QUINTA-FEIRA, 07/08/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

A 2 dias do prazo, MEC mantém regra que exclui parte dos isentos do Enem que faltaram à edição passada

Parlamentares defendem isenção a todos que se encaixem nos critérios de baixa renda, aluno de escola pública ou bolsista, mesmo para quem faltou na edição passada. Regra atual exige documentos que justifiquem ausência de isentos na prova anterior, para que continuem tendo benefício.

Publicado em 

A 2 dias do prazo, MEC mantém regra que exclui parte dos isentos do Enem que faltaram à edição passada - News Rondônia

O Ministério da Educação (MEC), por meio da autarquia responsável pelo Enem, o Inep, manteve as regras sobre os pedidos de isenção da taxa de inscrição para o exame de 2021, mesmo após pedido de parlamentares para que os critérios fossem alterados. A solicitação não foi atendida.

Em 2018, o Inep implementou a "justificativa de ausência" para os participantes isentos do Enem.

A regra pede que o isento (um candidato de baixa renda, vindo de escola pública ou bolsista) explique com documentos válidos por que faltou ao exame, caso queira fazer a prova sem pagar no ano seguinte. Esta regra continua em vigor.

Mas os parlamentares da Frente Mista pela Educação defendem isenção a todos que se encaixem nos critérios socioeconômicos, mesmo para quem faltou na edição passada.

Para eles, "tempos excepcionais demandam medidas excepcionais" e o governo deveria "eliminar barreiras" para os jovens permanecerem estudando.

A 2 dias do prazo, MEC mantém regra que exclui parte dos isentos do Enem que faltaram à edição passada - News Rondônia

A dois dias do fim do prazo para encerrar as solicitações, seguem em vigor as regras anunciadas no início de maio:

Medidas 'excepcionais'

Para os parlamentares, as regras excluem candidatos que faltaram ao exame por medo da pandemia, por exemplo.

No Enem 2020, havia 5,7 milhões de candidatos confirmados. Entre eles, 4,8 milhões (85%) não pagaram a inscrição.

Além disso, o número de candidatos que faltaram à prova foi recorde: 55,3% na edição impressa e de 71,3% na versão digital.

A edição de 2020 foi marcada pelo adiamento do exame, de novembro para janeiro, e pela realização da prova em um momento de aumento de casos.

Para os parlamentares, as regras deveriam "eliminar barreiras" em vez de impor ainda maior dificuldade aos estudantes.

"Se um jovem segue na batalha, estudando e se preparando para o Enem, se estudou ou estuda em escola pública ou foi bolsista integral em escola privada ou é de baixa renda comprovada pelo Cadastro Único, o Estado deve estimular esse comportamento e eliminar barreiras de acesso que estão sob sua responsabilidade", diz um trecho do requerimento.

"Tempos excepcionais demandam medidas excepcionais", escreveram os parlamentares.

O G1 entrou em contato com o MEC e o Inep nesta segunda-feira (24) e terça (25) perguntando se as regras seriam revistas, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

A Frente Mista pela Educação informou que não recebeu resposta do MEC sobre o requerimento.

O deputado federal Idilvan Alencar (PDT-CE), coordenador da Comissão de Ensino Médio, Técnico e Profissional da Frente, comentou o silêncio do MEC frente ao requerimento.

Ele afirmou que a abstenção do Enem 2020 só foi recorde por causa da pandemia, e que muitos estudantes que não foram à prova tentavam se proteger contra a Covid, e depois não encontraram este motivo em meio às justificativas.

"A abstenção no Enem 2020 foi recorde devido à pandemia. Muitos estudantes não foram fazer a prova para se proteger e proteger sua família e essa justificativa sequer existe no sistema. O jovem foi responsável em relação à pandemia [ao evitar a aglomeração da prova], adiou por um ano o sonho da universidade e ainda perde o direito à isenção?", questiona o deputado.

"Esperamos que ele [MEC] se sensibilize e compreenda que é seu papel estimular que o maior número de jovens façam o Enem, até fazer uma campanha nacional dizendo que a isenção de 2020 valerá esse ano. O jovem precisa sonhar com a universidade, com um curso superior, com um futuro. E o MEC tem o papel de estimular", afirma Ildivan.

