QUARTA-FEIRA, 01/10/2025

Volta às aulas: como lidar com dificuldade de alunos em acordar cedo

Manter uma rotina de sono é fundamental para dormir bem

Publicado em 

A poucos dias da volta às aulas, o estudante Juan Rocha Dominguez, de 17 anos, está tentando voltar à rotina: acordar cedo e ir à escola. Ele terminou o ensino médio, mas vai iniciar o cursinho pré-vestibular. “Ano passado, ia para a cama umas 22h30 e acordava às 5h30 todos os dias. Nas férias, estou indo dormir mais tarde e acordando tarde, perdi o ritmo legal. Agora estou tentando voltar ao ritmo que eu tinha quando estava em aula, indo dormir mais cedo e acordando mais cedo também.”

O estudante, que se prepara para o vestibular de medicina, conta ainda que costumava acordar na madrugada para estudar mais. “Eu acabava acordando de madrugada para estudar mais por nervosismo mesmo, ficava ansioso para a prova e queria ter certeza que eu sabia de tudo para ir bem. Depois que fazia a prova deixava de ficar ansioso e o sono vinha.”

Rovena Rosa/Agencia Brasil

O hábito não é adequado, explica o pediatra e pesquisador do Instituto do Sono, Gustavo Moreira. “Caso a redução de tempo de sono seja substancial, isso poderá repercutir na atividade intelectual e no desempenho acadêmico. Isso é comum nos países asiáticos. Não existe um número mágico de horas de sono para guiar o jovem. O importante é ele reduzir as atividades de lazer diurnas e estudar. Assim, não precisará acordar no meio da noite”, afirma o médico. 

O sono é importante para o crescimento, desenvolvimento, aprendizagem e regulação emocional. Por isso, o especialista sugere várias estratégias fundamentais para quem quer dormir bem. “No recomeço das aulas é importante que os estudantes voltem a ter os hábitos de sono do período de aulas, evitar dormir tarde e acordar tarde como nas férias. A cada noite, umas três ou quatro noites antes do início das aulas, vai se puxando o horário, se costuma dormir às 2h da manhã, faz um dia dormir à 1h, depois à meia-noite, às 11h, às 10h, até que encontre o horário ideal, e para isso, vai ter que acordar mais cedo, que é importante. Outro aspecto importante é não deixar dormir à tarde, porque se dormir à tarde não vai ter sono à noite.”

Higiene do sono

Para o médico, uma boa higiene do sono para crianças e adolescentes inclui dormir no horário adequado. “Crianças na idade pré-escolar e escolar, ou seja, antes dos 12 anos, devem dormir antes das 21h. Já adolescentes podem dormir até às 22h. Antes de dormir, umas duas horas antes, é importante diminuir a quantidade de luzes da casa, não fazer atividades físicas e, principalmente, desligar as telas: TV, celular, computador, tablet, tudo isso tem aquela luz que vai nos olhos e vai dizendo para o nosso cérebro que é dia. Então, é importante desligar esses equipamentos, fora o conteúdo deles que é sempre muito estimulante”, recomenda Moreira.

A rotina do sono é importante para dizer ao cérebro que é hora de dormir, ressalta o pediatra. “Duas horas antes, diminui a quantidade de atividades da casa, desliga os eletrônicos e faz atividades mais calmas e uma sequência de eventos que leva a criança para dormir, um beijo de boa noite, uma reza, vai para o banheiro, escova os dentes, vai para o quarto. Para a criança pequena, canta uma música, para o maior conta uma história, para o adolescente fala para ele ler um livro, o importante é que essa rotina se repita de forma que vai dando informações para o cérebro que é hora de dormir no horário adequado.”

Jet lag social

Segundo o médico, essa regularidade é importante, porque muitos estudantes que acordam cedo para ir à escola, ficam na cama até mais tarde nos finais de semana, na tentativa de compensar a privação de sono. É o chamado jet lag social.

“O jet lag social é uma sequência de eventos que compõem as atividades de dia de semana e final de semana que são muito díspares, e simula uma viagem transmeridional, como se o indivíduo fosse para o outro lado do mundo e voltasse, porque tem uma diferença de fusos horários. A criança e o adolescente dormem pouco durante a semana, a gente vê isso principalmente em adolescentes, ao invés de dormirem nove horas de sono, eles dormem seis, sete horas de sono. Vai faltando sono e quando chega no fim de semana, ele compensa: se durante a semana ele dorme da meia-noite às 6h, no fim de semana vai dormir das 2h até o meio-dia. Então, essa diferença que repõe do jet lag social, a gente sabe que acima de duas horas já representa um déficit de sono.”

