QUARTA-FEIRA, 24/09/2025

Presidente do Inep diz 'Enem é atividade essencial'

Alexandre Lopes diz que órgão não tem como garantir outra aplicação do exame, como ocorrerá no Amazonas

Publicado em 

Órgão do Ministério da Educação responsável pelo Enem, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) tem reafirmado a realização do exame mesmo em meio a pedidos de suspensão por causa do avanço da pandemia de coronavírus. As provas estão marcadas para os próximos dois domingos, dias 17 e 24 de janeiro.

Para o presidente do instituto, Alexandre Lopes, o Enem precisa ser visto como “atividade essencial” pela importância do exame para o ingresso de alunos no ensino superior. Ele diz que prefeitos podem tomar ações para reduzir circulação nas cidades nos dias do exame e que, dentro das salas de aplicação, os protocolos são muito rígidos.

“Se o aluno tirar a máscara, está eliminado e sai da escola. No ambiente de prova, garantimos o protocolo, o que não acontece fora”, disse ele ao jornal Folha de S.Paulo.

Mesmo diante da situação de calamidade vivida no Amazonas, sobretudo em Manaus, o Inep recorreu a uma decisão judicial que suspendia o exame no estado. O governo acabou publicando um decreto que barrou a prova e, na análise do recurso, a Justiça confirmou a reaplicação em fevereiro.

“A decisão foi muito boa. Permite que Inep, governo e prefeitura possam, juntos, assegurar a reaplicação em todo estado em 23 e 24 de fevereiro”, disse ele com relação à situação no Amazonas. Lopes afirmou, no entanto, que o Inep não tem como garantir a reaplicação de forma generalizada.

PERGUNTA – Como o Inep interpreta a situação no Amazonas, onde foi suspensa a realização do Enem e autorizada a reaplicação em fevereiro?

ALEXANDRE LOPES – Fazer (a reaplicação) em fevereiro estava no pedido da AGU (Advocacia-Geral da União). Se não fosse suspensa toda a decisão, queríamos pelo menos essa parte (que permitiu a reaplicação). Porque a decisão inicial dizia que não podia fazer enquanto valesse o decreto de calamidade, e isso significava não ter o Enem no ano. Não podia sequer conversar com o estado do Amazonas. Não há briga ou atritos entre Inep, MEC e autoridades do Amazonas ou Manaus. A situação em Manaus foi piorando e estávamos conversando, aí veio essa decisão que impedia qualquer solução.

Agora, a decisão foi muito boa. Permite que Inep, governo e prefeitura possam, juntos, assegurar a reaplicação em todo estado em 23 e 24 de fevereiro, que não é fácil. O estado terá de nos ajudar para fazermos prova no interior, que tem questões logísticas complicadas em alguns locais de prova.

Além do Amazonas, outros três municípios soltaram decreto suspendendo o Enem. O Inep teme outros decretos ou decisões judiciais?

AL – O que a gente tem procurado é conversar com os estados e municípios para que tenham muito cuidado e responsabilidade ao tomar essa decisão porque há um limite da nossa capacidade de realizar as provas de reaplicação em 23 e 24 de fevereiro. Não é possível fazer um Enem inteiro em fevereiro por causa de questões logísticas. Para imprimir uma prova do Enem, são 40 dias. Para distribuir, a gente começou no início de dezembro. Não é possível reaplicar 100% do Enem em fevereiro.

Os prefeitos podem colaborar em medidas da escola para fora, colocando ônibus, diminuindo atividade na hora da prova, nos domingos. Temos de pensar e ajudar esses jovens a fazer o Enem, que concentra numa única prova o processo de seletivo de centenas de instituições. O Enem é uma atividade essencial para o país.

O governo sabe qual tamanho da reaplicação poderia atender?

AL – Depende. Manaus tem logística mais simples, eu chego de avião, mas no interior do estado a logística é mais complicada. Há locais com uma quantidade de participantes muito grande. Há um limite para a reaplicação. Outra coisa é que são três provas, com o Enem regular, digital e a reaplicação. As três provas são corrigidas e quando entregam o resultado em 29 de março, é o resultado das três aplicações. Há necessidade de tempo para corrigir. As pessoas que já estão entrando na página do participante e solicitando reaplicação porque estão com Covid conseguem garantir, mas é volume muito pequeno ainda que pulverizado no país.

