SEXTA-FEIRA, 05/12/2025
Publicidade

Em destaque

ESTRATÉGIAS – Plataformas remotas e materiais complementares atendem cerca de 80% dos alunos da rede estadual de ensino de Rondônia

Desse total, está atendendo com o ensino online 112.286 alunos, e com o atendimento off-line, 42.406 alunos, 78,90% do total.

Publicado em 

A rede estadual de ensino de Rondônia desenvolve estratégias para atender alunos e equipe profissional com plataformas remotas e materiais complementares. A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) possui 189.664 alunos matriculados no Ensino Regular e Ensino de Jovens e Adultos. Desse total, está atendendo com o ensino online 112.286 alunos, e com o atendimento off-line, 42.406 alunos, 78,90% do total.

Ainda não é possível vislumbrar com certeza o que 2021 reservará à educação brasileira, mas no Estado de Rondônia, as lições da pandemia mundial do novo coronavírus trouxeram à luz o debate a respeito desse amanhã tão incógnito.

Em todo o País, a contenção do avanço da pandemia implicou a suspensão de aulas. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), mais de duzentos países determinaram o fechamento de escolas e universidades.

A Unesco monitora desde março passado a situação de escolas com mais de 1,6 bilhão de crianças e jovens matriculados, ou seja, 90,2% de todos os estudantes. Voz corrente dá conta em altas aquisições de celulares, tablets e notebooks para o despertar de uma nova educação.

No período da pandemia, 21,10% dos alunos no Estado de Rondônia ainda não realizaram suas atividades educacionais, porém não estão desassistidos. As escolas buscam contato constante com os pais ou responsáveis por eles. Outra situação é a de alunos indígenas, cujo contato externo está atualmente limitado, informa a coordenadora do Núcleo de Tecnologia do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo), Lilian Sodino.

Documento analítico do Proinfo enfatiza que, diante do cenário que vem se desenhando no Estado, a Seduc fez “o que de melhor esteve ao seu alcance”. “Ao olhar o futuro, sabemos que há um percurso necessário a ser trilhado para que os números expressivos do Ideb de 2019 continuem dentro de nossas escolas, e para tal, a Secretaria continuará investindo em capacitações e estratégias de ensino”, assinala.

VIDEOAULAS

No começo da pandemia em Rondônia, entraram em ação o Núcleo de Tecnologia do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo) na Seduc, formatando videoaulas pelo Classroom (aplicativo do Google). Esse aplicativo que gerencia conteúdo para escolas que procuram simplificar a criação, a distribuição e a avaliação de trabalhos foi criado em 2014.

Ariquemes, Cacoal, Cerejeiras, Ji-Paraná, Ouro Preto, Guajará-Mirim, Pimenta Bueno, Porto Velho Rolim de Moura, São Francisco e Vilhena receberam todo apoio da Diretoria Geral de Educação, Gerência do Centro de Mídias de Educação/Núcleo de Tecnologia do Proinfo (NTP), das  Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs).

A implementação do G Suite para a criação das Classrom teve como público alvo técnicos da Seduc, CREs e escolas. Capacitações e oficinas com 19.392 participantes visaram dar conhecimentos a professores, gestores, supervisores escolares, coordenadores e técnicos das CREs e respectiva jurisdição. Do assessoramento participaram 16.513 pessoas.

“Abrimos salas pelo Google Classroom, inserindo videoaulas, dos diferentes componentes curriculares, gravadas pelos professores do Projeto Mediação Tecnológica, destinadas aos alunos do Ensino Médio”, assinala o documento do NTP.

A mesma equipe produziu videoaulas, curtos (até 21 minutos), para o acesso dos alunos matriculados no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) da rede estadual de ensino. Como apoio dos NTEs, as Coordenadorias replicaram o conteúdo por escola, conforme número de turmas que cada uma atende.

A Gerência de Mediação Tecnologia, criou as primeiras salas virtuais de aprendizagem, por meio do aplicativo do Classroom, em seguida as CREs deram continuidade, e posteriormente as escolas.

“Os 11 núcleos de NTE distribuídos no Estado intensificaram suas capacitações sobre uso das ferramentas educacionais passando a atender manhã, tarde, noite e finais de semana, para que os professores que ainda não possuíam familiaridade com o meio digital, fossem capacitados o quanto antes e iniciassem suas aulas”, assinala Lilian Sorino. “Paralelamente, promoviam assessoramento pedagógico aos gestores escolares e às CREs”.

