TERÇA-FEIRA, 17/02/2026

Em destaque

A 2 dias do prazo, MEC mantém regra que exclui parte dos isentos do Enem que faltaram à edição passada

Parlamentares defendem isenção a todos que se encaixem nos critérios de baixa renda, aluno de escola pública ou bolsista, mesmo para quem faltou na edição passada. Regra atual exige documentos que justifiquem ausência de isentos na prova anterior, para que continuem tendo benefício.

Publicado em 

O Ministério da Educação (MEC), por meio da autarquia responsável pelo Enem, o Inep, manteve as regras sobre os pedidos de isenção da taxa de inscrição para o exame de 2021, mesmo após pedido de parlamentares para que os critérios fossem alterados. A solicitação não foi atendida.

Em 2018, o Inep implementou a "justificativa de ausência" para os participantes isentos do Enem.

A regra pede que o isento (um candidato de baixa renda, vindo de escola pública ou bolsista) explique com documentos válidos por que faltou ao exame, caso queira fazer a prova sem pagar no ano seguinte. Esta regra continua em vigor.

Mas os parlamentares da Frente Mista pela Educação defendem isenção a todos que se encaixem nos critérios socioeconômicos, mesmo para quem faltou na edição passada.

Para eles, "tempos excepcionais demandam medidas excepcionais" e o governo deveria "eliminar barreiras" para os jovens permanecerem estudando.

A dois dias do fim do prazo para encerrar as solicitações, seguem em vigor as regras anunciadas no início de maio:

Medidas 'excepcionais'

Para os parlamentares, as regras excluem candidatos que faltaram ao exame por medo da pandemia, por exemplo.

No Enem 2020, havia 5,7 milhões de candidatos confirmados. Entre eles, 4,8 milhões (85%) não pagaram a inscrição.

Além disso, o número de candidatos que faltaram à prova foi recorde: 55,3% na edição impressa e de 71,3% na versão digital.

A edição de 2020 foi marcada pelo adiamento do exame, de novembro para janeiro, e pela realização da prova em um momento de aumento de casos.

Para os parlamentares, as regras deveriam "eliminar barreiras" em vez de impor ainda maior dificuldade aos estudantes.

"Se um jovem segue na batalha, estudando e se preparando para o Enem, se estudou ou estuda em escola pública ou foi bolsista integral em escola privada ou é de baixa renda comprovada pelo Cadastro Único, o Estado deve estimular esse comportamento e eliminar barreiras de acesso que estão sob sua responsabilidade", diz um trecho do requerimento.

"Tempos excepcionais demandam medidas excepcionais", escreveram os parlamentares.

O G1 entrou em contato com o MEC e o Inep nesta segunda-feira (24) e terça (25) perguntando se as regras seriam revistas, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

A Frente Mista pela Educação informou que não recebeu resposta do MEC sobre o requerimento.

O deputado federal Idilvan Alencar (PDT-CE), coordenador da Comissão de Ensino Médio, Técnico e Profissional da Frente, comentou o silêncio do MEC frente ao requerimento.

Ele afirmou que a abstenção do Enem 2020 só foi recorde por causa da pandemia, e que muitos estudantes que não foram à prova tentavam se proteger contra a Covid, e depois não encontraram este motivo em meio às justificativas.

"A abstenção no Enem 2020 foi recorde devido à pandemia. Muitos estudantes não foram fazer a prova para se proteger e proteger sua família e essa justificativa sequer existe no sistema. O jovem foi responsável em relação à pandemia [ao evitar a aglomeração da prova], adiou por um ano o sonho da universidade e ainda perde o direito à isenção?", questiona o deputado.

"Esperamos que ele [MEC] se sensibilize e compreenda que é seu papel estimular que o maior número de jovens façam o Enem, até fazer uma campanha nacional dizendo que a isenção de 2020 valerá esse ano. O jovem precisa sonhar com a universidade, com um curso superior, com um futuro. E o MEC tem o papel de estimular", afirma Ildivan.

