precisa ter bons professores de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Não são especialistas, mas dão aulas de matemática e de língua portuguesa e tem que conseguir trabalhar de forma positiva os conteúdos”, observa Ernesto Faria.

Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Inep prorroga inscrições para Rede Nacional de Certificadores do Enem 2025 e Prova Nacional Docente até 7 de julho

Inep prorroga inscrições para Rede Nacional de Certificadores do Enem 2025 e Prova Nacional Docente até 7 de julho

Servidor do Executivo e professores da rede pública podem se inscrever
L
Começa prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição da Prova Nacional Docente

Começa prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição da Prova Nacional Docente

Inscrições para Prova Nacional Docente começam dia 14 de julho
L

Prefeitura promove aula inaugural dos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação Escolar

A solenidade contará com a palestra do Professor Dr. Nonato Assis de Miranda da USCS
L
Pé-de-Meia: Nascidos em novembro e dezembro recebem 4ª parcela nesta segunda-feira (30)

Pé-de-Meia: Nascidos em novembro e dezembro recebem 4ª parcela nesta segunda-feira (30)

Valores são depositados em contas abertas automaticamente na Caixa
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Espetaria Porto do Espeto conquista paladares com jantinhas completas

Selecionamos quatro opções irresistíveis para quem ama um bom espetinho, caprichado e cheio de sabor.
L
Segunda edição do CPNU avança nas ações afirmativas, com inscrições a partir desta quarta-feira (2)

Segunda edição do CPNU avança nas ações afirmativas, com inscrições a partir desta quarta-feira (2)

Certame ofertará 3.652 vagas para 32 órgãos federais e terá equiparação do percentual de mulheres que passam para a segunda fase.
L
Agenda News: Cheirinho de novidade - Carmed Body Splash é o novo sucesso na FTR Mega Loja

Agenda News: Cheirinho de novidade – Carmed Body Splash é o novo sucesso na FTR Mega Loja

Fragrâncias femininas trazem charme, leveza e personalidade para qualquer ocasião.
L
Agenda News: Chega a Porto Velho a Bio Mundo, novo destino para quem busca uma vida mais saudável

Agenda News: Chega a Porto Velho a Bio Mundo, novo destino para quem busca uma vida mais saudável

Minimercado chega à capital com variedade de produtos a granel, suplementos e opções saudáveis que prometem transformar hábitos e rotinas dos porto-velhenses.
L

Minha Casa, Minha Vida fará mais 4.667 moradias em 16 estados 

Mais de 18 mil pessoas serão beneficiadas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso Nacional Unificado terá número igual de homens e mulheres convocados para a segunda fase

Concurso Nacional Unificado terá número igual de homens e mulheres convocados para a segunda fase

Equiparação levou em conta resultados do concurso de 2024
L

Minalinda: vaga para Auxiliar de Serviços Gerais

Vaga disponível para profissionais responsáveis e dedicados à limpeza e conservação de ambientes
L

POLÍTICA

Eyder Brasil busca soluções junto ao Governo de Rondônia para falta de remédios essenciais a pessoas com deficiência

Eyder Brasil busca soluções junto ao Governo de Rondônia para falta de remédios essenciais a pessoas com deficiência

Deputado leva ao conhecimento do executivo a ausência de medicamentos como Risperidona e Canabidiol.
L
Governo lança Programa Nacional para reduzir uso de Agrotóxicos

Governo lança Programa Nacional para reduzir uso de Agrotóxicos

A iniciativa visa diminuir o uso de agroquímicos, especialmente aqueles considerados altamente perigosos para o meio ambiente e a saúde humana.
L
Deputada Cláudia de Jesus homenageia hematologistas e reforça a importância do SUS

Deputada Cláudia de Jesus homenageia hematologistas e reforça a importância do SUS

Durante sessão solene, a deputada destacou o trabalho dos médicos e o papel fundamental do SUS.
L

Diante das votações contrárias as medidas do governo Lula, internet tem manifestado indignação contra o Congresso

Congresso Inimigo do Povo, Congresso contra o Povo e Congresso contra o Brasil, são as frases mais lançadas nos perfis do presidente da Câmara e do Senado.
L

Segundo The Economist, Lula perde influência no exterior e enfrenta queda de popularidade no Brasil

Revista britânica critica alinhamento do presidente com regimes autoritários e aponta enfraquecimento da política externa e interna do governo
L
Publicidade

