TERÇA-FEIRA, 10/02/2026
Publicidade

Em destaque

Revisionistas contestam ditadura militar e nazifascismo em escolas

Pesquisa investigou a ação dos revisionistas ideológicos no Brasil.

Por Bruno Bocchini - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Revisionistas contestam ditadura militar e nazifascismo em escolas
Arquivo Agência Brasil
A ditadura militar brasileira e o nazifascismo são os temas mais contestados pelos revisionistas ideológicos, ou negacionistas, como são popularmente conhecidos, em escolas investigadas pela pesquisa Tuas Ideias Não Correspondem aos Fatos: O Ensino de História e o Revisionismo Ideológico em Difusão na Atualidade, do pesquisador Pedro Zarotti Moreira, que desenvolveu o estudo em seu mestrado profissional na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A pesquisa é uma das primeiras a investigar a ação dos revisionistas ideológicos dentro das escolas do ensino básico. Entre algumas ações dos revisionistas ideológicos está a abordagem que coloca a escravidão no Brasil em uma escala menos violenta; inversão do espectro político do nazismo, tentando classificá-lo como um movimento de esquerda; e a atenuação do caráter deletério da ditadura militar brasileira, iniciada em 1964.

O pesquisador define o revisionismo ideológico como a análise dos fatos do passado feita com metodologias próprias tendenciosas, sem a utilização de procedimentos acadêmicos reconhecidos da pesquisa historiográfica. Segundo Zarotti, os revisionistas ideológicos utilizam-se, por exemplo, de casos particulares ou excepcionais do passado para “provar” que teses consagradas por historiadores acadêmicos seriam “falsas”.

O professor concentrou-se em analisar o impacto desse fenômeno no exercício da docência dentro das salas de aula da educação fundamental e média. Para tanto, entrevistou, por meio de um questionário com 31 questões, 85 professores voluntários, participantes do Profhistória, programa de pós-graduação, coordenado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), composto por várias instituições de ensino superior destinado a professores de História que atuam na educação básica.

A maioria dos docentes entrevistados atuava na Região Nordeste (36%), seguido pelos que davam aula no Sudeste (32%), Sul (20%), Centro-Oeste (6%) e Norte (2%).

Dos 85 professores ouvidos, 66 disseram ter presenciado alguma manifestação de revisionismo ideológico no espaço escolar. Os temas mais questionados, de acordo com o levantamento, foi a ditadura militar brasileira (41 citações), nazifascismo (15), escravidão (7), racismo (4), religiões de matriz africana (4), e indígenas (4).

Segundo a pesquisa, dos 66 professores que informaram ter ao menos um conteúdo questionado no espaço escolar, 60 mencionaram que esse questionamento partiu dos alunos; em seguida, aparecem os pais e ou responsáveis (27 menções); colegas professores (23); e superiores na instituição de ensino (17).

“O que me chamou muita atenção, que eu considero muito mais alarmante do que os próprios pais, os próprios alunos em si, são as outras figuras que apareceram com um certo número também destacado, embora menor. A gente tem superiores, diretores, coordenadores, e os próprios colegas [professores], que também estão manifestando revisionismo”, disse o pesquisador.

“Em um espaço que deveria ser de combate, de análise, de desmontagem dessas narrativas revisionistas, ela encontra ali dentro atores sociais que estão endossando essas falas. Os professores que deveriam estar a favor do conhecimento científico, mas estão ali se posicionando contra ele, comprando esses discursos revisionistas e trazendo para a escola. Isso me preocupa muito”, acrescenta.

Na resposta de um dos questionários da pesquisa, chamou a atenção de Zarotti o depoimento de um professor que apontou a ação de um intérprete de libras, que deveria transmitir aos alunos com deficiência auditiva o conteúdo da fala do docente, mas só o fazia quando concordava com a abordagem. “Ele fala assim, há 2 anos tinha uma aluna surda, o intérprete só sinalizava aquilo que concordava. Chegou a passar aulas inteiras em silêncio quando abordei a ditadura militar”.

A pesquisa mostra ainda que os casos de revisionismo ideológico ocorrem principalmente nas turmas do último ano do ensino fundamental (9º), e nos três anos do ensino médio, principalmente no terceiro. Para o pesquisador, isso pode ser explicado pela questão etária dos alunos, e pelos temas históricos que são previstos para serem tratados nas turmas desses anos.