Rozana Barroso, presidente da União Brasileira do Estudante Secundarista (Ubes), cita as dificuldades dos estudantes no primeiro ano da pandemia, culminando em um Enem 2020 com alta taxa de abstenção.

"Nós estamos muito preocupados quando o assunto é Enem 2021, primeiro porque ele não está no planejamento de 2021, segundo porque isso é um grande retrocesso quando a gente acaba de ter um Enem com recorde de mais de 50% dos inscritos ausentes. Mais de 50% dos estudantes desistiram por vários motivos, neste momento que estamos passando por tantas dificuldades", diz a jovem, citando as metas anuais do Inep, que prevê somente planejamento e não a aplicação da prova.

"Muitos sonhos foram perdidos, como o meu de ser a primeira pessoa da família a ir para a universidade. Muita decepção, evasão, abandono e desistência do acesso à educação", afirma. "A isenção é uma grande preocupação, porque é injusto o que aconteceu com os estudantes. Muitos inclusive foram ao local da prova e não puderam entrar porque tinham muitos estudantes", declara, citando as salas lotadas e os casos em que os candidatos tiveram que pedir a reaplicação do exame.

Prova sem data

Quem tiver o pedido de isenção aceito deverá se inscrever no Enem 2021 para garantir a participação. Mas, embora o edital com o prazo de pedidos de isenção e justificativa já tenha sido publicado, o documento geral com as inscrições e datas da prova ainda não foi divulgado.

O Conselho Nacional de Educação (CNE) chegou a confirmar ao G1 que as provas seriam em janeiro, baseado em uma declaração do presidente do Inep, Danilo Dupas Ribeiro, em uma reunião com o colegiado. Após a publicação da reportagem, o Inep negou que a declaração tenha sido dada na reunião.

Mas documentos internos obtidos pelo G1 comprovam que o Inep havia definido a data da prova para 16 e 23 de janeiro de 2022. O MEC negou, novamente, a previsão e disse que se tratava de planejamento.

O ministro Milton Ribeiro afirmou que "trabalha" para que a prova seja em "outubro, novembro", mas para cumprir o prazo, será preciso correr: ainda falta divulgar o edital geral, montar a prova, imprimir, distribuir. Servidores afirmaram ao G1 que o prazo é "apertado" ou até "impossível" de ser cumprido.

Saiba mais: Governo precisa acelerar edital geral do Enem 2021, inscrição, impressão e distribuição para exame ocorrer neste ano

Quando a Página do Participante abriu para que os candidatos fizessem o pedido de isenção, chegou a circular imagens da tela do aplicativo dizendo que as inscrições abriram em 28 de junho. Questionado, o MEC e o Inep não responderam. O aviso atual informa que as inscrições vão abrir em 'data a ser definida'.

Prazos para justificar ausência e pedir isenção do Enem 2021

Segundo o edital, os interessados deverão entrar na página enem.inep.gov.br/participante para fazer os pedidos. Veja abaixo o cronograma:

17 a 28 de maio: período para justificar ausência e pedir isenção da taxa de 2021

9 de junho: resultado preliminar

14 a 18 de junho: período para apresentar recursos

25 de junho: resultado final com os pedidos aceitos

Segundo o edital, estão previstas as seguintes situações em que se poderá justificar a ausência, desde que haja os seguintes documentos:

assalto ou furto: deve ser comprovado com boletim de ocorrência policial nas datas do exame ao qual o candidato estava inscrito (impresso ou digital)

acidente de trânsito: deve ser apresentado boletim policial com dados do estudante e relato do acidente na data dos exames

casamento/união estável: será aceita a certidão de casamento ou contrato de união estável realizados na data dos exames

morte na família: poderá ser comprovada mediante certidão de óbito

maternidade: será preciso apresentar uma certidão de nascimento da criança nas datas do exame

acompanhamento de cônjuge ou companheiro: documento deverá ser expedido por alguma autoridade que ateste o deslocamento de cidade

privação de liberdade: mandado de prisão ou documento similar

emergência médica ou odontológica: atestado profissional relatando a condição de saúde do candidato

trabalho: situação que demande o deslocamento por motivos de trabalho, com identificação da empresa, CNPJ, e assinatura do empregador

intercâmbio acadêmico: documento assinado, em português, justificando o vínculo

atividade curricular: declaração ou documento assinado que comprove a participação em atividade escolar na data do Enem

