QUARTA-FEIRA, 17/09/2025

Videoaulas e materiais impressos atendem alunos para continuidade dos estudos em Costa Marques e região

Não faltarão pedagogos, nem monitores, com certeza, porém, os próximos anos reservam novo cenário na educação brasileira.

Publicado em 

Videoaulas e materiais impressos atendem alunos para continuidade dos estudos em Costa Marques e região - News Rondônia

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, em março de 2020, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) planejou o atendimento online com modernas plataformas e treinou equipes de professores para videoaulas. Porém, o Governo de Rondônia constatou que grande parte dos alunos matriculados na rede pública também teria que receber conteúdos impressos, pois nem sempre há telefones celulares disponíveis na família, pessoalmente, tampouco, tablets ou notebooks.

Márcio Augusto Pinheiro Alves, 15 anos, aluno do 9º ano, almoça às 12h30, se despede da avó Sônia Maria Néris, 55, e atravessa um quilômetro da floresta da Comunidade Canindé para receber videoaulas, de segunda a sexta-feira, ao lado da base da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), na Reserva Extrativista Rio Cautário, em Costa Marques, a 700 quilômetros de Porto Velho.

Não faltarão pedagogos, nem monitores, com certeza, porém, os próximos anos reservam novo cenário na educação brasileira. Rondônia também aguarda o momento em que diversas aulas continuarão sendo dadas com apoio da mediação tecnológica, e outras, presenciais.

Videoaulas e materiais impressos atendem alunos para continuidade dos estudos em Costa Marques e região - News Rondônia

A prática de Márcio é também a de outros dez colegas da turma dele, desde março passado, quando as aulas foram suspensas pela Seduc – por causa da Covid-19 – na Escola Pública Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Hilton José Martins, no km 58 da rodovia BR-429, Distrito de São Domingos do Guaporé.

O sinal de internet é compartilhado para alunos da Resex pela base da Sedam, onde também se reúnem regularmente castanheiros, farinheiros e seringueiros da região de 147 mil hectares formada por sete comunidades.

Das 13h às 17h, Márcio e a turma estudam os conteúdos, levam lições para casa, e ainda têm a oportunidade de acessar sites e redes sociais.

“Foi muito diferente para mim e pra todos este ano, fico pensando como será em 2021”, comenta Márcio.

Márcio diz que gosta muito de História e Matemática. O ambiente no barracão da Sedam é o mesmo de qualquer escola onde se aplicam videoaulas. A diferença é que os alunos já saem de casa alimentados e, ao se reunirem no ponto da internet veem transitar vizinhos e conhecidos, com os quais conversam após absorver o conteúdo.

O isolamento de aproximadamente mil pessoas desafia a educação, que colhe experiências e começa a vislumbrar o cenário do próximo ano. Cláudio José Pereira, 13, acredita nas transformações do ensino, em “aulas supermodernas”, e sonha com um smartphone.  “Ele é top e sei que é caro, mas vou ajudar o meu pai e quero merecer um”, confessa. “Eu também quero um desse”, emenda Cleide Alves, 14.

No entanto, todos eles vivem o início da recuperação da Reserva Extrativista Rio Cautário, ao perceberem e ouvirem agora, diariamente, conversas a respeito da produção do crédito de carbono, algo que certamente irão estudar nas aulas de ciências e ambientais.

“O telefone celular chegou para nós só em 2018”, conta a diretora da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental General Sampaio, a maranhense Maria Sônia Vieira Rodrigues. A escola funciona dentro dos limites do Forte Príncipe da Beira, a maior edificação militar portuguesa construída fora da Europa no Brasil Colonial, a partir de 1776.

Avó de 15 netos e trabalhando há 27 anos ali, a secretária escolar Flora Chianca Politis comemora o ensino multisseriado para 40 alunos de famílias quilombolas. “Logo teremos outra escola fora do aquartelamento”, diz.

Em período regular, alunos do 1º, 2º e 3º anos estudam com um professor; o 4º e o 5º são multisseriados, e do 6º ao 9º cada qual tem sua sala.

