QUINTA-FEIRA, 20/11/2025

Em destaque

Comitê Gestor do Alfabetiza Porto Velho certifica avanços na educação de alunos em 2023

Programa visa aumentar a habilidade de escrita e leitura em todas as crianças da rede até o 3º ano do ensino fundamental

Por Géri Anderson/Secom/Gov-RO - 010

Publicado em 

Foto: Semed

Seguindo com as ações estratégicas que buscam alavancar os resultados da educação no município de Porto Velho, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu, na tarde de terça-feira (12), a VIII reunião do Comitê Gestor do Programa de Aprimoramento da Política de Alfabetização na Idade Certa. Esse é o quarto e último encontro realizado no ano de 2023 e, mais uma vez, contou com a presença da presidência do Tribunal de Contas/RO.

As pautas principais da reunião foram a apresentação dos dados do programa referente ao mês de novembro, em que foi feito um comparativo médio de como estavam esses dados de 2022 para 2023 para então uma análise dos avanços.

“Foram verificados avanços significativos na alfabetização de alunos dos 1º, 2º e 3º anos e foi compartilhado na reunião os resultados do Sistema de Avaliação do Ensino Básico, e ainda falamos sobre a organização e planejamento da Jornada Pedagógica que sempre realizamos dias antes do ano letivo iniciar, no mês de fevereiro”, explicou a secretária de educação Gláucia Negreiros.

O encontro aconteceu novamente na sede da secretaria e contou com a participação do presidente do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), Paulo Cury Neto. “Estamos acompanhando os métodos aplicados e resultados alcançados pela gestão municipal de educação em 2023, para que a recuperação da aprendizagem nas escolas seja importante para os alunos dessa fase escolar recebendo essa atenção especial do programa Alfabetiza Porto Velho. Vimos aqui que o caminho está sendo bem evolutivo e vamos seguir o planejamento da Semed em 2024”, disse.

A secretária Gláucia Negreiros falou da importância dos resultados positivos obtidos em 2023 para o trabalho em equipe. “Nossa missão é avançar e estamos conseguindo essa vitória junto aos professores e alunos em fase de alfabetização, que hoje, em número importante, já estão com mais habilidade para leitura com ifluência e escrita com montagem de frases mais longas. Eu parabenizo a todos que estão trabalhando de forma colaborativa em busca de um aprimoramento”, comentou a titular da pasta de Educação.

São monitorados pelo programa 23.657 alunos

O encontro contou também com a presença, no sistema on-line, de Rita Paulon, consultora do Tribunal de Contas. “O TCE elegeu Porto Velho como pioneiro para este programa. A gestão está focada e orientada a resultados positivos, principalmente por conta da formação específica dos profissionais da Educação”, declarou.

ALFABETIZA PORTO VELHO

O Programa Alfabetiza Porto Velho, instituído na rede municipal de ensino, teve início em 2021 e tem como objetivo alfabetizar todas as crianças da rede até o 3º ano do ensino fundamental conforme os pressupostos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Referencial Curricular do Estado de Rondônia (RCRO).

Ao todo, 23.657 alunos são monitorados pelo programa e, destes, mais de 84% fizeram a última prova do Avalia Porto Velho, que incluiu as disciplinas de matemática e português. De acordo com o resultado, o avanço foi registrado neste ano em turmas do segundo ao quinto ano do fundamental I. Do sexto ao nono ano, o aumento da média está em diagnóstico de alerta, com menos avanços expressivos. “Temos usado os dados do ano passado para comparar e notamos o crescimento no processo de alfabetização. Podemos dizer que avançamos bastante”, disse a secretária Gláucia.

PARCERIA COM O TCE-RO

A elaboração do Programa nasceu por meio de um esforço conjunto e colaborativo da Semed, com o apoio técnico do TCE-RO, para melhorar os processos de alfabetização nas escolas da rede, contribuindo e apoiando as unidades escolares para que a alfabetização aconteça na idade certa.

Para que os resultados na alfabetização sejam obtidos, a Semed, com o suporte do TCE, vem realizando a formação de professores multiplicadores alfabetizadores em toda a rede, que alcançam os demais professores e que atuam especificamente com a alfabetização.

O COMITÊ GESTOR

“Nós temos toda uma rotina de evidenciar se o programa está alcançando êxito ou não, através do monitoramento mensal dos resultados de alfabetização da rede por meio de instrumentos que são disponibilizados aos professores e supervisores escolares. E essas reuniões de comitê acontecem a cada dois meses. Estamos sempre buscando caminhos para melhorar a aprendizagem e as avaliações apontam para onde ir”, explicou Fernanda Souza, coordenadora do programa.