MOBILIZAÇÃO DE QUALIDADE

Parece que se pressentia a fase crítica do contágio da doença. Quase um mês após o decreto da pandemia, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou diretrizes para orientar escolas da educação básica e instituições de ensino superior. Documento veio orientar e oferecer sugestões para todas as etapas de ensino, da educação infantil à superior. O parecer foi elaborado com a colaboração do Ministério da Educação.

NTP e NTEs ingressaram na prática das formações online, utilizando e apresentando a Plataforma Cisco Webex Meeting, Cisco Webex Training, aplicativos da Plataforma Google for Education, entre outras soluções. Além das formações virtuais (síncronas), os formadores produzem e oferecem tutoriais pertinentes (slides, vídeos e outros formatos), dentre outros recursos tecnológicos.

As atualizações dos materiais vêm ocorrendo frequentemente, para isto, os Núcleos estão sempre dando suporte necessário para que as aulas possam chegar aos alunos, com o máximo de qualidade.

Avaliações e os exames de conclusão do ano letivo de 2020 das escolas deverão levar em conta os conteúdos curriculares efetivamente oferecidos aos estudantes, considerando o contexto excepcional da pandemia, com o objetivo de evitar o aumento da reprovação e do abandono no Ensino Fundamental e Médio. O documento aprovado pelo CNE foi encaminhado ao MEC.

Redes de ensino estaduais e municipais foram orientadas no acolhimento ao direito de aprendizado no País. O CNE sugeriu que estados e municípios procurassem alternativas para minimizar a necessidade de reposição presencial de dias letivos. Com isso, seria possível manter um fluxo de atividades escolares aos estudantes enquanto durar a situação de emergência.

Para repor a carga horária ao fim do período de emergência o CNE sugeriu a utilização de períodos não previstos, entre os quais, o recesso escolar do meio do ano, os sábados, e a reprogramação de períodos de férias. Também foi considerada a ampliação da jornada escolar diária por meio de acréscimo de horas em um turno, ou utilização do contraturno para atividades escolares.

O CNE autorizou ainda os sistemas de ensino a computar atividades não presenciais para cumprimento de carga horária de acordo com deliberação própria de cada sistema. E assim vieram videoaulas, plataformas virtuais, redes sociais, programas de televisão ou rádio, material didático impresso e entregue aos pais ou responsáveis.

Pensando em soluções eficientes e em evitar o aumento das desigualdades, da evasão e da repetência, o Conselho recomendou a oferta de atividades, desde a educação infantil, para que as famílias e os estudantes não perdessem o contato com a escola, nem tivessem retrocessos no seu desenvolvimento.

Para manter vivas antigas tradições, aprofundar pesquisas a respeito do tema e promover atividades lúdicas, atividades culinárias e danças, a Escola Fundamental de Ensino Fundamental e Médio Bernardo Guimarães lançou e realizou online, em junho deste ano, em Cacoal o projeto Festa Junina na Sua Casa.

* Outras soluções foram experimentadas pela Seduc para garantir a transmissão de aulas (síncronas e assíncronas), para os alunos da rede pública de ensino do Estado: plataformas, aplicativos, e atividades orientadas diversificadas. Essas iniciativas visaram oferecer condições para atividades pedagógicas, em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96, o Parecer CNE/CEB nº 05/97, a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, a Medida Provisória nº 934, de 1º de abril de 2020, o Decreto Estadual nº 24.871, de 16 de março de 2020, o Decreto Estadual nº 24.887, de 20 de março de 2020, o Decreto Estadual nº 24.919, de 05 de abril de 2020, regulamentada pelo CEE por meio da Resolução n°1253/20-CEE/RO, de 13 de abril de 2020 e Portaria nº 1970/20-SEDUC/RO, de 20 de abril de 2020.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura de Jaru abre processo seletivo com vagas para diversos cargos

Prefeitura de Jaru abre processo seletivo com vagas para diversos cargos

Inscrições começam na segunda-feira (08) e são gratuitas
L
Governo do Brasil lança nova seleção para levar internet a 1,2 mil escolas do Norte e Nordeste