Mais uma vez, a rotina do sono ajudar a evitar o jet lag social. “A rotina de dormir nos horários adequados para a idade e dormir sempre no mesmo horário, no máximo uma hora de diferença de dia de semana e fim de semana, é isso que vai fazer com que evite esse jat lag social que é muito frequente,um terço dos adolescentes têm esse problema”.

O médico explica que os adolescentes têm maior necessidade de sono do que os adultos e são mais sonolentos. “Não é normal que o adolescente precise dormir à tarde, se acontece é porque pode estar dormindo pouco à noite, menos de nove horas. A soneca da tarde, feita pelo adolescente, é utilizada para compensar o fato de dormir pouco à noite. Este é um cenário que leva ao jet lag social. Como dorme à tarde, não terá sono à noite, irá dormir tarde. Vira um ciclo vicioso. No fim de semana irá compensar, acordar ao meio-dia no sábado e domingo (ter mais horas de sono). Não conseguirá dormir cedo na noite do domingo”. Reforça o ciclo vicioso. Na matemática, a jovem está cansada e sonolenta à medida que a semana progride, pois piora a privação de sono.”

A irmã do Juan, a estudante Julia Rocha Dominguez, de 14 anos, é uma exceção. Ela conta que raramente dorme à tarde, somente quando o dia foi muito cansativo. “Nas férias, a rotina não muda tanto, é difícil eu conseguir ficar acordada depois da meia-noite, eu sempre acabo acordando às 5h, mas consigo voltar a dormir por mais tempo.”

Ela diz que segue uma rotina de sono. “Eu faço exercícios para soltar o maxilar, já que por causa do meu bruxismo, que aumenta muito na época das aulas, eu tenho que usar uma placa dentária muito desconfortável. Em relação às telas, o meu óculos tem proteção a luz azul e meu computador está configurado para mudar a luminosidade quando passa das 21h, isso me ajuda a desacelerar.”

Privação de sono

A privação de sono pode comprometer o desempenho escolar porque tem impacto no córtex pré-frontal, que executa funções cerebrais superiores, incluindo linguagem, memória de trabalho, raciocínio lógico e criatividade. Reduz o estado de alerta e prejudica a atenção, tornando o processamento cognitivo mais lento. Além disso, provoca alterações de humor, como irritabilidade, depressão e também obesidade, explica o médico.

“A privação de sono tem diversas consequências, primeira é que as atividades cerebrais não ficam adequadas, a memória fica ruim, altera o humor, o indivíduo não consegue se concentrar nas suas coisas, se for um adulto que opera máquina, pode ter acidente, o jovem que está andando de bicicleta, pode ser acidentado. Também compromete o metabolismo, o organismo do indivíduo que está dormindo pouco entende que está numa situação de stress, e o que [o organismo] faz? Ele aumenta o apetite, então ele tem um desbalanço entre todos os hormônios de saciedade e de fome, esse desbalanço faz com que o indivíduo coma mais, então a privação do sono também aumenta a obesidade, tanto em adultos quanto em crianças”, alerta Moreira.

Estratégias para dormir melhor

– exercícios físicos devem ser evitados à noite

– fazer atividades relaxantes antes de ir para a cama

– contar histórias e cantar músicas de ninar ajudam a relaxar as crianças menores

– jogos de carta ou de tabuleiro são uma boa forma de entretenimento familiar envolvendo as crianças maiores.

– adolescentes podem ser incentivados a ouvir música ou se dedicar à leitura

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Educação é herança de classe e não direito, diz Lázaro

Educação é herança de classe e não direito, diz Lázaro

Especialista André Lázaro critica a “naturalização das desigualdades” no Brasil, afirmando que a educação, lamentavelmente, ainda é uma herança de classe, e não um direito.
L
4ª reunião do Comitê Estratégico Estadual fortalece política de alfabetização em Rondônia

4ª reunião do Comitê Estratégico Estadual fortalece política de alfabetização em Rondônia

Encontro reuniu secretários estaduais e municipais para alinhar ações da Política Estadual de Alfabetização em Porto Velho
L
Governo de RO sanciona lei que amplia incentivo ao xadrez nas escolas estaduais

Governo de RO sanciona lei que amplia incentivo ao xadrez nas escolas estaduais

Lei nº 6.166/2025 torna obrigatória a promoção do xadrez em escolas de Rondônia, fortalecendo ensino estratégico e desenvolvimento cognitivo
L
Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais do Idep seguem abertas até 5 de outubro em Porto Velho

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais do Idep seguem abertas até 5 de outubro em Porto Velho

Cursos profissionalizantes do Idep contemplam áreas de beleza, tecnologia e gestão. Aulas serão ministradas em três polos da capital.
L
Pé-de-Meia inicia pagamento da sétima parcela nesta segunda

Pé-de-Meia inicia pagamento da sétima parcela nesta segunda

A sétima parcela do programa Pé-de-Meia, de R$ 200, começa a ser paga hoje (29) a 3,4 milhões de estudantes, com o depósito escalonado por mês de nascimento do aluno.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Halloween do Grego promete noite sombria e eletrizante

Dia 11 de outubro, o Grego Original Pub será palco de bandas, DJ, fantasias premiadas e muita energia no Halloween mais aguardado da cidade.
L

Vamos falar sobre Leishmaniose?

