TERÇA-FEIRA, 08/07/2025
Publicidade

Presidente do Inep diz 'Enem é atividade essencial'

Alexandre Lopes diz que órgão não tem como garantir outra aplicação do exame, como ocorrerá no Amazonas

Publicado em 

Presidente do Inep diz 'Enem é atividade essencial' - News Rondônia

Órgão do Ministério da Educação responsável pelo Enem, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) tem reafirmado a realização do exame mesmo em meio a pedidos de suspensão por causa do avanço da pandemia de coronavírus. As provas estão marcadas para os próximos dois domingos, dias 17 e 24 de janeiro.

Presidente do Inep diz 'Enem é atividade essencial' - News Rondônia

Para o presidente do instituto, Alexandre Lopes, o Enem precisa ser visto como “atividade essencial” pela importância do exame para o ingresso de alunos no ensino superior. Ele diz que prefeitos podem tomar ações para reduzir circulação nas cidades nos dias do exame e que, dentro das salas de aplicação, os protocolos são muito rígidos.

“Se o aluno tirar a máscara, está eliminado e sai da escola. No ambiente de prova, garantimos o protocolo, o que não acontece fora”, disse ele ao jornal Folha de S.Paulo.

Mesmo diante da situação de calamidade vivida no Amazonas, sobretudo em Manaus, o Inep recorreu a uma decisão judicial que suspendia o exame no estado. O governo acabou publicando um decreto que barrou a prova e, na análise do recurso, a Justiça confirmou a reaplicação em fevereiro.

“A decisão foi muito boa. Permite que Inep, governo e prefeitura possam, juntos, assegurar a reaplicação em todo estado em 23 e 24 de fevereiro”, disse ele com relação à situação no Amazonas. Lopes afirmou, no entanto, que o Inep não tem como garantir a reaplicação de forma generalizada.

PERGUNTA – Como o Inep interpreta a situação no Amazonas, onde foi suspensa a realização do Enem e autorizada a reaplicação em fevereiro?

ALEXANDRE LOPES – Fazer (a reaplicação) em fevereiro estava no pedido da AGU (Advocacia-Geral da União). Se não fosse suspensa toda a decisão, queríamos pelo menos essa parte (que permitiu a reaplicação). Porque a decisão inicial dizia que não podia fazer enquanto valesse o decreto de calamidade, e isso significava não ter o Enem no ano. Não podia sequer conversar com o estado do Amazonas. Não há briga ou atritos entre Inep, MEC e autoridades do Amazonas ou Manaus. A situação em Manaus foi piorando e estávamos conversando, aí veio essa decisão que impedia qualquer solução.

Agora, a decisão foi muito boa. Permite que Inep, governo e prefeitura possam, juntos, assegurar a reaplicação em todo estado em 23 e 24 de fevereiro, que não é fácil. O estado terá de nos ajudar para fazermos prova no interior, que tem questões logísticas complicadas em alguns locais de prova.

Além do Amazonas, outros três municípios soltaram decreto suspendendo o Enem. O Inep teme outros decretos ou decisões judiciais?

AL – O que a gente tem procurado é conversar com os estados e municípios para que tenham muito cuidado e responsabilidade ao tomar essa decisão porque há um limite da nossa capacidade de realizar as provas de reaplicação em 23 e 24 de fevereiro. Não é possível fazer um Enem inteiro em fevereiro por causa de questões logísticas. Para imprimir uma prova do Enem, são 40 dias. Para distribuir, a gente começou no início de dezembro. Não é possível reaplicar 100% do Enem em fevereiro.

Os prefeitos podem colaborar em medidas da escola para fora, colocando ônibus, diminuindo atividade na hora da prova, nos domingos. Temos de pensar e ajudar esses jovens a fazer o Enem, que concentra numa única prova o processo de seletivo de centenas de instituições. O Enem é uma atividade essencial para o país.

O governo sabe qual tamanho da reaplicação poderia atender?

AL – Depende. Manaus tem logística mais simples, eu chego de avião, mas no interior do estado a logística é mais complicada. Há locais com uma quantidade de participantes muito grande. Há um limite para a reaplicação. Outra coisa é que são três provas, com o Enem regular, digital e a reaplicação. As três provas são corrigidas e quando entregam o resultado em 29 de março, é o resultado das três aplicações. Há necessidade de tempo para corrigir. As pessoas que já estão entrando na página do participante e solicitando reaplicação porque estão com Covid conseguem garantir, mas é volume muito pequeno ainda que pulverizado no país.

