QUARTA-FEIRA, 10/12/2025
Publicidade

Em destaque

ESTRATÉGIAS – Plataformas remotas e materiais complementares atendem cerca de 80% dos alunos da rede estadual de ensino de Rondônia

Desse total, está atendendo com o ensino online 112.286 alunos, e com o atendimento off-line, 42.406 alunos, 78,90% do total.

Publicado em 

A rede estadual de ensino de Rondônia desenvolve estratégias para atender alunos e equipe profissional com plataformas remotas e materiais complementares. A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) possui 189.664 alunos matriculados no Ensino Regular e Ensino de Jovens e Adultos. Desse total, está atendendo com o ensino online 112.286 alunos, e com o atendimento off-line, 42.406 alunos, 78,90% do total.

Ainda não é possível vislumbrar com certeza o que 2021 reservará à educação brasileira, mas no Estado de Rondônia, as lições da pandemia mundial do novo coronavírus trouxeram à luz o debate a respeito desse amanhã tão incógnito.

Em todo o País, a contenção do avanço da pandemia implicou a suspensão de aulas. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), mais de duzentos países determinaram o fechamento de escolas e universidades.

A Unesco monitora desde março passado a situação de escolas com mais de 1,6 bilhão de crianças e jovens matriculados, ou seja, 90,2% de todos os estudantes. Voz corrente dá conta em altas aquisições de celulares, tablets e notebooks para o despertar de uma nova educação.

No período da pandemia, 21,10% dos alunos no Estado de Rondônia ainda não realizaram suas atividades educacionais, porém não estão desassistidos. As escolas buscam contato constante com os pais ou responsáveis por eles. Outra situação é a de alunos indígenas, cujo contato externo está atualmente limitado, informa a coordenadora do Núcleo de Tecnologia do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo), Lilian Sodino.

Documento analítico do Proinfo enfatiza que, diante do cenário que vem se desenhando no Estado, a Seduc fez “o que de melhor esteve ao seu alcance”. “Ao olhar o futuro, sabemos que há um percurso necessário a ser trilhado para que os números expressivos do Ideb de 2019 continuem dentro de nossas escolas, e para tal, a Secretaria continuará investindo em capacitações e estratégias de ensino”, assinala.

VIDEOAULAS

No começo da pandemia em Rondônia, entraram em ação o Núcleo de Tecnologia do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo) na Seduc, formatando videoaulas pelo Classroom (aplicativo do Google). Esse aplicativo que gerencia conteúdo para escolas que procuram simplificar a criação, a distribuição e a avaliação de trabalhos foi criado em 2014.

Ariquemes, Cacoal, Cerejeiras, Ji-Paraná, Ouro Preto, Guajará-Mirim, Pimenta Bueno, Porto Velho Rolim de Moura, São Francisco e Vilhena receberam todo apoio da Diretoria Geral de Educação, Gerência do Centro de Mídias de Educação/Núcleo de Tecnologia do Proinfo (NTP), das  Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs).

A implementação do G Suite para a criação das Classrom teve como público alvo técnicos da Seduc, CREs e escolas. Capacitações e oficinas com 19.392 participantes visaram dar conhecimentos a professores, gestores, supervisores escolares, coordenadores e técnicos das CREs e respectiva jurisdição. Do assessoramento participaram 16.513 pessoas.

“Abrimos salas pelo Google Classroom, inserindo videoaulas, dos diferentes componentes curriculares, gravadas pelos professores do Projeto Mediação Tecnológica, destinadas aos alunos do Ensino Médio”, assinala o documento do NTP.

A mesma equipe produziu videoaulas, curtos (até 21 minutos), para o acesso dos alunos matriculados no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) da rede estadual de ensino. Como apoio dos NTEs, as Coordenadorias replicaram o conteúdo por escola, conforme número de turmas que cada uma atende.

A Gerência de Mediação Tecnologia, criou as primeiras salas virtuais de aprendizagem, por meio do aplicativo do Classroom, em seguida as CREs deram continuidade, e posteriormente as escolas.

“Os 11 núcleos de NTE distribuídos no Estado intensificaram suas capacitações sobre uso das ferramentas educacionais passando a atender manhã, tarde, noite e finais de semana, para que os professores que ainda não possuíam familiaridade com o meio digital, fossem capacitados o quanto antes e iniciassem suas aulas”, assinala Lilian Sorino. “Paralelamente, promoviam assessoramento pedagógico aos gestores escolares e às CREs”.

