TERÇA-FEIRA, 23/09/2025

AVANÇOS – Em Ariquemes, Escola Albina Marció Sordi recebe investimentos do Governo

Além disso, a escola está equipada com refrigeradores, freezers, fogão, liquidificador, batedeiras, bebedouros, armário deslizante e caixas de som.

Publicado em 

O período de suspensão de aulas, devido à pandemia, não intimidou o Governo de Rondônia em investir na educação. A determinação do governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, é construir, reformar e equipar as escolas para que os estudantes possam encontrar um ambiente melhor quando o retorno às aulas presenciais for seguro. São mais de 160 obras em educação em todo o Estado, e uma delas foi verificada pelo governador, in loco, na tarde de terça-feira (29).

Na Escola Estadual de Ensino Fundamental Albina Marció Sordi, uma das primeiras colocadas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), localizada em Ariquemes, foram R$ 130.152,82 destinados para a nova secretaria escolar. Antes, ocupava um espaço equivalente à metade de uma sala de aula, mas agora está confortável e ampla para atender a comunidade escolar.

Além disso, a escola está equipada com refrigeradores, freezers, fogão, liquidificador, batedeiras, bebedouros, armário deslizante e caixas de som. A diretora da escola, Marineide Moreira da Silva Pilatti agradeceu pelos investimentos feitos e a coordenadora regional de educação em Ariquemes, Nilta Moreira, reforçou que há muito tempo as escolas não recebiam equipamentos como está acontecendo agora.

“Já se passava muito tempo que as escolas não recebiam materiais e equipamentos, nós temos visto isso chegar até as nossas escolas, inclusive quando o caminhão da Seduc chega nós o chamamos de caminhão da felicidade. E não é só isso, nós temos visto as construções acontecendo, e a agilização dos processos para que muito seja feito em pouco tempo”, conta a coordenadora.

“É um momento de muita alegria, afinal sonho que se sonha só é só um sonho, mas o que nós temos se chama meta, e para realizá-las temos pessoas de coragem na educação. A nova secretaria e o gradil que foi feito era um sonho, pois a antiga era metade de uma sala de aula”, disse a diretora.

O secretário de Educação, Suamy Vivecananda, reforçou que a missão dada pelo governador é de investir em reformas, construção e aparelhamento das escolas, além dos profissionais e dos estudantes.” São mais de 160 obras na educação. Isso é reflexo do trabalho de um Governo que tem compromisso com metas estratégicas”.

O governador destacou que esses investimentos estão sendo possíveis devido ao trabalho responsável com o dinheiro público, que vem dos impostos de cada cidadão. “Eu estou honrando a Deus trabalhando de forma honesta, justa e cobrando dos secretários, dizendo: fujam da corrupção, pois estamos buscando aplicar os recursos de forma correta no nosso Estado, para que haja desenvolvimento”, garante Marcos Rocha.

IDEB

Na escola, são atendidos 710 estudantes, sendo 26 turmas, duas do 4° ano, outras duas do 5° ano e 22  turmas do 6° ao 9° ano. Segundo a diretora, a instituição teve o melhor desempenho da região de Ariquemes no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica 2019 entre as escolas estaduais.

Alcançou 6,2 nas séries iniciais do Ensino Fundamental e 6,1 nas séries finais. Reconhecendo a dificuldade em alcançar com satisfação os parâmetros de avaliação, aumentar um décimo no Ideb exige um bom trabalho, resultado que foi parabenizado pela Seduc, como motivo de grande alegria. “Quando eu vejo a escola tendo a maior nota do Ideb na região eu só tenho que parabenizar. É assim com esforço e afinco que vamos alcançar patamares ainda mais elevados, valorizando nossos rondonienses”, completa o governador.

O destaque no desempenho do Ideb foi atribuído a uma série de fatores, entre eles a conscientização de que e ciência é uma espécie de raio-X da realidade socioeconômica dos estudantes e da condição de aprendizagem, pois a partir daí que é possível corrigir carência e avançar na educação.

Os alunos entenderam o recado e se esforçaram para atender as expectativas. Na escola Albina Marció Sordi, esses trabalhos de correção das deficiências é bem conhecido. A diretora conta que é feito constantemente monitoramento para identificar em quais conteúdos os alunos apresentam mais dificuldades e assim fortalecer a aprendizagem nesses pontos.

A escola é toda projetada para ser uma extensão do próprio lar de cada estudante, arborizada, com flores em todo o espaço, um toque pessoal da diretoria com muitas mudas também entregues pelos próprios alunos.

O  cuidado com a escola é evidente, inclusive no espaço para o café dos professores e na rádio da escola. Destaque também, quando nas aulas presenciais o civismo era algo marcante na rotina dos estudantes.