METAS

Somados, os alunos dos três primeiros anos chegam a um total de aproximadamente 15 mil crianças na rede municipal de ensino. No Programa Alfabetiza foram estabelecidas as seguintes metas: alfabetizar 85% das crianças até o final do 1º ano; alfabetizar 100% dos alunos até o final do 2º ano e promover a ampliação da leitura e compreensão de textos de todos os alunos do 3º ano do ensino fundamental.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

UNIR lança seleção para Residência Médica em Saúde da Família e Comunidade

UNIR lança seleção para Residência Médica em Saúde da Família e Comunidade

A UNIR abriu inscrições para a Residência Médica em Saúde da Família e da Comunidade, com vagas gratuitas e formação presencial no campus de Porto Velho.
L
Inep anula três questões objetivas do segundo dia do Enem 2025

Inep anula três questões objetivas do segundo dia do Enem 2025

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou a anulação de três questões do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2025), aplicado no domingo (16).
L
Gabarito do 2º dia do Enem 2025 é divulgado com antecipação pelo Inep

Gabarito do 2º dia do Enem 2025 é divulgado com antecipação pelo Inep

A publicação das respostas ocorreu nesta quarta-feira (19), um dia antes do previsto, após a anulação de três questões que vazaram antes da prova.
L
Gabarito do Enem 2025 é antecipado e será divulgado nesta quarta, às 10h

Gabarito do Enem 2025 é antecipado e será divulgado nesta quarta, às 10h

Inep confirmou que gabaritos e cadernos de questões estarão disponíveis no site oficial ainda hoje.
L
Jornada de Leitura promove ressocialização no sistema prisional

Jornada de Leitura promove ressocialização no sistema prisional

Ação reforça a leitura como instrumento de ressocialização.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Programação Cine Araújo Porto Velho: filmes para curtir no feriado e fim de semana

A programação Cine Araújo Porto Velho traz estreias, horários atualizados e opções para toda a família, ideal para aproveitar o feriado prolongado com entretenimento e promoção no News Rondônia.
L

Associação Folclórica e Cultural Boi Bumbá Malhadinho repudia as mensagens transfóbicas contra à artista Gabriela Guarani

Com o título de campeão do Festival Folclórico de Boi Bumbá de Guajará-Mirim de 2025, o boi “Malhadinho”, agora tricampeão, traz à tona um episódio lamentável ocorrido durante o maior festival de bumbás de Rondônia.
L

Dia da Consciência Negra, história, significado e legado de luta

O Dia da Consciência Negra reforça a importância da memória, celebra a resistência do povo negro e destaca a urgência de enfrentar o racismo estrutural que ainda afeta milhões de brasileiros.
L

Dr. Marcelo Almeida apresenta técnica de abdominoplastia sem cortes ao redor do umbigo

Técnica exclusiva da Clínica Marcelo Almeida utiliza tecnologia avançada, menos trauma cirúrgico e preservação estética do umbigo para entregar um abdômen mais firme, definido e natural.
L

Nota de pesar: Maria Netinha do Nascimento

Familiares e amigos se despedem de Maria Netinha do Nascimento, a querida vozinha de Candeias do Jamari, lembrada pelo carinho, bom humor, vida ativa no Centro do Idoso e amor incondicional dedicado a todos.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

Pensão para filhos de vítimas de feminicídio deve começar a ser paga em dezembro

Pensão para filhos de vítimas de feminicídio deve começar a ser paga em dezembro

Ministra das Mulheres, Márcia Lopes, informou que o benefício de um salário mínimo é uma “reparação mínima do Estado” para órfãos e dependentes menores de 18 anos.
L
Mendes suspende julgamento de governador do Acre no STJ por 15 dias

Mendes suspende julgamento de governador do Acre no STJ por 15 dias

Gladson Cameli, afastado do cargo por suspeita de corrupção, teve a ação suspensa por decisão do ministro do STF para garantir o acesso da defesa a relatórios do Coaf.
L
Atletas policiais de Rondônia recebem homenagem em sessão solene na Assembleia Legislativa

Atletas policiais de Rondônia recebem homenagem em sessão solene na Assembleia Legislativa

Voto de louvor proposto pela deputada Dra. Taíssa reconhece 27 atletas que representaram o estado em competição internacional
L
Emenda parlamentar garante tendas e nova estrutura para a Feira de Nova Brasilândia

Emenda parlamentar garante tendas e nova estrutura para a Feira de Nova Brasilândia

Investimento de R$ 332 mil, destinado pela deputada Drª Taíssa, fortalece a agricultura familiar no município
L
Deputada Dra. Taíssa defende direitos de produtores rurais tratados como invasores

Deputada Dra. Taíssa defende direitos de produtores rurais tratados como invasores

