TERÇA-FEIRA, 23/09/2025

Especialistas defendem a volta às aulas em escolas do Rio, apesar de decisão da Justiça

Mochila de volta ao armário: retorno presencial, previsto para segunda-feira, foi suspenso

Publicado em 

Pais já davam por terminados os malabarismos para dar conta do ensino on-line, solução da maioria das escolas da rede privada durante a pandemia. Após seis meses com salas de aula vazias, a previsão era de que os alunos de colégios particulares voltassem às atividades presenciais na segunda-feira. Uma decisão da Justiça do Trabalho, no entanto, jogou, nesta quinta-feira à tarde, um balde de água fria nas expectativas de responsáveis e estabelecimentos de ensino. Embora bares, restaurantes e a maioria das atividades comerciais já tenham sido flexibilizadas, o juiz Elisio Correa de Moraes Neto determinou que as escolas não devem reabrir as portas até que todos estejam vacinados ou que se prove que não há riscos à sociedade. Em nota, a Procuradoria-Geral do Estado informou que irá analisar a decisão.

Para infectologistas, porém, o momento é, sim, de retomada. Professor da UFRJ, o médico Alberto Chebabo defende que, com quase todas as atividades liberadas, não faz sentido manter os estudantes longe das salas de aula. Ele diz ser fundamental apenas que as escolas sigam protocolos de higiene rígidos:

—É preciso afastamento, reduzir o número de alunos em sala, fazer rodízio de turmas e ter protocolos para um eventual surgimento de casos.

A infectologista Tânia Vergara, da Sociedade Brasileira de Infectologia, também é favorável ao retorno das aulas, desde que seja feito o monitoramento constante dos indicadores da pandemia. Para ela, se houver piora, basta voltar atrás na reabertura.

— Estamos numa situação de diminuição de casos da doença, mas nós, infectologistas, temos a impressão de que eles podem voltar a subir por causa do comportamento da população. As pessoas estão achando que flexibilizar é voltar ao que era antes. As cenas de aglomeração que vimos no último fim de semana podem gerar um novo pico daqui a dez, 14 dias. E, se o cenário piorar, é possível que as aulas sejam novamente suspensas.

Ação de sindicato

O magistrado decidiu pela suspensão atendendo a um pedido do Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro e Região. Na sua decisão, de caráter liminar, argumentou que “a média móvel de infectados no Rio de Janeiro ainda não alcançou uma redução concreta, apresentando oscilações”. O juiz afirmou, ainda, que “o retorno às aulas representa significativa aglomeração de pessoas em um mesmo ambiente fechado e no transporte público, quando em comparação a outras atividades em que já ocorreu o retorno”.

Nesta quinta, o Rio registrou 940 casos e 101 mortes em 24 horas, uma redução de 27% na média móvel de óbitos, o que indica possível queda de contágio. Ao todo, o estado contabiliza 234.813 casos da Covid-19 e 16.871 vítimas.

A suspensão da retomada pela Justiça do Trabalho não é o primeiro revés que a rede privada enfrenta. A prefeitura havia autorizado o retorno gradual e facultativo das atividades no início do mês passado, mas foi impedida por uma decisão do Tribunal de Justiça do Rio. O estado, em 20 de agosto, publicou, por sua vez, um decreto permitindo que escolas privadas reabrissem em 14 de setembro. Até esta quinta-feira, ainda não havia sido contestado.

Sem saber da reviravolta, vários grandes colégios haviam anunciado a volta às aulas presenciais, seguindo as regras do “novo normal”, como afastamento de cadeiras, recipientes de álcool gel espalhados por corredores, banheiros e pátios e avisos sobre uso obrigatório da máscara. Estava prevista a reabertura das seis unidades do Colégio QI, das duas do Carolina Patrício, na Barra e em São Conrado, do Mopi,na Tijuca e no Itanhangá, da Escola Nova, na Gávea, e do Colégio Veiga de Almeida, na Barra, entre outros.

Alguns estabelecimentos planejavam a retomada para mais adiante, como a Escola Sá Pereira, em Botafogo, e as redes Elite e Bahiense, que só pretendiam abrir, de forma gradativa, a partir do dia 21. Outros sequer tinham definido datas, como Escola Parque, Pensi, Marista São José, Centro Educacional da Lagoa, Liceu Franco-Brasileiro e AaZ. Temendo a reviravolta que acabou se concretizado, o Bahiense optou por esperar.

— Pretendemos dar uma semana de intervalo a partir da data de liberação, por receio de que alguma mudança aconteça e o governo volte atrás. Vamos usar esta semana para treinar as equipes de limpeza e sanitizar os espaços de convivência — disse a diretora acadêmica da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental do Bahiense, Bruna Bahiense.