Os alunos do Ensino Médio deslocam-se para estudar na cidade de Costa Marques, até que a nova escola seja construída – ainda não tem nome, mas o terreno que a Seduc já possui fica na mesma rua ao lado de uma das laterais do Forte.

Para a secretária, no período regular de ensino o aprendizado é grande, e atualmente, ainda maior: “Somos servidores do Estado a serviço do município”. Direção e professores trabalharam presencialmente até o dia 16 de março deste ano.

Plataforma no Google e aulas impressas começaram a ser adotadas no dia seguinte. “Distribuímos às famílias dos alunos as atividades complementares”, diz.

No final de setembro, a Seduc informou possuir 190.846 alunos matriculados no Ensino Regular e Ensino de Jovens e Adultos. Desse total, atendia com o ensino online 112.936 alunos, e com o atendimento off-line, 42.768 alunos, 81,58% do total.

A diretora Maria Sônia reconhece que os 40 alunos “são poucos”, porém, alerta: “O trabalho se apresenta igual, dentro do mesmo ritual de cobranças”.

A experiência com equipamentos digitais para aulas online mexeu com o costumeiro e antigo método que ali vigorava. Devido a carências, diretora, secretária e professores notaram famílias numerosas enfrentando, em casa, problemas que misturam o poder aquisitivo e o desejo de aprender sem possuir equipamentos suficientes.

Essas famílias fazem parte dos 28,42% que não conseguiram acompanhar bem a videoaula em tempos pandêmicos.  “Um exemplo: pai e mãe com três filhos tiveram que dividir com eles o único telefone celular, e cada um teve que aguardar o outro concluir sua pesquisa e fazer as lições”, explica Maria Sônia. “Outros, nem dispõem de um bom celular, ela diz”.

Ao mesmo tempo, aulas remotas redobraram o trabalho dos professores. É que diversos pais não são suficientemente alfabetizados para aplicar as lições, e em consequência disso transferem a tarefa para os professores, que suprem e tiram dúvidas.

Maria Sônia espera melhorias em 2021, “para diminuir o sofrimento” dos mais necessitados. “É por isso que eu agradeço do fundo do coração ao governador Marcos Rocha a construção da nova escola aqui bem perto de nós”, acrescenta.

Costa Marques, um dos cartões brasileiros na Amazônia, é também um dos municípios assistidos pela Seduc na fronteira brasileira com a Bolívia, a 700 quilômetros de Porto Velho.

MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA

Em cinco escolas estaduais do município situado na margem direita do Rio Guaporé estudam 1.670 alunos, quase todos beneficiados por videoaulas desde o início da pandemia.

“Noventa por cento foram atendidos em casa”, informa o coordenador regional Wanilson Neile Mendes.

Pessoalmente, ele e a equipe pedagógica entregaram conteúdos impressos aos pais e alunos.

Outro lugar isolado é o Distrito de Pedras Negras, onde funcionam quatro escolas rurais e duas quilombolas, com o total de 212 alunos matriculados, e 331 alunos indígenas, assistidos por 26 professores.

A Coordenadoria Regional de Educação (CRE) recebeu 29 notebooks quinta-feira (8), com a presença do secretário Swamy Vivecananda Lacerda Abreu. Segundo a gerente de Mediação Tecnológica na Seduc, Daniele Braga Brasil, sete aparelhos serão entregues a professores presenciais de Costa Marques e 17 a professores de São Francisco do Guaporé.

Três aparelhos se destinam a coordenadores do Laboratório de Informática e 26 para o Núcleo e Tecnologia Educacional.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Educação profissional em Rondônia amplia formação com ensino de robótica

Educação profissional em Rondônia amplia formação com ensino de robótica

Capacitação de professores e alunos do Idep integra robótica e Inteligência Artificial aos cursos técnicos
L
Classificação final do Festival Estudantil Rondoniense de Artes é retificada

Classificação final do Festival Estudantil Rondoniense de Artes é retificada

Resultado do Festival Estudantil de Artes (Fera) 2025 sofreu ajustes na categoria Banda de Garagem após análise de recurso.
L
Estudante de Rondônia disputa vôlei de praia nos Jogos da Juventude 2025 sob comando da mãe-técnica

