O governo de Rondônia fortaleceu, ao longo de 2025, o sistema previdenciário do estado com uma gestão moderna e financeiramente sólida. Com foco em transparência, inovação e valorização dos servidores, o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperon) assegura equilíbrio atuarial, previsibilidade e segurança no pagamento das aposentadorias e pensões, consolidando-se como referência nacional em governança previdenciária.
Para o governador Marcos Rocha, os resultados são fruto de uma gestão integrada e planejada. “O governo do estado segue trabalhando para proporcionar uma previdência pública forte, moderna e preparada para o futuro de Rondônia”, afirmou.
A performance dos investimentos do Iperon reafirma o equilíbrio atuarial e a segurança financeira do instituto. Em 2025, houve aumento de 15,59% do patrimônio financeiro, alcançando crescimento acumulado de 91,84% nos últimos três anos. Atualmente, o Iperon possui o 8º maior fundo previdenciário de Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) estadual do país, resultado do rigor técnico nas decisões, monitoramento constante das aplicações e gestão transparente.
O investimento em tecnologia tem sido pilar de transformação do governo de Rondônia, e o Iperon não ficou de fora. Em 2025, foram aplicados mais de R$ 21 milhões em modernização e tecnologia, incluindo a migração de 100% dos sistemas para Cloud, substituição de equipamentos e implementação de novas ferramentas.
O instituto também lançou a Ivi, inteligência artificial disponível 24h no site para facilitar o acesso às informações previdenciárias. Para maior comodidade, a Prova de Vida Digital foi implantada via Gov.BR ou chamadas de vídeo, com mais de 3 mil beneficiários já utilizando o serviço.
O projeto Iperon Perto de Você alcançou 19 municípios em 2025, realizando mais de 1.300 atendimentos presenciais e palestras educativas sobre previdência. Além disso, um novo sistema previdenciário centralizará todas as etapas dos processos de concessão de aposentadorias e pensões, permitindo que os beneficiários acompanhem todo o processo pelo aplicativo.
O Iperon também avançou na implantação do novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), promovendo valorização profissional, capacitação contínua e oportunidades de crescimento. Reformas na infraestrutura e melhorias nos ambientes de trabalho reforçam a modernização e eficiência da gestão.
A gestão transparente e eficiente garantiu ao Iperon três premiações da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem) em 2025: 2º lugar no Prêmio Destaque Brasil de Governança Previdenciária, 2º lugar no Prêmio Destaque Brasil de Investimentos e 3º lugar no Prêmio Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária.
O instituto é o primeiro RPPS estadual do país a atingir nível IV no Pró-Gestão, programa de certificação do Ministério da Previdência, mantendo essa classificação em 2025 após renovação.
A consolidação de todos os avanços demonstra que a integração entre tecnologia, finanças, administração e atendimento transformou decisões em resultados concretos e sustentáveis, garantindo modernização, valorização profissional, transparência e segurança aos servidores e beneficiários de Rondônia.










































