TERÇA-FEIRA, 10/02/2026
Publicidade

Em destaque

BOAS PRÁTICAS: Prefeitura valoriza professores que inovam suas práticas na escola

Concurso Boas Práticas incentiva profissionais da Educação a melhorarem o dia a dia no ambiente escolar

Por Géri Anderson/SMC/PMPV - 010

Publicado em 

Foto: SMC

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), instituiu o Prêmio Boas Práticas em 2019, através da portaria nº 222 de 16 de agosto, tendo como objetivo reconhecer e valorizar as práticas pedagógicas dos professores das escolas da Rede Pública Municipal de Ensino.

Por meio de Edital, o Prêmio é homologado anualmente, dessa forma foram efetivadas 5 edições, respectivamente, nos anos de 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023. Para garantir a validade e legitimidade das etapas do concurso, são instituídas através de portarias 3 comissões: Comissão Gestora; Comissão Organizadora e Comissão Avaliadora, responsáveis pela gestão, operacionalização e avaliação das etapas previstas no Edital.

A secretária titular da pasta de educação, Gláucia Negreiros, explica que a avaliação e seleção das boas práticas são pautadas pelos princípios constitucionais que regem a administração pública (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência) e são feitas pela Comissão Avaliadora, que é composta por representantes de Instituições Educacionais, Secretaria de Educação e Órgãos como Sindicatos e Conselho Municipal de Educação. “A avaliação acontece em 3 etapas distintas: Validação das Inscrições, Avaliação do Projeto e Apresentação do Projeto/Ação”, completou.

Gláucia conta ainda que a avaliação técnica é composta de 5 critérios, cujo somatório resulta em nota numa escala de 0 (zero) a 10 (dez), sendo: Relevância Educacional do Projeto/Ação, Caráter inovador, Alcance do maior número de estudantes, Possibilidade de multiplicação e Condições técnicas e financeiras.

Os vencedores deste ano visitaram uma escola em Maceió, no Alagoas

“São premiados 10 projetos finalistas a cada ano, no Congresso Municipal de Educação, com uma formação/visita técnica fora do Estado de Rondônia, oportunizando conhecer práticas exitosas no âmbito educacional e posteriormente compartilhando-as com a rede municipal de educação de Porto Velho promovendo melhoria da educação municipal”, enfatizou.

1ª Edição

Em 2019, na 1ª edição do Prêmio, os professores foram premiados com uma viagem para o Estado do Ceará, no município de Sobral, com objetivo de realizar visitas técnicas à Secretaria Municipal de Educação e escolas do município, a de fim conhecerem as práticas educacionais exitosas do Município, que atualmente possui o maior índice no IDEB, 9,1.

De acordo com Juliene Rezende, diretora de políticas educacionais da Semed, as experiências que mais se destacaram são: definição de metas prioritárias baseadas em diagnóstico realizado sistematicamente; redefinição de competências da gestão municipal e da gestão escolar; apoio e monitoramento permanente; avaliação de alfabetização; avaliação dos materiais de formação dos docentes; uso eficaz e contínuo da avaliação dos alunos, através de avaliações escritas e orais de todas as crianças com foco na fluência da leitura, e uso extensivo dos resultados das avaliações de aprendizagem para
orientar a política educacional e as práticas pedagógicas em sala de aula. Também passaram pelo crivo, as avaliações externas municipal, estadual e nacional (SAEB); formação robusta e constante para professores preparados e motivados, com desenvolvimento profissional focado e prático, observações de sala de aula e apoio através de planos de aula estruturados visando melhorar as práticas de ensino.

Desde as primeiras edições, o concurso só aprimorou o nível de projetos

“Todo esse processo de avaliação, além de incentivos aos professores e avaliações de aprendizagem, para impulsionar um melhor desempenho”, disse Juliene.

2ª Edição

Na 2ª edição, em 2020, a visita foi realizada na cidade de Novo Hamburgo – RS, que fica a cerca de 43 km da capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Foram realizadas visitas às escolas municipais e à Secretaria de Educação do Município. Destacando-se como experiências exitosas: A Revista Saberes em Foco, produzida pela SMED de Novo Hamburgo, que socializa através da produção de artigos, práticas pedagógicas potentes e significativas que são realizadas no contexto da rede municipal de ensino; Documento Orientador para a organização da ação pedagógica da educação infantil, ensino
fundamental e educação de jovens e adultos; atendimento com aulas remotas, em virtude da pandemia da covid-19, com atividades e retorno diário das mesmas, projetos práticos para aulas on-line e programa Busca Ativa, com visita às casas dos alunos, quando necessário; programa de educação integral “MOVE – Movimentos e Vivências na Educação Integral, que atende crianças em situação de vulnerabilidade social, oportunizando alimentação e atividades relacionadas às áreas de conhecimentos de forma prática; Atividades de robótica no contraturno, com o intuito de estimular os alunos a desenvolverem seus próprios projetos; educação infantil que estimula a autonomia das crianças por meio de refeitório com buffets self service.