Para comprovar renda e pedir isenção, o Inep aceitará os documentos:

Comprovante de pagamento, como holerite ou contra-cheque

Declaração assinada pelo interessado para autônomos, com nome, atividade que exerce, onde a executa, telefone de contato, há quanto tempo tem esta função e renda bruta mensal em reais

Extrato de rendimento do INSS

Recibo de seguro-desemprego e do FGTS

Rescisão do contrato de trabalho

Comprovante de programas sociais, como Bolsa-Família

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Inscrições para creche noturna em Porto Velho iniciam dia 12 de agosto

Inscrições para creche noturna em Porto Velho iniciam dia 12 de agosto

A creche noturna em Porto Velho é voltada a crianças de 1 a 3 anos cujos responsáveis estudam ou trabalham à noite. Vagas estão disponíveis até 20 de agosto.
L
Ensino profissionalizante em Rondônia atrai pais em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho

Ensino profissionalizante em Rondônia atrai pais em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho

Com apoio do Idep, pais de diferentes idades retomam os estudos para se qualificar, ampliar a renda e garantir um futuro melhor para suas famílias.
L

Rondônia conquista título nacional no futsal feminino escolar sub-18 com equipe de Rolim de Moura

Time do Centro de Treinamento Aluízio Pinheiro Ferreira venceu seis equipes e garantiu a taça da série bronze em Aracaju.
L
Fies 2025 lista de espera é divulgada para o Segundo Semestre

Fies 2025 lista de espera é divulgada para o Segundo Semestre

Estudantes que não foram selecionados na chamada regular agora podem consultar sua posição na lista de espera do Fies.
L
Rondônia conclui 1ª etapa da Matrícula Inicial 2025 do Censo Escolar da Educação Básica

Rondônia conclui 1ª etapa da Matrícula Inicial 2025 do Censo Escolar da Educação Básica

Dados inseridos no Sistema Educacenso por escolas públicas e privadas irão subsidiar políticas públicas e repasses de recursos, como os do Fundeb.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos

Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos

Após a desocupação do plenário pela oposição, os senadores aprovaram o projeto que atualiza a tabela do Imposto de Renda e beneficia trabalhadores e aposentados.
L
Plenário do Senado é desocupado após dois dias

Plenário do Senado é desocupado após dois dias

A oposição encerrou a ocupação do plenário principal do Senado e o presidente da Casa, Davi Alcolumbre, retomou os trabalhos legislativos.
L

Coluna Social Marisa Linhares: Kelly e Nivaldo brilham em festa da Magnum em SP e serão homenageados com o Troféu Cacau de Ouro 2025

Casal de Cacoal se destaca em evento de luxo na Tokio Marine Hall e confirma presença na noite de gala em outubro, que premiará os grandes nomes do empreendedorismo rondoniense.
L
Rondônia abre mais de 1,1 mil postos de trabalho formais em junho

Rondônia abre mais de 1,1 mil postos de trabalho formais em junho

Rondônia fechou o mês de junho com 1.125 novos empregos formais, totalizando 7.704 no ano, com destaque para os setores de Comércio e Serviços.
L

Agenda News: Grego Original Pub esquenta o fim de semana com muito rock e anuncia festa histórica de 14 anos no Monarka

Happy Friday, Feijuka com Rock e Rock in City agitam Porto Velho; e vem aí a maior celebração do ano pelos 14 anos do pub mais roqueiro da cidade.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Semtel promove 1º Feirão do Emprego em Porto Velho com mais de mil vagas e inclusão para maiores de 50 anos

Semtel promove 1º Feirão do Emprego em Porto Velho com mais de mil vagas e inclusão para maiores de 50 anos

Evento será no dia 11 de agosto no Ginásio Cláudio Coutinho e oferece vagas para todas as idades, com cadastro online para agilizar atendimento.
L
Prefeitura alinha com empresários o maior feirão de empregos da história de Porto Velho

