SEXTA-FEIRA, 20/03/2026

Em destaque

AULAS ON-LINE CONTRIBUEM PARA A PREPARAÇÃO DE ALUNOS AO ENEM

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) conta com a plataforma #AGORAVAI para a preparação dos alunos do terceiro ano

Publicado em 

Em todo o país as aulas foram suspensas para combater a pandemia do novo coronavírus, mas a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não para. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) conta com a plataforma #AGORAVAI para a preparação dos alunos do terceiro ano, e a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Brasília, com 416 estudantes e ensino integral, é um exemplo da utilização da ferramenta .

A diretora da escola, Clarina Carneiro de Moraes, explicou que desde do início do mês de abril os alunos do terceiro ano já tem acesso às aulas de mediação tecnologia que disponibiliza o conteúdo nacional que são trabalhados dentro da sala de aula, e podem reforça o conhecimento com a plataforma #AGORAVAI , que tem metodologias de ensino para preparar o aluno para o Exame Nacional.

Campanha de incentivo foi feita com os alunos para participarem da plataforma. “Os professores e a gestão escolar realizaram uma campanha intensa com os alunos. Incentivamos a realizarem as inscrições na plataforma para as videoaulas. Assim, os professores também cobram a participação dos alunos nas atividades. Essa é só mais uma dinâmica que implantamos, além dos grupos de estudos por whatsapp”, explica o professor de geografia da escola Brasília, Adriano Lopes Saraiva.

A ferramenta teve uma boa aceitação pelos alunos. “Como estou no terceiro ano e a prova do Enem me deixa ansiosa, eu gostei bastante da plataforma porque temos acesso aos conteúdos que mais caem na prova. Esses conteúdos iriam ser abordados com os professores na sala de aula, mas continuamos tendo esse aprendizado. Já estamos com algumas atividades e trabalhos de redação, que são de grande ajuda para preparação do Enem”, conta a aluna da escola Brasília, Kryciha Araújo de Freitas.

Aulas

A direção da escola Brasília fez um levantamento com apoio dos lideres de classe para saber o quantitativo de alunos com acesso à internet em casa para dar início às aulas on-line, e foram constatados alguns alunos sem acesso à internet. “ Os professores organizaram o material didático e fotocópias das atividades para os alunos que não têm acesso à internet, assim eles não perdem o conteúdo que será ministrado”, explicou a coordenadora pedagógica, Cláudia Setúbal.

A escola disponibilizou um horário para realizar as buscas dos materiais e a direção recebe esses alunos em pouquíssima quantidade para evitar aglomeração.

A aluna Maria Clara Esteves, 16 anos, cursa o 2°ano, afirmou que a escola já disponibilizou o material didático para os alunos que não podem acessar a plataforma. “Eu tenho fotos dos guias de aprendizagem, é como um calendário de todos os conteúdos que são estudados durante o bimestre. Com os livros didáticos eu posso ler sobre esses conteúdos e fazer exercícios através deles”.

A instituição de ensino vem realizando trabalhos de orientação para os alunos, pais e professores para a utilização das aulas on-line. “Os pais estão sendo parceiros da escola e dos filhos. E eles estão interessados em saber as estratégias da escola nesse momento tão difícil. Então criamos um grupo whatsapp da escolar e interagimos com os pais. Já realizei também reuniões on-line com os alunos para esclarecer dúvidas para a utilização das aulas via internet”, disse a diretora Clarina Carneiro de Moraes.

Beatriz Prata de Araújo, mãe de aluno do terceiro ano, diz que as aulas on-line são importantes para que o aluno não perca o ano letivo. “ A direção da escola Brasília está de parabéns. Eles ficam conversando com os alunos e pais, e vejo excelência no trabalho deles. Os pais também precisam colaborar com os alunos, incentivando a participação nas aulas”.