No estado do Amazonas, já serão mais de 160 mil participantes. Quando um governante toma essa decisão pensa que é só a realidade do seu município, mas o Enem tem impacto nacional. Por isso, há um risco. Eu não posso assegurar a reaplicação (para todos os casos).

Agora o Brasil tem que ter solidariedade com o povo do Amazonas, em relação a tudo, mas em relação também ao Enem, e deixar que a gente faça as provas neste fim de semana, estamos preparados, para não comprometer as provas no Amazonas na replicação.

Houve várias demandas de suspensão da prova por conta do avanço da pandemia, que está em um dos piores estágios. Como justificar a manutenção do Enem em meio a esse salto tão grande de casos?

AL – Primeiro, nunca foi pedido ou pensado em realizar o Enem só após a pandemia. Esperar a pandemia passar é não ter Enem, porque não há a menor perspectiva de terminar em um mês ou dois meses. O que tem que fazer é nos prepararmos para aplicar o Enem na pandemia, e foi o que a gente fez.

A prova é nacional e a pandemia se comporta diferente ao longo do tempo nas regiões. Em novembro, que era a data original, e olhar para trás é fácil, a situação estava mais tranquila do que agora. Se há novo adiamento não se sabe se mais para frente vai estar numa situação ainda mais difícil. Não conseguimos identificar informação que assegure que o adiamento de um mês garantirá condições melhores da pandemia. E adiar até terminar a pandemia é não ter Enem, e a gente precisa do Enem. O Enem é rito de passagem da educação básica para o ensino superior, então se não faz, não tem acesso.

Mas na consulta feita pelo Inep aos alunos, a maioria escolheu maio.

AL – Esse calendário não foi definido isoladamente pelo Inep, foi fruto de uma reunião com Consed (que representa secretarias de Educação dos estados), instituições que representam o ensino superior público e privado. Foi colocado no final de janeiro e início de fevereiro para que os estados pudessem avançar o máximo na preparação dos alunos sem comprometer o semestre. E a gente não pode ficar sem ensino superior, a imensa maioria dos alunos estão em instituições privadas, sem alunos as instituições não conseguem manter suas estruturas, pagar professores. Essa data do Enem está no limite para o aproveitamento para o ano letivo do ensino superior.

Fazer o Enem nesse momento requer medidas de segurança, como redução de alunos por sala e máscara. O Inep garante que só haverá salas com metade da capacidade?

AL – A determinação que a gente deu ao consórcio aplicador foi para garantir o distanciamento entre as pessoas, mas as salas têm tamanho e configurações diferentes. Por isso, não falo que tem 20 ou 30 pessoas, pode ter escolas com salas de metragem diferentes, é caso a caso. O que estamos buscando é o distanciamento, diminuindo a quantidade de pessoas que nos anos anteriores utilizava as salas.

O Inep vai distribuir álcool em gel a todos e fazer medição de temperatura?

AL – Álcool em gel haverá para todos, participantes e aplicadores. Nas avaliações da equipe técnica, com base nas conversas, entendeu-se que não era uma medida ideal colocar a leitura de temperatura. A eficiência, o custo… Tem local de provas com 2.000 pessoas, (seria) quantidade [muito grande] de pessoas que tínhamos que contratar, são 14 mil escolas para se aplicar prova.

Há vários protocolos diferentes no Brasil, a medição de temperatura é só uma. Olhamos os protocolos colocados nas eleições, e adotamos o nosso. Disposição de salas, higienização antes e depois da aplicação, abertura dos portões com mais antecedência.

Esses protocolos nos trazem tranquilidade, e são protocolos das cidades para garantir a circulação das pessoas. Uso de máscara, álcool em gel, limitação na quantidade de pessoas.

Mas essas medidas estão se mostrando ineficazes uma vez que os casos estão aumentando. Por isso a preocupação de quem pede o adiamento das provas.