MOBILIZAÇÃO DE QUALIDADE

Parece que se pressentia a fase crítica do contágio da doença. Quase um mês após o decreto da pandemia, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou diretrizes para orientar escolas da educação básica e instituições de ensino superior. Documento veio orientar e oferecer sugestões para todas as etapas de ensino, da educação infantil à superior. O parecer foi elaborado com a colaboração do Ministério da Educação.

NTP e NTEs ingressaram na prática das formações online, utilizando e apresentando a Plataforma Cisco Webex Meeting, Cisco Webex Training, aplicativos da Plataforma Google for Education, entre outras soluções. Além das formações virtuais (síncronas), os formadores produzem e oferecem tutoriais pertinentes (slides, vídeos e outros formatos), dentre outros recursos tecnológicos.

As atualizações dos materiais vêm ocorrendo frequentemente, para isto, os Núcleos estão sempre dando suporte necessário para que as aulas possam chegar aos alunos, com o máximo de qualidade.

Avaliações e os exames de conclusão do ano letivo de 2020 das escolas deverão levar em conta os conteúdos curriculares efetivamente oferecidos aos estudantes, considerando o contexto excepcional da pandemia, com o objetivo de evitar o aumento da reprovação e do abandono no Ensino Fundamental e Médio. O documento aprovado pelo CNE foi encaminhado ao MEC.

Redes de ensino estaduais e municipais foram orientadas no acolhimento ao direito de aprendizado no País. O CNE sugeriu que estados e municípios procurassem alternativas para minimizar a necessidade de reposição presencial de dias letivos. Com isso, seria possível manter um fluxo de atividades escolares aos estudantes enquanto durar a situação de emergência.

Para repor a carga horária ao fim do período de emergência o CNE sugeriu a utilização de períodos não previstos, entre os quais, o recesso escolar do meio do ano, os sábados, e a reprogramação de períodos de férias. Também foi considerada a ampliação da jornada escolar diária por meio de acréscimo de horas em um turno, ou utilização do contraturno para atividades escolares.

O CNE autorizou ainda os sistemas de ensino a computar atividades não presenciais para cumprimento de carga horária de acordo com deliberação própria de cada sistema. E assim vieram videoaulas, plataformas virtuais, redes sociais, programas de televisão ou rádio, material didático impresso e entregue aos pais ou responsáveis.

Pensando em soluções eficientes e em evitar o aumento das desigualdades, da evasão e da repetência, o Conselho recomendou a oferta de atividades, desde a educação infantil, para que as famílias e os estudantes não perdessem o contato com a escola, nem tivessem retrocessos no seu desenvolvimento.

Para manter vivas antigas tradições, aprofundar pesquisas a respeito do tema e promover atividades lúdicas, atividades culinárias e danças, a Escola Fundamental de Ensino Fundamental e Médio Bernardo Guimarães lançou e realizou online, em junho deste ano, em Cacoal o projeto Festa Junina na Sua Casa.

* Outras soluções foram experimentadas pela Seduc para garantir a transmissão de aulas (síncronas e assíncronas), para os alunos da rede pública de ensino do Estado: plataformas, aplicativos, e atividades orientadas diversificadas. Essas iniciativas visaram oferecer condições para atividades pedagógicas, em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96, o Parecer CNE/CEB nº 05/97, a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, a Medida Provisória nº 934, de 1º de abril de 2020, o Decreto Estadual nº 24.871, de 16 de março de 2020, o Decreto Estadual nº 24.887, de 20 de março de 2020, o Decreto Estadual nº 24.919, de 05 de abril de 2020, regulamentada pelo CEE por meio da Resolução n°1253/20-CEE/RO, de 13 de abril de 2020 e Portaria nº 1970/20-SEDUC/RO, de 20 de abril de 2020.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Curso de Tecnologia capacita 40 jovens em Pimenta Bueno; inscrições para nova turma estão abertas

Curso de Tecnologia capacita 40 jovens em Pimenta Bueno; inscrições para nova turma estão abertas

Dotum Software House e Sicoob Credip formam jovens em áreas de tecnologia e abrem vagas para edição 2026.
L
Educação de Rondônia avança com inovação, valorização e resultados históricos em 2025

Educação de Rondônia avança com inovação, valorização e resultados históricos em 2025