A aluna Kryciha Araújo de Freitas também parabeniza a gestão escolar por esclarecer dúvidas dos alunos quanto ao uso das ferramentas on-line. “ Nos temos reuniões por vídeo com a diretora, onde ficamos bem informados, tirando todas nossas dúvidas. Como sou líder de classe, eu realizo uma reunião por videochamada com os colegas de sala para abordar tudo o que me foi passado e tirar as dúvidas deles. Todos estão fazendo as atividades”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

MEC sanciona mais de 50 cursos de medicina por baixo desempenho acadêmico

MEC sanciona mais de 50 cursos de medicina por baixo desempenho acadêmico

Governo Federal suspende novas vagas e restringe acesso ao Fies e Prouni em instituições com notas insuficientes no Enamed; unidades do grupo 1 sofrem as punições mais severas.
L
Prefeitura de Porto Velho promove treinamento de segurança para servidores e alunos

Prefeitura de Porto Velho promove treinamento de segurança para servidores e alunos

Capacitação aborda combate a incêndios, primeiros socorros e prevenção de riscos, com atividades entre os dias 23 e 31 de março na capital.
L
Unicef alerta que 75 mil alunos ainda não têm acesso a água nas escolas brasileiras

Unicef alerta que 75 mil alunos ainda não têm acesso a água nas escolas brasileiras

Dados do Censo Escolar mostram redução do déficit em 2025, mas 1.203 unidades seguem desabastecidas; zonas rurais da Amazônia e do Semiárido são as mais afetadas.
L
Crea-RO promove palestra sobre soluções acústicas na engenharia em Porto Velho

Crea-RO promove palestra sobre soluções acústicas na engenharia em Porto Velho

Evento em parceria com a Isover acontece no dia 26 de março e terá participação presencial e on-line
L
UNIR pesquisa pó de rocha como fertilizante sustentável

UNIR pesquisa pó de rocha como fertilizante sustentável

Estudo em Rondônia avalia uso de resíduo da mineração como alternativa de baixo custo para adubação de pastagens, com resultados promissores.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Lenda das artes marciais, Chuck Norris morre aos 86 anos no Havaí

Lenda das artes marciais, Chuck Norris morre aos 86 anos no Havaí

Ator e símbolo da cultura pop faleceu após emergência médica repentina na ilha de Kauai; família confirma perda de “um ícone de força e um pai amoroso”.
L
Patente do Ozempic expira hoje e abre caminho para versões mais baratas no Brasil

Patente do Ozempic expira hoje e abre caminho para versões mais baratas no Brasil

Fim da exclusividade da semaglutida atrai interesse de fabricantes; Anvisa analisa oito processos, mas alerta para desafios técnicos na produção de análogos sintéticos.
L
Começam a vigorar novas regras para frete no país

Começam a vigorar novas regras para frete no país

Medida Provisória 1.343/2026 torna o CIOT obrigatório para todas as operações; multas para empresas que pagarem abaixo do piso podem chegar a R$ 10 milhões.
L

Frequência Criativa: Anderson Benvindo conecta Amazônia e vanguarda sonora

Entre seus trabalhos mais recentes, destaca-se a trilha sonora do filme “Mucura” (2025), que conquistou reconhecimento internacional ao estrear no Festival Fantasporto, em Portugal, além de vencer como melhor filme pelo júri jovem no Festival Olhar do Norte.
L
Receita Federal libera download do programa do Imposto de Renda 2026

Receita Federal libera download do programa do Imposto de Renda 2026

Disponibilização antecipada do software permite que contribuintes organizem dados antes da abertura do prazo de entrega; envio das declarações começa em 23 de março.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
Publicidade

POLÍTICA

Ieda Chaves: mulheres ganham espaço no poder em RO

Ieda Chaves: mulheres ganham espaço no poder em RO

Deputada defende mais representatividade feminina durante encontro na DPE-RO, destacando desafios, avanços e a importância da liderança nos espaços de decisão.
L
Pedro Fernandes: RO-140 recebe manutenção em Rio Crespo

Pedro Fernandes: RO-140 recebe manutenção em Rio Crespo

Obras iniciadas após solicitação do deputado Pedro Fernandes atendem moradores e produtores rurais, garantindo mais segurança e apoio ao escoamento da produção.
L
STF autoriza transferência Vorcaro para carceragem da PF em Brasília

