QUINTA-FEIRA, 19/06/2025
Publicidade

Volta às aulas coloca em risco 9,3 milhões de adultos e idosos

O estudo foi divulgado hoje pela Fiocruz

Publicado em 

Volta às aulas coloca em risco 9,3 milhões de adultos e idosos - News Rondônia

A volta às aulas no país coloca em risco não apenas crianças, adolescentes, professores e funcionários de escolas. O retorno também pode representar ameaça de contágio pela covid-19 para outros 9,3 milhões de adultos e idosos, que estarão em contato com esses estudantes na mesma casa. O alerta é da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que divulgou, nesta quarta-feira (22), estudo apontando os perigos que o retorno à sala de aula representa.

Volta às aulas coloca em risco 9,3 milhões de adultos e idosos - News Rondônia

“A volta às aulas pode representar um perigo a mais para cerca de 9,3 milhões de brasileiros (4,4% da população total) que são idosos ou adultos (com 18 anos ou mais) com problemas crônicos de saúde e que pertencem a grupos de risco da covid-19. Isso porque eles vivem na mesma casa que crianças e adolescentes em idade escolar (entre 3 e 17 anos)”, destaca Fiocruz.

A informação foi divulgada em nota publicada na página da entidade pela internet. Segundo o estudo, a quantidade de pessoas que pode passar a se expor ao novo coronavírus foi calculada por análise da Fiocruz feita com base na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS 2013), que foi realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Laboratório de Informação em Saúde (LIS) da Fiocruz.

O estado de São Paulo tem o maior número de pessoas nessa situação, com cerca de 2,1 milhões de adultos e idosos em grupos de risco com crianças em casa, seguido por Minas Gerais (1 milhão), Rio de Janeiro (600 mil) e Bahia (570 mil). O Rio Grande do Norte é o que possui a maior percentagem da população nesses grupos: 6,1% do total.

Pesquisadores do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde da Fiocruz analisaram dados da PNS 2013 sobre dois grupos populacionais que se encontram nos chamados grupos de risco da covid-19: os adultos com idade entre 18 e 59 anos que têm diabetes, doença do coração ou doença do pulmão, e os idosos (com 60 ou mais anos). Em seguida, cruzou os dados para verificar quantos desses dois grupos residem em domicílio com pelo menos um menor entre 3 e 17 anos – ou seja, em idade escolar.

Mesmo domicílio

O resultado do estudo trouxe números preocupantes. Pelo menos 3,9 milhões (1,8% da população do país) de adultos com idade entre 18 e 59 anos que têm diabetes, doença do coração ou doença do pulmão residem em domicílio com pelo menos um menor em idade escolar (entre 3 e 17 anos). Já a população idosa (60 anos e mais) que convive em seu domicílio com pelo menos um menor em idade escolar chega a quase 5,4 milhões de pessoas (2,6% da população).

De acordo com o estudo, o retorno da atividade escolar, que vem sendo anunciado de forma gradativa por vários estados e municípios, coloca os estudantes em potenciais situações de contágio. Mesmo que escolas, colégios e universidades adotem as medidas de segurança (e elas sejam cumpridas à risca), o transporte público e a falta de controle sobre o comportamento de adolescentes e crianças que andam sozinhos fora de casa representam potenciais situações de contaminação pela covid-19 para esses estudantes.

Se forem contaminados, esses jovens poderão levar o vírus para dentro de casa e infectar parentes de todas as idades que tenham doenças crônicas e outras condições de vulnerabilidade à covid-19, representando uma abertura perigosa no isolamento social que essas pessoas mantinham até agora.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Estudantes rondonienses são selecionadas para etapa estadual do Programa Jovem Senador 2025-2026

Amanda Eduarda Schaffeln Jacob, Laury Angelina Xavier Oliveira, e Luana Rita Batista Sampaio, foram as selecionadas para próxima fase da competição
L

Parceria entre Semed e Instituto Alicerce reforça ensino na rede municipal com projeto de apoio escolar

Atualmente duas estratégias da parceria já estão em fase de implantação nas escolas
L

Joer 2025: Fases Regionais têm início em Guajará-Mirim e Jaru com destaque para jovens atletas

Uma das apresentações mais emocionantes foi a da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Jaru, com a apresentação da coreografia “De dentro pra fora”
L
Inep lança edital da Prova Nacional Docente 2025 com inscrições de 14 a 25 de Julho

Inep lança edital da Prova Nacional Docente 2025 com inscrições de 14 a 25 de Julho

O chamado “CNU dos Professores” avaliará formação geral e específica
L
Enem 2025 registra cerca de 5,5 milhões de inscritos, aumento de mais de 30% comparado a 2022

Enem 2025 registra cerca de 5,5 milhões de inscritos, aumento de mais de 30% comparado a 2022

Número pode mudar, pois depende do pagamento da taxa de inscrição
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Kendi Ueda no Momento Empresarial: cooperativismo, educação financeira e crescimento em Rondônia