Estudante de Rondônia disputa vôlei de praia nos Jogos da Juventude 2025 sob comando da mãe-técnica

Ana Luiza, de 17 anos, joga ao lado de Isabelly Brasil em Brasília, com orientação da mãe e professora Andrea Carla
L

Talento revelado no Joer, Rafaela Bariani é destaque na natação nos Jogos da Juventude 2025

A atleta rondoniense garantiu vaga após brilhar na fase juvenil do Joer em Ji-Paraná e representou Rondônia nas provas individuais de natação em Brasília.
L
PS UNIR 2026 abre seleção de Medicina com 40 vagas

PS UNIR 2026 abre seleção de Medicina com 40 vagas

Universidade Federal de Rondônia reserva vagas em cotas e ações afirmativas; inscrições gratuitas começam em novembro.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

De acordo com o Dr. Marcelo Almeida, a prótese glútea híbrida apresenta vantagens em relação aos procedimentos tradicionais:

Técnica da Prótese Glútea Híbrida garante resultado natural | Dr. Marcelo Almeida

Procedimento do Dr. Marcelo Almeida une prótese e enxerto de gordura, com harmonia e segurança.
L

Evo Morales diz que, na Bolívia, golpistas são colocados no poder; já no Brasil, eles pegam 27 anos de prisão

“Aqui na Bolívia libertam-se os golpistas, separatistas, ao passo que no Brasil a punição para quem tenta um golpe de Estado é de 27 anos de prisão”, Evo Morales.
L

Roteiristas de Rondônia têm chance de estudar cinema em Cuba com bolsa integral

Bolsa Paradiso oferece a roteiristas do Norte oportunidade de cursar mestrado em escrita de roteiro audiovisual na renomada escola EICTV, em Cuba.
L

Deputados de Rondônia dividem votos na aprovação da PEC da Blindagem: Veja como votaram

O texto principal prevê que deputados e senadores só poderão ser processados criminalmente com aval do próprio Legislativo, que terá 90 dias para avaliar os pedidos.
L

Agenda News: Depile-se transforma a depilação em cuidado com a pele

Ceras exclusivas, técnicas delicadas e atendimento especializado garantem uma pele lisa, saudável e livre de irritações por muito mais tempo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de Emprego: Auxiliar de Estoque com salário de R$2.500 a R$3.000 em Porto Velho

Vaga para Auxiliar de Estoque em Porto Velho oferece salário de R$2.500 a R$3.000, com benefícios como assistência médica, vale-refeição e bonificação anual.
L
Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Oportunidades contemplam funções operacionais, técnicas e administrativas em 14 municípios, com destaque para construção civil e comércio.
L
Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Programa da SJRO oferece bolsa de R$ 3 mil e visa formar cadastro de reserva de bacharéis em Direito.
L
Aprovados no CNU devem confirmar interesse em cargos

Aprovados no CNU devem confirmar interesse em cargos

Candidatos aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) em lista de espera têm até quinta-feira, 18 de setembro, para manifestar interesse nas vagas e permanecerem na lista de espera.
L
Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Estão abertas, a partir desta terça-feira, 9, as inscrições do VII Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Serventias Extrajudicias de Notas e de Registro do Estado de Rondônia, organizado pelo Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO).
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa acompanha projeto de drenagem e asfaltamento da Avenida Antônio Corrêa da Costa em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa acompanha projeto de drenagem e asfaltamento da Avenida Antônio Corrêa da Costa em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa visita DER e acompanha início das tratativas para drenagem e asfaltamento, reforçando parceria com o município
L
Deputada Cláudia de Jesus destaca abertura de novas vagas do Morar Melhor II em Ji-Paraná

Deputada Cláudia de Jesus destaca abertura de novas vagas do Morar Melhor II em Ji-Paraná

O empreendimento conta com 1.456 apartamentos e tem entrega prevista para dezembro de 2025.
L
Dra. Taíssa anuncia avanço do georreferenciamento em Guajará-Mirim e Jacinópolis