Rondônia registra investimentos, modernização do ensino e conquistas inéditas ao longo de 2025, com ações que fortalecem professores, estudantes e toda a rede estadual.
L
Prefeitura de Jaru abre pré-matrícula digital para Chamada Escolar 2025

Prefeitura de Jaru abre pré-matrícula digital para Chamada Escolar 2025

Cadastro on-line garante vaga nas escolas municipais.
L
Equipe da Afya São Lucas vence o III Concurso de Júri Simulado do MPRO

Equipe da Afya São Lucas vence o III Concurso de Júri Simulado do MPRO

Competição destacou excelência jurídica e formação prática dos acadêmicos.
L
Congresso Estadual de Educação Física e Esporte Escolar reúne 300 participantes em formação voltada à Educação Paralímpica

Congresso Estadual de Educação Física e Esporte Escolar reúne 300 participantes em formação voltada à Educação Paralímpica

O XI Congresso integra as ações de fortalecimento do esporte educacional e da Educação Especial na perspectiva inclusiva.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Confusão no plenário termina com Glauber Braga retirado à força da mesa da Câmara

Deputado do PSOL ocupou a cadeira da presidência por cerca de uma hora em protesto contra processo de cassação, houve confronto com a polícia legislativa, queda de parlamentar e retirada da imprensa do local
L

Agenda News: DJ Leudson celebra 30 anos de carreira com a Festa Corsário Revival

vai detalhar tudo sobre a aguardada Festa Corsário Revival, marcada para o dia 13 de dezembro, na Deep Club.
L
Alero promove ato "Por todas que não voltaram" em protesto contra o feminicídio

Alero promove ato “Por todas que não voltaram” em protesto contra o feminicídio

Ato contra o feminicídio mobilizou servidores e a população na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), destacando 10.327 ocorrências de violência contra a mulher registradas no estado em 2025.
L
Defesa de Marcelo Câmara nega monitoramento ilegal de Moraes e plano golpista

Defesa de Marcelo Câmara nega monitoramento ilegal de Moraes e plano golpista

Advogado afirmou no STF que o coronel do Exército, ex-assessor de Bolsonaro, tinha apenas funções administrativas e baseava informações em fontes abertas, sem atuar como espião.
L
Moraes nega pedido para incluir ministro Luiz Fux em julgamento do Núcleo 2

Moraes nega pedido para incluir ministro Luiz Fux em julgamento do Núcleo 2

Ministro do STF considerou a solicitação de defesas dos réus da trama golpista “absurda”, mantendo o julgamento na Primeira Turma do Supremo em Brasília.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Publicidade

POLÍTICA

Em reação ao STF, Senado aprova PEC do Marco Temporal e reacende guerra política sobre terras indígenas

Proposta que redefine critérios para demarcação de terras indígenas é aprovada em dois turnos e segue para análise da Câmara dos Deputados
L
Comissão de Saúde condiciona votação da LOA 2026 a avanço no PCCR dos servidores da saúde

Comissão de Saúde condiciona votação da LOA 2026 a avanço no PCCR dos servidores da saúde

Os parlamentares pactuaram que a LOA 2026 não será votada enquanto não houver definição sobre o PCCR da saúde.
L
Moraes manda soltar presidente da Alerj após deputados derrubarem prisão de Bacellar

Moraes manda soltar presidente da Alerj após deputados derrubarem prisão de Bacellar

Ministro do STF expediu mandado de soltura para Rodrigo Bacellar após ser notificado sobre a votação da Assembleia Legislativa do Rio, mas o deputado permanecerá afastado da presidência.
L
Defesa pede absolvição de General Mário Fernandes e nega plano para matar Lula

Defesa pede absolvição de General Mário Fernandes e nega plano para matar Lula

Advogado do ex-secretário-executivo da Presidência negou no STF que o documento “Punhal Verde e Amarelo”, com plano de sequestro ou homicídio de autoridades, tenha existido de fato.
L
Câmara votará cassação dos mandatos de Carla Zambelli, Ramagem e Glauber Braga

Câmara votará cassação dos mandatos de Carla Zambelli, Ramagem e Glauber Braga

Presidente Hugo Motta levará processos ao Plenário a partir desta quarta-feira, desconsiderando decisões do STF que determinavam a perda imediata de Zambelli e Ramagem, e encaminhará caso de Eduardo Bolsonaro à Mesa.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Apenado monitorado é filmado furtando bike em frente de loja na Amazonas

