QUINTA-FEIRA, 19/02/2026

Em destaque

Professor Pablo Jamilk cita quais os 7 pecados que não se deve cometer na redação do ENEM

Nascido e criado na cidade de Cascavel no Paraná, Pablo Jamilk, desde sempre demonstrou interesse pela educação.

Publicado em 

Muita gente ainda sofre quando se vê na iminência de redigir um texto. Olha para aquele pedaço de papel em branco e quase chora. Quando o assunto é redação para o Exame Nacional do Ensino Médio (o ENEM), a situação ainda pode ser pior, pois há alguns detalhes a mais que o aluno precisa conhecer.

O Doutor em Letras Pablo Jamilk, listou os 7 pecados que os alunos mais cometem na redação do ENEM, e conta como evitá-los.

1 – A gula

pecado da gula na redação se traduz naquele indivíduo que quer colocar todas as ideias no texto, como o glutão que quer colocar toda a comida na boca e morre engasgado. O erro aqui consiste em não conseguir aprofundar os argumentos apresentados. Uma das competências de avaliação do texto consiste em conseguir explorar as ideias por meio das mais diversas áreas do conhecimento. O guloso apenas tenta enfiar goela abaixo todas as ideias que vêm à mente sem uma seleção adequada daquilo que deveria escrever. A dica aqui é MENOS É MAIS: menos pontos argumentativos geram mais possibilidade de exploração dessas ideias.

2 – A avareza

Avarento é aquele que cobiça os bens materiais e os cultua antes de qualquer coisa. Na redação, o pecado da avareza se traduz guardar para si os significados daquilo que se escreve. Uma redação boa possui clareza naquilo que o autor pretende explicar. Não se pode achar que determinado assunto seja de “conhecimento de todos”. É fundamental esclarecer conceitos, siglas, identificar os autores das citações, de maneira a tornar o texto sempre compreensível por parte de quem o vai corrigir. A dica é: pense que o seu corretor é uma mula e explique TUDO para ele compreender.

3 – A luxúria

Luxúria é sinônimo de imoralidade. Nesse aspecto, eu preciso deixar claro que todo texto voltado ao ENEM deve se pautar pela inserção de argumentos que não sejam contrários ao que se entende hoje como o “politicamente correto”. A expressão não é das mais agradáveis, porque já foi muito deturpada pelo senso comum, mas é preciso pensar em algo como “manter a postura” durante a escrita. Não se pode partir para propostas de intervenção que sejam ofensivas ou que – de alguma maneira – possam significar o cerceamento dos direitos de algum cidadão. A dica é: pense que você está do outro lado do problema e como gostaria de ser tratado.

4 – A ira

pecado da ira se traduz no revanchismo que algumas pessoas têm acerca de determinados assuntos. Vou dar um exemplo: certa vez, houve um tema sobre a “persistência da violência contra a mulher”. Muita gente pensou que isso fosse um tema de “mi mi mi”. Esse povo decidiu escrever argumentos, tentando indicar que não havia violência contra a mulher e que se tratava de algum tipo de exagero por parte de alguns polemistas. Resultado: todos esses que tentaram minimizar o problema ZERARAM a redação. Se o tema pede para falar sobre algo, não se pode dizer que esse algo não existe. Por fúria, muita gente foge do tema. A dica é: mantenha a calma na hora de selecionar a sua tese.

5 – A inveja

pecado da inveja na redação significa não aceitar quais são seus limites da escrita e desejar a redação do “outro”. Muita gente cai no risco de tentar “decorar” redações que consideram “perfeitas” para usar no momento da prova. Quais são os riscos? Esquecer uma frase pode fazer esquecer o texto todo. Os corretores já começaram a identificar que há profissionais de produção de texto com argumentos prontos. Isso será duramente penalizado, pois uma das exigências para a nota máxima é traço de autoria. A dica é: trabalhe a sua forma de escrever. Inspire-se em outros textos, mas não os copie literalmente.

6 – A preguiça

Para mim, o pecado da preguiça se traduz em o indivíduo não querer pensar para escrever. Como assim? O aluno decora algumas citações batidas de escritores brasileiros ou algo do tipo e tenta começar sua redação sempre da mesma forma: introduzindo uma citação que sequer se relaciona com o conteúdo do texto que escreveu. A dica é: busque diversas fontes bibliográficas para ter um arcabouço de citações ou recursos argumentativos que destaque você da multidão.