E mesmo na pandemia, tudo é feito no sentido de manter o vínculo da escola com a comunidade. Para aqueles que não conseguem ter acesso às atividades pela plataforma on-line, na escola ficam separadas as atividades para entregar aos estudantes.

A escola Albina Marció Sordi, assim como as demais escolas da região de Ariquemes, que se destacaram no Ideb, foram homenageadas pelo governador e o secretário de Educação. O mesmo foi feito para estudantes que tiveram um bom desempenho no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Na ocasião, também foram entregues 44 notebooks para os professores da mediação tecnológica, que compõem 15 escolas polos da Mediação da Jurisdição de Ariquemes.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Fies: publicado edital para oferta de vagas remanescentes

Mantenedoras de instituições privadas de ensino superior têm de 1º a 8 de outubro para preencher as informações necessárias à participação
L
MEC define regras para vagas remanescentes do Fies

MEC define regras para vagas remanescentes do Fies

O Ministério da Educação publicou um edital para regulamentar a oferta de vagas não preenchidas no Fies por faculdades particulares.
L
Ministério da Educação cria bolsa para estudantes de medicina

Ministério da Educação cria bolsa para estudantes de medicina

A medida vai auxiliar alunos de baixa renda matriculados em cursos de medicina do Programa Mais Médicos, ajudando a custear despesas acadêmicas e sociais para que possam concluir a formação.
L
Inep abre prazo de recursos para o Revalida 2025/1

Inep abre prazo de recursos para o Revalida 2025/1

Os candidatos podem questionar o resultado preliminar da prova prática da 2ª etapa do Revalida 2025/1; o prazo se estende até sexta-feira, 29 de setembro.
L
Profissionais de saúde garantem suporte integral à delegação rondoniense nos Jogos da Juventude 2025

Profissionais de saúde garantem suporte integral à delegação rondoniense nos Jogos da Juventude 2025

Médica rondoniense Júlia Justo, integrante do COB, atua junto a fisioterapeutas e psicólogos para apoiar atletas de Rondônia em Brasília.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Leitura Finalizada: O céu vai ter que esperar!

Resenha de uma história sobre amor, morte e tudo o que vem depois.
L

Dois padrões climáticos distintos trarão chuvas para Rondônia já nas próximas 24 horas

De acordo com a MetSul Meteorologia, essa intensificação é resultado da aproximação de uma frente fria.
L

Jovem News: Entrevista com Evangelista Kleivin

Prepare-se para um bate-papo que vai além das palavras e mostra como a fé pode se transformar em ação concreta nas ruas da cidade.
L
Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) podem acessar seus cartões de confirmação a partir das 18h desta segunda-feira, com informações sobre o local da prova objetiva.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

São 228 oportunidades para diferentes níveis de escolaridade, com destaque para funções como vendedor externo, motorista e encarregado de obras.
L
BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, abriu processo seletivo para contratar profissionais de Rondônia para atuar em unidades em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
L
AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) oferece 179 vagas e cadastro reserva para profissionais de níveis médio e superior. O processo seletivo tem inscrições de 22 a 30 de setembro.
L
Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos prorrogou o prazo para os candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera.
L
Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Empresa busca profissionais com foco em resultados e experiência em suas respectivas áreas para atuar em projetos rurais.
L

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa participa da entrega de certificados da Escola do Legislativo em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa participa da entrega de certificados da Escola do Legislativo em Guajará-Mirim

Cursos em Preparação para o Mercado de Trabalho, Orientação Vocacional e Inteligência Financeira formaram 49 alunos, promovendo qualificação profissional e educação financeira.
L
Obras da nova garagem do 6º BPM em Guajará-Mirim são acompanhadas pela deputada Dra. Taíssa

Obras da nova garagem do 6º BPM em Guajará-Mirim são acompanhadas pela deputada Dra. Taíssa

Estrutura, viabilizada por emenda e Indicação nº 8183/24, garantirá melhores condições de trabalho para a Polícia Militar e mais segurança à população.
L
Cláudia de Jesus cobra atendimento humanizado a pacientes do interior em Porto Velho

Cláudia de Jesus cobra atendimento humanizado a pacientes do interior em Porto Velho

Deputada solicitou à Sesau oferta de refeições, espaços de descanso e acolhimento para moradores do interior que buscam tratamento médico na capital.
L
Deputada Dra. Taíssa prestigia Duelo de Laço em Vila da Penha e destaca a força do agro em Rondônia

Deputada Dra. Taíssa prestigia Duelo de Laço em Vila da Penha e destaca a força do agro em Rondônia

