QUINTA-FEIRA, 07/08/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

Revisionistas contestam ditadura militar e nazifascismo em escolas

Pesquisa investigou a ação dos revisionistas ideológicos no Brasil.

Por Bruno Bocchini - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Revisionistas contestam ditadura militar e nazifascismo em escolas
Arquivo Agência Brasil
A ditadura militar brasileira e o nazifascismo são os temas mais contestados pelos revisionistas ideológicos, ou negacionistas, como são popularmente conhecidos, em escolas investigadas pela pesquisa Tuas Ideias Não Correspondem aos Fatos: O Ensino de História e o Revisionismo Ideológico em Difusão na Atualidade, do pesquisador Pedro Zarotti Moreira, que desenvolveu o estudo em seu mestrado profissional na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).Revisionistas contestam ditadura militar e nazifascismo em escolas - News RondôniaRevisionistas contestam ditadura militar e nazifascismo em escolas - News Rondônia

A pesquisa é uma das primeiras a investigar a ação dos revisionistas ideológicos dentro das escolas do ensino básico. Entre algumas ações dos revisionistas ideológicos está a abordagem que coloca a escravidão no Brasil em uma escala menos violenta; inversão do espectro político do nazismo, tentando classificá-lo como um movimento de esquerda; e a atenuação do caráter deletério da ditadura militar brasileira, iniciada em 1964.

O pesquisador define o revisionismo ideológico como a análise dos fatos do passado feita com metodologias próprias tendenciosas, sem a utilização de procedimentos acadêmicos reconhecidos da pesquisa historiográfica. Segundo Zarotti, os revisionistas ideológicos utilizam-se, por exemplo, de casos particulares ou excepcionais do passado para “provar” que teses consagradas por historiadores acadêmicos seriam “falsas”.

O professor concentrou-se em analisar o impacto desse fenômeno no exercício da docência dentro das salas de aula da educação fundamental e média. Para tanto, entrevistou, por meio de um questionário com 31 questões, 85 professores voluntários, participantes do Profhistória, programa de pós-graduação, coordenado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), composto por várias instituições de ensino superior destinado a professores de História que atuam na educação básica.

A maioria dos docentes entrevistados atuava na Região Nordeste (36%), seguido pelos que davam aula no Sudeste (32%), Sul (20%), Centro-Oeste (6%) e Norte (2%).

Dos 85 professores ouvidos, 66 disseram ter presenciado alguma manifestação de revisionismo ideológico no espaço escolar. Os temas mais questionados, de acordo com o levantamento, foi a ditadura militar brasileira (41 citações), nazifascismo (15), escravidão (7), racismo (4), religiões de matriz africana (4), e indígenas (4).

Segundo a pesquisa, dos 66 professores que informaram ter ao menos um conteúdo questionado no espaço escolar, 60 mencionaram que esse questionamento partiu dos alunos; em seguida, aparecem os pais e ou responsáveis (27 menções); colegas professores (23); e superiores na instituição de ensino (17).

“O que me chamou muita atenção, que eu considero muito mais alarmante do que os próprios pais, os próprios alunos em si, são as outras figuras que apareceram com um certo número também destacado, embora menor. A gente tem superiores, diretores, coordenadores, e os próprios colegas [professores], que também estão manifestando revisionismo”, disse o pesquisador.

“Em um espaço que deveria ser de combate, de análise, de desmontagem dessas narrativas revisionistas, ela encontra ali dentro atores sociais que estão endossando essas falas. Os professores que deveriam estar a favor do conhecimento científico, mas estão ali se posicionando contra ele, comprando esses discursos revisionistas e trazendo para a escola. Isso me preocupa muito”, acrescenta.

Na resposta de um dos questionários da pesquisa, chamou a atenção de Zarotti o depoimento de um professor que apontou a ação de um intérprete de libras, que deveria transmitir aos alunos com deficiência auditiva o conteúdo da fala do docente, mas só o fazia quando concordava com a abordagem. “Ele fala assim, há 2 anos tinha uma aluna surda, o intérprete só sinalizava aquilo que concordava. Chegou a passar aulas inteiras em silêncio quando abordei a ditadura militar”.