“Ali pelos 13, 14 anos, os alunos começam a assumir uma postura mais questionadora, de embate com o professor. Isso vai se tornando mais comum, principalmente a partir do oitavo ano e o começo do nono ano. Como se eles criassem mais coragem de testar os limites dos professores. Então o revisionismo meio que dá uma certa munição para esses alunos entrarem em conflito com os professores”, explica o pesquisador.

Segundo ele, nesse período, o conteúdo programático passa a abordar temas mais polêmicos, normalmente questionados pelos revisionistas. “É a época que a gente tem a Revolução Russa, que a gente tem o Stalinismo, o próprio Fascismo, Nazismo, a ditadura militar, que é o grande ponto de maior tensão. Todos eles ocorrem a partir do nono ano”.

Para Zarotti, o aparecimento nas escolas do revisionismo ideológico nos últimos anos pode ser entendido a partir da confluência de vários fatores, entre eles a polarização política ideológica, presente há pelo menos 10 anos no país; o avanço da internet e das redes sociais em uma arquitetura de bolhas, com pouco espaço para a pluralidade; e a chegada da direita mais radical ao poder.

“Isso dá um certo verniz de credibilidade para o movimento porque quando você vê uma pessoa chefe do executivo difundindo uma fala revisionista, isso meio que legitima o movimento para aquela pessoa que está ali mais ou menos no meio do caminho, que é até uma direita mais moderada ou que está descontente com alguma coisa da situação, ou que não tem uma outra fonte de informação”.

Reação à realidade

Segundo o professor da área de Ensino de História da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Marcus Bomfim, uma das explicações para o aparecimento do negacionismo dentro das salas de aula e do questionamento do ofício do professor historiador está ligada à reação de classes sociais que viram seus privilégios serem ameaçados a partir do início do século 20 no país.

“Estou me referindo, sobretudo, à maior diversificação do corpo de pessoas na universidade, maior distribuição de renda, a ascensão social da classe D e E para classe C, da classe C para a classe B. Tudo isso, de alguma forma, evidenciou como o Brasil foi estruturado a partir de determinados privilégios”, destaca.

De acordo com ele, esse processo passou a mostrar de forma clara a presença de privilégios na sociedade, o que levou a uma reação das classes privilegiadas contra essa nova leitura da realidade brasileira. “[Isso] fez com que se criasse um movimento de refutar qualquer outra leitura de mundo que pudesse colocar em risco o status quo, que pudesse colocar em risco o que já estava colocado”, avalia.

“Quando se produz leituras de mundo calcadas numa perspectiva democrática, de busca de maior justiça social, de denúncia de privilégios, isso faz com que muita gente se sinta ameaçada. E, ao se sentir ameaçado, você, ao invés de discutir o argumento, normalmente você questiona o interlocutor. Você nomeia o professor como doutrinador. Começa o processo de vigilância maior e uma tentativa de equivaler conhecimento e opinião”.

Bomfim ressalta que o combate ao negacionismo dentro das salas de aula passa pela valorização dos docentes como intelectuais que participam da construção do que é ensinado dentro das escolas. Os professores, por sua vez, devem focar nas leituras da realidade que são baseadas na preocupação com a vida, com os direitos humanos e com a democracia.

“Trata-se de que o professor assuma seu compromisso com a produção de uma narrativa histórica na escola que articule os conteúdos produzidos pela ciência histórica com valores focados no que eu chamo de democracia radical, a preocupação com a vida, com os direitos humanos”, disse.

“Infinitas possibilidades existem para que narrativas históricas estejam no domínio do verdadeiro. Mas quando essas narrativas tensionam vidas, fazem com que algumas vidas sejam mais perecíveis do que outras, ou, no outro extremo, que sejam mais dignas de viver do que outras, isso coloca em risco o pacto civilizatório”.