Prefeitura alinha com empresários o maior feirão de empregos da história de Porto Velho

Evento acontece na próxima segunda-feira (11), no Ginásio Cláudio Coutinho, com mais de 400 parceiros oferecendo vagas e serviços à população
L
Sine Municipal reforça importância do currículo para vagas no Feirão do Emprego em Porto Velho

Sine Municipal reforça importância do currículo para vagas no Feirão do Emprego em Porto Velho

Órgão oferece atendimento gratuito para elaboração e revisão de currículos, visando fortalecer a empregabilidade local antes do Feirão do Emprego.
L
Energisa abre vagas de estágio em Porto Velho para Direito, Engenharias e outras áreas

Energisa abre vagas de estágio em Porto Velho para Direito, Engenharias e outras áreas

A Energisa abriu inscrições para seu programa de estágio em Porto Velho, com vagas até 8 de agosto para estudantes de diversas áreas, incluindo Engenharias e Direito.
L
Prefeitura lança site do 1º Feirão do Emprego em Porto Velho com mais de mil vagas abertas

Prefeitura lança site do 1º Feirão do Emprego em Porto Velho com mais de mil vagas abertas

Feirão do Emprego e Empreendedorismo acontece no dia 11 de agosto, e candidatos já podem se cadastrar no site oficial para agilizar o atendimento.
L

POLÍTICA

Alero aprova projeto de Dra. Taíssa que cria Bolsa Catador para recicladores em Rondônia

Alero aprova projeto de Dra. Taíssa que cria Bolsa Catador para recicladores em Rondônia

Programa reconhece o papel dos catadores na gestão de resíduos e promove inclusão produtiva, justiça social e sustentabilidade no estado de Rondônia.
L
Moraes autoriza políticos a visitarem Bolsonaro em prisão domiciliar

Moraes autoriza políticos a visitarem Bolsonaro em prisão domiciliar

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, permitiu que aliados como o governador Tarcísio de Freitas e o deputado Luciano Zucco visitem o ex-presidente Jair Bolsonaro.
L
"Sou rondoniense", diz Nelson Wilians ao receber título da Assembleia

“Sou rondoniense”, diz Nelson Wilians ao receber título da Assembleia

O advogado Nelson Wilians recebeu o Título Honorífico de Cidadão Rondoniense na Assembleia Legislativa, em reconhecimento por sua atuação de quase duas décadas no estado.
L
Bolsonaro recorre de prisão domiciliar decretada por Moraes

Bolsonaro recorre de prisão domiciliar decretada por Moraes

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro argumenta que a medida cautelar de restrição de redes sociais não foi descumprida.
L
Leilão para escolha da empresa responsável pela instalação da torre será realizado no dia 12 de agosto

Leilão para escolha da empresa responsável pela instalação da torre será realizado no dia 12 de agosto

Leilão para escolha da empresa responsável pela instalação da torre será realizado no dia 12 de agosto.
L
Publicidade

POLÍCIA

PF combate crimes transnacionais na fronteira com a Bolívia e prende foragido e traficante de munições

PF combate crimes transnacionais na fronteira com a Bolívia e prende foragido e traficante de munições

Ação da Polícia Federal ocorreu em Guajará-Mirim durante o feriado da independência boliviana. Foram fiscalizadas embarcações e pessoas na região de fronteira.
10
Operação contra ‘Jogo do Tigrinho’ tem Bia Miranda, Buarque e Maumau como alvos

Operação contra ‘Jogo do Tigrinho’ tem Bia Miranda, Buarque e Maumau como alvos

Ação da Polícia Civil, chamada Operação Desfortuna, investiga influenciadores que promoveram ilegalmente jogos de azar online; Maumau foi preso em flagrante com arma.
10
Foragido flamenguista é preso por roubo e furto enquanto orava em Porto Velho

Foragido flamenguista é preso por roubo e furto enquanto orava em Porto Velho

Após consulta no sistema, os policiais confirmaram que havia contra ele um mandado de prisão por roubo e furto.
14
Empresário de 70 anos é preso em loja por dívida de pensão alimentícia em Porto Velho