AL – Mas há diferenças muito grandes entre ambientes de prova e restaurantes. Primeiro porque as pessoas não falam durante a prova. No caso dos locais de prova do Enem, o cumprimento dos protocolos é muito eficiente. Se o aluno tirar a máscara, está eliminado e sai da escola. No ambiente de prova, garantimos o protocolo, o que não acontece fora. Então é bastante seguro. Importante ressaltar que temos visto especialistas e governos defendendo a volta às aulas.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de Rondônia participa de audiência sobre Plano Nacional de Educação 2024-2034

Encontro debateu metas e estratégias para a próxima década da educação pública no Brasil
L
Porto Velho abre inscrições para cursos profissionalizantes com foco em inovação e mercado de trabalho

Porto Velho abre inscrições para cursos profissionalizantes com foco em inovação e mercado de trabalho

Cadastro vai até 17 de julho; cursos gratuitos incluem oratória, inteligência artificial, drones, inglês e muito mais
L
Recurso da Isenção da Taxa na PND: Prazo final é sexta-Feira, 11 de julho

Recurso da Isenção da Taxa na PND: Prazo final é sexta-Feira, 11 de julho

Participantes da Prova Nacional Docente (PND) que tiveram a isenção negada podem recorrer até esta sexta-feira. Direitos são garantidos a inscritos no CadÚnico e formandos de licenciatura.
L
Porto Velho participa da construção do novo Plano Nacional de Educação e defende equidade regional

Porto Velho participa da construção do novo Plano Nacional de Educação e defende equidade regional

Durante audiência pública, secretário Leonardo Leocádio destaca desafios da educação no Norte e propõe prioridades para o novo PNE
L
Mulher de Fibra/IFRO abre inscrições para cursos gratuitos de Operadora de Computador e Artesã em Biojoias em Porto Velho

Mulher de Fibra/IFRO abre inscrições para cursos gratuitos de Operadora de Computador e Artesã em Biojoias em Porto Velho

Projeto oferece formação profissional a mulheres em situação de vulnerabilidade; inscrições seguem até 14 de julho de 2025.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Inteligência Artificial no Brasil: Entre a Inovação e a Proteção de Direitos Fundamentais – Análise do PL 2338/23

Com a chegada da inteligência artificial ao cotidiano brasileiro, o Projeto de Lei 2338/23 propõe uma regulamentação que equilibre inovação, direitos fundamentais e segurança jurídica
L
Chelsea vence Fluminense por 2 a 0 e garante vaga na Final do Super Mundial de Clubes

Chelsea vence Fluminense por 2 a 0 e garante vaga na final do Super Mundial de Clubes

Com dois gols de João Pedro, ex-Fluminense, Chelsea avança para a final do Super Mundial de Clubes 2025. Apesar da derrota, o Fluminense sai de cabeça erguida, sendo o único brasileiro a chegar à semifinal e conquistando mais de R$ 350 milhões.
L

Agenda News | Entrevista Vanderson Arnoud, vocalista da banda Diretores do Forró

Nesta terça-feira (08), às 17h, o Agenda News recebe Vanderson Arnoud, vocalista da banda Diretores do Forró. Com um som cheio de identidade, tradição e energia, o grupo vem conquistando o público nas festas juninas e eventos culturais.
L

Giro News recebe Mariana Belandi e Priscila Theobald nesta terça, às 16h

Nesta terça-feira, dia 08, às 16h, o Giro News entrevista Mariana Belandi e Priscila Theobald, representantes da loja e clube de tiro Pró Hunter. Com o tema “Segurança, Esporte e Responsabilidade: o tiro no Brasil hoje”, o programa abordará a prática do tiro esportivo, a importância da regulamentação e o papel da mulher no universo das armas. Uma conversa informativa e necessária sobre direito, preparo e consciência.
L
Câmara dos Deputados vota urgência de projeto que reduz benefícios fiscais

Câmara dos Deputados vota urgência de projeto que reduz benefícios fiscais

Em pauta prioritária do governo, a Câmara vota esta semana a urgência do PLP 128/25, que visa cortar em 10% os benefícios fiscais federais para auxiliar no cumprimento das metas fiscais.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L
CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga vagas disponíveis de emprego

Estão disponíveis 216 vagas para diversos níveis de escolaridade
L

POLÍTICA

JAIME BAGATTOLI: Senado aprova prorrogação de prazo para a regularização de imóveis rurais em faixa de fronteira

Bagattoli é autor de outro PL que unifica o procedimento em todos os estados do país
L
Deputado Coronel Chrisóstomo garante mais de R$ 300 mil para contratação de médicos em Itapuã do Oeste

Deputado Coronel Chrisóstomo garante mais de R$ 300 mil para contratação de médicos em Itapuã do Oeste

