Os beneficiários inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) com Número de Inscrição Social (NIS) final 5 recebem o Auxílio Gás nesta terça-feira, 16 de dezembro. O valor repassado neste mês é de R$ 110.
O programa beneficia cerca de 4,4 milhões de famílias brasileiras em dezembro e tem duração prevista até o final de 2026. O valor do benefício é mantido em 100% do preço médio de um botijão de 13 kg, devido à Emenda Constitucional da Transição.
O benefício é pago a cada dois meses e segue o calendário estabelecido para o Bolsa Família, com os pagamentos previstos até o dia 23 de dezembro para os beneficiários com NIS final 0.
Só podem receber o Auxílio Gás as famílias que estão incluídas no CadÚnico e que possuam pelo menos um membro que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A lei prioriza a mulher responsável pela família e, especialmente, as vítimas de violência doméstica.
Novo programa Gás do Povo
Em setembro, o governo federal lançou o programa Gás do Povo, que está previsto para substituir gradualmente o Auxílio Gás.
A mudança consiste na substituição do benefício em dinheiro pela recarga direta do botijão, que será feita em revendedoras credenciadas.
O Gás do Povo tem o objetivo de triplicar o número de famílias favorecidas, atingindo cerca de 15 milhões. O novo programa começou a ser distribuído no fim de novembro para 1 milhão de famílias em dez capitais, incluindo São Paulo, Salvador e Belém.





































