TERÇA-FEIRA, 24/03/2026

Em destaque

UNIRON: O Egresso que iniciou vendendo embalagens e hoje é respeitado na comunicação rondoniense

Foi tão bom a graduação que fez inclusive a Pós-Graduação na Instituição e teve o privilégio de atuar como Professor

Publicado em 

Aos 60 anos, Enéas Rômulo Dalton Di Franco de Araújo ou simplesmente Dalton Di Franco, se orgulha da sua trajetória. O filho do casal humilde Enéas e Nazaré, que é pai da Paula Andreia, Vanessa, Pamela, Rômulo e Giovanna, e casado atualmente com a Doutora Maria Graceneide, tem um passado e um presente recheados de sucesso.

Hoje, conta sorrindo que nasceu no Seringal Recreio, na cidade de Ariquemes. Embora poucos saibam, por muito tempo levou consigo o apelido de “Lourinho”, dado por sua amada genitora, que hoje o acompanha do céu. Sua performance na comunicação iniciou quando ainda era um menino, numa igreja evangélica Assembleia de Deus, que na época ficava na Avenida Alexandre Guimarães, no bairro Areal, comandada pelo Pastor Elias. 

Para quem lembra do apresentador da Redetv, não imagina que ele já atuou em inúmeras atividades, iniciando como vendedor de embalagens, picolezeiro, limpador de banheiro, cargos eletivos na política, como Deputado Estadual e Vice-Prefeito, e outros, além da atuação no mundo da comunicação. Em todas as experiências, sempre elogiado e respeitado por seus colegas de trabalho e pelos “patrões”. Ao longo da sua atuação na comunicação, teve o privilégio e a capacidade de entrevistar inúmeras personalidades, dentre eles o saudoso Governador Jorge Teixeira.

A vontade de ampliar os seus conhecimentos, fez com que o ariquemense aos 35 anos, concluísse o ensino médio. No ano de 2001 ingressou na UNIRON. Após 4 anos, em agosto de 2005, aos 45 anos, concluiu o curso de Administração com Habilitação em Marketing.

Ele gosta de citar que como acadêmico participou de vários eventos culturais e foi membro fundador do DCE, o Diretório Central Acadêmico, e do jornal O Acadêmico, com o colega Fernão Leme. Na faculdade tornou-se um universitário muito conhecido por sua desenvoltura e pelas palestras que fazia, onde focava a importância do Marketing nas organizações. 

O irreverente discente relata que na época criou a “turma B”, para competir com um grupo de colegas um grupo que se intitulava “turma A” da sala, onde as discussões ocorreram até o último dia de aula e depois ficaram amigos.

Como se não bastasse, também foi coordenador do primeiro debate já realizado por uma faculdade em Porto Velho com candidatos a prefeito da capital. O referido fato, com cobertura da imprensa, foi realizado no dia 15 de setembro de 2004.

Em dezembro de 2005, mais uma conquista. Desta vez, concluiu o curso de pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior pela UNINTES, unidade de extensão da UNIRON na ocasião. O próximo desafio foi aceitar o convite para exercer a docência, embora jamais tenha pensado em atuar nesta profissão.

Aliás, durante a sua primeira graduação recebeu incentivos devários professores. Um deles, Aparecido Scavassa, dizia que ele seria um bom professor. Sedento por desafios, aceitou e ministrou a mesma disciplina do seu incentivador: Marketing, desde 01º de agosto de 2006, conforme atesta sua carteira de trabalho.

O versátil comunicador ainda lecionou outras disciplinas, atuando em diversos cursos na UNIRON. Deixando um pouco a modéstia de lado, afirma que sempre dominou bem Fundamentos de Marketing, Administração Mercadológica I e II, Marketing de Relacionamento, Pesquisa de Marketing, Marketing de Varejo e Serviço e Administração de Materiais e Logística.

Hoje está aposentado da área da comunicação, e mesmo após o quarto AVC, continua trabalhando, desta vez na área do Direito, onde fez sua segunda graduação e advoga em causas criminais, trabalhistas, previdenciárias e cíveis. Quem o conhece, sabe da sua dinamicidade e profissionalismo e tem a certeza que ele não irá parar de atuar, seja em uma área ou em outra. 

O filho da dona Nazaré, goza de tanto prestígio, que em seu último desafio, sugeriu o nome do sucessor, apostando no jovem talentoso John Silva, assim como já fez inúmeras vezes ao longo de sua jornada profissional, investindo em pessoas competentes. Só os privilegiados que convivem com o amigo Dalton, sabem das suas virtudes e do enorme coração que possui, capaz de abrir mão de vantagens pessoais, para auxiliar pessoas necessitadas. Por onde passou, colecionou amigos, que ainda hoje, desfrutam da sua lealdade.

