DOMINGO, 23/11/2025

Em destaque

Videoaulas e materiais impressos atendem alunos para continuidade dos estudos em Costa Marques e região

Não faltarão pedagogos, nem monitores, com certeza, porém, os próximos anos reservam novo cenário na educação brasileira.

Publicado em 

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, em março de 2020, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) planejou o atendimento online com modernas plataformas e treinou equipes de professores para videoaulas. Porém, o Governo de Rondônia constatou que grande parte dos alunos matriculados na rede pública também teria que receber conteúdos impressos, pois nem sempre há telefones celulares disponíveis na família, pessoalmente, tampouco, tablets ou notebooks.

Márcio Augusto Pinheiro Alves, 15 anos, aluno do 9º ano, almoça às 12h30, se despede da avó Sônia Maria Néris, 55, e atravessa um quilômetro da floresta da Comunidade Canindé para receber videoaulas, de segunda a sexta-feira, ao lado da base da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), na Reserva Extrativista Rio Cautário, em Costa Marques, a 700 quilômetros de Porto Velho.

Não faltarão pedagogos, nem monitores, com certeza, porém, os próximos anos reservam novo cenário na educação brasileira. Rondônia também aguarda o momento em que diversas aulas continuarão sendo dadas com apoio da mediação tecnológica, e outras, presenciais.

A prática de Márcio é também a de outros dez colegas da turma dele, desde março passado, quando as aulas foram suspensas pela Seduc – por causa da Covid-19 – na Escola Pública Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Hilton José Martins, no km 58 da rodovia BR-429, Distrito de São Domingos do Guaporé.

O sinal de internet é compartilhado para alunos da Resex pela base da Sedam, onde também se reúnem regularmente castanheiros, farinheiros e seringueiros da região de 147 mil hectares formada por sete comunidades.

Das 13h às 17h, Márcio e a turma estudam os conteúdos, levam lições para casa, e ainda têm a oportunidade de acessar sites e redes sociais.

“Foi muito diferente para mim e pra todos este ano, fico pensando como será em 2021”, comenta Márcio.

Márcio diz que gosta muito de História e Matemática. O ambiente no barracão da Sedam é o mesmo de qualquer escola onde se aplicam videoaulas. A diferença é que os alunos já saem de casa alimentados e, ao se reunirem no ponto da internet veem transitar vizinhos e conhecidos, com os quais conversam após absorver o conteúdo.

O isolamento de aproximadamente mil pessoas desafia a educação, que colhe experiências e começa a vislumbrar o cenário do próximo ano. Cláudio José Pereira, 13, acredita nas transformações do ensino, em “aulas supermodernas”, e sonha com um smartphone.  “Ele é top e sei que é caro, mas vou ajudar o meu pai e quero merecer um”, confessa. “Eu também quero um desse”, emenda Cleide Alves, 14.

No entanto, todos eles vivem o início da recuperação da Reserva Extrativista Rio Cautário, ao perceberem e ouvirem agora, diariamente, conversas a respeito da produção do crédito de carbono, algo que certamente irão estudar nas aulas de ciências e ambientais.

“O telefone celular chegou para nós só em 2018”, conta a diretora da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental General Sampaio, a maranhense Maria Sônia Vieira Rodrigues. A escola funciona dentro dos limites do Forte Príncipe da Beira, a maior edificação militar portuguesa construída fora da Europa no Brasil Colonial, a partir de 1776.

Avó de 15 netos e trabalhando há 27 anos ali, a secretária escolar Flora Chianca Politis comemora o ensino multisseriado para 40 alunos de famílias quilombolas. “Logo teremos outra escola fora do aquartelamento”, diz.

Em período regular, alunos do 1º, 2º e 3º anos estudam com um professor; o 4º e o 5º são multisseriados, e do 6º ao 9º cada qual tem sua sala.

Os alunos do Ensino Médio deslocam-se para estudar na cidade de Costa Marques, até que a nova escola seja construída – ainda não tem nome, mas o terreno que a Seduc já possui fica na mesma rua ao lado de uma das laterais do Forte.

Para a secretária, no período regular de ensino o aprendizado é grande, e atualmente, ainda maior: “Somos servidores do Estado a serviço do município”. Direção e professores trabalharam presencialmente até o dia 16 de março deste ano.

Plataforma no Google e aulas impressas começaram a ser adotadas no dia seguinte. “Distribuímos às famílias dos alunos as atividades complementares”, diz.

No final de setembro, a Seduc informou possuir 190.846 alunos matriculados no Ensino Regular e Ensino de Jovens e Adultos. Desse total, atendia com o ensino online 112.936 alunos, e com o atendimento off-line, 42.768 alunos, 81,58% do total.

A diretora Maria Sônia reconhece que os 40 alunos “são poucos”, porém, alerta: “O trabalho se apresenta igual, dentro do mesmo ritual de cobranças”.