Governo do Brasil lança nova seleção para levar internet a 1,2 mil escolas do Norte e Nordeste

Edital de R$ 53,3 milhões promete conectar 410 mil estudantes e reforçar infraestrutura digital em cinco estados
L
Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

Equipe indígena de Rondônia recebe Prêmio de Honra ao Mérito com aplicativo bilíngue que valoriza a cultura ancestral e integra tradição e tecnologia.
L
Parceria entre Prefeitura e Sicredi fortalece educação financeira nas escolas de Jaru

Parceria entre Prefeitura e Sicredi fortalece educação financeira nas escolas de Jaru

Projeto desenvolvido ao longo de 2025 beneficiou cerca de 430 alunos do 5º ano e promoveu aprendizado sobre planejamento e uso consciente do dinheiro.
L
Impa lança olimpíada de matemática para professores

Impa lança olimpíada de matemática para professores

Iniciativa visa fortalecer a formação em matemática dos docentes dos anos iniciais, oferecendo cursos e bolsas de R$ 700 aos melhores colocados na nova olimpíada de matemática.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Yago Costa e Mayter Luter

Yago Costa e Mayter Luter, da I.S Bartender’s, que vêm colecionando títulos, reconhecimento nacional e se consolidando como referência em coquetelaria de eventos.
L
Congresso exige exame toxicológico para motoristas categorias A e B

Congresso exige exame toxicológico para motoristas categorias A e B

O Parlamento derrubou um veto presidencial e estendeu a obrigatoriedade do exame toxicológico para a primeira habilitação de motoristas das categorias A e B; a derrubada ocorreu durante a apreciação da LDO.
L
Dino proíbe repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Ramagem

Dino proíbe repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Ramagem

O ministro Flávio Dino, do STF, acatou pedido do PSOL e proibiu a liberação de cerca de R$ 80 milhões em emendas parlamentares para os deputados Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem, que estão nos Estados Unidos.
L
Lula pede fim da escala 6x1 e redução da jornada de trabalho no Conselhão

Lula pede fim da escala 6×1 e redução da jornada de trabalho no Conselhão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitou ao Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (CDESS) que discuta a redução da jornada de trabalho. Em reunião em Brasília, ele defendeu o fim da escala 6 por 1 e a adoção de medidas mais duras contra o feminicídio.
L

Giro News: Ronaldo Bianchi e os Sabores Artesanais que Estão Conquistando Porto Velho

Um programa imperdível para quem valoriza o agro, a gastronomia e o empreendedorismo local.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Parceria com a Energisa amplia oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho.
L
Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

O prazo para se candidatar às 184 vagas de nível superior da Caixa Econômica Federal encerra na próxima segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
L
CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L
Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Publicidade

POLÍTICA

Haddad diz que governo deverá registrar menor inflação da história

Haddad diz que governo deverá registrar menor inflação da história

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou em reunião do Conselhão que o Brasil terá a menor inflação da história nos quatro anos do atual mandato, destacando a conciliação entre baixa nos preços e o menor índice de desemprego.
L
Marinho pede debate sobre escala 6x1 e financiamento de sindicatos

Marinho pede debate sobre escala 6×1 e financiamento de sindicatos

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, participou da II Conferência Nacional do Trabalho em São Paulo, onde citou a necessidade de debater o fim da escala 6 por 1 e a garantia de condições financeiras decentes para que os sindicatos possam atuar.
L
Haddad condiciona apoio financeiro aos Correios a plano de recuperação

Haddad condiciona apoio financeiro aos Correios a plano de recuperação

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que qualquer auxílio financeiro aos Correios será concedido somente após a aprovação de um plano de reestruturação para a estatal, garantindo o respeito ao arcabouço fiscal.
L
Cristiane Lopes anuncia início da construção da torre 5G em Extrema

Cristiane Lopes anuncia início da construção da torre 5G em Extrema

Deputada celebra avanço histórico em conectividade para o distrito
L
Indígenas celebram remarcação de julgamento do Marco Temporal

Indígenas celebram remarcação de julgamento do Marco Temporal

Organizações indígenas, como a APIB e a Coiab, comemoraram a decisão do STF de realizar o julgamento do marco temporal de forma presencial na próxima quarta-feira (10), mas exigem participação plena e transparência.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PF faz operação contra suspeito de vazar conteúdo íntimo de mulheres