No estado do Amazonas, já serão mais de 160 mil participantes. Quando um governante toma essa decisão pensa que é só a realidade do seu município, mas o Enem tem impacto nacional. Por isso, há um risco. Eu não posso assegurar a reaplicação (para todos os casos).

Agora o Brasil tem que ter solidariedade com o povo do Amazonas, em relação a tudo, mas em relação também ao Enem, e deixar que a gente faça as provas neste fim de semana, estamos preparados, para não comprometer as provas no Amazonas na replicação.

Houve várias demandas de suspensão da prova por conta do avanço da pandemia, que está em um dos piores estágios. Como justificar a manutenção do Enem em meio a esse salto tão grande de casos?

AL – Primeiro, nunca foi pedido ou pensado em realizar o Enem só após a pandemia. Esperar a pandemia passar é não ter Enem, porque não há a menor perspectiva de terminar em um mês ou dois meses. O que tem que fazer é nos prepararmos para aplicar o Enem na pandemia, e foi o que a gente fez.

A prova é nacional e a pandemia se comporta diferente ao longo do tempo nas regiões. Em novembro, que era a data original, e olhar para trás é fácil, a situação estava mais tranquila do que agora. Se há novo adiamento não se sabe se mais para frente vai estar numa situação ainda mais difícil. Não conseguimos identificar informação que assegure que o adiamento de um mês garantirá condições melhores da pandemia. E adiar até terminar a pandemia é não ter Enem, e a gente precisa do Enem. O Enem é rito de passagem da educação básica para o ensino superior, então se não faz, não tem acesso.

Mas na consulta feita pelo Inep aos alunos, a maioria escolheu maio.

AL – Esse calendário não foi definido isoladamente pelo Inep, foi fruto de uma reunião com Consed (que representa secretarias de Educação dos estados), instituições que representam o ensino superior público e privado. Foi colocado no final de janeiro e início de fevereiro para que os estados pudessem avançar o máximo na preparação dos alunos sem comprometer o semestre. E a gente não pode ficar sem ensino superior, a imensa maioria dos alunos estão em instituições privadas, sem alunos as instituições não conseguem manter suas estruturas, pagar professores. Essa data do Enem está no limite para o aproveitamento para o ano letivo do ensino superior.

Fazer o Enem nesse momento requer medidas de segurança, como redução de alunos por sala e máscara. O Inep garante que só haverá salas com metade da capacidade?

AL – A determinação que a gente deu ao consórcio aplicador foi para garantir o distanciamento entre as pessoas, mas as salas têm tamanho e configurações diferentes. Por isso, não falo que tem 20 ou 30 pessoas, pode ter escolas com salas de metragem diferentes, é caso a caso. O que estamos buscando é o distanciamento, diminuindo a quantidade de pessoas que nos anos anteriores utilizava as salas.

O Inep vai distribuir álcool em gel a todos e fazer medição de temperatura?

AL – Álcool em gel haverá para todos, participantes e aplicadores. Nas avaliações da equipe técnica, com base nas conversas, entendeu-se que não era uma medida ideal colocar a leitura de temperatura. A eficiência, o custo… Tem local de provas com 2.000 pessoas, (seria) quantidade [muito grande] de pessoas que tínhamos que contratar, são 14 mil escolas para se aplicar prova.

Há vários protocolos diferentes no Brasil, a medição de temperatura é só uma. Olhamos os protocolos colocados nas eleições, e adotamos o nosso. Disposição de salas, higienização antes e depois da aplicação, abertura dos portões com mais antecedência.

Esses protocolos nos trazem tranquilidade, e são protocolos das cidades para garantir a circulação das pessoas. Uso de máscara, álcool em gel, limitação na quantidade de pessoas.

Mas essas medidas estão se mostrando ineficazes uma vez que os casos estão aumentando. Por isso a preocupação de quem pede o adiamento das provas.