Evento tradicional reuniu cavaleiros, famílias e comunidade no distrito de Porto Velho; deputada ressaltou importância do agro para a cultura e economia do estado.
L
Deputada Dra. Taíssa celebra pavimentação histórica da RO-420 em Jacinópolis

Deputada Dra. Taíssa celebra pavimentação histórica da RO-420 em Jacinópolis

Obra aguardada há décadas contou com R$ 2 milhões de emenda da deputada Dra. Taíssa e R$ 5 milhões do Governo de Rondônia, transformando a vida da comunidade.
L
Publicidade

POLÍCIA

BPTAR prende foragido vendendo drogas em frente de distribuidora

BPTAR prende foragido vendendo drogas em frente de distribuidora

Durante a revista pessoal, os policiais encontraram 18 porções de cocaína.
10
Homem é atacado a tiros por criminosos em carro na zona sul

Homem é atacado a tiros por criminosos em carro na zona sul

O crime aconteceu na Rua Melquias Nabuco, bairro Cidade Nova.
12
Trabalhador é atacado a tiros por criminosos encapuzados em chácara atrás de presídio

Trabalhador é atacado a tiros por criminosos encapuzados em chácara atrás de presídio

O homem baleado foi socorrido em uma caminhonete particular e levado ao Hospital João Paulo II.
14
Equipe do sargento Machado prende traficante com drogas e simulacros na zona Leste

Equipe do sargento Machado prende traficante com drogas e simulacros na zona Leste

O flagrante ocorreu na Rua Caetano Donizete, bairro Aponiã.
12
Igreja católica no bairro Areia Branca é invadida e furtada

Igreja católica no bairro Areia Branca é invadida e furtada

Suspeito acaba agredido por moradores
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dez anos de chikungunya e preocupações persistem no Brasil

Dez anos de chikungunya e preocupações persistem no Brasil

A chikungunya completa uma década no país e, segundo especialistas, ainda apresenta desafios como a falta de controle do vetor e a necessidade de adequação dos serviços de saúde.
L
BNDES libera R$ 1,2 bi para empresas com tarifas nos EUA

BNDES libera R$ 1,2 bi para empresas com tarifas nos EUA

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou R$ 1,2 bilhão em financiamentos para empresas afetadas pelo tarifaço americano, que impõe taxas de até 50% a produtos brasileiros.
L
Obesidade e sobrepeso: nova diretriz foca no risco cardiovascular

Obesidade e sobrepeso: nova diretriz foca no risco cardiovascular

Uma nova diretriz, elaborada por associações de saúde do Brasil, orienta a avaliação obrigatória do risco cardiovascular em todos os pacientes com sobrepeso ou obesidade, com foco na prevenção.
L
Progressistas debatem a comunicação com a sociedade

Progressistas debatem a comunicação com a sociedade

O evento Despertar 2025, em São Paulo, reuniu líderes e especialistas para discutir como o campo progressista pode se reconectar e comunicar melhor com a população.
L
Acidentes com motocicletas deixam sequelas permanentes

Acidentes com motocicletas deixam sequelas permanentes

Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Ortopedia revela que 1/3 das vítimas de acidentes com motos sofrem com sequelas permanentes, impactando a saúde e a economia.
L
Mercado mantém previsões para inflação e PIB

Mercado mantém previsões para inflação e PIB

As projeções do mercado financeiro para a economia brasileira, como inflação e PIB, permanecem estáveis, segundo o Boletim Focus, do Banco Central.
L
Prefeitura de Porto Velho entrega seis novas voadeiras para comunidades ribeirinhas do baixo Madeira

Prefeitura de Porto Velho entrega seis novas voadeiras para comunidades ribeirinhas do baixo Madeira

Investimento de R$ 825 mil, via emenda da deputada Cristiane Lopes, reforça atendimentos de saúde, vacinação e urgência em regiões isoladas.
L

Governo do Brasil cria linha de crédito para liquidar dívidas de produtores rurais prejudicados por eventos adversos

Resolução que oficializa a medida foi publicada nesta segunda-feira (22/9) no Diário Oficial da União
L
Governo de Rondônia assume liderança no combate ao desmatamento da Amazônia Legal

Governo de Rondônia assume liderança no combate ao desmatamento da Amazônia Legal

Sedam, por meio do secretário Marco Antonio Lagos, passa a coordenar estratégias regionais de enfrentamento ao desmatamento no GCF Brasil.
L

EUA sancionam família de Alexandre de Moraes e acusam ministro de “censura opressiva”

Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, anunciou novas sanções sob a Lei Magnitsky contra Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do STF, e a empresa Lex, acusando Alexandre de Moraes de liderar uma campanha de censura no Brasil.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.