A experiência com equipamentos digitais para aulas online mexeu com o costumeiro e antigo método que ali vigorava. Devido a carências, diretora, secretária e professores notaram famílias numerosas enfrentando, em casa, problemas que misturam o poder aquisitivo e o desejo de aprender sem possuir equipamentos suficientes.

Essas famílias fazem parte dos 28,42% que não conseguiram acompanhar bem a videoaula em tempos pandêmicos.  “Um exemplo: pai e mãe com três filhos tiveram que dividir com eles o único telefone celular, e cada um teve que aguardar o outro concluir sua pesquisa e fazer as lições”, explica Maria Sônia. “Outros, nem dispõem de um bom celular, ela diz”.

Ao mesmo tempo, aulas remotas redobraram o trabalho dos professores. É que diversos pais não são suficientemente alfabetizados para aplicar as lições, e em consequência disso transferem a tarefa para os professores, que suprem e tiram dúvidas.

Maria Sônia espera melhorias em 2021, “para diminuir o sofrimento” dos mais necessitados. “É por isso que eu agradeço do fundo do coração ao governador Marcos Rocha a construção da nova escola aqui bem perto de nós”, acrescenta.

Costa Marques, um dos cartões brasileiros na Amazônia, é também um dos municípios assistidos pela Seduc na fronteira brasileira com a Bolívia, a 700 quilômetros de Porto Velho.

MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA

Em cinco escolas estaduais do município situado na margem direita do Rio Guaporé estudam 1.670 alunos, quase todos beneficiados por videoaulas desde o início da pandemia.

“Noventa por cento foram atendidos em casa”, informa o coordenador regional Wanilson Neile Mendes.

Pessoalmente, ele e a equipe pedagógica entregaram conteúdos impressos aos pais e alunos.

Outro lugar isolado é o Distrito de Pedras Negras, onde funcionam quatro escolas rurais e duas quilombolas, com o total de 212 alunos matriculados, e 331 alunos indígenas, assistidos por 26 professores.

A Coordenadoria Regional de Educação (CRE) recebeu 29 notebooks quinta-feira (8), com a presença do secretário Swamy Vivecananda Lacerda Abreu. Segundo a gerente de Mediação Tecnológica na Seduc, Daniele Braga Brasil, sete aparelhos serão entregues a professores presenciais de Costa Marques e 17 a professores de São Francisco do Guaporé.

Três aparelhos se destinam a coordenadores do Laboratório de Informática e 26 para o Núcleo e Tecnologia Educacional.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura capacita equipes de Educação e Saúde para atualizar banco de dados do GeoPortal PMPV

Prefeitura capacita equipes de Educação e Saúde para atualizar banco de dados do GeoPortal PMPV

Servidores recebem treinamento para melhorar a inserção e o uso de informações georreferenciadas no sistema municipal.
L
Inscritos no Enade devem preencher Questionário do Estudante até este sábado

Inscritos no Enade devem preencher Questionário do Estudante até este sábado

O prazo para preenchimento do Questionário do Estudante encerra neste sábado (22), sendo uma etapa obrigatória para os concluintes que realizarão as provas do Enade no domingo (23).
L
Prazo final para solicitar reaplicação do Enem 2025 termina hoje

Prazo final para solicitar reaplicação do Enem 2025 termina hoje

Candidatos afetados por problemas logísticos ou diagnosticados com doenças infectocontagiosas nos dias de prova têm até as 12h desta sexta-feira, 21 de novembro, para fazer o pedido na Página do Participante do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
L
Ensino digital será obrigatório nos municípios a partir de 2026

Ensino digital será obrigatório nos municípios a partir de 2026

Municípios que desejam receber recursos do VAAR devem adotar a BNCC da Computação no ensino básico.
L
Jovens rondonienses brilham com medalhas e recorde nas Paralimpíadas Escolares 2025

Jovens rondonienses brilham com medalhas e recorde nas Paralimpíadas Escolares 2025

Jovens rondonienses brilham com medalhas e recorde nas Paralimpíadas Escolares 2025
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Kicks 2026 confirma a nova fase da Nissan em desempenho e conectividade

Nova geração chega com motor turbo, câmbio DCT e mais recursos de assistência à condução
L

Bolsonaro tentou abrir tornozeleira com ferro de solda, mostra relatório divulgado pelo STF

Vídeo anexado pela Seap confirma avaria no equipamento, e Moraes dá 24 horas para defesa explicar violação
L

Momento Agro: João Paulo Barbuio revela como aumentar a eficiência reprodutiva na pecuária de cria

Vai ajudar a destrinchar caminhos práticos e tecnologias que vêm transformando índices reprodutivos em fazendas de cria no país.
L
Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar humanitária para Bolsonaro

Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar humanitária para Bolsonaro

O ministro do STF considerou o pedido prejudicado após ter decretado a prisão preventiva do ex-presidente neste sábado. A defesa alegava que as doenças permanentes de Bolsonaro exigem “acompanhamento médico intenso”.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

