SEGUNDA-FEIRA, 22/09/2025

Escolas particulares se dividem sobre o regresso às aulas presenciais a partir do dia 3 de agosto

Colégios que já bateram martelo planejam rodízios de turmas, face shield e até higienização, com troca de roupa, antes de entrar nas escolas. Mas outras unidades são contra o retorno presencial neste momento

Publicado em 

Na rede particular de ensino, não há consenso sobre o retorno às aulas presenciais, autorizadas nesta terça-feira pelo prefeito Marcelo Crivella para alunos da 4ª e 5ª séries e do 8º e 9º anos, a partir do dia 3 de agosto. Diante de tantas dúvidas, colégios tentam encontrar a melhor maneira de enfrentar o “novo normal”. Há escolas que já marcaram o retorno, com medição de temperatura, distância entre mesas, rodízios de turmas, face shield e até troca de roupa com higienização antes de entrar em sala. Mas outras ainda não têm previsão de quando irão receber os estudantes presencialmente.

Com 22 unidades, a rede de ensino Pensi não tem uma data para o retorno dos alunos, mas criou um comitê para monitorar os casos da doença e elaborar um calendário. O Colégio Andrews, no Humaitá, também não bateu o martelo. Mas não descarta o regresso ocorrer gradualmente em breve. Para isso, o diretor do colégio, Pedro Flexa, informou que cada família poderá definir o momento em que se sentirá segura para deixar o aluno voltar a frequentar a sala de aula.

— Mas não obrigaremos os alunos a nada, tudo será conversado e decidido antes — disse o diretor.

Com 14 unidades no Rio, a rede pH ainda avalia quando ocorrerá o retorno presencial, que será feito em rodízio.

— Os alunos vão poder optar por seguir no ensino remoto. Temos um grupo considerável de famílias que ainda não estão confortáveis com o retorno presencial. Na pesquisa que realizamos, um pouco mais da metade não pretende voltar no início — diz Vicente Delorme, diretor de planejamento do Colégio pH.

O Santo Inácio, em Botafogo, tampouco fechou uma data, mas diz que, quando o retorno ocorrer, haverá muitas mudanças. Além do protocolo de distanciamento, o recreio será dentro das salas de aula, para que se reduza a necessidade de deslocamentos dos alunos, por exemplo.

O Centro Educacional Anísio Teixeira (CEAT), em Santa Tereza, na Região Central do Rio, informou que não concorda com uma volta ao ensino presencial em agosto.

Face shield e uniforme extra na mochila

O Colégio Inovar Veiga de Almeida, que conta com 198 alunos, decidiu pelo retorno presencial em agosto, mas haverá a opção de ensino remoto também para os alunos. A direção decidiu adotar o formato de escala, ao invés de rodízio. No dia 10, regressam alunos do Ensino Fundamental I; e no dia 17, Fundamental II e Ensino Médio. Antes disso, no dia 3, a equipe pedagógica será reunida para acolhimento e orientação. Toda a comunidade escolar (de profissionais de ensino a alunos) receberá face shield, que será obrigatório, junto com a máscara comum.

O colégio também criou entradas em quatro pontos diferentes, com medição de temperatura. Os alunos serão divididos pela forma como chegam à escola. Quem for de transportes público, escolar ou de aplicativo deverá ter uniforme extra na mochila para trocar e se higienizar antes de entrar no colégio. Os alunos, no entanto, terão a opção de manter o ensino remoto.

— A gente entende que nas famílias muitos alunos moram com avós, ou são vizinhos dos avós, ou os pais podem ser do grupo de risco. Não podíamos voltar sem dar opção aos que não podem regressar — diz a diretora Experiências e Aprendizagem da escola, Diana Magaldi.

Os Colégios Maristas São José, na Tijuca e na Barra da Tijuca, Zona Norte e Zona Oeste, respectivamente, anunciaram que voltarão às aulas no próprio dia 3 de agosto conforme autorização do prefeito, mas de forma remota. O colégio está estudando internamente uma data para o retorno presencial. Além dos protocolos sanitários, como carteiras a 1,5 metro de distância e checagem de temperatura na entrada, os bebedouros das unidades estarão disponíveis apenas para reabastecimento das garrafinhas individuais, e os recreios serão intercalados.

Controle de temperatura

Já a Escola Carolina Patrício anunciou que volta com as aulas presenciais no dia 10 de agosto nas unidades Barra e Golfe, e no dia 17 no Recreio e em São Conrado. O colégio irá manter espaçamento de 4 metros nas salas de aula e em áreas compartilhadas. Mas o formato de ensino remoto também será mantido para os alunos que tem comorbidades ou familiares em grupo de risco.