Pegos de surpresa

Na casa de Thaís Rossato, a suspensão da volta às aulas frustrou as expectativas. Mãe de Francisco, de 9 anos, e Helena, de 7, ela já havia até mesmo preparado as mochilas das crianças com antecedência. Além de cadernos e livros, tinha garantido espaço para máscaras embaladas em sacos plásticos. Agora, vai ter que contornar a decepção dos filhos.

— Quando o decreto autorizou a volta, toda uma dinâmica foi montada. Houve preparação das escolas e das famílias, gerando ansiedade. De repente, não podemos voltar. Quando se pensa em educação, leva-se em consideração diferentes aspectos de todos os envolvidos. Essa indecisão causa consequências — disse Thaís.

Para garantir o respeito às regras, a Escola Nova, onde os filhos de Thaís estudam, havia apostado na parceria com os pais. O estabelecimento pretendia voltar, inicialmente, com 30% dos alunos. A partir de segunda-feira, retornariam os estudantes do 1°, 4°, 5°, 8° e 9° ano do Fundamental, e do 3° ano do Ensino Médio, em sistema de rodízio. A partir do dia 21, os alunos das outras séries deixariam o estudo remoto. De acordo com a diretora-geral, Verinha Affonseca, a programação se baseou em pesquisas e reuniões frequentes com os responsáveis.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Fies: publicado edital para oferta de vagas remanescentes

Mantenedoras de instituições privadas de ensino superior têm de 1º a 8 de outubro para preencher as informações necessárias à participação
L
MEC define regras para vagas remanescentes do Fies

MEC define regras para vagas remanescentes do Fies

O Ministério da Educação publicou um edital para regulamentar a oferta de vagas não preenchidas no Fies por faculdades particulares.
L
Ministério da Educação cria bolsa para estudantes de medicina

Ministério da Educação cria bolsa para estudantes de medicina

A medida vai auxiliar alunos de baixa renda matriculados em cursos de medicina do Programa Mais Médicos, ajudando a custear despesas acadêmicas e sociais para que possam concluir a formação.
L
Inep abre prazo de recursos para o Revalida 2025/1

Inep abre prazo de recursos para o Revalida 2025/1

Os candidatos podem questionar o resultado preliminar da prova prática da 2ª etapa do Revalida 2025/1; o prazo se estende até sexta-feira, 29 de setembro.
L
Profissionais de saúde garantem suporte integral à delegação rondoniense nos Jogos da Juventude 2025

Profissionais de saúde garantem suporte integral à delegação rondoniense nos Jogos da Juventude 2025

Médica rondoniense Júlia Justo, integrante do COB, atua junto a fisioterapeutas e psicólogos para apoiar atletas de Rondônia em Brasília.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Leitura Finalizada: O céu vai ter que esperar!

Resenha de uma história sobre amor, morte e tudo o que vem depois.
L

Dois padrões climáticos distintos trarão chuvas para Rondônia já nas próximas 24 horas

De acordo com a MetSul Meteorologia, essa intensificação é resultado da aproximação de uma frente fria.
L

Jovem News: Entrevista com Evangelista Kleivin

Prepare-se para um bate-papo que vai além das palavras e mostra como a fé pode se transformar em ação concreta nas ruas da cidade.
L
Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) podem acessar seus cartões de confirmação a partir das 18h desta segunda-feira, com informações sobre o local da prova objetiva.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

São 228 oportunidades para diferentes níveis de escolaridade, com destaque para funções como vendedor externo, motorista e encarregado de obras.
L
BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, abriu processo seletivo para contratar profissionais de Rondônia para atuar em unidades em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
L
AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) oferece 179 vagas e cadastro reserva para profissionais de níveis médio e superior. O processo seletivo tem inscrições de 22 a 30 de setembro.
L
Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos prorrogou o prazo para os candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera.
L
Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Empresa busca profissionais com foco em resultados e experiência em suas respectivas áreas para atuar em projetos rurais.
L

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa participa da entrega de certificados da Escola do Legislativo em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa participa da entrega de certificados da Escola do Legislativo em Guajará-Mirim

Cursos em Preparação para o Mercado de Trabalho, Orientação Vocacional e Inteligência Financeira formaram 49 alunos, promovendo qualificação profissional e educação financeira.
L
Obras da nova garagem do 6º BPM em Guajará-Mirim são acompanhadas pela deputada Dra. Taíssa

Obras da nova garagem do 6º BPM em Guajará-Mirim são acompanhadas pela deputada Dra. Taíssa

Estrutura, viabilizada por emenda e Indicação nº 8183/24, garantirá melhores condições de trabalho para a Polícia Militar e mais segurança à população.
L
Cláudia de Jesus cobra atendimento humanizado a pacientes do interior em Porto Velho