PF faz operação contra suspeito de vazar conteúdo íntimo de mulheres

Homem mantinha relacionamentos virtuais e distribuía fotos e vídeos sem consentimento das vítimas, inclusive no exterior
14
Polícia Civil prende acusado de abuso sexual em Porto Velho

Polícia Civil prende acusado de abuso sexual em Porto Velho

Operação da DEPCA na capital de Rondônia resulta na prisão de homem investigado por abuso sexual de adolescentes; eletrônicos são apreendidos para perícia digital.
16
Visitante é presa tentando entrar com drogas em presídio

Visitante é presa tentando entrar com drogas em presídio

Polícia Penal prende mulher em flagrante após equipamento de segurança detectar corpo estranho na região da pelve em procedimento de entrada no sistema prisional.
10
Denarc faz maior apreensão de drogas sintéticas e prende traficante

Denarc faz maior apreensão de drogas sintéticas e prende traficante

Agentes do Departamento de Narcóticos prenderam Roberto A. G. P. (43) no bairro Aponiã, em Porto Velho. A ação resultou na maior apreensão de drogas sintéticas do estado neste ano, com 5.000 comprimidos de Ecstasy.
14
Casal fica ferido após motociclista desviar de pedestre em RO

Casal fica ferido após motociclista desviar de pedestre em RO

Acidente ocorreu na Rua Teresina com a T-3, no Segundo Distrito. O motociclista tentou desviar de um pedestre distraído e perdeu o controle, causando a queda do casal que foi socorrido pelo Samu.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: CANARY GOLD MINERACAO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE MEDIO PORTE LAMP
L
Semagric leva mutirão de emissão do CAF à zona rural e facilita acesso dos agricultores

Semagric leva mutirão de emissão do CAF à zona rural e facilita acesso dos agricultores

Ação itinerante da Semagric na Estrada dos Periquitos aproximou a emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) da zona rural, garantindo o acesso dos agricultores às políticas públicas e crédito.
L

Requerimento da Licença Ambiental: HELISUL TAXI AEREO LTDA

Licença Ambiental Previa, Licença Ambiental de instalação e a Licença Ambiental de Operação
L
Cantata Natalina inédita acontece neste domingo (7) no Prédio do Relógio

Cantata Natalina inédita acontece neste domingo (7) no Prédio do Relógio

Evento de Natal em Porto Velho terá Cantata Natalina apresentada por alunos das escolas de música, com orquestra, coral e show holográfico, marcando o acender das luzes no Prédio do Relógio.
L
Relatórios de Acompanhamento do Plano Diretor reforçam transparência em Porto Velho

Relatórios de Acompanhamento do Plano Diretor reforçam transparência em Porto Velho

Documentos com dados de 2023 e 2024 orientam debates da 2ª Conferência Municipal de Acompanhamento do Plano Diretor, fortalecendo a participação e a transparência no planejamento urbano de Porto Velho.
L
Adoção cresce, mas abandono ainda preocupa e mobiliza ações da Sema

Adoção cresce, mas abandono ainda preocupa e mobiliza ações da Sema

Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) intensifica fiscalizações e usa ferramentas como o Siapets para combater o abandono de animais, que é crime, e incentivar a adoção responsável na capital.
L
ARDPV reforça diálogo com passageiros e amplia acesso à Ouvidoria via adesivos em ônibus

ARDPV reforça diálogo com passageiros e amplia acesso à Ouvidoria via adesivos em ônibus

Agência de Regulação de Porto Velho (ARDPV) instala adesivos informativos em toda a frota de ônibus, garantindo canal direto com a Ouvidoria e incentivando a fiscalização cidadã no transporte coletivo.
L
Ecobueiros reduzem alagamentos em Porto Velho

Ecobueiros reduzem alagamentos em Porto Velho

Ampliação de ecobueiros, que filtram o lixo nas bocas de lobo, deve reduzir significativamente os alagamentos em Porto Velho
L
Nota de pesar: Raimunda Arruda Brandão

Nota de pesar: Raimunda Arruda Brandão

Amante do artesanato, Raimunda expressava sua sensibilidade e dedicação por meio das mãos criativas. Devota da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Vila Tupi, ela se destacou pela fé e espiritualidade, sendo exemplo para toda a comunidade.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.