“Na época, boa parte dessas experiências vividas pelas professoras vencedoras do concurso, foram vivenciadas nas escolas do município, proporcionando uma verdadeira troca de ideias que deram certo por lá e que se tornaram realidade por aqui também”, afirmou a secretária Gláucia.

3ª Edição

Gláucia Negreiros relata que as professoras premiadas atestaram diversas práticas exitosas

Na 3ª edição do Prêmio, em 2021, a visita foi realizada na cidade do Rio de Janeiro/RJ. A equipe conheceu a Secretaria Municipal de Educação, a Escola de Formação Paulo Freire, Espaços de desenvolvimento Infantil e Unidades Escolares.

Gláucia Negreiros relata que as professoras premiadas atestaram diversas práticas exitosas da rede municipal local, entre elas: As formações continuadas para os professores em espaço específico para essa valorização profissional; Os trabalhos desenvolvidos junto à Educação Especial, com o Instituto Helena Antipoff que atua na perspectiva da educação inclusiva, promovendo o atendimento às necessidades
educacionais especiais de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação; Na etapa da Educação Infantil os espaços para aprendizagem significativa e a criança como centro do planejamento.

“Essa viagem técnica nos possibilitou uma reflexão mais ampla em relação às crianças especiais atendidas na rede, trazendo algumas soluções e despertando novos rumos para a otimização dos trabalhos em sala de aula. Vimos que nossos professores precisavam de mais formações específicas e investimos nisso”, lembrou a secretária de educação.

4ª Edição

Profissionais envolvidos na premiação em 2022

Na 4ª edição do Prêmio em 2022, a visita foi realizada na cidade de Recife/PE, onde os professores premiados puderam conhecer as experiências exitosas das escolas, centros de educação, Laboratório de formação e escolas de formação de educadores.

De acordo com a diretora de políticas educacionais da Semed, as práticas que se destacaram foram: Escola em tempo integral, para o Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano com laboratório de ciências, laboratório de robótica e programação, biblioteca sala de artes e música, um grande ginásio coberto para atividades esportivas e culturais; Laboratório Itinerante da Primeira Infância destinado para a formação dos profissionais da área e cuidadores, bem como estender aos pais para fortalecer a rede de cuidados com as crianças, além de orientar os profissionais em relação a construção de estímulos
motores e sensoriais, apropriados para cada faixa etária; Centro de Educação, Tecnologia e Cidadania, esse espaço conta com quatro estúdios que possibilitam a transmissão de aulas pela internet e TV aberta.

Composto por novos e modernos equipamentos de gravação que podem ser expandidos para a realização de lives, formações de professores e outras ações, ou seja, uma grande ferramenta de conexão entre a Secretaria de Educação, equipes de gestão, professores e estudantes.

5ª Edição

Três primeiros colocados no concurso em 2022

Na 5ª edição, neste ano de 2023, a visita foi realizada na cidade de Maceió/AL. Foram realizadas visitas às escolas municipais, Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) e à Secretaria de Educação. Para a docente Cíntia Pessoa, vencedora do concurso com o projeto “Contando os Dias”, na EMEI Professora Laudicéia Maria Lisboa Monteiro, a viagem ao estado de Alagoas proporcionou um volume de bagagem de conhecimento bem inspirador.

“Contemplamos as práticas exitosas do município, principalmente nos Centros Municipais de Educação Infantil, onde as salas de aula são denominadas e utilizadas de forma diferenciada, chamadas de salas de referência, que contam com cantinhos de contextos de leitura, de jogos, de construção, de faz de conta com as crianças vivenciando experiências com materiais não estruturados como: sucata, materiais recicláveis, eletrônicos e objetos que fazem parte do dia a dia das crianças em suas casas, são muitas experiências que vivemos nessa viagem, como o self-service como prática no momento da refeição na Educação Infantil, incentivando a autonomia das crianças”.