Leia a íntegra da pesquisa.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Faculdades de medicina têm até sexta para aderir ao Bolsa Permanência

Faculdades de medicina têm até sexta para aderir ao Bolsa Permanência

Instituições vinculadas ao programa Mais Médicos devem formalizar participação para garantir auxílio de R$ 700 a estudantes em vulnerabilidade social.
L
Diagnóstico da educação infantil moderniza rede municipal de ensino em Porto Velho

Diagnóstico da educação infantil moderniza rede municipal de ensino em Porto Velho

Levantamento técnico orienta melhorias em creches e pré-escolas, com propostas de curto, médio e longo prazo.
L
MPRO destaca proteção digital de crianças em evento nacional

MPRO destaca proteção digital de crianças em evento nacional

Projeto do MPRO apresentado em capacitação nacional reforça proteção digital de crianças e adolescentes e integra ações de educação e cidadania online.
L
Detector de metal não barra a violência que a política alimentou

Detector de metal não barra a violência que a política alimentou

A proposta de segurança expõe a fragilidade de políticas que tratam sintomas e ignoram as causas da violência nas escolas.
L
Estudantes da rede estadual de Rondônia recebem premiação em concurso nacional da Defensoria Pública da União

Estudantes da rede estadual de Rondônia recebem premiação em concurso nacional da Defensoria Pública da União

Alunos da rede estadual onquistaram nota máxima no 8º Concurso de Redação da DPU, com destaque para ensino fundamental e médio.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Novas regras para vales-alimentação e refeição entram em vigor

Novas regras para vales-alimentação e refeição entram em vigor

Decreto presidencial altera prazos de pagamento e limita taxas cobradas de restaurantes; mudanças visam beneficiar mais de 22 milhões de trabalhadores no país.
L
Correios suspendem atendimento no Carnaval e retomam serviços na quarta

Correios suspendem atendimento no Carnaval e retomam serviços na quarta

Agências fecham nos dias 16 e 17 de fevereiro por ponto facultativo; atendimento automatizado permanece disponível 24 horas para os clientes.
L
Uso excessivo de telas: Sesau alerta riscos

Uso excessivo de telas: Sesau alerta riscos

Orientação sobre uso excessivo de telas destaca impactos físicos e mentais e reforça a importância do equilíbrio digital para crianças, jovens e adultos.
L
Canal para mulheres: prefeitura amplia comunicação

Canal para mulheres: prefeitura amplia comunicação

Grupo exclusivo fortalece acesso à informação, escuta e acolhimento, conectando mulheres às políticas públicas e ações municipais em Porto Velho.
L
Câmara aprova urgência para quebra de patente do Mounjaro

Câmara aprova urgência para quebra de patente do Mounjaro

Deputados declaram medicamentos para emagrecimento como de interesse público; medida visa facilitar o acesso, enquanto Anvisa alerta para riscos do uso indevido.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

Leur Lomanto Júnior assume a presidência da CCJ na Câmara

Leur Lomanto Júnior assume a presidência da CCJ na Câmara

Deputado do União Brasil foi eleito com 36 votos e terá o desafio de priorizar a PEC da jornada 6×1 em ano eleitoral, conforme pedido de Hugo Motta.
L
Hugo Motta classifica como "feliz" decisão sobre penduricalhos

Hugo Motta classifica como “feliz” decisão sobre penduricalhos

Presidente da Câmara apoia suspensão de benefícios acima do teto constitucional e defende que reajuste de 8% para servidores da Casa mantém paridade com Judiciário.
L
Dra. Taíssa vota a favor de projeto que garante segurança jurídica e proteção social em Rondônia

Dra. Taíssa vota a favor de projeto que garante segurança jurídica e proteção social em Rondônia

Deputada apoiou PLC 172/2026, que cria programa de regularização transitória na Estação Ecológica Soldado da Borracha.
L
Presidente da Câmara prevê votação do fim da escala 6x1 para maio

Presidente da Câmara prevê votação do fim da escala 6×1 para maio

Hugo Motta afirma que redução da jornada é prioridade e deve ser discutida com setor produtivo; pauta de segurança e acordo com Mercosul também avançam.
L
Haddad propõe fusão de benefícios sociais para modernizar gastos

Haddad propõe fusão de benefícios sociais para modernizar gastos

Ministro da Fazenda sugere criação de novo “guarda-chuva” assistencial inspirado no Bolsa Família; proposta técnica ainda não foi apresentada ao presidente Lula.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ação policial interrompe "tribunal do crime" no Morar Melhor