POLÍCIA

Equipe do sgt Machado prende acusado de matar a esposa em Porto Velho

Equipe do sgt Machado prende acusado de matar a esposa em Porto Velho

O foragido teria cumprido parte da pena, mas depois conseguiu escapar do sistema penitenciário. O criminoso contou que matou a companheira depois de descobrir uma traição, e que teria contraído o vírus HVI passado por ela.
12
Operação Aliança Pela Vida da PM evita mortes entre facções e prende dois foragidos em confronto armado

Operação Aliança Pela Vida da PM evita mortes entre facções e prende dois foragidos em confronto armado

No local, encontraram uma mulher com uma fratura exposta na perna direita, vítima de tentativa de homicídio.
14
Empresário tem R$25 mil reais roubados por dupla em moto na capital

Empresário tem R$25 mil reais roubados por dupla em moto na capital

Segundo o empresário, os suspeitos estavam parados nas proximidades esperando o momento de atacar.
10
Mandado de prisão leva à apreensão de arma e munições em Rondônia

Mandado de prisão leva à apreensão de arma e munições em Rondônia

A ação foi realizada em cumprimento a um mandado de prisão e busca e apreensão expedido contra o acusado.
12
Agentes do ICMBio e PM sofrem ataque a tiros em operação contra garimpo ilegal em Rondônia

Agentes do ICMBio e PM sofrem ataque a tiros em operação contra garimpo ilegal em Rondônia

O incidente ocorreu entre os dias 15 e 25 de junho, período em que as equipes realizavam fiscalizações na área de extração ilegal.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Jaru faz nova convocação de aprovados em processo seletivo

Prefeitura de Jaru faz nova convocação de aprovados em processo seletivo

Os aprovados no seletivo simplificado têm o prazo de três dias úteis para apresentarem a documentação.
L
Nova Nota Fiscal Eletrônica inicia fase de testes nesta terça-feira com padronização Nacional

Nova Nota Fiscal Eletrônica inicia fase de testes nesta terça-feira com padronização Nacional

A obrigatoriedade das novas regras entrará em vigor apenas em janeiro de 2026.
L

Gestão municipal corta despesas e já economiza milhões com consumo de combustível

De acordo com a superintendente Euma Tourinho, medidas de austeridade vêm trazendo grandes resultados.
L
Governo aumenta imposto de importação para carros elétricos e híbridos a partir desta terça-feira

Governo aumenta imposto de importação para carros elétricos e híbridos a partir desta terça-feira

A medida faz parte de um cronograma de reconstituição gradual do imposto, aprovado em novembro de 2023 pelo Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex), com o objetivo de incentivar a produção nacional.
L
TRT da 14ª Região amplia acesso à Justiça e cidadania no interior do Acre

TRT da 14ª Região amplia acesso à Justiça e cidadania no interior do Acre

A assinatura do termo aditivo ocorreu no TJAC com a presença de representantes da Justiça do Trabalho em Rondônia e Acre.
L
Anvisa autoriza testes em humanos de vacina brasileira contra Gripe Aviária

Anvisa autoriza testes em humanos de vacina brasileira contra Gripe Aviária

O imunizante, em desenvolvimento desde janeiro de 2023, utiliza a mesma tecnologia da vacina contra a influenza sazonal e já passou por testes pré-clínicos em animais, utilizando cepas cedidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
L

Governo de RO investe mais de R$ 16 milhões na segurança pública e lança plano de combate à violência contra a mulher

Foram entregues 48 viaturas, com foco no reforço do policiamento ostensivo. Sendo 14 delas destinadas ao atendimento especializado às Patrulhas Maria da Penha e Delegacias da Mulher.
L
Zenit paga multa de R$ 160 milhões e Gerson deixa o Flamengo

Zenit paga multa de R$ 160 milhões e Gerson deixa o Flamengo

O pagamento foi efetuado horas após o desembarque do jogador no Rio de Janeiro, depois da eliminação do Flamengo na Copa do Mundo de Clubes.
L
Agenda News: Curso de Confeitaria Profissional é a receita certa para transformar seu talento em sucesso

Agenda News: Curso de Confeitaria Profissional é a receita certa para transformar seu talento em sucesso

Instituto Mix Porto Velho abre matrículas para formação em confeitaria, com aulas práticas que vão do preparo à decoração.
L

TJRO reforma sentença e absolve vereadora Sofia Andrade em ação movida por Marcos Rocha

Por unanimidade, 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça dá provimento ao recurso da defesa e julga improcedente ação por danos morais movida pelo ex-governador
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.