Ela lembra ainda: “O Redário Literário, que é um espaço em que as crianças têm a oportunidade de apreciar livros que estão ao seu alcance em um balaio/cesto, deitadas nas redes ou sentadas nas esteiras no chão, potencializando o imaginário, a leitura deleite e as relações afetivas; o uso efetivo dos “quintais” nos CMEI’s em que as crianças podem ter contato com uma horta, balanço nas árvores, parque ao ar livre, além de um tanque de areia em que elas podem potencializar experiências que fortalecem o imaginário e a criatividade. O Programa “Alfabetiza Maceió” que tem como objetivo alfabetizar os alunos até o 3º ano; o passe-livre que todos os alunos da rede possuem para o deslocamento até as unidades escolares; a Bienal do livro, onde os alunos recebem um voucher no valor de R$ 20 e os professores no valor de R$ 80 para aquisições no evento; o curso preparatório que os candidatos a gestores devem fazer para participar das eleições para gestores escolares; a organização para a formação continuada que ocorre aos sábados ou no horário noturno”, disse. “Enfim, é muita coisa, são muitas histórias e muitos projetos que estão dando certo e mudando a face da escola, assim como criando um novo conceito muito mais inovador. Vamos ver possibilidades de trazer essas novidades para a escola onde trabalho”, disse.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Faculdades de medicina têm até sexta para aderir ao Bolsa Permanência

Faculdades de medicina têm até sexta para aderir ao Bolsa Permanência

Instituições vinculadas ao programa Mais Médicos devem formalizar participação para garantir auxílio de R$ 700 a estudantes em vulnerabilidade social.
L
Diagnóstico da educação infantil moderniza rede municipal de ensino em Porto Velho

Diagnóstico da educação infantil moderniza rede municipal de ensino em Porto Velho

Levantamento técnico orienta melhorias em creches e pré-escolas, com propostas de curto, médio e longo prazo.
L
MPRO destaca proteção digital de crianças em evento nacional

MPRO destaca proteção digital de crianças em evento nacional

Projeto do MPRO apresentado em capacitação nacional reforça proteção digital de crianças e adolescentes e integra ações de educação e cidadania online.
L
Detector de metal não barra a violência que a política alimentou

Detector de metal não barra a violência que a política alimentou

A proposta de segurança expõe a fragilidade de políticas que tratam sintomas e ignoram as causas da violência nas escolas.
L
Estudantes da rede estadual de Rondônia recebem premiação em concurso nacional da Defensoria Pública da União

Estudantes da rede estadual de Rondônia recebem premiação em concurso nacional da Defensoria Pública da União

Alunos da rede estadual onquistaram nota máxima no 8º Concurso de Redação da DPU, com destaque para ensino fundamental e médio.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Novas regras para vales-alimentação e refeição entram em vigor

Novas regras para vales-alimentação e refeição entram em vigor

Decreto presidencial altera prazos de pagamento e limita taxas cobradas de restaurantes; mudanças visam beneficiar mais de 22 milhões de trabalhadores no país.
L
Correios suspendem atendimento no Carnaval e retomam serviços na quarta

Correios suspendem atendimento no Carnaval e retomam serviços na quarta

Agências fecham nos dias 16 e 17 de fevereiro por ponto facultativo; atendimento automatizado permanece disponível 24 horas para os clientes.
L
Uso excessivo de telas: Sesau alerta riscos

Uso excessivo de telas: Sesau alerta riscos

Orientação sobre uso excessivo de telas destaca impactos físicos e mentais e reforça a importância do equilíbrio digital para crianças, jovens e adultos.
L
Canal para mulheres: prefeitura amplia comunicação

Canal para mulheres: prefeitura amplia comunicação

Grupo exclusivo fortalece acesso à informação, escuta e acolhimento, conectando mulheres às políticas públicas e ações municipais em Porto Velho.
L
Câmara aprova urgência para quebra de patente do Mounjaro

Câmara aprova urgência para quebra de patente do Mounjaro

Deputados declaram medicamentos para emagrecimento como de interesse público; medida visa facilitar o acesso, enquanto Anvisa alerta para riscos do uso indevido.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

Leur Lomanto Júnior assume a presidência da CCJ na Câmara

Leur Lomanto Júnior assume a presidência da CCJ na Câmara

Deputado do União Brasil foi eleito com 36 votos e terá o desafio de priorizar a PEC da jornada 6×1 em ano eleitoral, conforme pedido de Hugo Motta.
L
Hugo Motta classifica como "feliz" decisão sobre penduricalhos

Hugo Motta classifica como “feliz” decisão sobre penduricalhos

Presidente da Câmara apoia suspensão de benefícios acima do teto constitucional e defende que reajuste de 8% para servidores da Casa mantém paridade com Judiciário.
L
Dra. Taíssa vota a favor de projeto que garante segurança jurídica e proteção social em Rondônia

Dra. Taíssa vota a favor de projeto que garante segurança jurídica e proteção social em Rondônia

Deputada apoiou PLC 172/2026, que cria programa de regularização transitória na Estação Ecológica Soldado da Borracha.
L
Presidente da Câmara prevê votação do fim da escala 6x1 para maio