7 – A vaidade

Muito ligada ao orgulho, a vaidade na redação consiste em o indivíduo achar que o seu texto é sempre o melhor. Achar que o corretor não entendeu o que você quis dizer. Achar que seu texto não recebe a nota que merece. Entenda algo fundamental: não importa o que você quis dizer, importa o que você ESCREVEU efetivamente. É isso que se analisa na correção da sua redação. A dica é: aprenda a fazer sua autocrítica na redação. Você não é o Ruy Barbosa escrevendo. Todos podemos melhorar!

E-book Gratuito 

Pablo Jamilk, disponibilizou de forma gratuita seu e-book “Redação para o ENEM”, e um curso em seu canal no Youtube para quem quer aprender um texto do zero ou melhorar o seu nível de escrita atual.

 E-book: https://www.pablojamilk.com.br/redacao-enem/

Curso Redação:

Sobre Pablo Jamilk: 

Atuante no mercado digital desde 2010, o professor Pablo Jamilk, leciona para alunos do país inteiro, que por meio de suas aulas online, cursos e palestras, buscam alcançar bons resultados no Enem em concursos e vestibulares. 

Nascido e criado na cidade de Cascavel no Paraná, Pablo Jamilk, desde sempre demonstrou interesse pela educação. Aos 15 anos, assumiu o posto de professor de iniciação à filosofia, dando aulas para alunos do ensino médio, na escola onde estudava. Pablo também foi bibliotecário e professor de língua inglesa para crianças de 3 a 5 anos, nesse período desenvolveu uma metodologia lúdica para o ensino da língua estrangeira.  

Apaixonado pela educação, o jovem cursou letras, a fim de seguir adiante em seu sonho de ser professor, essa foi a melhor escolha que Pablo poderia fazer. Com muita dedicação, se formou mestre e doutor em letras. Escreveu mais de 10 livros voltados para os concurseiros, vestibulandos e os aficionados pela língua portuguesa.  

Com números que impressionam, o professor vem se destacando na internet, seus inscritos no YouTube somam mais de 350 mil que acompanham suas videoaulas com dicas sobre verbos, uso da vírgula, modelos de redação entre outros. 

No Instagram, Pablo faz lives semanais com conteúdo diversos da língua portuguesa, para seus mais de 400 mil seguidores. 

 

 

 

 

 

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura de Jaru encerra inscrições para monitor educacional nesta sexta

Prefeitura de Jaru encerra inscrições para monitor educacional nesta sexta

Processo seletivo on-line busca suprir demanda da rede municipal e formar cadastro reserva para atuação em escolas urbanas e rurais.
L
Pé-de-Meia Licenciaturas: pré-inscrição começa

Pé-de-Meia Licenciaturas: pré-inscrição começa

Programa Pé-de-Meia Licenciaturas abre pré-inscrição para estudantes com nota mínima no Enem e prevê 12 mil bolsas para cursos presenciais de formação docente.
L
Pé-de-Meia Licenciaturas: cadastro começa nesta terça

Pé-de-Meia Licenciaturas: cadastro começa nesta terça

Programa oferece até 12 mil bolsas para estudantes de licenciatura e prevê poupança vinculada à atuação futura na rede pública.
L
Rondônia tem 2,2 mil pré-selecionados na 1ª chamada do Prouni 2026

Rondônia tem 2,2 mil pré-selecionados na 1ª chamada do Prouni 2026

Estado registrou 16,5 mil inscrições e ofertou 5,7 mil bolsas; medicina lidera como curso mais disputado.
L
Plataforma do governo amplia mercado para 13 mil MEIs em escolas de Rondônia

Plataforma do governo amplia mercado para 13 mil MEIs em escolas de Rondônia

Mais de 900 unidades de ensino poderão contratar serviços de manutenção pelo Contrata+Brasil com recursos do PDDE.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Prazo para seleção do serviço militar feminino termina na sexta

Prazo para seleção do serviço militar feminino termina na sexta

Candidatas devem consultar local e data no site oficial para realizar exames e entrevistas da fase final antes da incorporação nas Forças Armadas.
L
Previsão do tempo: Rondônia tem alerta de temporais

Previsão do tempo: Rondônia tem alerta de temporais

Instabilidade atmosférica avança sobre Rondônia com risco de chuvas intensas, descargas elétricas e ventos fortes, mantendo o estado em atenção para acumulados elevados.
L
Horóscopo de quarta-feira (11/02): ajustes e equilíbrio nas decisões

Horóscopo de quarta-feira, 18/02/2026: equilíbrio, ajustes e atenção às relações

Dia favorece reorganização de prioridades, decisões ponderadas e diálogo equilibrado.
L
CLIOM: 26 anos transformando sorrisos e histórias em Rondônia