A pesquisa mostra ainda que os casos de revisionismo ideológico ocorrem principalmente nas turmas do último ano do ensino fundamental (9º), e nos três anos do ensino médio, principalmente no terceiro. Para o pesquisador, isso pode ser explicado pela questão etária dos alunos, e pelos temas históricos que são previstos para serem tratados nas turmas desses anos.

“Ali pelos 13, 14 anos, os alunos começam a assumir uma postura mais questionadora, de embate com o professor. Isso vai se tornando mais comum, principalmente a partir do oitavo ano e o começo do nono ano. Como se eles criassem mais coragem de testar os limites dos professores. Então o revisionismo meio que dá uma certa munição para esses alunos entrarem em conflito com os professores”, explica o pesquisador.

Segundo ele, nesse período, o conteúdo programático passa a abordar temas mais polêmicos, normalmente questionados pelos revisionistas. “É a época que a gente tem a Revolução Russa, que a gente tem o Stalinismo, o próprio Fascismo, Nazismo, a ditadura militar, que é o grande ponto de maior tensão. Todos eles ocorrem a partir do nono ano”.

Para Zarotti, o aparecimento nas escolas do revisionismo ideológico nos últimos anos pode ser entendido a partir da confluência de vários fatores, entre eles a polarização política ideológica, presente há pelo menos 10 anos no país; o avanço da internet e das redes sociais em uma arquitetura de bolhas, com pouco espaço para a pluralidade; e a chegada da direita mais radical ao poder.

“Isso dá um certo verniz de credibilidade para o movimento porque quando você vê uma pessoa chefe do executivo difundindo uma fala revisionista, isso meio que legitima o movimento para aquela pessoa que está ali mais ou menos no meio do caminho, que é até uma direita mais moderada ou que está descontente com alguma coisa da situação, ou que não tem uma outra fonte de informação”.

Reação à realidade

Segundo o professor da área de Ensino de História da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Marcus Bomfim, uma das explicações para o aparecimento do negacionismo dentro das salas de aula e do questionamento do ofício do professor historiador está ligada à reação de classes sociais que viram seus privilégios serem ameaçados a partir do início do século 20 no país.

“Estou me referindo, sobretudo, à maior diversificação do corpo de pessoas na universidade, maior distribuição de renda, a ascensão social da classe D e E para classe C, da classe C para a classe B. Tudo isso, de alguma forma, evidenciou como o Brasil foi estruturado a partir de determinados privilégios”, destaca.

De acordo com ele, esse processo passou a mostrar de forma clara a presença de privilégios na sociedade, o que levou a uma reação das classes privilegiadas contra essa nova leitura da realidade brasileira. “[Isso] fez com que se criasse um movimento de refutar qualquer outra leitura de mundo que pudesse colocar em risco o status quo, que pudesse colocar em risco o que já estava colocado”, avalia.

“Quando se produz leituras de mundo calcadas numa perspectiva democrática, de busca de maior justiça social, de denúncia de privilégios, isso faz com que muita gente se sinta ameaçada. E, ao se sentir ameaçado, você, ao invés de discutir o argumento, normalmente você questiona o interlocutor. Você nomeia o professor como doutrinador. Começa o processo de vigilância maior e uma tentativa de equivaler conhecimento e opinião”.

Bomfim ressalta que o combate ao negacionismo dentro das salas de aula passa pela valorização dos docentes como intelectuais que participam da construção do que é ensinado dentro das escolas. Os professores, por sua vez, devem focar nas leituras da realidade que são baseadas na preocupação com a vida, com os direitos humanos e com a democracia.

“Trata-se de que o professor assuma seu compromisso com a produção de uma narrativa histórica na escola que articule os conteúdos produzidos pela ciência histórica com valores focados no que eu chamo de democracia radical, a preocupação com a vida, com os direitos humanos”, disse.