— Estamos atentos às especificidades de cada família, customizando a retomada dos nossos alunos. O Plano de Retomada é vivo, ou seja, a qualquer momento as definições das fases poderão ser alteradas, inclusive abortadas, em caso de contaminação ou mudanças de Órgãos Governamentais de Saúde — afirma Noemi Simões, diretora da Escola Carolina Patrício.

Nas unidades da Eleva, em Botafogo e na Barra, haverá controle de acesso, com medição de temperatura. O almoço será dentro das salas de aula. Já a Escola Americana, na Barra e na Gávea, criou uma espécie de manual para a retomada das aulas. Haverá também um sistema de rodízio de aulas presenciais e virtuais, e as atividades físicas seguirão várias normas, incluindo o uso de máscaras.

O Sindicato dos Professores do Município do Rio e Regiões (Sinpro Rio) voltou a negar que tenha entrado em acordo com a prefeitura sobre o retorno das atividades in loco. Durante a coletiva de imprensa, onde apresentou oficialmente o planejamento, Crivella afirmou que, em encontro, a classe concordou com a ideia.

— Depois de muitas reuniões, houve consenso entre os sindicatos dos professores e das escolas. Os representantes dos professores resistiam, por achar que haveria constrangimento para que todos os professores retornassem —  disse o prefeito.

Procurado pelo GLOBO nesta terça, o vice-presidente do Sinpro Rio, o professor Afonso Celso Teixeira afirmou que a classe apenas ouviu a proposta, mas que iria debatê-la em assembleia prevista para o dia primeiro.

— Isso não procede. Em nenhum momento nós dissemos que concordamos. Inclusive, falamos para eles que nós teríamos uma assembleia no dia 1º de agosto e que iríamos conversar com a diretoria e demais profissionais. Nós marcamos antes, também, uma reunião para amanhã, porque estávamos só eu e o presidente e nós não decidiríamos ali. Nós só ouvimos a proposta, que é a de retorno de 4º, 5º, 8º e 9º ano num primeiro momento. Ouvimos, dissemos que iríamos levar à diretoria e à assembleia. Ouvimos, mas não concordamos com nada — disse Afonso.

O Sindicato dos Professores do Rio também se manifestou em nota:

"Após o anúncio feito pela prefeitura no dia de ontem que as escolas particulares  poderiam retornar às aulas no dia 3 de agosto, de maneira "VOLUNTÁRIA ", como se os patrões fossem seguir essa regra, O SINPRO Rio foi convocado pela prefeitura para uma reunião no dia de hoje. Ouvimos da equipe da Vigilância Sanitária que o retorno seria, num primeiro momento, do 4°, 5°, 8° e 9° anos. O Sinpro-Rio ouviu a proposta, questionou sobre testagem da comunidade escolar e sobre o caráter do retorno facultativo para professores. Em nenhum momento, dissemos estar de acordo com ela.

Entendemos não ser hora de qualquer retorno, principalmente baseado nas pesquisas científicas da Fiocruz,  em anexo, e outros órgãos de saúde. Continuamos com as aulas remotas , mais trabalhosas e estafantes que as presenciais,  para não arriscar as vidas de crianças,  adolescentes e jovens , além das nossas próprias e as das famílias da comunidade escolar. A greve pela vida continua até nossa próxima assembleia dia 01 de agosto,  onde decidiremos os rumos do movimento de defesa da saúde e da vida. A economia se recupera , a vida não!".

Procurada, a prefeitura do Rio respondeu em nota, esclarecendo que a proposta foi apresentada ao Sinpro Rio, que concordou em levar à apreciação da categoria em assembleia, diferentemente da proposta anterior, logo recusada.

"Vale resssaltar que a proposta foi reajustada com base em reuniões com representantes dos professores e de pais de alunos, com critérios conservadores, que agradaram a todos na reunião realizada na manhã desta terça, 21/07. Na readequação, as atividades foram reduzidas ainda mais, com medidas para impedir a lotação das escolas. Um exemplo é a restrição de aulas presenciais apenas para os dois últimos anos do Ensino Fundamental I (4º e 5º ano) e do Ensino Fundamental II (8º e 9º ano). Neste primeiro momento, o foco é também trabalhar a conscientização dos alunos dessas turmas para que reforcem em seu círculo familiar as medidas fundamentais de prevenção, como o uso da máscara, o distanciamento de dois metros entre as pessoas e a importância da higienização frequente das mãos", conclui o texto.

Sindicato das escolas é a favor da volta opcional e se diz preparado

Também sobre a reunião, o Sindicato dos Estabelecimentos de Educação Básica do Rio (Sinepe-RJ), que responde pelas escolas particulares, se manifestou através de seu presidente, José Carlos Portugal. Ele acredita que a rede privada está preparada.

