SEXTA-FEIRA, 18/07/2025

Escolas particulares se dividem sobre o regresso às aulas presenciais a partir do dia 3 de agosto

Colégios que já bateram martelo planejam rodízios de turmas, face shield e até higienização, com troca de roupa, antes de entrar nas escolas. Mas outras unidades são contra o retorno presencial neste momento

Publicado em 

Escolas particulares se dividem sobre o regresso às aulas presenciais a partir do dia 3 de agosto - News Rondônia

Na rede particular de ensino, não há consenso sobre o retorno às aulas presenciais, autorizadas nesta terça-feira pelo prefeito Marcelo Crivella para alunos da 4ª e 5ª séries e do 8º e 9º anos, a partir do dia 3 de agosto. Diante de tantas dúvidas, colégios tentam encontrar a melhor maneira de enfrentar o “novo normal”. Há escolas que já marcaram o retorno, com medição de temperatura, distância entre mesas, rodízios de turmas, face shield e até troca de roupa com higienização antes de entrar em sala. Mas outras ainda não têm previsão de quando irão receber os estudantes presencialmente.

Escolas particulares se dividem sobre o regresso às aulas presenciais a partir do dia 3 de agosto - News Rondônia

Com 22 unidades, a rede de ensino Pensi não tem uma data para o retorno dos alunos, mas criou um comitê para monitorar os casos da doença e elaborar um calendário. O Colégio Andrews, no Humaitá, também não bateu o martelo. Mas não descarta o regresso ocorrer gradualmente em breve. Para isso, o diretor do colégio, Pedro Flexa, informou que cada família poderá definir o momento em que se sentirá segura para deixar o aluno voltar a frequentar a sala de aula.

— Mas não obrigaremos os alunos a nada, tudo será conversado e decidido antes — disse o diretor.

Com 14 unidades no Rio, a rede pH ainda avalia quando ocorrerá o retorno presencial, que será feito em rodízio.

— Os alunos vão poder optar por seguir no ensino remoto. Temos um grupo considerável de famílias que ainda não estão confortáveis com o retorno presencial. Na pesquisa que realizamos, um pouco mais da metade não pretende voltar no início — diz Vicente Delorme, diretor de planejamento do Colégio pH.

O Santo Inácio, em Botafogo, tampouco fechou uma data, mas diz que, quando o retorno ocorrer, haverá muitas mudanças. Além do protocolo de distanciamento, o recreio será dentro das salas de aula, para que se reduza a necessidade de deslocamentos dos alunos, por exemplo.

O Centro Educacional Anísio Teixeira (CEAT), em Santa Tereza, na Região Central do Rio, informou que não concorda com uma volta ao ensino presencial em agosto.

Face shield e uniforme extra na mochila

O Colégio Inovar Veiga de Almeida, que conta com 198 alunos, decidiu pelo retorno presencial em agosto, mas haverá a opção de ensino remoto também para os alunos. A direção decidiu adotar o formato de escala, ao invés de rodízio. No dia 10, regressam alunos do Ensino Fundamental I; e no dia 17, Fundamental II e Ensino Médio. Antes disso, no dia 3, a equipe pedagógica será reunida para acolhimento e orientação. Toda a comunidade escolar (de profissionais de ensino a alunos) receberá face shield, que será obrigatório, junto com a máscara comum.

O colégio também criou entradas em quatro pontos diferentes, com medição de temperatura. Os alunos serão divididos pela forma como chegam à escola. Quem for de transportes público, escolar ou de aplicativo deverá ter uniforme extra na mochila para trocar e se higienizar antes de entrar no colégio. Os alunos, no entanto, terão a opção de manter o ensino remoto.

— A gente entende que nas famílias muitos alunos moram com avós, ou são vizinhos dos avós, ou os pais podem ser do grupo de risco. Não podíamos voltar sem dar opção aos que não podem regressar — diz a diretora Experiências e Aprendizagem da escola, Diana Magaldi.

