Balanço parcial, publicado na noite deste domingo (05), dia da 1ª prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2023, pelo Ministério da Educação (MEC), apontou que 30,6% dos inscritos em Rondônia não compareceram para realizar o exame. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), responsável pelo certame, recebeu 36.041 inscritos no nosso estado.
Em 1° lugar, com 44% de abstenções, foi o vizinho Amazonas. O Acre ficou em 2° lugar, com 33,2%. Em números gerais, a abstenção nesta primeira fase foi de 28,1% dos candidatos inscritos no exame, nível estável ao observado no ano passado (28,3%).
Sergipe foi o estado com menor ausentes, ficando abaixo da média, 24,6%. São Paulo, que tinha preocupação com as escolas onde faltava energia, ficou com 26% de faltosos.
Outro número interessante divulgado em coletiva à imprensa diz respeito aos eliminados: 4.293 participantes foram desclassificados por desrespeitar regras do edital como portar equipamentos eletrônicos durante a realização das provas, sair da sala antes do horário mínimo permitido ou não atender a orientações de fiscais.
Outros 905 foram afetados por problemas logísticos como emergências médicas, interrupção temporária do fornecimento de energia ou falta de água.