Apenado monitorado é filmado furtando bike em frente de loja na Amazonas

A polícia informou que qualquer informação sobre o suspeito pode ser repassada, de forma anônima, pelos números 190 ou 197.
10
Operação Aruanã atinge resultados notáveis em Rondônia

Operação Aruanã atinge resultados notáveis em Rondônia

Desocupação da Estação Ecológica de Samuel entra na fase final após inutilizar mais de 100 barracos, reforçando a proteção ambiental no estado.
10
Suspeito de matar ex da mulher em conveniência se apresenta à Polícia Civil

Suspeito de matar ex da mulher em conveniência se apresenta à Polícia Civil

Eduardo A. P. se entregou nesta terça-feira (9) em Porto Velho, no Departamento de Homicídios, sendo o principal suspeito de assassinar a tiros Evandro Eliandro Barboza, crime ocorrido na madrugada de domingo (7) no bairro Cuniã.
10
PF prende foragido do Paraná condenado por estupro em Porto Velho

PF prende foragido do Paraná condenado por estupro em Porto Velho

A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira (9) em Porto Velho, Rondônia, um foragido condenado a mais de 11 anos de prisão pelo Tribunal de Justiça do Paraná pelo crime de estupro de vulnerável.
16
Acidente grave na BR-364 deixa motorista de caminhonete morto

Acidente grave na BR-364 deixa motorista de caminhonete morto

Colisão frontal entre caminhonete e caminhão boiadeiro na manhã desta terça-feira (9), a cerca de 50 km de Pimenta Bueno, resulta na morte do condutor da caminhonete, em Rondônia.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: José Maria Alves Muniz

A despedida de um avô amoroso, marido fiel e pai presente, cuja história foi marcada por simplicidade, afeto, ensinamentos silenciosos e amor pela vida.
L

Requerimento de Alteração de Titularidade: PORTO MADEIRA COMÉRCIO E SERVIÇOS DE CARGAS LTDA

de PORTO MADEIRA COMÉRCIO E SERVIÇOS DE CARGAS LTDA para MEGA LOGÍSTICA TRANSPORTE POR NAVEGAÇÃO S/A
L
Porto Velho agora é Capital Nacional da Pesca Esportiva e da Observação de Aves

Porto Velho agora é Capital Nacional da Pesca Esportiva e da Observação de Aves

A capital rondoniense reúne algumas das maiores riquezas ambientais do país, concentrando mais de 800 espécies de peixes no rio Madeira e mais de 700 espécies de aves catalogadas na região
L

Requerimento da Licença Ambiental: GIMA GILBERTO MIRANDA AUTOMOVEIS LTDA

LICENÇA PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO.
L
BC Protege+ bloqueia 15,9 mil tentativas de abertura de contas falsas em dez dias

BC Protege+ bloqueia 15,9 mil tentativas de abertura de contas falsas em dez dias

Serviço gratuito do Banco Central foi ativado por 329,6 mil pessoas e reforça a segurança contra fraudes de identidade na abertura de contas-correntes, poupança e pré-pagas.
L
Líder do PT critica como "escandalosa" votação do PL que reduz penas de golpistas

Líder do PT critica como “escandalosa” votação do PL que reduz penas de golpistas

Deputado Lindbergh Farias acusa o presidente da Câmara, Hugo Motta, de pautar o PL 2162/23 para beneficiar Jair Bolsonaro e militares condenados na trama golpista.
L

TJ/RO solta Guga, investigado por “rachadinha” na Assembleia, em decisão com repercussão nacional

O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO) concedeu habeas corpus a José Augusto Diogo Leite (Guga) nesta terça-feira (09/12/2025), substituindo a prisão preventiva por monitoramento eletrônico.
L
Rovema Bank apresenta panorama econômico de Rondônia para 2026 e lança consórcio digital

Rovema Bank apresenta panorama econômico de Rondônia para 2026 e lança consórcio digital

Instituição destaca crescimento acima de 6% na última década e apresenta nova solução de crédito planejado.
L
Defesa pede absolvição de delegada Marília de Alencar acusada na trama golpista

Defesa pede absolvição de delegada Marília de Alencar acusada na trama golpista

Advogado Eugênio Aragão negou no STF que a ex-diretora de Inteligência do Ministério da Justiça tenha participado do complô, alegando que o levantamento de dados era para combater o crime organizado.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.