Bolsonaro tem prisão preventiva decretada no dia 22, número que marcou sua trajetória política

Coincidência da data reacende debate sobre condenações, investigações e acusações de perseguição feitas por seus apoiadores
L

Deputada Cristiane Lopes lança Projeto Terra Fértil na manhã de sábado para fortalecer a agricultura familiar

Iniciativa em parceria com o IFRO utiliza emenda parlamentar destinada pela deputada para ampliar o apoio a produtores, associações e comunidades rurais de Rondônia.
L

Vereador Pedro Geovar destaca apoio ao agro ao participar do lançamento do Projeto Terra Fértil

Parlamentar esteve presente no evento realizado pelo IFRO em parceria com a deputada Cristiane Lopes e reforçou a importância do investimento para a agricultura familiar de Porto Velho.
L
Prisão preventiva de Bolsonaro advogado Samuel Costa explica legalidade da decisão do STF

Prisão preventiva de Bolsonaro advogado Samuel Costa explica legalidade da decisão do STF

Advogado analisa fundamentos jurídicos da prisão preventiva de Bolsonaro e reforça necessidade de transparência nas medidas cautelares
L
Manifestantes pró e contra Bolsonaro se reúnem na Polícia Federal

Manifestantes pró e contra Bolsonaro se reúnem na Polícia Federal

Atos opostos marcam a entrada da Superintendência da PF em Brasília, onde o ex-presidente está preso preventivamente. A deputada Bia Kicis compareceu ao local e a prisão foi classificada como “perseguição política”.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Motoboy quebra o braço em colisão entre motos na zona sul de Porto Velho

Um motoboy sofreu uma fratura no braço após uma colisão na noite deste sábado (22) no bairro Nova Floresta, no cruzamento das Ruas Sucupira com Três e Meio.
16

URGENTE: Homem é atacado a tiros e arrastado para matagal em Porto Velho

A vítima sofreu uma tentativa de homicídio no residencial Orgulho do Madeira, após ser arrastada por membros de uma facção na noite de sábado (22).
16
Bandido pede água e faz roubo em sorveteria no centro de Porto Velho

Bandido pede água e faz roubo em sorveteria no centro de Porto Velho

O assaltante roubou R$ 600 do caixa, além de celulares e a moto de uma funcionária.
10
Colisão entre motos deixa três feridos no centro de Porto Velho

Colisão entre motos deixa três feridos no centro de Porto Velho

Vítimas foram levadas à Policlínica Ana Adelaide.
14
Foragido por estupro é recapturado por policiais do 1º BPM no Cai N’Água

Foragido por estupro é recapturado por policiais do 1º BPM no Cai N’Água

Equipe da Radiopatrulha localiza foragido por estupro durante atendimento a caso de violência doméstica.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Defesa de Bolsonaro diz que tornozeleira humilha e nega plano de fuga

Ex-presidente foi levado neste sábado para cela na Polícia Federal
L

Coluna do Carlos Caldeira: Bolsonaro preso… pelo próprio Bolsonaro

Imagem em destaque do ex-presidente Jair Bolsonaro, registrada em composição 16×9 para uso jornalístico e institucional.
L

G20: Lula defende governança soberana em minerais críticos e IA

Presidente também pautou trabalho decente e grandes plataformas
L

Mega-sena volta a acumular e pode pagar R$ 18 milhões na próxima terça

Números sorteados foram 12, 30, 40, 46, 54 e 60
L

Em algum lugar da Amazônia – A sobrevivência

Um mergulho poético na rotina sagrada de Arawá Apurinã, revelando tradições, ritos, sabores e a força espiritual de um povo que preserva sua ancestralidade às margens do rio Purús.
L

Em algum lugar na Amazônia – Cinzas

Um retrato visceral da dor humana, da xenofobia e da destruição que assola Gaza, onde a violência geopolítica silencia vidas, apaga memórias e expõe o fracasso moral das nações.
L

Bolsonaro passa por audiência de custódia neste domingo

A audiência será por videoconferência, na Superintendência da PF
L

As flores de Gaza

Um tributo à força, fé e resistência da mulher beiradeira, cuja vida se entrelaça com as águas amazônicas e revela a grandeza de sua identidade, coragem e pertencimento.
L

Em algum lugar da Amazônia – A mulher beiradeira

Um tributo à força, fé e resistência da mulher beiradeira, cuja vida se entrelaça com as águas amazônicas e revela a grandeza de sua identidade, coragem e pertencimento.
L

AO VIVO, abertura do Natal Porto Velho Luz encanta moradores e marca início da programação especial na capital

Prefeitura, Emdur, Semtel e Funcultural dão início às atividades oficiais do “Natal Porto Velho Luz, uma Cidade Encantada”, transformando a cidade em um grande cenário iluminado e festivo
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.