Os Colégios Maristas São José, na Tijuca e na Barra da Tijuca, Zona Norte e Zona Oeste, respectivamente, anunciaram que voltarão às aulas no próprio dia 3 de agosto conforme autorização do prefeito, mas de forma remota. O colégio está estudando internamente uma data para o retorno presencial. Além dos protocolos sanitários, como carteiras a 1,5 metro de distância e checagem de temperatura na entrada, os bebedouros das unidades estarão disponíveis apenas para reabastecimento das garrafinhas individuais, e os recreios serão intercalados.

Controle de temperatura

Já a Escola Carolina Patrício anunciou que volta com as aulas presenciais no dia 10 de agosto nas unidades Barra e Golfe, e no dia 17 no Recreio e em São Conrado. O colégio irá manter espaçamento de 4 metros nas salas de aula e em áreas compartilhadas. Mas o formato de ensino remoto também será mantido para os alunos que tem comorbidades ou familiares em grupo de risco.

— Estamos atentos às especificidades de cada família, customizando a retomada dos nossos alunos. O Plano de Retomada é vivo, ou seja, a qualquer momento as definições das fases poderão ser alteradas, inclusive abortadas, em caso de contaminação ou mudanças de Órgãos Governamentais de Saúde — afirma Noemi Simões, diretora da Escola Carolina Patrício.

Nas unidades da Eleva, em Botafogo e na Barra, haverá controle de acesso, com medição de temperatura. O almoço será dentro das salas de aula. Já a Escola Americana, na Barra e na Gávea, criou uma espécie de manual para a retomada das aulas. Haverá também um sistema de rodízio de aulas presenciais e virtuais, e as atividades físicas seguirão várias normas, incluindo o uso de máscaras.

O Sindicato dos Professores do Município do Rio e Regiões (Sinpro Rio) voltou a negar que tenha entrado em acordo com a prefeitura sobre o retorno das atividades in loco. Durante a coletiva de imprensa, onde apresentou oficialmente o planejamento, Crivella afirmou que, em encontro, a classe concordou com a ideia.

— Depois de muitas reuniões, houve consenso entre os sindicatos dos professores e das escolas. Os representantes dos professores resistiam, por achar que haveria constrangimento para que todos os professores retornassem —  disse o prefeito.

Procurado pelo GLOBO nesta terça, o vice-presidente do Sinpro Rio, o professor Afonso Celso Teixeira afirmou que a classe apenas ouviu a proposta, mas que iria debatê-la em assembleia prevista para o dia primeiro.

— Isso não procede. Em nenhum momento nós dissemos que concordamos. Inclusive, falamos para eles que nós teríamos uma assembleia no dia 1º de agosto e que iríamos conversar com a diretoria e demais profissionais. Nós marcamos antes, também, uma reunião para amanhã, porque estávamos só eu e o presidente e nós não decidiríamos ali. Nós só ouvimos a proposta, que é a de retorno de 4º, 5º, 8º e 9º ano num primeiro momento. Ouvimos, dissemos que iríamos levar à diretoria e à assembleia. Ouvimos, mas não concordamos com nada — disse Afonso.

O Sindicato dos Professores do Rio também se manifestou em nota:

"Após o anúncio feito pela prefeitura no dia de ontem que as escolas particulares  poderiam retornar às aulas no dia 3 de agosto, de maneira "VOLUNTÁRIA ", como se os patrões fossem seguir essa regra, O SINPRO Rio foi convocado pela prefeitura para uma reunião no dia de hoje. Ouvimos da equipe da Vigilância Sanitária que o retorno seria, num primeiro momento, do 4°, 5°, 8° e 9° anos. O Sinpro-Rio ouviu a proposta, questionou sobre testagem da comunidade escolar e sobre o caráter do retorno facultativo para professores. Em nenhum momento, dissemos estar de acordo com ela.