Conforme menciona, “Foi tão bom que fiz inclusive minha Pós-Graduação na Instituição e tive o privilégio de atuar como Professor. Agradeço aos docentes e direção pelo apoio que sempre recebi. Da mesma forma, louvo a Deus e a minha família, que sempre me apoiaram, principalmente nas enfermidades que passei e contribuíram para que eu pudesse ser uma pessoa cada vez melhor”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Impa disponibiliza videoaulas gratuitas de português para o ensino médio

Impa disponibiliza videoaulas gratuitas de português para o ensino médio

Conteúdo acessível pelo portal da OBMep foca em habilidades de leitura e escrita; iniciativa visa reforçar preparação de alunos da rede pública para o Enem.
L
Cine Escola: projeto leva alunos ao cinema em Porto Velho

Cine Escola: projeto leva alunos ao cinema em Porto Velho

Cine Escola convida estudantes da rede municipal de Porto Velho para sessões no cinema com transporte e estrutura gratuita, incentivando cultura e aprendizagem.
L
Jaru convoca monitores educacionais aprovados

Jaru convoca monitores educacionais aprovados

Prefeitura de Jaru chama 13 monitores educacionais aprovados em processo seletivo e define prazo curto para envio de documentos e credenciamento digital obrigatório.
L
Brasil supera meta com 66% das crianças alfabetizadas na idade certa

Brasil supera meta com 66% das crianças alfabetizadas na idade certa

Governo Federal anuncia que dois em cada três alunos concluíram o 2º ano do ensino fundamental sabendo ler e escrever em 2025; objetivo é atingir 80% até 2030.
L
CIEE abre 116 vagas de estágio e aprendizagem em Rondônia

CIEE abre 116 vagas de estágio e aprendizagem em Rondônia

Oportunidades contemplam estudantes do ensino médio e superior em diversas áreas, com cadastro gratuito disponível no portal do CIEE.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Alerta de temporais: Rondônia registra fortes chuvas e risco de tempestades nesta semana

Previsão do Inmet indica chuvas intensas em Rondônia, com rajadas de vento e descargas elétricas, especialmente em Porto Velho e regiões norte e noroeste do estado.
L
FGTS amplia limites de renda e valores de imóveis do Minha Casa, Minha Vida

FGTS amplia limites de renda e valores de imóveis do Minha Casa, Minha Vida

Conselho Curador eleva teto de renda para R$ 13 mil e financiamento máximo para R$ 600 mil; mudanças buscam facilitar acesso à casa própria para famílias de classe média.
L
Alexandre de Moraes concede prisão domiciliar a Jair Bolsonaro

Alexandre de Moraes concede prisão domiciliar a Jair Bolsonaro

Ministro do STF atende pedido da defesa após agravamento do estado de saúde do ex-presidente; medida passará a valer assim que o político receber alta hospitalar de tratamento contra pneumonia.
L
Russa que vive em Porto Velho relata dia no campo e exalta Rondônia

Russa que vive em Porto Velho relata dia no campo e exalta Rondônia

Influenciadora compartilha experiência no interior, destaca diferenças culturais e reforça encantamento com a Amazônia.
L
Nova lei autoriza instalação de farmácias dentro de supermercados no Brasil

Nova lei autoriza instalação de farmácias dentro de supermercados no Brasil

Sancionada pelo presidente Lula, norma exige ambiente segregado e presença obrigatória de farmacêutico durante todo o horário de funcionamento; venda direta em gôndolas de alimentos segue proibida.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo convoca 1,8 mil candidatos para vagas remanescentes do CNU 1

Governo convoca 1,8 mil candidatos para vagas remanescentes do CNU 1

Chamada publicada nesta terça-feira representa 21% do total de postos do “Enem dos Concursos”; Incra, IBGE e Funai lideram o volume de novas convocações federais.
L
Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

O prazo para inscrições preliminares deve acontecer de 30 de março a 20 de abril de 2026
L
Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Programa oferece 548 vagas em todo o país com foco em capacitação e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social.
L
CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Edevaldo Neves recebe lideranças do Baixo Madeira para tratar demandas da região

Deputado Edevaldo Neves recebe lideranças do Baixo Madeira para tratar demandas da região

Durante a reunião, foram debatidas pautas voltadas ao desenvolvimento local, à valorização das atividades produtivas e à busca de soluções que atendam às necessidades da comunidade.
L
Jair Bolsonaro apresenta melhora e deixa a UTI em Brasília

Jair Bolsonaro apresenta melhora e deixa a UTI em Brasília

Ex-presidente segue internado no hospital DF Star para tratamento de pneumonia bacteriana bilateral; alta médica ainda não foi prevista pela equipe multidisciplinar que acompanha o caso.
L
Eyder Brasil destina R$ 500 mil para regularização fundiária em Porto Velho