AL – Mas há diferenças muito grandes entre ambientes de prova e restaurantes. Primeiro porque as pessoas não falam durante a prova. No caso dos locais de prova do Enem, o cumprimento dos protocolos é muito eficiente. Se o aluno tirar a máscara, está eliminado e sai da escola. No ambiente de prova, garantimos o protocolo, o que não acontece fora. Então é bastante seguro. Importante ressaltar que temos visto especialistas e governos defendendo a volta às aulas.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Inep conclui hoje aplicação de provas do Encceja PPL

Inep conclui hoje aplicação de provas do Encceja PPL

Gabaritos devem sair dia 6 de outubro
L
PS UNIR 2026 - Publicados os editais gerais para 65 cursos gratuitos de graduação

PS UNIR 2026 – Publicados os editais gerais para 65 cursos gratuitos de graduação

As oportunidades são para os cursos do primeiro e do segundo semestres letivos de 2026.
L
Escola Bilíngue Porto Velho transforma vidas com inclusão e valorização da cultura surda

Escola Bilíngue Porto Velho transforma vidas com inclusão e valorização da cultura surda

Instituição municipal atende 160 alunos da pré-escola ao 5º ano, com ensino em Libras e português, promovendo inclusão e respeito à diversidade.
L
Inscrições para a Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente

Inscrições para a Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente

A Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz abre inscrições até 30 de junho de 2026 para projetos de estudantes, destacando a importância da participação de professores no processo, segundo a coordenadora Cristina Araripe.
L

Fies: publicado edital para oferta de vagas remanescentes

Mantenedoras de instituições privadas de ensino superior têm de 1º a 8 de outubro para preencher as informações necessárias à participação
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Peeling Gluco Depile-se combate acne e oleosidade

Indicado para todos os tipos de pele, o tratamento oferece resultados visíveis e seguros desde a primeira sessão.
L
Ministério da Saúde nega que paracetamol cause autismo

Ministério da Saúde nega que paracetamol cause autismo

Nota oficial do Ministério da Saúde desmente afirmação feita por Donald Trump, reforçando a segurança do paracetamol e combatendo a desinformação.
L

Momento Empresarial: Fernando Schimilowski, empresário e consultor de negócios

No Momento Empresarial desta quarta-feira, vamos entrevistar Fernando Schimilowski, empresário, consultor empresarial e gestor de negócios, que acumula 31 anos de experiência profissional e um amplo conhecimento em administração de equipes e operações.
L
Ministério da Saúde muda e recomenda mamografia aos 40 anos

Ministério da Saúde muda e recomenda mamografia aos 40 anos

A pasta ampliou as diretrizes do SUS para o rastreamento do câncer de mama, que afeta 23% das mulheres na faixa dos 40 a 49 anos.
L
Empreendedorismo

Coluna do Simpi: Com uma década de atraso, atualização dos limites do Simples e do MEI volta à pauta no Congresso

Congelados há quase dez anos, os limites de faturamento do Simples Nacional e do MEI voltam a ser debatidos na Câmara para garantir justiça fiscal e preservar micro e pequenas empresas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Último dia para confirmar interesse no CNU 2024

Último dia para confirmar interesse no CNU 2024

A manifestação de interesse no Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2024) tem prazo final hoje. A etapa é obrigatória para que os candidatos aprovados em lista de espera permaneçam habilitados.
L
Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) podem acessar seus cartões de confirmação a partir das 18h desta segunda-feira, com informações sobre o local da prova objetiva.
L
Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

São 228 oportunidades para diferentes níveis de escolaridade, com destaque para funções como vendedor externo, motorista e encarregado de obras.
L
BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, abriu processo seletivo para contratar profissionais de Rondônia para atuar em unidades em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
L
AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) oferece 179 vagas e cadastro reserva para profissionais de níveis médio e superior. O processo seletivo tem inscrições de 22 a 30 de setembro.
L

POLÍTICA

Barroso defende cotas raciais no Judiciário, aponta pesquisa

Barroso defende cotas raciais no Judiciário, aponta pesquisa

Relatório mostra que apenas 14,3% dos magistrados são negros no Brasil; presidente do STF e CNJ destaca a importância de políticas afirmativas.
L
Moraes envia denúncia da PGR contra Eduardo Bolsonaro à Câmara

Moraes envia denúncia da PGR contra Eduardo Bolsonaro à Câmara

Ministro do STF atende a pedido da Procuradoria-Geral da República para comunicar a Câmara sobre a denúncia por coação contra o deputado.
L
Motta espera diálogo com os EUA após encontro entre Lula e Trump