Entendemos não ser hora de qualquer retorno, principalmente baseado nas pesquisas científicas da Fiocruz,  em anexo, e outros órgãos de saúde. Continuamos com as aulas remotas , mais trabalhosas e estafantes que as presenciais,  para não arriscar as vidas de crianças,  adolescentes e jovens , além das nossas próprias e as das famílias da comunidade escolar. A greve pela vida continua até nossa próxima assembleia dia 01 de agosto,  onde decidiremos os rumos do movimento de defesa da saúde e da vida. A economia se recupera , a vida não!".

Procurada, a prefeitura do Rio respondeu em nota, esclarecendo que a proposta foi apresentada ao Sinpro Rio, que concordou em levar à apreciação da categoria em assembleia, diferentemente da proposta anterior, logo recusada.

"Vale resssaltar que a proposta foi reajustada com base em reuniões com representantes dos professores e de pais de alunos, com critérios conservadores, que agradaram a todos na reunião realizada na manhã desta terça, 21/07. Na readequação, as atividades foram reduzidas ainda mais, com medidas para impedir a lotação das escolas. Um exemplo é a restrição de aulas presenciais apenas para os dois últimos anos do Ensino Fundamental I (4º e 5º ano) e do Ensino Fundamental II (8º e 9º ano). Neste primeiro momento, o foco é também trabalhar a conscientização dos alunos dessas turmas para que reforcem em seu círculo familiar as medidas fundamentais de prevenção, como o uso da máscara, o distanciamento de dois metros entre as pessoas e a importância da higienização frequente das mãos", conclui o texto.

Sindicato das escolas é a favor da volta opcional e se diz preparado

Também sobre a reunião, o Sindicato dos Estabelecimentos de Educação Básica do Rio (Sinepe-RJ), que responde pelas escolas particulares, se manifestou através de seu presidente, José Carlos Portugal. Ele acredita que a rede privada está preparada.

— A Rede Privada de Ensino está preparada para a volta às aulas de forma segura e gradual, na medida em que as autoridades assim o permitam. As escolas seguirão os cuidados necessários, previstos no protocolo básico aprovado pelas autoridades sanitárias: distanciamento necessário, higienização permanente dos ambientes, regras de entrada e saída, ambientes abertos e arejados, termômetro na porta e tapete de entrada com substância apropriada, uso de máscara, além de subdivisão de turmas.

Portugal afirma também respeitar que cada instituição siga seu próprio modelo nesta retomada.

— Não haverá modelo único para a volta às aulas. Cada instituição terá respeitada a sua autonomia e zelará para trazer segurança a seus alunos, professores e demais colaboradores, adequando-se às normas sanitárias básicas. Além disso, respeitará a decisão de cada família, que discernirá o momento em que se sentirá confortável  em levar o seu filho para participar das atividades presenciais.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Educação de Porto Velho lidera transparência na gestão pública e serve de referência para outros órgãos

Semed reforça compromisso com informações claras no Portal da Transparência, ampliando o controle social
L
Vilhena entra no mapa da inovação com edição do NASA Space Apps Challenge 2025

Vilhena entra no mapa da inovação com edição do NASA Space Apps Challenge 2025

Maior hackathon de inovação do mundo chega a Vilhena com apoio do Sebrae em Rondônia, conectando o estado à agenda global da ciência e tecnologia
L
FIES: Último dia para Inscrições no 2º semestre de 2025

FIES: Último dia para Inscrições no 2º semestre de 2025

O prazo final para as inscrições do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2025 encerra nesta sexta-feira (18), oferecendo mais de 44 mil vagas para financiar a graduação em faculdades privadas.
L
Inscrições para a primeira edição do Enamed encerram nesta sexta-feira

Inscrições para a primeira edição do Enamed encerram nesta sexta-feira

O prazo final para inscrições no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) é hoje, 18 de julho, sendo obrigatório para formandos em medicina inscritos no Enade e aberto a outros interessados na prova.
L
Governo de Rondônia divulga resultado de edital que impulsiona Educação Patrimonial no estado

Governo de Rondônia divulga resultado de edital que impulsiona Educação Patrimonial no estado