Rozana Barroso, presidente da União Brasileira do Estudante Secundarista (Ubes), cita as dificuldades dos estudantes no primeiro ano da pandemia, culminando em um Enem 2020 com alta taxa de abstenção.

"Nós estamos muito preocupados quando o assunto é Enem 2021, primeiro porque ele não está no planejamento de 2021, segundo porque isso é um grande retrocesso quando a gente acaba de ter um Enem com recorde de mais de 50% dos inscritos ausentes. Mais de 50% dos estudantes desistiram por vários motivos, neste momento que estamos passando por tantas dificuldades", diz a jovem, citando as metas anuais do Inep, que prevê somente planejamento e não a aplicação da prova.

"Muitos sonhos foram perdidos, como o meu de ser a primeira pessoa da família a ir para a universidade. Muita decepção, evasão, abandono e desistência do acesso à educação", afirma. "A isenção é uma grande preocupação, porque é injusto o que aconteceu com os estudantes. Muitos inclusive foram ao local da prova e não puderam entrar porque tinham muitos estudantes", declara, citando as salas lotadas e os casos em que os candidatos tiveram que pedir a reaplicação do exame.

Prova sem data

Quem tiver o pedido de isenção aceito deverá se inscrever no Enem 2021 para garantir a participação. Mas, embora o edital com o prazo de pedidos de isenção e justificativa já tenha sido publicado, o documento geral com as inscrições e datas da prova ainda não foi divulgado.

O Conselho Nacional de Educação (CNE) chegou a confirmar ao G1 que as provas seriam em janeiro, baseado em uma declaração do presidente do Inep, Danilo Dupas Ribeiro, em uma reunião com o colegiado. Após a publicação da reportagem, o Inep negou que a declaração tenha sido dada na reunião.

Mas documentos internos obtidos pelo G1 comprovam que o Inep havia definido a data da prova para 16 e 23 de janeiro de 2022. O MEC negou, novamente, a previsão e disse que se tratava de planejamento.

O ministro Milton Ribeiro afirmou que "trabalha" para que a prova seja em "outubro, novembro", mas para cumprir o prazo, será preciso correr: ainda falta divulgar o edital geral, montar a prova, imprimir, distribuir. Servidores afirmaram ao G1 que o prazo é "apertado" ou até "impossível" de ser cumprido.

Saiba mais: Governo precisa acelerar edital geral do Enem 2021, inscrição, impressão e distribuição para exame ocorrer neste ano

Quando a Página do Participante abriu para que os candidatos fizessem o pedido de isenção, chegou a circular imagens da tela do aplicativo dizendo que as inscrições abriram em 28 de junho. Questionado, o MEC e o Inep não responderam. O aviso atual informa que as inscrições vão abrir em 'data a ser definida'.

Prazos para justificar ausência e pedir isenção do Enem 2021

Segundo o edital, os interessados deverão entrar na página enem.inep.gov.br/participante para fazer os pedidos. Veja abaixo o cronograma:

17 a 28 de maio: período para justificar ausência e pedir isenção da taxa de 2021

9 de junho: resultado preliminar

14 a 18 de junho: período para apresentar recursos

25 de junho: resultado final com os pedidos aceitos

Segundo o edital, estão previstas as seguintes situações em que se poderá justificar a ausência, desde que haja os seguintes documentos:

assalto ou furto: deve ser comprovado com boletim de ocorrência policial nas datas do exame ao qual o candidato estava inscrito (impresso ou digital)

acidente de trânsito: deve ser apresentado boletim policial com dados do estudante e relato do acidente na data dos exames

casamento/união estável: será aceita a certidão de casamento ou contrato de união estável realizados na data dos exames

morte na família: poderá ser comprovada mediante certidão de óbito

maternidade: será preciso apresentar uma certidão de nascimento da criança nas datas do exame

acompanhamento de cônjuge ou companheiro: documento deverá ser expedido por alguma autoridade que ateste o deslocamento de cidade

privação de liberdade: mandado de prisão ou documento similar

emergência médica ou odontológica: atestado profissional relatando a condição de saúde do candidato

trabalho: situação que demande o deslocamento por motivos de trabalho, com identificação da empresa, CNPJ, e assinatura do empregador

intercâmbio acadêmico: documento assinado, em português, justificando o vínculo

atividade curricular: declaração ou documento assinado que comprove a participação em atividade escolar na data do Enem