Cláudia de Jesus cobra atendimento humanizado a pacientes do interior em Porto Velho

Deputada solicitou à Sesau oferta de refeições, espaços de descanso e acolhimento para moradores do interior que buscam tratamento médico na capital.
L
Deputada Dra. Taíssa prestigia Duelo de Laço em Vila da Penha e destaca a força do agro em Rondônia

Deputada Dra. Taíssa prestigia Duelo de Laço em Vila da Penha e destaca a força do agro em Rondônia

Evento tradicional reuniu cavaleiros, famílias e comunidade no distrito de Porto Velho; deputada ressaltou importância do agro para a cultura e economia do estado.
L
Deputada Dra. Taíssa celebra pavimentação histórica da RO-420 em Jacinópolis

Deputada Dra. Taíssa celebra pavimentação histórica da RO-420 em Jacinópolis

Obra aguardada há décadas contou com R$ 2 milhões de emenda da deputada Dra. Taíssa e R$ 5 milhões do Governo de Rondônia, transformando a vida da comunidade.
L
Publicidade

POLÍCIA

BPTAR prende foragido vendendo drogas em frente de distribuidora

BPTAR prende foragido vendendo drogas em frente de distribuidora

Durante a revista pessoal, os policiais encontraram 18 porções de cocaína.
10
Homem é atacado a tiros por criminosos em carro na zona sul

Homem é atacado a tiros por criminosos em carro na zona sul

O crime aconteceu na Rua Melquias Nabuco, bairro Cidade Nova.
12
Trabalhador é atacado a tiros por criminosos encapuzados em chácara atrás de presídio

Trabalhador é atacado a tiros por criminosos encapuzados em chácara atrás de presídio

O homem baleado foi socorrido em uma caminhonete particular e levado ao Hospital João Paulo II.
14
Equipe do sargento Machado prende traficante com drogas e simulacros na zona Leste

Equipe do sargento Machado prende traficante com drogas e simulacros na zona Leste

O flagrante ocorreu na Rua Caetano Donizete, bairro Aponiã.
12
Igreja católica no bairro Areia Branca é invadida e furtada

Igreja católica no bairro Areia Branca é invadida e furtada

Suspeito acaba agredido por moradores
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Porto Velho entrega seis novas voadeiras para comunidades ribeirinhas do baixo Madeira

Prefeitura de Porto Velho entrega seis novas voadeiras para comunidades ribeirinhas do baixo Madeira

Investimento de R$ 825 mil, via emenda da deputada Cristiane Lopes, reforça atendimentos de saúde, vacinação e urgência em regiões isoladas.
L

Governo do Brasil cria linha de crédito para liquidar dívidas de produtores rurais prejudicados por eventos adversos

Resolução que oficializa a medida foi publicada nesta segunda-feira (22/9) no Diário Oficial da União
L
Governo de Rondônia assume liderança no combate ao desmatamento da Amazônia Legal

Governo de Rondônia assume liderança no combate ao desmatamento da Amazônia Legal

Sedam, por meio do secretário Marco Antonio Lagos, passa a coordenar estratégias regionais de enfrentamento ao desmatamento no GCF Brasil.
L

EUA sancionam família de Alexandre de Moraes e acusam ministro de “censura opressiva”

Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, anunciou novas sanções sob a Lei Magnitsky contra Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do STF, e a empresa Lex, acusando Alexandre de Moraes de liderar uma campanha de censura no Brasil.
L

Nota de Pesar: Poliana Oliveira Aguiar

A cerimônia será realizada na Capela Três Marias da Funerária São Cristóvão, Av. Gov. Jorge Teixeira, 2633 – Liberdade.
L
José Vidal Hilgert

Em memória de José Vidal Hilgert

Vidal foi a mente brilhante que criou o FEFA Fundo de Erradicação da Febre Aftosa.
L
por-que-o-governo-trump-quer-ligar-o-uso-de-tylenol-ao-autismo-em-criancas-e-por-que-especialistas-contestam

Por que o governo Trump quer ligar o uso de Tylenol ao autismo em crianças, e por que especialistas contestam

Comunicado da Casa Branca reacende debate científico sobre a segurança do paracetamol na gravidez, enquanto especialistas e entidades médicas reforçam que não há provas de que o medicamento cause autismo.
L
Quais fatores são decisivos para a lucratividade na pecuária de corte?

Quais fatores são decisivos para a lucratividade na pecuária de corte?

Lucratividade é diretamente proporcional à capacidade que o produtor tem em transformar o bovino de corte em retorno financeiro. 
L
CPMI ouvirá "Careca do INSS" em depoimento na próxima quinta

CPMI ouvirá “Careca do INSS” em depoimento na próxima quinta

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga fraudes no INSS confirmou a presença de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, para depor na quinta-feira, 25 de setembro.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.