DOMINGO, 22/03/2026

Em destaque

Bibliotecas da UNIRON recebem doação de livros de Professores, que foram coautores na produção literária

Nossos professores, acadêmicos e profissionais do Direito deveriam se voltar com mais atenção para isso.

Publicado em 

Na última segunda, dia 23, os  Professores Pedro Henrique Moreira Simões e Fábio Viana, entregaram ao Coordenador do curso de Direito, exemplares dos livros O Direito Moderno e seus Reflexos – Uma Visão Prática, em que ambos são co-autores ,e, Encorajem-se com Profissionais do Direito. Neste último, somente o Professor Simões atuou, em conjunto com outros profissionais.

Para Pedro, essa doação às bibliotecas da UNIRON, no Campus I e Shopping,  são uma retribuição ao acolhimento que a Instituição sempre teve consigo. “Estes livros tratam de diversos assuntos contemporâneos a respeito do Direito, como o Incidente da Desconsideração da Personalidade Jurídica, os Métodos Adequados (Alternativos) de Solução de Conflitos no Direito de Família, as relações interpessoais nos condomínios,  inovação do Código de Processo Civil de 2015 até o Ativismo Judicial, dos direitos das pessoas autistas. Sao livros completos, modestia parte, que abordam os grandes temas da atualidade do mundo jurídico. Na verade, não se pode pensar o Direito Contemporâneo sem os temas que estão tratados, pesquisados e abordados no livro,  enfatiza ele.

Henrique, ainda complementa, que profissionalmente, já se deparou com o tema da Incidência de Desconsideração da Personalidade Jurídica, pois atua na Procuradoria Fiscal da Procuradoria Geral do Estado de Rondônia, que tem, na busca de bens de devedores do Estado de Rondônia para a satisfação da dívida um dos seus principais papéis. Logo, às vezes é necessário postular a desconsideração da personalidade jurídica da empresa para ir atrás de bens dos sócios ou, ao contrário, quando o sócio oculta seu patrimônio misturando-o com o da empresa. No ano passado, participou de seminário e congresso na Argentina e na Espanha. São países que se interessam muito pelo nosso Direito, pelos nossos problemas e que querem muito intercâmbio conosco. Nossos professores, acadêmicos e profissionais do Direito deveriam se voltar com mais atenção para isso.

Já, no livro “Encorajem-se com Profissionais do Direito”, ele escreveu sobre o papel constitucional da Procuradoria Geral do Estado, sua atuação no controle de juridicidade dos atos da Administracao Pública, na defesa judicial e extrajudicial do Estado e do erário,  e, na consultoria jurídico dos Gestores Estaduais.

Moreira, acredita  que, quando publicamos um artigo ou livro resultado de muita pesquisa, estudo e dedicação, estamos colaborando com a Humanidade e com o Universo, apresentando uma problemática, estundando-a e expondo possíveis soluções. Esse é um dos principais papéis do ensino e da pesquisa na vida das pessoas.

Por último, deixa como mensagem de apoio às produções literárias e ao público que “leiam bastante, estudem com afinco e façam sempre o melhor que puderem. Essa terrível pandemia está servindo para nos mostrar o quanto somos frágeis e o quanto dependemos da Misericóridia Divina e uns dos outros para sobrevivermos. Precisamos seguir adiante e nos tornarmos pessoas melhores, comunidades melhores e buscarmos construir um Mundo melhor e mais inclusivo para cada ser humano”.

Fábio tem a mesma opinião do seu colega com relação a doação dos exemplares. Segundo ele, “o livro enfatiza formas alternativas na resolução de conflitos. De um tempo para cá, houve uma mudança no paradigma no sentido que as partes precisam ter autonomia e consciência para elas mesmas resolverem os conflitos, de modo que a partir do mesmo que isso acontecer, o resultado será mais justo e efetivo do que uma decisão judicial”.

Viana complementa que isso permitirá que os acadêmicos tenham acesso a essa tema, e que possam, tanto antes, quanto após a judicialização de um conflito, utilizar métodos alternativos na solução dos conflitos.

O Coordenador do curso, Professor César Jacques, agradece a doação, tendo em vista que os temas abordados no livro, contribuirão para o engrandecimento dos nossos acadêmicos e parabeniza os Co-Autores pela contribuição para a realização de uma obra contemporânea e importante para a nossa comunidade acadêmica.