“Infinitas possibilidades existem para que narrativas históricas estejam no domínio do verdadeiro. Mas quando essas narrativas tensionam vidas, fazem com que algumas vidas sejam mais perecíveis do que outras, ou, no outro extremo, que sejam mais dignas de viver do que outras, isso coloca em risco o pacto civilizatório”.

Leia a íntegra da pesquisa.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Fies 2025 lista de espera é divulgada para o Segundo Semestre

Fies 2025 lista de espera é divulgada para o Segundo Semestre

Estudantes que não foram selecionados na chamada regular agora podem consultar sua posição na lista de espera do Fies.
L
Rondônia conclui 1ª etapa da Matrícula Inicial 2025 do Censo Escolar da Educação Básica

Rondônia conclui 1ª etapa da Matrícula Inicial 2025 do Censo Escolar da Educação Básica

Dados inseridos no Sistema Educacenso por escolas públicas e privadas irão subsidiar políticas públicas e repasses de recursos, como os do Fundeb.
L
Inscrições abertas para cursos profissionalizantes na área da beleza em Itapuã do Oeste até 14 de agosto

Inscrições abertas para cursos profissionalizantes na área da beleza em Itapuã do Oeste até 14 de agosto

Com foco nos pontos turísticos de Rondônia e empregabilidade, Idep leva Escola Móvel de Imagem Pessoal ao município; capacitação é gratuita e certificada.
L
Prazo final para pagamento da taxa de inscrição da PND se encerra hoje

Prazo final para pagamento da taxa de inscrição da PND se encerra hoje

Candidatos não isentos têm até 6 de agosto para quitar o valor e garantir a participação na prova.
L
Creche Noturna: Prefeitura de Porto Velho lança edital com 80 vagas para crianças de 1 a 3 anos

Creche Noturna: Prefeitura de Porto Velho lança edital com 80 vagas para crianças de 1 a 3 anos

Projeto Creche Noturna atenderá famílias em situação de vulnerabilidade; inscrições eletrônicas já estão abertas para unidade na zona Sul da capital.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Nota de falecimento – Maria das Graças Costa

Uma mulher de fé e coração generoso, cuja vida foi dedicada ao amor, à família e ao serviço ao próximo.
L
Horóscopo 2025: previsões para hoje (07/08/2025)

Horóscopo 2025: previsões para hoje (07/08/2025)

A quinta-feira será marcada por Marte ingressando em Libra, o que traz à tona desafios relacionais e uma necessidade de comunicação equilibrada.
L

Fonte de Vida | Entrevista com a Poetisa Nazaré

Nesta quarta-feira, dia 06 de agosto, às 17h, o programa Fonte de Vida recebe uma convidada especial: Poetisa Nazaré, uma mulher que transforma sentimentos em versos e leva mensagens de fé, amor e superação por meio da arte da poesia. A entrevista promete um mergulho sensível na espiritualidade e na força das palavras.
L

Giro News | Entrevista Letícia Nunes, Charles Dam e Max Mauro Boone Barbino – CRA-RO

O Giro News desta quarta-feira, 06 de agosto, às 16h, entrevista Letícia Nunes Nascimento Martins (Coordenadora da Comissão de Ensino e Desenvolvimento Profissional do CRA-RO), Charles Dam (Diretor Financeiro CRA-RO) e Max Mauro Boone Barbino (Diretor de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CRA-RO). Eles vão apresentar detalhes do ERPA Norte, evento histórico que Rondônia sediará nos dias 21 e 22 de agosto, reunindo profissionais da Administração de toda a região Norte.
L

In Foco | Entrevista Robinho Dee Tattoo

O In Foco Podcast desta quarta-feira, 06 de agosto, às 15h, entrevista Luiz Carlos Chagas de Oliveira, conhecido artisticamente como Robinho Dee Tattoo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura alinha com empresários o maior feirão de empregos da história de Porto Velho

Prefeitura alinha com empresários o maior feirão de empregos da história de Porto Velho