Dra. Taíssa anuncia avanço do georreferenciamento em Guajará-Mirim e Jacinópolis

Sepat conclui mais de 90% dos trabalhos no ramal Cachoeirinha e prepara nova etapa para produtores rurais.
L
Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

Parlamentar destacou que a medida vai beneficiar mais de 120 mil famílias no estado, assegurando justiça social e redução das desigualdades.
L
Dra. Taíssa recebe secretário da Seagri e destaca melhorias na feira municipal de Guajará-Mirim

Dra. Taíssa recebe secretário da Seagri e destaca melhorias na feira municipal de Guajará-Mirim

Emenda parlamentar de R$ 300 mil garante tendas e mesas, oferecendo mais conforto e dignidade aos feirantes
L
Publicidade

POLÍCIA

Mulher é esfaqueada e tem bike roubada na zona leste

Mulher é esfaqueada e tem bicicleta roubada na zona leste

Vítima sofre tentativa de latrocínio na Avenida Raimundo Cantuária, bairro Tiradentes
12
DENARC fecha boca de fumo em lava jato na zona sul de Porto Velho

DENARC fecha boca de fumo em lava jato na zona sul de Porto Velho

O suspeito, que já possui passagem por tráfico, foi conduzido à sede do DENARC para as medidas cabíveis.
10
Membro de facção é preso com drogas em sucataria usada como boca de fumo na zona leste

Membro de facção é preso com drogas em sucataria usada como boca de fumo na zona leste

Os policiais realizaram a abordagem no momento em que Daniel entregava entorpecentes a usuários.
10
Policial Penal é alvo de ataque a tiros na zona leste

Policial Penal é alvo de ataque a tiros na zona leste

De acordo com as primeiras informações, o Agente de segurança estaria na frente da casa com a esposa, quando dois criminosos teriam chegado fazendo vários disparos, mas o policial correu e não foi atingido, em seguida, os suspeitos fugiram.
16
PRF em Rondônia prende homem com 225 munições

PRF em Rondônia prende homem com 225 munições

A Polícia Rodoviária Federal de Rondônia apreendeu mais de 200 munições de diversos calibres, com origem boliviana, durante uma fiscalização na BR-425 em Nova Mamoré.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Talento, compromisso e paixão pela justiça: conheça a história de Thalyta Chediak

Talento, compromisso e paixão pela justiça: conheça a história de Thalyta Chediak

Advogada, professora e pesquisadora, Thalyta Chediak alia excelência acadêmica, experiência prática e dedicação social em uma carreira inspiradora.
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga: GILMAR ALVES DA SILVA

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO, DE OPERAÇÃO – OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Cientistas descobrem cola que regenera ossos quebrados em 3 minutos

Cientistas descobrem cola que regenera ossos quebrados em 3 minutos

A cola que regenera ossos quebrados em apenas 3 minutos, criada na China e inspirada na aderência das ostras, pode revolucionar os tratamentos ortopédicos.
L

Recebimento da Licença Ambiental: ALINE DE F MANGUEIRA

Licença Ambiental Simplificada Nº 016.00375.002/2025-SUL
L

Giro News: Freury Azevedo destaca como a NR-1 transforma obrigação legal em vantagem competitiva

Durante a entrevista, Freury Azevedo vai mostrar como a inclusão dos riscos psicossociais no Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais.
L
Preso em Porto Velho o autor de feminicídio

Preso em Porto Velho o autor de feminicídio

A Polícia Civil de Rondônia concluiu a investigação do caso de L. A. S., de 37 anos, e prendeu preventivamente o principal acusado do crime, W. A. C. B., garantindo a responsabilização do investigado.
12
Dra. Taíssa reforça pedido para zerar fila de ressonância magnética na região do Madeira-Mamoré

Dra. Taíssa reforça pedido para zerar fila de ressonância magnética na região do Madeira-Mamoré

Deputada destaca mais de 1.300 pacientes aguardando exame e cobra plano da Sesau para atender demanda até fevereiro de 2026
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.