— A Rede Privada de Ensino está preparada para a volta às aulas de forma segura e gradual, na medida em que as autoridades assim o permitam. As escolas seguirão os cuidados necessários, previstos no protocolo básico aprovado pelas autoridades sanitárias: distanciamento necessário, higienização permanente dos ambientes, regras de entrada e saída, ambientes abertos e arejados, termômetro na porta e tapete de entrada com substância apropriada, uso de máscara, além de subdivisão de turmas.

Portugal afirma também respeitar que cada instituição siga seu próprio modelo nesta retomada.

— Não haverá modelo único para a volta às aulas. Cada instituição terá respeitada a sua autonomia e zelará para trazer segurança a seus alunos, professores e demais colaboradores, adequando-se às normas sanitárias básicas. Além disso, respeitará a decisão de cada família, que discernirá o momento em que se sentirá confortável  em levar o seu filho para participar das atividades presenciais.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Fies: publicado edital para oferta de vagas remanescentes

Mantenedoras de instituições privadas de ensino superior têm de 1º a 8 de outubro para preencher as informações necessárias à participação
L
MEC define regras para vagas remanescentes do Fies

MEC define regras para vagas remanescentes do Fies

O Ministério da Educação publicou um edital para regulamentar a oferta de vagas não preenchidas no Fies por faculdades particulares.
L
Ministério da Educação cria bolsa para estudantes de medicina

Ministério da Educação cria bolsa para estudantes de medicina

A medida vai auxiliar alunos de baixa renda matriculados em cursos de medicina do Programa Mais Médicos, ajudando a custear despesas acadêmicas e sociais para que possam concluir a formação.
L
Inep abre prazo de recursos para o Revalida 2025/1

Inep abre prazo de recursos para o Revalida 2025/1

Os candidatos podem questionar o resultado preliminar da prova prática da 2ª etapa do Revalida 2025/1; o prazo se estende até sexta-feira, 29 de setembro.
L
Profissionais de saúde garantem suporte integral à delegação rondoniense nos Jogos da Juventude 2025

Profissionais de saúde garantem suporte integral à delegação rondoniense nos Jogos da Juventude 2025

Médica rondoniense Júlia Justo, integrante do COB, atua junto a fisioterapeutas e psicólogos para apoiar atletas de Rondônia em Brasília.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Jovem News: Entrevista com Evangelista Kleivin

Prepare-se para um bate-papo que vai além das palavras e mostra como a fé pode se transformar em ação concreta nas ruas da cidade.
L
Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) podem acessar seus cartões de confirmação a partir das 18h desta segunda-feira, com informações sobre o local da prova objetiva.
L
Primavera chega com calor e pouca umidade em grande parte do país

Primavera chega com calor e pouca umidade em grande parte do país

A nova estação começa nesta segunda-feira com previsão de ondas de calor e poucas chuvas no Norte e Nordeste, além da possibilidade de formação do fenômeno La Niña.
L
Governo cria crédito de R$ 12 bilhões para produtores

Governo cria crédito de R$ 12 bilhões para produtores

A medida do governo federal vai ajudar a liquidar ou amortizar dívidas de produtores rurais afetados por eventos climáticos e beneficiará agricultores familiares, médios e outros produtores.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

São 228 oportunidades para diferentes níveis de escolaridade, com destaque para funções como vendedor externo, motorista e encarregado de obras.
L
BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, abriu processo seletivo para contratar profissionais de Rondônia para atuar em unidades em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
L
AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) oferece 179 vagas e cadastro reserva para profissionais de níveis médio e superior. O processo seletivo tem inscrições de 22 a 30 de setembro.
L
Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos prorrogou o prazo para os candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera.
L
Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Empresa busca profissionais com foco em resultados e experiência em suas respectivas áreas para atuar em projetos rurais.
L

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa celebra pavimentação histórica da RO-420 em Jacinópolis

Deputada Dra. Taíssa celebra pavimentação histórica da RO-420 em Jacinópolis

Obra aguardada há décadas contou com R$ 2 milhões de emenda da deputada Dra. Taíssa e R$ 5 milhões do Governo de Rondônia, transformando a vida da comunidade.
L

EUA sancionam família de Alexandre de Moraes e acusam ministro de “censura opressiva”

Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, anunciou novas sanções sob a Lei Magnitsky contra Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do STF, e a empresa Lex, acusando Alexandre de Moraes de liderar uma campanha de censura no Brasil.
L
Vereador Pedro Geovar celebra edital de concurso com 42 vagas na Câmara de Porto Velho

Vereador Pedro Geovar celebra edital de concurso com 42 vagas na Câmara de Porto Velho