STF autoriza transferência Vorcaro para carceragem da PF em Brasília

Decisão do ministro André Mendonça sinaliza avanço em possíveis tratativas de colaboração premiada; Daniel Vorcaro é o pivô de investigação sobre rombo bilionário no Banco Master.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Hildon Chaves se fortalece politicamente, define partido e articula vice para disputa ao governo de Rondônia

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Hildon Chaves se fortalece politicamente, define partido e articula vice para disputa ao governo de Rondônia

Movimentações recentes reposicionam o ex-prefeito de Porto Velho entre os principais nomes da corrida ao Palácio Rio Madeira/CPA.
L
Publicidade

POLÍCIA

MPRO: 11 são condenados por ataques a ônibus em RO

MPRO: 11 são condenados por ataques a ônibus em RO

Justiça responsabiliza integrantes de organização criminosa por atentados com incêndios e explosões que atingiram transporte escolar em distritos de Porto Velho.
16
Operação da Polícia Civil esclarece homicídio de ex-vereador em Rondônia

Operação da Polícia Civil esclarece homicídio de ex-vereador em Rondônia

Diligências em São Miguel do Guaporé e Ministro Andreazza resultam em prisões e apreensões; motivação estaria ligada a desentendimento financeiro.
16
PM recupera geladeira e diversos bens furtados poucas horas após crime em RO

PM recupera geladeira e diversos bens furtados poucas horas após crime em RO

Ação da Radiopatrulha do 2º BPM localiza esconderijo no bairro Nova Brasília; vítima reconheceu objetos de furtos recentes e antigos no mesmo endereço.
12
Motociclista de 30 anos morre em colisão no cruzamento da T-17 em RO

Motociclista de 30 anos morre em colisão no cruzamento da T-17 em RO

Acidente fatal na Avenida Brasil envolveu motocicleta e um veículo Prisma; condutora alegou que placa de sinalização estava encoberta no momento do impacto.
18
Mulher é encontrada morta, amarrada e vendada dentro de casa em RO

Mulher é encontrada morta, amarrada e vendada dentro de casa em RO

Poliana Santos Gonçalves, de 31 anos, foi achada amarrada e vendada dentro de casa; Polícia Civil investiga o caso como latrocínio ou homicídio qualificado após sumiço de bens.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

França alerta para falta de saída em curto prazo para guerra no Oriente Médio

França alerta para falta de saída em curto prazo para guerra no Oriente Médio

Em visita a Tel Aviv, chanceler Jean-Noël Barrot é levado a abrigo após disparo de mísseis iranianos; Paris tenta mediar cessar-fogo no Líbano sob resistência de Israel e EUA.
L
Teatro Ruante: espetáculo emociona alunos da UNIR

Teatro Ruante: espetáculo emociona alunos da UNIR

Apresentação aborda vivências femininas e promove reflexão entre acadêmicos, com sessão acessível e gratuita aberta à comunidade em Porto Velho.
L
“Negociamos com os caminhoneiros”, afirma Boulos após categoria suspender greve nacional

“Negociamos com os caminhoneiros”, afirma Boulos após categoria suspender greve nacional

Lideranças adiam paralisação após edição de Medida Provisória sobre piso do frete; Ministro-chefe da Secretaria-Geral acusa distribuidoras de especulação com o preço do diesel.
L
cinema Rondônia, Mostra dos Invisíveis, cultura amazônica, audiovisual, Porto Velho

Mostra de Cinema leva filmes a distritos de Porto Velho

Evento gratuito percorre comunidades ribeirinhas com produções de Rondônia, oficinas e debates para fortalecer o audiovisual amazônico.
L
TRT-14: evento combate violência contra a mulher

TRT-14: evento combate violência contra a mulher

Palestra aberta ao público em Porto Velho aborda prevenção, segurança e empoderamento feminino com participação de delegada da Polícia Civil.
L
Governo de RO: indígenas recebem apoio emergencial

Governo de RO: indígenas recebem apoio emergencial

Famílias do povo Karitiana recebem cestas básicas e água após cheias afetarem aldeias, com ação integrada de órgãos estaduais em Rondônia.
L