Resultado do edital “Educação Patrimonial – Patrimônio em Movimento 2025” destaca 12 projetos aprovados para valorizar a história e cultura de Rondônia.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Povoado Nerd | Entrevista Clary Dee e Robinho Dee

Nesta sexta-feira (18), às 17h, o programa Povoado Nerd recebe os tatuadores Clary Dee e Robinho Dee, nomes conhecidos na cena da arte corporal em Rondônia.
L
Veja os motivos que levaram à tornozeleira eletrônica de Bolsonaro

Veja os motivos que levaram à tornozeleira eletrônica de Bolsonaro

Risco de fuga, obstrução de investigações e articulação internacional contra a Justiça brasileira são os principais fatores que levaram o ministro Alexandre de Moraes a determinar o uso da tornozeleira eletrônica e outras medidas cautelares contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
L
Fábrica de Bolo Vó Alzira conquista Porto Velho com atendimento diferenciado e mais de 50 sabores que remetem ao bolo feito por vó

Fábrica de Bolo Vó Alzira conquista Porto Velho com atendimento diferenciado e mais de 50 sabores que remetem ao bolo feito por vó

Em entrevista ao Agenda News, Michela Barros apresenta os sabores mais amados da franquia e destaca o cuidado com cada detalhe da experiência do cliente.
L
Destaques das ações do governo de Rondônia de 14 a 18 de julho

Destaques das ações do governo de Rondônia de 14 a 18 de julho

Investimentos em infraestrutura, regularização fundiária, saúde, turismo e preservação ambiental marcaram a agenda do governo de Rondônia nesta semana.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Energisa oferece estágio em Porto Velho para estudantes de Administração, Direito e Engenharias

Energisa oferece estágio em Porto Velho para estudantes de Administração, Direito e Engenharias

Inscrições para o programa de estágio da Energisa em Porto Velho vão até 20 de julho e contemplam áreas como Engenharia Elétrica, RH e Direito.
L
Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Plataforma do Tesouro Nacional oferece Pix, cartão de crédito e carteira digital para facilitar pagamento de taxa
L
Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

A segunda edição do CPNU, que oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, registrou mais de 500 mil inscrições nos primeiros sete dias, com prazo final em 20 de julho de 2025.
L
CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L
Energisa oferece estágio em Porto Velho para estudantes de Administração, Direito e Engenharias

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L

POLÍTICA

Ieda Chaves fortalece o protagonismo feminino no torneio Elas Pescando 2025

Ieda Chaves fortalece o protagonismo feminino no torneio Elas Pescando 2025

Parlamentar destinou R$ 1,5 milhão exclusivamente à etapa feminina da competição, que será realizada nos dias 19 e 20 de julho, em Porto Velho.
L

Porto Velho realiza neste domingo eleição distrital histórica com participação popular em 13 localidades

Mais de 34 mil eleitores estão aptos a escolher representantes que integrarão lista tríplice para indicação dos futuros administradores distritais.
L
Bolsonaro descreve Tornozeleira Eletrônica como "suprema humilhação"

Bolsonaro descreve Tornozeleira Eletrônica como “suprema humilhação”

O ex-presidente Jair Bolsonaro, após ter uma tornozeleira eletrônica instalada em Brasília, criticou as medidas cautelares do STF, classificando-as como uma “suprema humilhação” e negando qualquer intenção de deixar o país ou buscar asilo.
L

Sílvia Cristina defende aprovação de novas regras de licenciamento ambiental como avanço para o desenvolvimento do país

Deputada destaca agilidade e eficiência com criação da Licença Ambiental Especial e Licença por Adesão; texto aguarda sanção presidencial.
L

Dra. Taíssa garante transporte para atletas mirins de União Bandeirantes participarem da RO CUP 2025

Com apoio da Sejucel e Detran, jovens da Escolinha Primeiro Toque viajam para Ji-Paraná após indicação da parlamentar.
L
Publicidade