Recentemente tivemos um caso positivo em Porto Velho.
L
STF forma maioria para manter número de deputados em 2026

STF forma maioria para manter número de deputados em 2026

A decisão do ministro Luiz Fux, que suspendeu a mudança na bancada federal, foi referendada pela maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal.
L

Momento Empresarial: Paloma Rodrigues e a Porto Realize Eventos e Formaturas

Há 4 anos, decidiu empreender com a Porto Realize, empresa que se consolidou no mercado de colações de grau e formaturas, transformando conquistas acadêmicas em memórias inesquecíveis.
L
Câmara aprova urgência para 8 projetos de segurança pública

Câmara aprova urgência para 8 projetos de segurança pública

Decisão permite que as propostas que tratam da segurança pública sejam votadas diretamente no Plenário, sem passar pelas comissões da Casa Legislativa.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: Candidatos devem checar locais de prova com urgência

CNU 2025: Candidatos devem checar locais de prova com urgência

O Concurso Nacional Unificado será aplicado no próximo domingo, 5 de outubro, e portões fecham rigorosamente às 12h30 pelo horário de Brasília.
L
Brasil supera 1,5 milhão de empregos com carteira assinada em oito meses de 2025

Brasil supera 1,5 milhão de empregos com carteira assinada em oito meses de 2025

Dados do Novo Caged mostram crescimento recorde no estoque de vínculos formais, que chegou a 48,69 milhões, com destaque para serviços e indústria.
L
Vendedor lidera entre mais de 3 mil vagas de emprego disponíveis em Rondônia

Vendedor lidera entre mais de 3 mil vagas de emprego disponíveis em Rondônia

A função de vendedor é a mais ofertada nas 3.108 vagas de emprego em Rondônia, com destaque para Porto Velho, Ji-Paraná, Vilhena e Cacoal.
L
Taxa de desemprego recorde no Brasil repete a mínima de 5,6% em agosto

Taxa de desemprego recorde no Brasil repete a mínima de 5,6% em agosto

A taxa de desemprego recorde de 5,6% foi registrada no Brasil no trimestre encerrado em agosto, marcando o menor patamar da série histórica da Pnad Contínua, segundo o IBGE.
L
CNU 2025 terá provas objetivas neste domingo em 288 cidades

CNU 2025 terá provas objetivas neste domingo em 288 cidades

Mais de 761 mil candidatos participam do concurso; Rio de Janeiro lidera em inscrições
L

POLÍTICA

Deputados estaduais autorizam crédito adicional de R$ 4,9 milhões para a Fapero

Recursos vão contemplar os programas Tecnova III e Centelha III – Ação Transversal, fortalecendo inovação e empreendedorismo em Rondônia.
L
Governo chamará cadastro reserva do CPNU 1 "muito em breve", diz Esther Dweck

Governo chamará cadastro reserva do CPNU 1 “muito em breve”, diz Esther Dweck

A ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck, informou que a convocação dos aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado deve começar nos próximos dias ou na próxima semana.
L
Governo sanciona leis para fortalecer agricultura familiar e segurança alimentar

Governo sanciona leis para fortalecer agricultura familiar e segurança alimentar

Presidente Lula transforma Pronaf e Plano Safra em leis permanentes e amplia a participação de agricultores familiares no PNAE para 45%.
L
Senado debate projeto que regulamenta Comitê Gestor do IBS

Senado debate projeto que regulamenta Comitê Gestor do IBS

Projeto de Lei Complementar 108/2024, sobre o novo Imposto sobre Bens e Serviços, permite um período-teste do comitê de fiscalização já a partir de 2026.
L
Lula se reúne com Motta e Alcolumbre para discutir pautas do governo

Lula se reúne com Motta e Alcolumbre para discutir pautas do governo

O presidente se encontrou com presidentes da Câmara e do Senado para debater prioridades legislativas, como a isenção do Imposto de Renda e a votação da MP 1303.
L
Publicidade