Parlamentar reforça que famílias com títulos definitivos não podem ser removidas de áreas onde vivem há décadas
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Força Tática do 7° BPM prende motociclista que usava caixa de entrega para transportar drogas

Força Tática do 7° BPM prende motociclista que usava caixa de entrega para transportar drogas

A equipe da Força Tática flagrou Alexsander com invólucros de maconha escondidos na caixa de entrega durante patrulhamento na cidade.
16
Força Tática do 7° BPM prende casal por tráfico de drogas em Ariquemes

Força Tática do 7° BPM prende casal por tráfico de drogas em Ariquemes

A ação da Força Tática do 7° BPM prendeu Joice Souza Santos e André Luiz em uma boca de fumo no Setor 11, onde foram apreendidas porções de maconha.
16
 Polícia estoura boca de fumo em distribuidora e prende traficante durante ação do sgt Machado

 Polícia estoura boca de fumo em distribuidora e prende traficante durante ação do sgt Machado

A operação do setor 14 prendeu um traficante em uma distribuidora usada como boca de fumo e apreendeu drogas no bairro Socialista.
14
Motociclista morre após acidente na Imigrantes em Porto Velho

Motociclista morre após acidente na Imigrantes em Porto Velho

O acidente na Imigrantes deixou Marcos Bruno Ribeiro morto após colisão contra uma árvore no canteiro central.
18
Polícia prende traficante e captura foragido em operação comandada pelo sgt Machado

Polícia prende traficante e captura foragido em operação comandada pelo sgt Machado

A prisão de traficante no Beco da Getúlio, no centro, ocorreu após denúncias anônimas e levou também à detenção de um foragido.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACER recebe Voto de Louvor da Assembleia Legislativa durante sessão solene em Guajará-Mirim

FACER recebe Voto de Louvor da Assembleia Legislativa durante sessão solene em Guajará-Mirim

A FACER foi homenageada pela Assembleia Legislativa de Rondônia com um Voto de Louvor que reconhece sua atuação no fortalecimento do empreendedorismo e da economia do Estado.
L
Conab doa 14 toneladas de alimentos para cozinhas solidárias em Belém

Conab doa 14 toneladas de alimentos para cozinhas solidárias em Belém

A Conab fará nesta quinta-feira, 20/11, a entrega de 14 toneladas de alimentos para cozinhas solidárias de Belém e da Região Metropolitana, incluindo o grupo Mãos de Mulheres, de Ananindeua.
L
MPRO apresenta ações de proteção climática na COP30

MPRO apresenta ações de proteção climática na COP30

O Ministério Público de Rondônia destacou na COP30 iniciativas de adaptação e mitigação que reforçam a defesa da Amazônia e ampliam a resposta a eventos extremos.
L
O negro bem-sucedido tem preconceito de mulheres negras?

O negro bem-sucedido tem preconceito de mulheres negras?

A preferência de homens negros financeiramente ascensos por mulheres brancas revela tensões entre identidade racial, percepção social e padrões de beleza internalizados.
L
Governo lança plataforma digital para crédito verde a pequenos negócios na COP30

Governo lança plataforma digital para crédito verde a pequenos negócios na COP30

O Empreender Clima oferece crédito com juros reduzidos, capacitação e pré-enquadramento no Fundo Clima para micro e pequenos empreendedores.
L
G20 discute beneficiamento de minerais críticos em seus países de origem

G20 discute beneficiamento de minerais críticos em seus países de origem

O bloco das maiores economias deve aprovar texto sobre minerais críticos que privilegia o processamento nas nações extratoras, um avanço para o Sul Global na Cúpula de Líderes do G20 que ocorre neste fim de semana na África do Sul.
L
Convenções da ONU buscam ações convergentes na COP30 para clima, biodiversidade e desertificação

Convenções da ONU buscam ações convergentes na COP30 para clima, biodiversidade e desertificação

Tratados criados na Eco92 no Rio de Janeiro iniciam em Belém um trabalho de integração para superar a fragmentação de planos e métricas, visando maior efetividade no combate às mudanças climáticas.
L
Rascunho da carta final da COP30 propõe limitar aquecimento global a 1,5°C

Rascunho da carta final da COP30 propõe limitar aquecimento global a 1,5°C

Documento elaborado em Belém sugere ações concretas, como a eliminação progressiva de combustíveis fósseis, ampliação do financiamento climático e garantia da justiça ambiental.
L
Número de trabalhadores sindicalizados para de cair e atinge 9,1 milhões em 2024

Número de trabalhadores sindicalizados para de cair e atinge 9,1 milhões em 2024

Contingente de filiados ganha 812 mil pessoas, revertendo uma tendência de queda de mais de dez anos, e representa 8,9% do total de trabalhadores ocupados no Brasil.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.