Motta espera diálogo com os EUA após encontro entre Lula e Trump

O presidente da Câmara, Hugo Motta, elogiou a abertura de conversa entre os líderes, que pode ajudar a resolver o impasse diplomático e comercial.
L
Lula discursa na ONU e aborda Gaza e crise climática

Lula discursa na ONU e aborda Gaza e crise climática

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi o primeiro a falar na Assembleia Geral da ONU e defendeu soberania e multilateralismo em seu discurso.
L
Presidente da Alero recebe secretária Albaniza Menandro para discutir desafios da educação em Rondônia

Presidente da Alero recebe secretária Albaniza Menandro para discutir desafios da educação em Rondônia

Encontro no gabinete de Alex Redano alinhou ações entre Legislativo e Executivo, reforçando parceria em prol da educação rondoniense.
L
Publicidade

POLÍCIA

Adolescente desaparecida é encontrada morta em carro ligado ao cantor D4vd; polícia investiga

Corpo de Celeste Rivas foi identificado em Los Angeles dentro de um Tesla registrado no nome do músico; caso segue sem suspeitos.
14
Ciclista é atropelado por Fiorino após trafegar na contramão em Porto Velho

Ciclista é atropelado por Fiorino após trafegar na contramão em Porto Velho

Acidente grave na Avenida 7 de Setembro deixa ciclista ferido após colisão com Fiorino; vítima seguia na contramão.
10
Homem agride esposa e é preso com uso de spray de pimenta e mata-leão

Homem agride esposa e é preso com uso de spray de pimenta e mata-leão

Suspeito de 23 anos resiste à prisão após denúncia de agressão contra a esposa no bairro Jardim Santana, zona leste de Porto Velho.
16
Empresário é sequestrado e tem Hilux roubada em Porto Velho

Empresário é sequestrado e tem Hilux roubada em Porto Velho

Homem de Ji-Paraná é abordado por criminosos na capital rondoniense, que o mantiveram refém por horas antes de roubar sua caminhonete.
16
Apenado com tornozeleira é preso por tráfico na zona leste

Apenado com tornozeleira é preso por tráfico na zona leste

‘Cabuloso’ é detido por BPTAR com drogas, balanças de precisão e máquinas de cartão na zona leste de Porto Velho.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Renovação de Outorga: PESCADOS RODRIGUES LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Requerimento da Licença Ambiental: DFC COMERCIO DE ALIMENTOS LTDA

Licença Ambiental – (Modo Simplificado)
L
Interpol apreende US$ 450 mi em operação global contra crimes cibernéticos

Interpol apreende US$ 450 mi em operação global contra crimes cibernéticos

Operação Haechi VI, coordenada pela agência policial internacional, recuperou dinheiro e ativos de esquemas de fraude, extorsão e lavagem de dinheiro em 40 países.
L
Política de saúde para pacientes reumáticos pode ser modelo nacional

Política de saúde para pacientes reumáticos pode ser modelo nacional

Aprovada pelo CNS, a política busca melhorar a atenção a doenças reumáticas no Brasil com foco em acesso, telemedicina e redução de custos.
L
Camex aprova redução de imposto de importação para 15 produtos

Camex aprova redução de imposto de importação para 15 produtos

Decisão da Camex diminui tarifas para itens não produzidos no Brasil, como baterias e conectores, visando aumentar a competitividade da indústria nacional.
L
Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 54 milhões

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 54 milhões

Nenhum apostador acerta as seis dezenas do concurso 2918 e próximo sorteio da Mega-Sena será na quinta-feira.
L
Exército desloca 48 viaturas pelo Rio Madeira para Operação Atlas

Exército desloca 48 viaturas pelo Rio Madeira para Operação Atlas

A 17ª Brigada de Infantaria de Selva transporta veículos militares e pessoal em balsas para Manaus, fortalecendo a presença do Exército na Amazônia.
L
Motorista de aplicativo e passageiro são atacados a tiros no Triângulo

Motorista de aplicativo e passageiro são atacados a tiros no Triângulo

Ataque a carro de aplicativo deixa passageiro baleado na noite de terça-feira, no beco da Belizário, em Porto Velho.
12
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.