Para comprovar renda e pedir isenção, o Inep aceitará os documentos:

Comprovante de pagamento, como holerite ou contra-cheque

Declaração assinada pelo interessado para autônomos, com nome, atividade que exerce, onde a executa, telefone de contato, há quanto tempo tem esta função e renda bruta mensal em reais

Extrato de rendimento do INSS

Recibo de seguro-desemprego e do FGTS

Rescisão do contrato de trabalho

Comprovante de programas sociais, como Bolsa-Família

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Pé-de-Meia Licenciaturas: cadastro começa nesta terça

Pé-de-Meia Licenciaturas: cadastro começa nesta terça

Programa oferece até 12 mil bolsas para estudantes de licenciatura e prevê poupança vinculada à atuação futura na rede pública.
L
Rondônia tem 2,2 mil pré-selecionados na 1ª chamada do Prouni 2026

Rondônia tem 2,2 mil pré-selecionados na 1ª chamada do Prouni 2026

Estado registrou 16,5 mil inscrições e ofertou 5,7 mil bolsas; medicina lidera como curso mais disputado.
L
Plataforma do governo amplia mercado para 13 mil MEIs em escolas de Rondônia

Plataforma do governo amplia mercado para 13 mil MEIs em escolas de Rondônia

Mais de 900 unidades de ensino poderão contratar serviços de manutenção pelo Contrata+Brasil com recursos do PDDE.
L
Matrículas da EJA seguem até 28 de fevereiro

Matrículas da EJA seguem até 28 de fevereiro

Seduc reforça prazo para inscrição na Educação de Jovens e Adultos em escolas estaduais e CEEJAs de Rondônia.
L
Prefeitura entrega bicicletas a alunos destaque

Prefeitura entrega bicicletas a alunos destaque

Estudantes com melhor desempenho no Avalia Porto Velho recebem bicicletas em solenidade na Escola Alegria, na zona Sul da capital.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Baliza deixa de ser obrigatória na CNH em Rondônia

Baliza deixa de ser obrigatória na CNH em Rondônia

Mudança no exame prático da categoria B passa a valer no estado e altera critérios de avaliação para novos condutores.
L

RondônCAP 289: confira os ganhadores do sorteio deste domingo

289ª edição do RondônCAP foi realizada neste domingo, 15 de fevereiro, com prêmios de R$ 2 mil, R$ 3 mil, R$ 5 mil e R$ 110 mil, além dos Giros da Sorte, premiando moradores de várias cidades de Rondônia.
L
Prefeitura reconhece papel dos comunicadores na transparência pública

Prefeitura reconhece papel dos comunicadores na transparência pública

Gestão destaca atuação da equipe da comunicação institucional e homenageia profissionais no Dia do Repórter.
L
Limpeza pós-blocos começa às 6h na capital

Limpeza pós-blocos começa às 6h na capital

Força-tarefa garante varrição, lavagem e desodorização das vias após as festividades.
L
Crimes digitais no carnaval: como se proteger

Crimes digitais no carnaval: como se proteger

Advogada alerta para golpes em apps de encontro, deepfakes e invasões de contas durante a folia; prevenção e registro de provas são essenciais.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula celebra desfile no Rio após críticas: “Foi lindo”

Lula celebra desfile no Rio após críticas: “Foi lindo”

Presidente elogia noite na Sapucaí enquanto oposição promete ações judiciais; Planalto afirma que apoio cultural ao Carnaval não configura irregularidade.
L
Gislaine Lebrinha garante R$ 500 mil para saúde

Gislaine Lebrinha garante R$ 500 mil para saúde

Recurso já disponível fortalece atendimentos e amplia estrutura da rede municipal em Guajará-Mirim, assegurando melhorias diretas à população.
L
Pedro Fernandes cobra manutenção urgente na BR-421