Eyder Brasil destina R$ 500 mil para regularização fundiária em Porto Velho

Deputado anuncia recurso para garantir escrituras e segurança jurídica nos bairros Aparecida, Cascalheira, Monte Sinai, Planalto, Porto Cristo e Terra Prometida
L
MPRO leva projeto “Conta Comigo” ao Ministério das Mulheres

MPRO leva projeto “Conta Comigo” ao Ministério das Mulheres

Iniciativa apresentada pelo MPRO propõe usar bancos como canais de apoio a mulheres em situação de violência, ampliando informação, prevenção e acesso à rede de proteção.
L
Cristiane Lopes impulsiona inclusão de mães atípicas

Cristiane Lopes impulsiona inclusão de mães atípicas

Deputada Cristiane Lopes fortalece políticas públicas para mães atípicas com projeto de qualificação em Porto Velho, promovendo renda, inclusão e autonomia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Jovem é detido com celular roubado no bairro Conceição

Policiais do 9º Batalhão localizaram eletrônicos, drogas e balança de precisão em um lava-jato na Zona Sul de Porto Velho nesta terça-feira.
10

Freio de motocicleta quebra e deixa mãe ferida na zona sul de Porto Velho

Vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros
12
Esfaqueamento: suspeito se apresenta à polícia

Esfaqueamento: suspeito se apresenta à polícia

Suspeito de esfaqueamento se apresenta espontaneamente à polícia, presta depoimento e é liberado; caso teria começado após discussão em festa.
16
Acidente em Rondônia: colisão em cruzamento

Acidente em Rondônia: colisão em cruzamento

Acidente em Ji-Paraná envolve dois carros em cruzamento movimentado após possível avanço de preferencial; não houve feridos, apenas danos materiais.
14
Capotamento em RO: motorista com CNH vencida

Capotamento em RO: motorista com CNH vencida

Acidente em Jaru deixa motorista ferido após capotamento na Linha 605; condutor perdeu controle do veículo e foi autuado por dirigir com CNH vencida.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Correios anunciam escala 12x36 em setores operacionais

Correios anunciam escala 12×36 em setores operacionais

Medida faz parte do plano de reestruturação para conter déficit de R$ 4 bilhões; federação de trabalhadores critica a jornada e mobiliza categoria contra o que chama de retrocesso.
L
Conab apresenta balanço e lucro social em Brasília

Conab levanta custo de produção do mel e do café em MG

Painéis técnicos em Formiga e Guaxupé analisam insumos e práticas agrícolas para calcular custos de produção do mel e do café arábica.
L
Brasil e China negociam novas regras para inspeção de cargas de soja

Brasil e China negociam novas regras para inspeção de cargas de soja

Missão do Ministério da Agricultura inicia conversas em Pequim após queixas de exportadores; foco está nos certificados fitossanitários e na presença de ervas daninhas nos grãos.
L
Novo Atestmed agiliza concessão de auxílio por incapacidade temporária

Novo Atestmed agiliza concessão de auxílio por incapacidade temporária

Governo amplia para 90 dias o prazo de benefício liberado apenas com análise de documentos; medida visa reduzir em 10% a fila de perícias presenciais do INSS em todo o país.
L

Células-tronco impulsionam avanços na medicina regenerativa em equinos

Terapia com células-tronco mostra resultados no tratamento de lesões, osteoartrite e infertilidade em cavalos, fortalecendo a medicina veterinária regenerativa.
L
Manutenção na RO-010 garante mais segurança entre Urupá e Mirante da Serra

Manutenção na RO-010 garante mais segurança entre Urupá e Mirante da Serra

Governo executa instalação de manilhas e rebaixamento de morros para otimizar o escoamento pluvial e a visibilidade dos condutores
L
Recuperação da RO-135 garante trafegabilidade até o Porto Rolim de Moura do Guaporé

Recuperação da RO-135 garante trafegabilidade até o Porto Rolim de Moura do Guaporé

Governo de Rondônia inicia serviços de patrolamento em 150 quilômetros da rodovia para fortalecer o escoamento agrícola e o turismo na região da Zona da Mata
L
Receita Federal recebe mais de 450 mil declarações de Imposto de Renda no primeiro dia

Consulta ao lote residual de restituição do IRPF de março será aberta nesta terça-feira, 24/03 

Em Rondônia mais de oitocentos contribuintes terão direito ao lote residual de março. 
L
Destinação do IRPF impulsiona projetos sociais em Porto Velho

Destinação do IRPF impulsiona projetos sociais em Porto Velho

Contribuintes podem direcionar até 6% do IRPF para fundos municipais de assistência a crianças e idosos sem custos adicionais
L