Evento acontece na próxima segunda-feira (11), no Ginásio Cláudio Coutinho, com mais de 400 parceiros oferecendo vagas e serviços à população
L
Sine Municipal reforça importância do currículo para vagas no Feirão do Emprego em Porto Velho

Sine Municipal reforça importância do currículo para vagas no Feirão do Emprego em Porto Velho

Órgão oferece atendimento gratuito para elaboração e revisão de currículos, visando fortalecer a empregabilidade local antes do Feirão do Emprego.
L
Energisa abre vagas de estágio em Porto Velho para Direito, Engenharias e outras áreas

Energisa abre vagas de estágio em Porto Velho para Direito, Engenharias e outras áreas

A Energisa abriu inscrições para seu programa de estágio em Porto Velho, com vagas até 8 de agosto para estudantes de diversas áreas, incluindo Engenharias e Direito.
L
Prefeitura lança site do 1º Feirão do Emprego em Porto Velho com mais de mil vagas abertas

Prefeitura lança site do 1º Feirão do Emprego em Porto Velho com mais de mil vagas abertas

Feirão do Emprego e Empreendedorismo acontece no dia 11 de agosto, e candidatos já podem se cadastrar no site oficial para agilizar o atendimento.
L
Prefeitura de Porto Velho abre edital para seleção de bolsistas no projeto “Saúde Já”

Prefeitura de Porto Velho abre edital para seleção de bolsistas no projeto “Saúde Já”

Edital seleciona profissionais da Atenção Primária à Saúde em Porto Velho; projeto “Saúde Já” busca fortalecer atendimento nas unidades básicas
L

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa parabeniza a Bolívia pela Independência e destaca laços históricos com Rondônia

Deputada Dra. Taíssa parabeniza a Bolívia pela Independência e destaca laços históricos com Rondônia

Data marca a luta e conquista do povo boliviano; Dra. Taíssa reforça integração entre Guajará-Mirim e Guayaramerín.
L
Deputado Dr. Fernando Máximo viabiliza 950 vagas para capacitação profissional em Porto Velho

Deputado Dr. Fernando Máximo viabiliza 950 vagas para capacitação profissional em Porto Velho

A parceria entre o deputado Dr. Fernando Máximo e o Instituto Agir oferece 950 vagas para cursos gratuitos de capacitação profissional em Porto Velho.
L
Com recurso de Cristiane Lopes, Marcha para Jesus 2025 reúne multidão em Porto Velho

Com recurso de Cristiane Lopes, Marcha para Jesus 2025 reúne multidão em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) destinou R$ 300 mil para a Marcha para Jesus 2025, que reuniu milhares de fiéis em Porto Velho em um ato de fé e união.
L
Com recurso de Sílvia Cristina, Casa da Comunidade entrega 133 certificados em Ji-Paraná

Com recurso de Sílvia Cristina, Casa da Comunidade entrega 133 certificados em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina (PL-RO) destinou recursos para o programa Casa da Comunidade, do campus do Ifro de Ji-Paraná, que formou 133 pessoas em cursos gratuitos.
L
Saúde de Costa Marques recebe veículo 0km entregue por deputada Lebrinha

Saúde de Costa Marques recebe veículo 0km entregue por deputada Lebrinha

A deputada Lebrinha (União Brasil) entregou um veículo 0km para a rede de saúde de Costa Marques, resultado de uma emenda parlamentar que visa melhorar o atendimento à população.
L
Publicidade

POLÍCIA

Jovem é baleado pelo pai em condomínio na zona sul

Jovem é baleado pela mãe em condomínio na zona sul

Caso ocorreu na noite desta quarta-feira (06), no bairro Novo Horizonte.
12
VÍDEO: Câmera registra acidente que deixou passageira de carro morta na zona leste

VÍDEO: Câmera registra acidente que deixou passageira de carro morta na zona leste

O grave acidente ocorreu no cruzamento da Rua dos Andrades com Reverência, bairro Mariana em Porto Velho.
18

Passageira morre após carro ser arrastado por ônibus na zona leste

Segundo testemunhas, o carro que a mulher estava com um homem conduzindo, teria avançado a preferencial e foi atingido pelo ônibus
18
Motociclista fica ferido após colisão com carro na região central de Porto Velho