Pedro Fernandes cobra manutenção urgente na BR-421

Deputado alerta para risco de acidentes e pede intervenção imediata em trecho estratégico para a mobilidade e economia do Vale do Jamari.
L
Cássio Gois garante ambulância e reforça saúde no distrito 14 de Abril

Cássio Gois garante ambulância e reforça saúde no distrito 14 de Abril

Investimento fortalece o atendimento de urgência e amplia a resposta à população rural de Espigão do Oeste.
L
Emenda garante reforma do SAMU de Cujubim

Emenda garante reforma do SAMU de Cujubim

Investimento de R$ 530 mil fortalece a estrutura de urgência, melhora condições de trabalho e amplia a capacidade de atendimento à população.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é agredido e socorrido pelos bombeiros na zona norte

Homem é agredido e socorrido pelos bombeiros na zona norte

Vítima de 25 anos foi encontrada ferida no bairro São Sebastião e encaminhada para atendimento médico na tarde desta segunda-feira.
12
Marido é preso após tentar fazer sexo a força com a esposa no centro

Marido é preso após tentar fazer sexo a força com a esposa no centro

Suspeito de 30 anos foi preso em flagrante no bairro Arigolândia
14
Apenado e comparsa são presos com munições no Orgulho do Madeira

Apenado e comparsa são presos com munições no Orgulho do Madeira

Dupla foi flagrada com munições, celulares e gandolas do Exército na zona Leste
10
Ex-dono é suspeito de furtar carro vendido em Porto Velho

Ex-dono é suspeito de furtar carro vendido em Porto Velho

Homem levou veículo estacionado após atraso no pagamento e caso é investigado pela Polícia Civil como possível furto ou exercício arbitrário.
10
Suspeito de tiroteio que feriu criança é preso em RO

Suspeito de tiroteio que feriu criança é preso em RO

Homem foi detido em Mirante da Serra por suposta participação no ataque em Ji-Paraná que atingiu menina de três anos dentro de um carro.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento e Renovação de Licença Ambiental: KISPETÃO ESPETARIA LTDA

Recebimento e Renovação de Licença Ambiental.
L
Robert Duvall, astro de “O Poderoso Chefão”, morre aos 95 anos

Robert Duvall, astro de “O Poderoso Chefão”, morre aos 95 anos

Vencedor do Oscar e dono de uma das carreiras mais respeitadas de Hollywood, ator deixa legado de mais de sete décadas no teatro, na TV e no cinema.
L
X cai e usuários relatam falhas na rede

X cai e usuários relatam falhas na rede

Instabilidade impediu acesso à linha do tempo e envio de mensagens, segundo relatos registrados ao longo da manhã desta segunda-feira.
L
A história de GTA San Andreas: a jornada de CJ

A história de GTA San Andreas: a jornada de CJ

Relembre a trajetória de CJ em San Andreas e entenda por que a narrativa segue marcante antes da chegada de GTA 6.
L
Crea-RO apresenta projeto sustentável a prefeito

Crea-RO apresenta projeto sustentável a prefeito

Iniciativa de coleta seletiva em grandes eventos une engenharia, educação ambiental e impacto social, destinando recicláveis a entidade de saúde em Porto Velho.
L
Carnalimpeza destaca fim do mau cheiro nas ruas durante o Carnaval

Carnalimpeza destaca fim do mau cheiro nas ruas durante o Carnaval

Lavagem, varrição e essências com perfume melhoram ruas da cidade
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: DROGARIA MENOR PRECO LTDA

LICENÇA  AMBIENTAL POR DECLARAÇÃO Nº 151 SOL/DLA
L

Requerimento da Licença e Outorga: ANTÔNIO JOSÉ DOS SANTOS

Licença Simplificada e Obtenção do Termo de Outorga
L

Recebimento da Licença Ambiental: CALTECH ENGENHARIA E SISTEMAS EIRELI

LAPP – Licença Ambiental de Pequeno Porte
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.