Após ouvir mulheres do município, parlamentar viabiliza recursos para atendimento ginecológico e obstétrico.
L
Projeto de lei quer coibir furtos de cobre em Porto Velho e endurecer regras para comércio de metais

Projeto de lei quer coibir furtos de cobre em Porto Velho e endurecer regras para comércio de metais

Proposta da vereadora Sofia Andrade já foi aprovada nas comissões da Câmara e prevê punições para quem comercializar cobre sem comprovação de origem.
L

Eyder Brasil vota por mais recursos no combate às queimadas em Rondônia

Deputado estadual relembra crise de 2024 e defende que prevenção a incêndios é questão de saúde pública
L

População rejeita aumento do IOF e apoia posição do relator Coronel Chrisóstomo

Pesquisa mostra que 52% dos brasileiros são contra a medida do governo Lula; deputado de RO foi relator do projeto que derrubou os decretos
L
Publicidade

POLÍCIA

Adolescente invade escola, mata criança e fere outras duas com faca no RS

Adolescente invade escola, mata criança e fere outras duas com faca no RS

Um adolescente de 16 anos invadiu a Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi, em Estação, RS, resultando na morte de um menino de 9 anos, ferimentos em duas outras crianças e uma professora.
18
Polícia Civil de Rondônia atua em Megaoperação contra o tráfico de drogas

Polícia Civil de Rondônia atua em Megaoperação contra o tráfico de drogas

Em ação coordenada pela PCDF, a Polícia Civil de Rondônia, com apoio do DENARC, participa de operação que prendeu mais de 40 pessoas e desarticulou rede transnacional de tráfico.
10
Motociclista fica em estado grave após colisão com carro em Porto Velho

Motociclista fica em estado grave após colisão com carro em Porto Velho

Acidente entre moto e carro Onix na Avenida Guaporé, em Porto Velho, deixa motociclista gravemente ferido após supostamente furar sinal vermelho.
16

Sargento aposentado da PM é baleado durante assalto em chácara na Vila Samuel

Militar reagiu à tentativa de roubo e foi socorrido em estado grave; crime aconteceu em Candeias do Jamari nesta terça-feira (8)
14
Grave acidente deixa passageira de moto aplicativo ferida em Porto Velho

Grave acidente deixa passageira de moto aplicativo ferida em Porto Velho

Colisão entre carro e moto na Avenida 7 de Setembro com Rua Esplendor em Porto Velho resulta em passageira com lesões graves.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Porto Velho implanta “fura-fila inteligente” para melhorar trânsito na rotatória da Caúla com Guaporé

Medida simples deve reduzir filas, evitar acidentes e dar mais fluidez ao tráfego na zona Leste
L

Prefeitura de Porto Velho adota Sistema Eletrônico de Informações e inicia era digital na gestão pública

Adesão ao SEI permite integração com outros poderes e elimina uso de papel em processos administrativos
L

Rondônia reforça acolhimento de gestantes com kits do programa Mamãe Cheguei

Mais de 30 mulheres foram beneficiadas com enxovais e orientações sobre cuidados com o bebê
L

Produção científica de Rondônia ganha visibilidade com prêmio no III Simpósio Fapero; inscrições estão abertas até o dia 13

Pesquisadores de Rondônia podem submeter resumos para o III Simpósio Fapero e concorrer a prêmios em dinheiro
L

Governo de Rondônia arrecada mais de 2 toneladas de alimentos durante a 4ª Pedalada pela Natureza

Evento em Alta Floresta d’Oeste uniu esporte, preservação ambiental e solidariedade
L
Campanha Junho Vermelho mobiliza mais de 1.400 doadores de sangue em Rondônia

Campanha Junho Vermelho mobiliza mais de 1.400 doadores de sangue em Rondônia

Ações ocorreram em Porto Velho e outras cidades do estado, com coletas externas e voluntariado ativo
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAI): MARIA LINETE PAIVA

Licença Ambiental Instalação – LAI nº 016.00050.004/2024-SUL
L
Detran-RO abre credenciamento para CFCs e clínicas no Programa CNH Social

Detran-RO abre credenciamento para CFCs e clínicas no Programa CNH Social

Editais buscam ampliar rede de atendimento para emissão gratuita da CNH em Rondônia
L

Requerimento da Outorga e Licença Ambiental (LP-LI-LO): Mineração Brasil Norte Extração de Metais Preciosos LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS – LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental (LP-LI-LO): T R CONSTRUÇÕES LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS – LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.