POLÍCIA

Suspeito diz que matou ex-presidiário porque apanhou no presídio e era ameaçado

Suspeito diz que matou ex-presidiário porque apanhou no presídio e era ameaçado

O criminoso teria informado que a motivação se deu porque no ano de 2017, foi agredido por Enoque dentro da penitenciária onde cumpriam pena, e na noite de ontem, foi ameaçado de morte pela vítima.
12
PF prende suspeito de queimada ilegal em Rondônia

PF prende suspeito de queimada ilegal em Rondônia

A Polícia Federal realiza a terceira prisão em flagrante por queimada ilegal em uma semana, durante a Operação Sentinelas da Amazônia 2025, reforçando o combate a crimes ambientais em Itapuã d’Oeste, Rondônia.
10
Polícia prende suspeito de homicídio de ex-presidiário em Porto Velho

Polícia prende suspeito de homicídio de ex-presidiário em Porto Velho

Ação rápida da Polícia Militar resulta na prisão de homem suspeito de envolvimento na execução de Enoque Correa Ribeiro, morto a tiros no bairro Lagoa nesta sexta-feira (18).
16
Homem é encontrado morto a tiros no bairro Lagoa, em Porto Velho

Homem é morto a tiros depois de ser perseguido na zona leste

Moradores relatam terem ouvido discussão e disparo antes de encontrarem a vítima.
18
Polícia Civil prende homem por furto qualificado e posse ilegal de arma em Jaci Paraná

Polícia Civil prende homem por furto qualificado e posse ilegal de arma em Jaci Paraná

Ex-funcionário é detido após arrombar residência e furtar bens; arma de fogo caseira também foi apreendida.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

AGU notifica Google para remover anúncios falsos do CNU 2025

AGU notifica Google para remover anúncios falsos do CNU 2025

A Advocacia-Geral da União solicitou nesta sexta-feira (18) que o Google remova em até 24 horas anúncios falsos que simulam a página oficial do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) 2025, visando proteger candidatos de golpes e roubo de dados.
L
Oposição critica medidas cautelares contra Bolsonaro, chamando-as de arbitrárias

Oposição critica medidas cautelares contra Bolsonaro, chamando-as de arbitrárias

Parlamentares da oposição e do PL classificam as restrições impostas a Jair Bolsonaro por Alexandre de Moraes como “perseguição política disfarçada de ação judicial”, enquanto o presidente do Congresso descarta o fim do recesso parlamentar.
L

Porto Velho sinaliza áreas de risco para evitar acidentes com desbarrancamento em regiões ribeirinhas

Defesa Civil já mapeou 15 pontos críticos na boca do Jamari e avança com sinalizações em Jaci-Paraná
L

Jovens atletas de Porto Velho se destacam no Torneio Estadual de Ginástica Rítmica

Medalhistas são alunas do Projeto Construindo Campeões, que já beneficiou mais de 1.500 alunos na capital em 2025
L

Operação Cidade Limpa já removeu mais de 70 mil toneladas de resíduos em Porto Velho

Mutirão de limpeza coordenado pela Prefeitura de Porto Velho intensifica ações para garantir qualidade de vida e infraestrutura urbana na capital.
L
Curta-metragem retrata Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz

Curta-metragem retrata Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz

Produção valoriza a tradição centenária do Vale do Guaporé e dá visibilidade à fé e cultura do povo quilombola afro-amazônico de Rondônia.
L

Prefeitura instala bebedouro gratuito no Espaço Alternativo de Porto Velho

Bebedouro gratuito no Espaço Alternativo contará com água potável, vapor refrescante e estrutura adaptada para pets
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga: YEM SERVIÇOS TECNICOS E CONSTRUÇÕES LTDA

LICENÇA PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO – OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

TRT-14 realiza oficina de defesa pessoal para magistradas e servidoras em Porto Velho

Oficina de defesa pessoal promovida pela Escola Judicial visa reforçar segurança e empoderamento de mulheres no Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.