Cabe ressaltar, que o livro foi publicado tanto na versão impressa, quanto no formato digital, podendo ser adquirido no site: www.conquistaeditora.com.br.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Síndrome de Down: inclusão é destaque nas escolas de PVH

Síndrome de Down: inclusão é destaque nas escolas de PVH

Ação com meias coloridas mobiliza alunos e reforça respeito à diversidade, com 36 estudantes atendidos na rede municipal de ensino.
L
Ensino a distância supera o presencial e matrículas batem recorde no Brasil

Ensino a distância supera o presencial e matrículas batem recorde no Brasil

Pela primeira vez na história, mais da metade dos universitários brasileiros estuda na modalidade EAD; levantamento do Semesp aponta 10,2 milhões de alunos, mas alerta para alta evasão.
L
UNIR: 2ª chamada convoca aprovados para matrícula

UNIR: 2ª chamada convoca aprovados para matrícula

Candidatos devem se matricular online entre os dias 20 e 23; vagas são para cursos gratuitos em diversos campi de Rondônia.
L
Idep: cursos profissionalizantes abertos em Porto Velho

Idep: cursos profissionalizantes abertos em Porto Velho

Inscrições seguem até o dia 26 com vagas em diversas áreas, incluindo operador de drone, com aulas presenciais e certificado ao final.
L
MEC sanciona mais de 50 cursos de medicina por baixo desempenho acadêmico

MEC sanciona mais de 50 cursos de medicina por baixo desempenho acadêmico

Governo Federal suspende novas vagas e restringe acesso ao Fies e Prouni em instituições com notas insuficientes no Enamed; unidades do grupo 1 sofrem as punições mais severas.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Momento Agro: Estéfano Radamés Albuquerque Viera explica regularização fundiária no INCRA

O tema interessa diretamente produtores, posseiros, ocupantes de áreas rurais e profissionais que atuam com documentação, imóveis rurais e questões ambientais.
L
ANPD define cronograma para fiscalização do ECA Digital até 2027

ANPD define cronograma para fiscalização do ECA Digital até 2027

Agência Nacional de Proteção de Dados monitora 37 empresas de tecnologia; regras de verificação de idade para crianças e adolescentes já estão em vigor.
L
Fiocruz alerta para alta na circulação do vírus da gripe no Brasil

Fiocruz alerta para alta na circulação do vírus da gripe no Brasil

Boletim InfoGripe aponta avanço da Influenza A em diversas regiões; vacinação nacional começa em 28 de março para grupos prioritários.
L
Governo intensifica fiscalização em postos para coibir preços abusivos

Governo intensifica fiscalização em postos para coibir preços abusivos

Operação nacional já percorreu 179 municípios e emitiu mais de 900 notificações; força-tarefa une Polícia Federal e Senacon contra a formação de cartéis.
L
Ministério da Saúde realiza mutirão nacional para atendimento feminino

Ministério da Saúde realiza mutirão nacional para atendimento feminino

Ação inédita ocorre neste sábado e domingo em centenas de hospitais; iniciativa inclui cirurgias agendadas, exames de alta complexidade e transporte gratuito.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Programa oferece 548 vagas em todo o país com foco em capacitação e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social.
L
CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Publicidade

POLÍTICA

Eyder Brasil reúne mais de 1300 pessoas em encontro de prestação de contas do mandato em Porto Velho

Eyder Brasil reúne mais de 1300 pessoas em encontro de prestação de contas do mandato em Porto Velho

Evento contou com a presença do governador Coronel Marcos Rocha e destacou ações nas áreas de segurança, esporte e cidadania
L
Segunda Turma do STF mantém prisão de Daniel Vorcaro por unanimidade

Segunda Turma do STF mantém prisão de Daniel Vorcaro por unanimidade

Colegiado referendou decisão do ministro André Mendonça; mudança na defesa de dono do Banco Master sinaliza avanço em acordo de delação premiada.
L
Gilmar Mendes critica envio de Daniel Vorcaro a presídio federal

Gilmar Mendes critica envio de Daniel Vorcaro a presídio federal

Ministro votou pela manutenção da prisão do dono do Banco Master, mas contestou a legalidade do regime de segurança máxima e o vazamento de dados sigilosos.
L
Lula entrega ônibus escolares e defende educação como prioridade estratégica

Lula entrega ônibus escolares e defende educação como prioridade estratégica

Governo federal distribui 324 veículos para áreas de difícil acesso; investimento de R$ 500 milhões no Novo PAC deve atender 120 mil estudantes.
L
“É banditismo”, diz Boulos sobre aumento do diesel e ameaça prender donos de postos

“É banditismo”, diz Boulos sobre aumento do diesel e ameaça prender donos de postos

Ministro da Secretaria-Geral acusa distribuidoras de crime contra a economia popular; operações da Polícia Federal já fiscalizaram 400 postos em 48 horas.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: promotor de eventos é preso suspeito de tentativa de violência sexual em RO