Ação policial interrompe “tribunal do crime” no Morar Melhor

Vítima foi resgatada com vida após denúncias de tortura em condomínio na capital; dois adolescentes foram apreendidos em flagrante pelas guarnições.
14
Equipe do sargento Rocha prende jovem com arma e drogas

Equipe do sargento Rocha prende jovem com arma e drogas

Criminoso de 21 anos é flagrado em residência na zona norte de Porto Velho; ação no bairro São Sebastião 2 apreendeu pistola, munições e dinheiro.
10
Operação internacional apreende 1,3 t de cocaína em alto-mar

Operação internacional apreende 1,3 t de cocaína em alto-mar

Ação conjunta entre Brasil, EUA e Europa intercepta carga avaliada em R$ 253 milhões; três tripulantes brasileiros foram presos e entregues à Polícia Federal.
10
Motociclista fica em estado grave após colisão na Avenida Aracaju

Motociclista fica em estado grave após colisão na Avenida Aracaju

Vítima sofreu fraturas e foi socorrida pelo Samu após atingir a traseira de um automóvel que, segundo testemunhas, saía de uma garagem no momento do impacto.
10
Homem é preso no Fórum após constatação de mandado em aberto

Homem é preso no Fórum após constatação de mandado em aberto

Reginaldo compareceu espontaneamente ao local após ser intimado, mas acabou detido por policiais militares durante consulta de rotina aos sistemas.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estados devem abrir 600 mil vagas para abater dívidas com a União

Estados devem abrir 600 mil vagas para abater dívidas com a União

Programa Juros por Educação permite redução de encargos financeiros em troca de investimentos no ensino tecnológico e profissionalizante de nível médio.
L
STJ afasta cautelarmente ministro acusado de importunação sexual

STJ afasta cautelarmente ministro acusado de importunação sexual

Plenário decide por unanimidade suspender Marco Buzzi das funções; magistrado perde direito a carro oficial e gabinete enquanto sindicância é realizada.
L
Carnaval no orçamento: dicas da CAIXA

Carnaval no orçamento: dicas da CAIXA

CAIXA orienta foliões a planejar gastos no Carnaval com estratégias simples de controle financeiro, transporte, alimentação e pagamento para evitar dívidas.
L
Comitê de Atenção ao Migrante, Refugiado e Apátrida é reativado em Porto Velho

Comitê de Atenção ao Migrante, Refugiado e Apátrida é reativado em Porto Velho

Retomada das atividades fortalece a articulação institucional e amplia o atendimento à população em situação de mobilidade no município
L
Prefeitura de Jaru alerta para aumento de ISTs no município

Prefeitura de Jaru alerta para aumento de ISTs no município

Semusa registra novos casos de HIV em 2026 e reforça prevenção com preservativos, testagem e acesso gratuito a PrEP e PEP pelo SUS.
L
Brasileiros resgatam R$ 429 milhões esquecidos em bancos em dezembro

Brasileiros resgatam R$ 429 milhões esquecidos em bancos em dezembro

Mais de 49 milhões de pessoas ainda possuem valores a receber no sistema financeiro; Banco Central alerta para golpes e reforça que serviço é gratuito.
L
Librelato expande rede e instala Box Libreparts em área logística estratégica

Librelato expande rede e instala Box Libreparts em área logística estratégica

Projeto da Rodokurtz amplia oferta de peças e suporte a transportadores
L
Campanha Não é Não mobiliza Cacoal com pit stop

Campanha Não é Não mobiliza Cacoal com pit stop

Ação do MPRO levou orientação sobre consentimento às ruas de Cacoal, com participação da rede local e forças de segurança para ampliar a prevenção à violência.
L
Flip anuncia Orides Fontela como autora homenageada de 2026

Flip anuncia Orides Fontela como autora homenageada de 2026

Poeta paulista conhecida pela escrita concisa e filosófica será o destaque da 24ª edição do evento em Paraty; programação ocorre em julho.
L
Ministro do STJ nega importunação sexual e pede licença médica

Ministro do STJ nega importunação sexual e pede licença médica

Marco Buzzi solicitou afastamento de 90 dias por motivos psiquiátricos após enfrentar denúncias de assédio; magistrado enviou carta aos colegas defendendo inocência.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.