Presidente da Câmara prevê votação do fim da escala 6×1 para maio

Hugo Motta afirma que redução da jornada é prioridade e deve ser discutida com setor produtivo; pauta de segurança e acordo com Mercosul também avançam.
L
Haddad propõe fusão de benefícios sociais para modernizar gastos

Haddad propõe fusão de benefícios sociais para modernizar gastos

Ministro da Fazenda sugere criação de novo “guarda-chuva” assistencial inspirado no Bolsa Família; proposta técnica ainda não foi apresentada ao presidente Lula.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ação policial interrompe "tribunal do crime" no Morar Melhor

Ação policial interrompe “tribunal do crime” no Morar Melhor

Vítima foi resgatada com vida após denúncias de tortura em condomínio na capital; dois adolescentes foram apreendidos em flagrante pelas guarnições.
14
Equipe do sargento Rocha prende jovem com arma e drogas

Equipe do sargento Rocha prende jovem com arma e drogas

Criminoso de 21 anos é flagrado em residência na zona norte de Porto Velho; ação no bairro São Sebastião 2 apreendeu pistola, munições e dinheiro.
10
Operação internacional apreende 1,3 t de cocaína em alto-mar

Operação internacional apreende 1,3 t de cocaína em alto-mar

Ação conjunta entre Brasil, EUA e Europa intercepta carga avaliada em R$ 253 milhões; três tripulantes brasileiros foram presos e entregues à Polícia Federal.
10
Motociclista fica em estado grave após colisão na Avenida Aracaju

Motociclista fica em estado grave após colisão na Avenida Aracaju

Vítima sofreu fraturas e foi socorrida pelo Samu após atingir a traseira de um automóvel que, segundo testemunhas, saía de uma garagem no momento do impacto.
10
Homem é preso no Fórum após constatação de mandado em aberto

Homem é preso no Fórum após constatação de mandado em aberto

Reginaldo compareceu espontaneamente ao local após ser intimado, mas acabou detido por policiais militares durante consulta de rotina aos sistemas.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estados devem abrir 600 mil vagas para abater dívidas com a União

Estados devem abrir 600 mil vagas para abater dívidas com a União

Programa Juros por Educação permite redução de encargos financeiros em troca de investimentos no ensino tecnológico e profissionalizante de nível médio.
L
STJ afasta cautelarmente ministro acusado de importunação sexual

STJ afasta cautelarmente ministro acusado de importunação sexual

Plenário decide por unanimidade suspender Marco Buzzi das funções; magistrado perde direito a carro oficial e gabinete enquanto sindicância é realizada.
L
Carnaval no orçamento: dicas da CAIXA

Carnaval no orçamento: dicas da CAIXA

CAIXA orienta foliões a planejar gastos no Carnaval com estratégias simples de controle financeiro, transporte, alimentação e pagamento para evitar dívidas.
L
Comitê de Atenção ao Migrante, Refugiado e Apátrida é reativado em Porto Velho

Comitê de Atenção ao Migrante, Refugiado e Apátrida é reativado em Porto Velho

Retomada das atividades fortalece a articulação institucional e amplia o atendimento à população em situação de mobilidade no município
L
Prefeitura de Jaru alerta para aumento de ISTs no município

Prefeitura de Jaru alerta para aumento de ISTs no município

Semusa registra novos casos de HIV em 2026 e reforça prevenção com preservativos, testagem e acesso gratuito a PrEP e PEP pelo SUS.
L
Brasileiros resgatam R$ 429 milhões esquecidos em bancos em dezembro

Brasileiros resgatam R$ 429 milhões esquecidos em bancos em dezembro

Mais de 49 milhões de pessoas ainda possuem valores a receber no sistema financeiro; Banco Central alerta para golpes e reforça que serviço é gratuito.
L
Librelato expande rede e instala Box Libreparts em área logística estratégica

Librelato expande rede e instala Box Libreparts em área logística estratégica

Projeto da Rodokurtz amplia oferta de peças e suporte a transportadores
L
Campanha Não é Não mobiliza Cacoal com pit stop

Campanha Não é Não mobiliza Cacoal com pit stop

Ação do MPRO levou orientação sobre consentimento às ruas de Cacoal, com participação da rede local e forças de segurança para ampliar a prevenção à violência.
L
Flip anuncia Orides Fontela como autora homenageada de 2026

Flip anuncia Orides Fontela como autora homenageada de 2026

Poeta paulista conhecida pela escrita concisa e filosófica será o destaque da 24ª edição do evento em Paraty; programação ocorre em julho.
L
Ministro do STJ nega importunação sexual e pede licença médica

Ministro do STJ nega importunação sexual e pede licença médica

Marco Buzzi solicitou afastamento de 90 dias por motivos psiquiátricos após enfrentar denúncias de assédio; magistrado enviou carta aos colegas defendendo inocência.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.