Empresário de 70 anos é preso em loja por dívida de pensão alimentícia em Porto Velho

Por determinação da Justiça, o idoso foi obrigado a pagar pensão alimentícia à criança no lugar do filho, que não cumpria com a obrigação legal.
10
Ação rápida da PM prende foragido da Justiça em Ji-Paraná

Ação rápida da PM prende foragido da Justiça em Ji-Paraná

Um homem com mandado de prisão em aberto no Mato Grosso foi capturado pela Polícia Militar em Ji-Paraná após denúncias anônimas.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

População de Porto Velho é convidada a audiência pública sobre infraestrutura no orçamento de 2026

População de Porto Velho é convidada a audiência pública sobre infraestrutura no orçamento de 2026

Audiência será nesta quinta-feira (7), com participação presencial e online. Tema central é infraestrutura e desenvolvimento urbano na LOA 2026.
L
Governo de RO reforça compromisso ambiental na Conferência de Áreas Contaminadas, em SP

Governo de RO reforça compromisso ambiental na Conferência de Áreas Contaminadas, em SP

Representado pela Sedam, Rondônia apresentou soluções técnicas e sustentáveis para áreas contaminadas, como o uso de geofísica e extratos vegetais.
L
Governo de RO investe mais de R$ 3,3 milhões em sinalização de trânsito para reduzir acidentes em Jaru

Governo de RO investe mais de R$ 3,3 milhões em sinalização de trânsito para reduzir acidentes em Jaru

Projeto do Detran-RO em parceria com a Prefeitura de Jaru contempla faixas, placas e semáforos, com foco nos pontos mais críticos da cidade.
L
Governo de Rondônia compartilha modelo de conformidade com LGPD e fortalece cooperação com o estado de Roraima

Governo de Rondônia compartilha modelo de conformidade com LGPD e fortalece cooperação com o estado de Roraima

Setic apresenta boas práticas em proteção de dados durante reunião com servidores da Sefaz/RR, destacando Rondônia como referência nacional na LGPD.
L
Serviços fiscais são levados a municípios do Cone Sul durante MP Itinerante com apoio da Sefin Rondônia

Serviços fiscais são levados a municípios do Cone Sul durante MP Itinerante com apoio da Sefin Rondônia

Ação do Governo de Rondônia durante o MP Itinerante reforça a inclusão fiscal e leva serviços como IPVA, Nota Legal e educação tributária à população.
L
Instalação de ventiladores melhora a qualidade de vida no Centro de Convivência do Idoso em Porto Velho

Instalação de ventiladores melhora a qualidade de vida no Centro de Convivência do Idoso em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho instalou seis novos ventiladores no Centro de Convivência do Idoso, uma medida que atendeu aos pedidos dos idosos, melhorando o conforto e a saúde dos frequentadores.
L
Cirurgia inédita do SUS corrige coluna de bebê antes do nascimento

Cirurgia inédita do SUS corrige coluna de bebê antes do nascimento

Médicos do Instituto Estadual do Cérebro, no Rio de Janeiro, realizaram uma cirurgia intrauterina para tratar Mielomeningocele, uma má-formação na coluna do feto, em um procedimento gratuito.
L
Poliamor: especialistas explicam o que é traição em relações não monogâmicas

Poliamor: especialistas explicam o que é traição em relações não monogâmicas

A revelação de um caso de traição pelo influenciador “Artur O Urso” levantou dúvidas sobre o poliamor. Para especialistas, a traição nesse contexto está ligada à quebra de acordos e não à exclusividade.
L

Atendimentos do Detran-RO são encerrados em unidade do Tudo Aqui no shopping de Porto Velho

CNHs renovadas no local devem ser retiradas na Ciretran; nova unidade será inaugurada na Zona Leste da capital.
L
Kanindé, Metareilá e WWF entregam agroindústria de castanha-da-Amazônia para indígenas

Kanindé, Metareilá e WWF entregam agroindústria de castanha-da-Amazônia para indígenas

O projeto da Kanindé, em parceria com a Metareilá e o WWF, entregou uma agroindústria de castanha-da-amazônia para o povo indígena Paiter Suruí, em Cacoal.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.