POLÍCIA

Membro de facção que matou em Rondônia é preso

Membro de facção que matou em Rondônia é preso

Jovem de 18 anos foi reconhecido por parente da vítima e detido em Barra do Garças, MT, sob suspeita de homicídio encomendado por organização criminosa em Pimenta Bueno.
10
Idoso é preso após mostrar órgão genital para adolescente em RO

Idoso é preso após mostrar órgão genital para adolescente em RO

Ancião estava bebendo em um bar e admitiu o gesto obsceno
16
Mulher surta no centro de Vilhena e foge do hospital após ser contida

Mulher surta no centro de Vilhena e foge do hospital após ser contida

Acompanhada da filha, uma criança especial, a servidora pública demonstrou problemas psiquiátricos e precisou ser contida por bombeiros e policiais em uma loja.
12
Raio mata 24 animais eletrocutados em fazenda de Seringueiras

Raio mata 24 animais eletrocutados em fazenda de Seringueiras

Temporal assustador atingiu Rondônia e resultou na morte de 13 vacas e 11 bezerros em uma propriedade rural; prejuízo financeiro ainda não foi calculado.
14
Suspeito de abuso sexual em Chupinguaia não é preso em flagrante

Suspeito de abuso sexual em Chupinguaia não é preso em flagrante

Mãe de menina de 5 anos teria demorado dez dias para denunciar o ex-namorado por medo de vingança, impedindo a prisão em flagrante do acusado.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de RO apresenta execução de recursos federais para segurança pública em reunião técnica

Desde 2019, Rondônia já recebeu mais de R$ 237 milhões do Fundo Nacional de Segurança Pública, aplicados em obras, equipamentos e modernização das forças policiais.
L
Ataques a empresas de internet em Rondônia levantam suspeitas de facção

Ataques a empresas de internet em Rondônia levantam suspeitas de facção

Incêndios simultâneos atingiram provedor em Colorado do Oeste e Cerejeiras no Cone Sul, e a descoberta de indícios criminosos reforça a suspeita de retaliação de grupos criminosos.
10
Scania lança solução de crédito para manutenção de veículos fora da garantia

Scania lança solução de crédito para manutenção de veículos fora da garantia

Nova solução financeira permite parcelamento de peças e serviços em até seis vezes sem juros.
L

Governo de RO fortalece rede de proteção à infância com inauguração do Conselho Tutelar em Buritis

Novo prédio do Conselho Tutelar em Buritis, parte do programa Criança Protegida, amplia a rede de proteção à infância e garante melhores condições de atendimento.
L
Ieda Chaves cobra providências da Sesau diante da falta de neuropediatras em Rondônia

Ieda Chaves cobra providências da Sesau diante da falta de neuropediatras em Rondônia

Deputada alerta para riscos no diagnóstico e tratamento de crianças e jovens neurodivergentes no estado.
L

Luciano Huck ironiza Craque Neto após ser chamado de “antipático e chato” ao vivo

O apresentador da Globo, Luciano Huck, utilizou o Domingão com Huck deste domingo (28/9) para mandar um recado irônico ao ex-jogador e comentarista Craque Neto, que o havia criticado publicamente na Band, chamando-o de “insuportável” e “chato”.
L
Hospital de Amor lança campanha Outubro Rosa com foco na prevenção do câncer de mama

Hospital de Amor lança campanha Outubro Rosa com foco na prevenção do câncer de mama

Abertura oficial será no dia 6 de outubro, no Instituto de Prevenção do HA Amazônia, em Porto Velho, com exames, palestras e mobilização social.
L

Ana Castela e Zé Felipe evitam rótulo de namoro para manter foco na carreira musical, dizem fontes

Mesmo com indícios fortes, viagens e aparições constantes, a dupla sertaneja Ana Castela e Zé Felipe opta por não assumir a relação publicamente.
L

Mulher com bandeira do Brasil é expulsa de avião no RJ após xingar passageiros de “petistas abusadores”

Enrolada em uma bandeira do Brasil, uma cliente da GOL Linhas Aéreas precisou ser retirada do voo com destino a Brasília, nesta terça-feira (30/9), pela Polícia Federal, após proferir xingamentos como “Estuprador, abusador, aliciador” contra os demais passageiros.
12
Vetos de lula à lei da ficha limpa tiram Cassol, Gurgacz e muitos outros políticos da eleição do ano que vem

Vetos de lula à lei da ficha limpa tiram Cassol, Gurgacz e muitos outros políticos da eleição do ano que vem

Decisão presidencial mantém regras atuais e impede candidaturas de lideranças rondonienses e nacionais já condenadas pela Justiça.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.