Promotor de eventos é preso suspeito de tentativa de violência sexual em RO

Mandado de prisão foi cumprido pela Polícia Civil após denúncia de jovem de 19 anos sobre crime ocorrido neste mês
18
Suspeito morre após sacar arma e investir contra policiais em Espigão do Oeste

Suspeito morre após sacar arma e investir contra policiais em RO

Homem reagiu à abordagem durante cumprimento de mandado e acabou baleado em ação da Polícia Militar
14
Caminhoneiro é assaltado em posto de combustíveis na BR-364

Caminhoneiro é assaltado em posto de combustíveis na BR-364

Bandidos armados com faca abordam motorista em Porto Velho; criminosos fugiram levando documentos e as chaves do veículo durante a noite de sexta-feira.
10
Ação integrada entre MPRO e forças de segurança visa recapturar réus de facção criminosa em Rondônia

Ação integrada entre MPRO e forças de segurança visa recapturar réus de facção criminosa em Rondônia

O objetivo principal da operação é cumprir 26 (vinte e seis) mandados de prisão preventiva deferidos pela 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, nas cidades de Porto Velho Candeias do Jamari, Guajará-Mirim e Ouro Preto do Oeste em Rondônia; Rio Branco no Acre e Catanduvas no Paraná.
14
Mulher é presa por tráfico e uso de documento falso na zona leste

Mulher é presa por tráfico e uso de documento falso na zona leste

Flagrante ocorreu em residência no bairro Flamboyant durante a madrugada deste sábado; polícia encontrou entorpecentes e RG adulterado no local.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Um mês após tragédia, famílias da Zona da Mata Mineira lutam por reconstrução

Um mês após tragédia, famílias da Zona da Mata Mineira lutam por reconstrução

Deslizamentos e enchentes deixaram 73 mortos em fevereiro; moradores de Juiz de Fora e Ubá relatam abandono e traumas psicológicos enquanto aguardam auxílios.
L
Documentário valoriza cultura indígena Sabanê em Vilhena

Documentário valoriza cultura indígena Sabanê em Vilhena

Curta exibido em aldeias fortalece identidade cultural, promove inclusão e amplia visibilidade dos saberes ancestrais na região.
L
Morre o ator e diretor Juca de Oliveira aos 91 anos em São Paulo

Morre o ator e diretor Juca de Oliveira aos 91 anos em São Paulo

Ícone das artes cênicas estava internado no Hospital Sírio-Libanês; trajetória na TV e no teatro marcou gerações com personagens como Dr. Albieri e João Gibão.
L
Reforma tributária e cidadania empresarial são tema de palestra da FACER em RO

Reforma tributária e cidadania empresarial são tema de palestra da FACER em RO

Capacitação realizada em parceria com SEFIN e SEBRAE orienta empreendedores sobre mudanças no sistema tributário e reforça papel social das empresas.
L
Rede Ebserh realiza mutirão nacional com 42 mil atendimentos neste sábado

Rede Ebserh realiza mutirão nacional com 42 mil atendimentos neste sábado

Ação batizada de Dia “E” mobiliza 45 hospitais universitários com foco na saúde da mulher; iniciativa visa reduzir filas do SUS nas regiões Norte e Nordeste.
L
Entidades do setor produtivo pedem redução urgente do ICMS do diesel em Rondônia

Entidades do setor produtivo pedem redução urgente do ICMS do diesel em Rondônia

A medida foi proposta diante da recente alta nos preços dos combustíveis e dos reflexos diretos na economia estadual.
L
Órgãos federais oferecem serviços gratuitos para proteção contra golpes

Órgãos federais oferecem serviços gratuitos para proteção contra golpes

Receita Federal e Banco Central disponibilizam ferramentas para blindar o CPF e monitorar contas bancárias; Gov.br recomenda verificação em duas etapas.
L
Dia da Síndrome de Down reforça a importância da inclusão e do diagnóstico precoce

Dia da Síndrome de Down reforça a importância da inclusão e do diagnóstico precoce

Data simboliza a trissomia do cromossomo 21; especialistas destacam que estímulo na infância e adaptação pedagógica são chaves para a autonomia.
L
Brasileiros no Líbano relatam cenário de guerra e incerteza

Brasileiros no Líbano relatam cenário de guerra e incerteza

Conflito entre Israel e Hezbollah já expulsou mais de 1 milhão de pessoas de suas casas; brasileiros descrevem rotina de bombardeios e destruição no sul do país.
L
Governo inaugura primeira Casa da Igualdade Racial no Rio de Janeiro

Governo inaugura primeira Casa da Igualdade Racial no país

Equipamento público inédito oferecerá acolhimento jurídico, psicossocial e orientação para acesso a políticas públicas; unidade inicia atendimentos na segunda-feira.
L