A Caixa Econômica Federal realiza nesta sexta-feira (19) o pagamento da parcela de dezembro do Bolsa Família para quem possui o NIS de final 8. O programa atende 18,7 milhões de famílias neste mês, movimentando 12,74 bilhões de reais em recursos do governo federal.
O valor base do auxílio é de 600 reais, mas o montante final aumenta conforme a composição familiar. O governo paga 150 reais adicionais por criança de até 6 anos e parcelas de 50 reais para gestantes, jovens de 7 a 18 anos e mães de bebês com até seis meses.
Devido às celebrações de fim de ano, o calendário de dezembro foi antecipado para garantir que os depósitos ocorram antes do Natal. Os beneficiários podem conferir as datas e os valores disponíveis através do aplicativo Caixa Tem, utilizado para movimentar as contas digitais.
Pagamento unificado e assistência regional
Moradores de 179 cidades brasileiras tiveram o pagamento unificado no último dia 10, sem a necessidade de esperar pelo escalonamento do NIS. A medida atendeu municípios do Rio Grande do Norte e Paraná atingidos por desastres naturais, como o tornado em Rio Bonito do Iguaçu.
A antecipação também abrangeu localidades em situação de emergência devido a chuvas ou secas severas nos estados de Sergipe, São Paulo, Roraima, Amazonas e Piauí. O objetivo é oferecer suporte financeiro imediato para famílias em contextos de vulnerabilidade ou calamidade pública.
Regras de proteção e transição de renda
Em dezembro, cerca de 2,33 milhões de famílias estão enquadradas na regra de proteção do Bolsa Família. Esse mecanismo garante o recebimento de 50% do valor do benefício por até dois anos para famílias que elevaram a renda mensal por meio de novos empregos.
A partir de junho de 2025, o tempo de permanência nessa regra foi reduzido para um ano, mas a mudança vale apenas para novos ingressantes. O Ministério do Desenvolvimento Social informou que quase 170 mil novos domicílios entraram nesta fase de transição somente neste mês.









