CLIOM: 26 anos transformando sorrisos e histórias em Rondônia

Na CLIOM – Clínica Odontológica Moderna, cada sorriso carrega uma história. E a história da própria clínica começa com coragem, propósito e vocação.
L
Carnaval 2026: Porto Velho terá desfile de blocos nesta terça-feira

Carnaval 2026: Porto Velho terá desfile de blocos nesta terça-feira

Blocos tradicionais como Kachorras e Porto Maria animam ruas e avenidas da capital, com programação oficial do Carnaval Bera Folia 2026.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos podem consultar notas definitivas e respostas aos recursos a partir das 16h no site da FGV; confirmação de interesse começa na sexta-feira.
L
Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Moraes arquiva inquérito contra Carla Zambelli por obstrução

Moraes arquiva inquérito contra Carla Zambelli por obstrução

Ministro acolheu parecer da Procuradoria-Geral da República que apontou falta de provas suficientes sobre suposta coação e interferência em investigações.
L
Pedro Fernandes solicita manutenção emergencial no Travessão B-40

Pedro Fernandes solicita manutenção emergencial no Travessão B-40

Solicitação ao DER prevê cascalhamento, drenagem e vistoria na RO-144 para garantir trafegabilidade, segurança viária e escoamento da produção regional.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Ano político começa sob tensão institucional e disputa eleitoral

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Ano político começa sob tensão institucional e disputa eleitoral

Cenário de 2026 reúne debate sobre economia, eleições, segurança pública e embates políticos que devem marcar o pós-Carnaval em todo o país.
L
Justiça que tarda é Justiça que falha: o caso Sérgio Cabral é uma vergonha nacional 

Justiça que tarda é Justiça que falha: o caso Sérgio Cabral é uma vergonha nacional 

Ex-governador condenado em 23 processos da Lava Jato ainda não cumpre pena definitiva, evidenciando falhas estruturais do Judiciário brasileiro
L
Lula visita Índia para debater IA e multilateralismo com Narendra Modi

Lula visita Índia para debater IA e multilateralismo com Narendra Modi

Presidente do Brasil participa de cúpula sobre Inteligência Artificial e agenda bilateral entre 18 e 21 de fevereiro em Nova Delhi.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é ferido a golpes de facão na zona leste

Homem é ferido a golpes de facão na zona leste

Vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros após sofrer diversos golpes de facão na Rua Teodora Lopes
14
Carro que seria levado para a Bolívia é apreendido após fuga em RO

Carro que seria levado para a Bolívia é apreendido após fuga em RO

Perseguição do batalhão de fronteira terminou com prisão em Guajará-Mirim; veículo seria enviado ilegalmente ao país vizinho.
12
Suspeito furta carro em Pimenta Bueno e capota na BR-174 durante fuga

Suspeito furta carro em Pimenta Bueno e capota na BR-174 durante fuga

Homem ficou gravemente ferido após acidente entre Vilhena e Juína; caso mobilizou forças policiais de Rondônia e Mato Grosso.
14
Adolescentes de 17 anos são baleados em Vilhena; um está na UTI

Adolescentes de 17 anos são baleados em Vilhena; um está na UTI

Dupla foi atingida a tiros enquanto trafegava de bicicleta; polícia investiga autoria e motivação do ataque.
16
PF e PM Ambiental combatem garimpo ilegal em Colorado do Oeste

PF e PM Ambiental combatem garimpo ilegal em Colorado do Oeste

Operação conjunta resulta em prisão em flagrante e apreensão de arma e escavadeira usada na exploração irregular de recursos naturais.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Licença Ambiental (LAMP, LP, LI): ANTONIO SENA LOPES

Licença Ambiental de Médio Porte –  LAMP, Licença Ambiental Prévia e Licença Ambiental de Instalação.
L

Recebimento da Licença Ambiental: VIA VELLOSO GESTAO PATRIMONIAL LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OBRA – Licença Previa – LP e Licença de Instalação – LI
L

Requerimento da Licença Ambiental: SHEVET BARUCH HASHEM SPE LTDA

LICENÇAS AMBIENTAIS: PREVIA e de INSTALAÇÃO
L
Igreja foca no direito à moradia digna na Campanha da Fraternidade

Igreja foca no direito à moradia digna na Campanha da Fraternidade

Com o lema “Ele veio morar entre nós”, a CNBB lança iniciativa para debater o déficit habitacional e a habitação como porta de entrada para a cidadania.
L
Ex-presidente do BRB aguarda convocação para novo depoimento

Ex-presidente do BRB aguarda convocação para novo depoimento

Defesa de Paulo Henrique Costa solicitou oitiva para esclarecer pontos da acareação realizada no STF; fraude investigada pode chegar a 17 bilhões de reais.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.