O Porto Velho Airport, administrado pela Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, integrante da rede VINCI Airports, registrou um crescimento expressivo na movimentação de passageiros no 3º trimestre de 2025. Entre julho e setembro, 164 mil pessoas passaram pelo terminal, 41% a mais que no mesmo período do ano passado. No acumulado de janeiro a setembro, foram 491 mil passageiros, alta de 45% frente a 2024.
Operações aéreas em alta
O número de pousos e decolagens também apresentou aumento significativo, com 1.090 operações no trimestre, representando 42% a mais em relação a 2024. No total, 3.553 operações foram registradas nos primeiros nove meses do ano — 39% a mais que no mesmo período do ano passado, segundo dados do relatório de tráfego da VINCI Airports.
A conquista de novas rotas e a ampliação da malha aérea contribuíram diretamente para o crescimento. No fim de 2024, a Azul Linhas Aéreas retomou voos diretos para Manaus e incluiu Cuiabá como destino a partir de Porto Velho. Em outubro, a Gol Linhas Aéreas também iniciou rota para Cuiabá, fortalecendo a conectividade do terminal.
Crescimento da rede VINCI Airports
No Brasil, onde a rede administra aeroportos em Salvador, Manaus, Tefé, Tabatinga, Boa Vista, Rio Branco e Cruzeiro do Sul, a VINCI Airports ultrapassou 3,3 milhões de passageiros no 3º trimestre, reforçando seu papel estratégico na malha aérea nacional.
No mundo, a operadora, que administra mais de 70 aeroportos, registrou 94 milhões de passageiros no terceiro trimestre, alta de 4,2%, equivalente a 3,8 milhões de passageiros a mais que no ano anterior.
Sobre o Aeroporto de Porto Velho
Localizado na capital de Rondônia, o aeroporto é um dos maiores da Região Norte e o mais importante do Estado. O terminal adotou padrões globais de operação, oferecendo mais eficiência, segurança e melhor experiência aos passageiros, além de iniciar política ambiental voltada à preservação do meio ambiente e valorização das especificidades culturais de Rondônia.








