Motociclista fica ferido após colisão com carro na região central de Porto Velho

Com a batida, o motociclista sofreu fratura na clavícula e múltiplas escoriações pelo corpo.
14
PM e PRF contêm interdição da BR-364 em Cacoal

PM e PRF contêm interdição da BR-364 em Cacoal

Ação rápida da guarnição do Canil e da Polícia Rodoviária Federal evita maiores transtornos em tentativa de bloqueio da rodovia em Cacoal.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil aciona a OMC contra Tarifaço dos Estados Unidos

Brasil aciona a OMC contra Tarifaço dos Estados Unidos

Itamaraty denuncia que tarifas americanas violam acordos internacionais, em um movimento que busca solução negociada.
L
STF condena homem que sentou na cadeira de Moraes durante 8 de janeiro

STF condena homem que sentou na cadeira de Moraes durante 8 de janeiro

Acusado de sentar na cadeira de Alexandre de Moraes é condenado a 17 anos e terá que pagar multa de R$ 30 milhões.
L
Jogadores terão corte salarial no Campeonato Italiano em caso de rebaixamento

Jogadores terão corte salarial no Campeonato Italiano em caso de rebaixamento

Acordo inédito entre Associação de Jogadores e a Série A estabelece redução de 25% nos salários.
L
Semed promove evento de conscientização no Agosto Lilás com foco no combate à violência contra a mulher

Semed promove evento de conscientização no Agosto Lilás com foco no combate à violência contra a mulher

Encontro reuniu servidoras, especialistas e representantes da rede de proteção para fortalecer ações de prevenção e apoio às mulheres em Porto Velho.
L
Porto Velho terá Clínica Municipal de Bem-Estar Animal com gestão da Sociedade Paulista de Medicina Veterinária

Porto Velho terá Clínica Municipal de Bem-Estar Animal com gestão da Sociedade Paulista de Medicina Veterinária

Prefeito Léo Moraes assinou nesta quarta-feira (6) o termo de fomento para a implantação da Clínica de Bem-Estar Animal em Porto Velho, um marco para a causa animal.
L
Moradores participam de audiência pública da LOA 2026 e apresentam propostas para áreas sociais em Porto Velho

Moradores participam de audiência pública da LOA 2026 e apresentam propostas para áreas sociais em Porto Velho

Debate reuniu lideranças comunitárias no Teatro Banzeiros; próxima audiência será nesta quinta-feira (7), com foco em infraestrutura e transmissão online.
L
Prefeitura de Porto Velho economiza milhões com reforma administrativa e medidas de austeridade

Prefeitura de Porto Velho economiza milhões com reforma administrativa e medidas de austeridade

Com redução de gastos e reestruturação da máquina pública, gestão Léo Moraes fortalece ações nas áreas prioritárias como saúde, educação e saneamento.
L
Feira Livre Mulher do Norte reúne 30 expositoras no TRE-RO e reforça campanha Agosto Lilás em Porto Velho

Feira Livre Mulher do Norte reúne 30 expositoras no TRE-RO e reforça campanha Agosto Lilás em Porto Velho

Com foco no empreendedorismo feminino e combate à violência contra a mulher, evento acontece nesta sexta-feira (8), das 9h às 17h, no bairro Olaria.
L
Prefeitura de Jaru asfalta a rua Daniel da Rocha, no Setor 07

Prefeitura de Jaru asfalta a rua Daniel da Rocha, no Setor 07

A Prefeitura de Jaru pavimenta a rua Daniel da Rocha com recursos de uma emenda de R$ 16 milhões do deputado federal Lúcio Mosquini, em um projeto que visa asfaltar 15 km da cidade.
L
Reinaldo Silva, fundador e CEO da PLATAFORMA Negócios

Consórcio bate recorde e PLATAFORMA Negócios projeta expansão

Empresa aposta em gestão estratégica para ampliar resultados no segundo semestre.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.