Parlamentar destaca que certame é um marco para fortalecer a estrutura legislativa da capital e ampliar oportunidades para a população
L
PGR pede que denúncia contra Eduardo Bolsonaro seja enviada à Câmara

PGR pede que denúncia contra Eduardo Bolsonaro seja enviada à Câmara

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, solicitou ao STF que a Casa adote medidas disciplinares contra Eduardo Bolsonaro (PL-SP), após a denúncia por coação.
L
Haddad defende que política fiscal é responsabilidade de todos

Haddad defende que política fiscal é responsabilidade de todos

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou em evento que o equilíbrio das contas públicas não depende apenas do governo, mas também do Congresso e do Judiciário.
L
Publicidade

POLÍCIA

Trabalhador é atacado a tiros por criminosos encapuzados em chácara atrás de presídio

Trabalhador é atacado a tiros por criminosos encapuzados em chácara atrás de presídio

O homem baleado foi socorrido em uma caminhonete particular e levado ao Hospital João Paulo II.
14
Equipe do sargento Machado prende traficante com drogas e simulacros na zona Leste

Equipe do sargento Machado prende traficante com drogas e simulacros na zona Leste

O flagrante ocorreu na Rua Caetano Donizete, bairro Aponiã.
12
Igreja católica no bairro Areia Branca é invadida e furtada

Igreja católica no bairro Areia Branca é invadida e furtada

Suspeito acaba agredido por moradores
10
Homem é linchado por populares na zona Sul de Porto Velho

VÍDEO: Homem é linchado por populares na zona Sul de Porto Velho

Acusado de um crime, o homem foi retirado de uma lanchonete na avenida Jatuarana e agredido por várias pessoas; a polícia foi acionada para atender a ocorrência.
16
Polícia Federal fecha segurança clandestina em boate de Porto Velho

Polícia Federal fecha segurança clandestina em boate de Porto Velho

Ação da PF resultou no fechamento de uma empresa de segurança privada sem autorização para atuar, após uma denúncia anônima; responsáveis foram notificados e a empresa foi interditada.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo do Brasil cria linha de crédito para liquidar dívidas de produtores rurais prejudicados por eventos adversos

Resolução que oficializa a medida foi publicada nesta segunda-feira (22/9) no Diário Oficial da União
L
Governo de Rondônia assume liderança no combate ao desmatamento da Amazônia Legal

Governo de Rondônia assume liderança no combate ao desmatamento da Amazônia Legal

Sedam, por meio do secretário Marco Antonio Lagos, passa a coordenar estratégias regionais de enfrentamento ao desmatamento no GCF Brasil.
L

Nota de Pesar: Poliana Oliveira Aguiar

A cerimônia será realizada na Capela Três Marias da Funerária São Cristóvão, Av. Gov. Jorge Teixeira, 2633 – Liberdade.
L
José Vidal Hilgert

Em memória de José Vidal Hilgert

Vidal foi a mente brilhante que criou o FEFA Fundo de Erradicação da Febre Aftosa.
L
por-que-o-governo-trump-quer-ligar-o-uso-de-tylenol-ao-autismo-em-criancas-e-por-que-especialistas-contestam

Por que o governo Trump quer ligar o uso de Tylenol ao autismo em crianças, e por que especialistas contestam

Comunicado da Casa Branca reacende debate científico sobre a segurança do paracetamol na gravidez, enquanto especialistas e entidades médicas reforçam que não há provas de que o medicamento cause autismo.
L
Quais fatores são decisivos para a lucratividade na pecuária de corte?

Quais fatores são decisivos para a lucratividade na pecuária de corte?

Lucratividade é diretamente proporcional à capacidade que o produtor tem em transformar o bovino de corte em retorno financeiro. 
L
CPMI ouvirá "Careca do INSS" em depoimento na próxima quinta

CPMI ouvirá “Careca do INSS” em depoimento na próxima quinta

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga fraudes no INSS confirmou a presença de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, para depor na quinta-feira, 25 de setembro.
L
Dembélé vence a Bola de Ouro 2025; Raphinha fica em quinto

Dembélé vence a Bola de Ouro 2025; Raphinha fica em quinto

O atacante do PSG, Ousmane Dembélé, foi coroado como o melhor jogador da temporada 24/25, enquanto a espanhola Aitana Bonmatí levou o prêmio feminino pelo terceiro ano consecutivo.
L
Prêmio FIERO-SENAI-SEBRAE de Inovação Industrial tem desafios lançados por Jirau Energia

Prêmio FIERO-SENAI-SEBRAE de Inovação Industrial tem desafios lançados por Jirau Energia

Concorrentes deverão propor soluções inovadoras em eixos operacional, engenharia e ambiental; inscrições seguem até 31 de outubro.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.