Gerente da Unicred compartilha trajetória, visão estratégica e os planos de expansão da cooperativa no estado
L

Honda HR-V 2026 traz design remodelado e nova tecnologia

Atualizações no SUV destacam evolução estética e aprimoramentos funcionais
L

Francisco Cuoco, ícone das novelas brasileiras, morre aos 91 anos

Ator faleceu nesta quinta-feira, 19 de junho de 2025, em São Paulo, e deixa um legado inesquecível
L

Nova diretoria da Academia de História Militar da Beira toma posse em Porto Velho

Cerimônia solene aconteceu ontem, dia 18, às 15h, na 17ª Brigada de Infantaria de Selva
L

Calendário oficial da Prefeitura de Porto Velho confirma feriado facultativo nesta sexta (20)

Decreto que circula nas redes sociais e grupos é falso e não corresponde a nenhuma publicação oficial
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas abertas em Porto Velho, Guajará, Montenegro, Alto Paraíso, São Miguel, Jaci, Jaru, Ariquemes e Cacoal.
L
Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Cristiane Lopes ao lado do povo na investigação de fraudes contra aposentados

CPMI do INSS é oficialmente lida no Congresso Nacional
L

Sílvia Cristina diz que criação da CPMI para apurar fraudes no INSS é vitória para a população

Congresso vai instalar a CPMI para apurar a fraude que lesou milhões aposentados
L

Governo: ressarcimento do INSS será feito em parcela única neste ano

Calendário será divulgado quando STF der aval para crédito extra
L

PF diz que Bolsonaro e Carlos integravam organização criminosa na Abin

Conclusão consta no relatório final do caso “Abin Paralela”
L

Deputado Cássio Gois comemora aprovação de projeto que reconhece e valoriza mesários voluntários em Rondônia

Proposta foi aprovada na terça-feira, 17, durante sessão ordinária na ALE-RO
L
Publicidade

POLÍCIA

Idoso morre esmagado em capotamento de pá carregadeira na BR-364

O Corpo de Bombeiros fez a retirada do corpo, que estava preso na cabine da máquina.
18

Jovem sofre tentativa de homicídio a facadas pela namorada em condomínio na zona leste

De acordo com as primeiras informações, o casal teria se desentendido durante uma discussão
14

Criminoso preso há 16 dias por ameaçar secretário de segurança é trazido para Porto Velho

O suspeito de ameaçar o Secretário de Segurança do Estado, coronel Felipe Vital, foi finalmente recambiado para Rondônia nesta quinta-feira (19).
12

Criança em bicicleta avança preferencial e se envolve em acidente com moto

De acordo com informações apuradas, uma criança que conduzia a bicicleta seguia pela avenida Tiradentes e acabou avançando a preferencial, colidindo com um motociclista que trafegava pela avenida Florianópolis
16

Cresce número de crimes cometidos por monitorados com tornozeleira eletrônica

O sistema, criado como alternativa para reduzir a lotação nos presídios, vem apresentando falhas constantes, principalmente com equipamentos desligados ou burlados pelos próprios monitorados
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Giro News entrevista Olakson Pedrosa: o esporte e a educação como ferramentas de transformação

Coordenador do projeto IFRO Atleta Cidadão fala sobre inclusão, cidadania e o impacto social da educação pública em Rondônia
L

Giro News recebe André Coelho: SINJUR aposta em ações sociais e transformação comunitária

Presidente do sindicato destaca projetos como ‘Conectando Periferias’ e ‘Orgulho do Madeira’, reforçando compromisso dos servidores com a sociedade
L

César Zoghbi no Conexão RH: visão de futuro e legado no setor imobiliário

Empresário compartilha trajetória, aprendizados e os desafios de liderar com propósito em Rondônia
L

Monique Landi no Jovem News: da advocacia à Medicina com propósito e coragem

Acadêmica compartilha trajetória marcada por reinvenção, superação e desejo de cuidar do próximo
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAO): AUTO POSTO SAO FRANCISCO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO LAO Nº 50 SOL/DLA
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental (LAO): FERTRAC COMÉRCIO E TRANSPORTE EIRELI

Licença Ambiental de Operação nº 41 SOL/DLA
L

Baixas temperaturas impactam no andamento da colheita do milho 2ª safra em alguns estados, aponta Conab

De acordo com o Progresso de Safra, publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a colheita atinge 3,9% da área semeada do milho 2ª, índice inferior ao registrado na média dos últimos 5 anos.
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAO): HUBIO BIOPAR AGRO INDUSTRIA E COMERCIO DE PRODUTOS QUIMICOS E BIOLOGICOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 016.00047.003/2025-SUL
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): GILMAR GOMES BARRETO

Licença Ambiental Previa – LAP
L

Requerimento de Outorga: OLIMPIO LOPES DE AZEVEDO

OUTORGA DE USO DOS RECURSOS HIDRICOS
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.