Inscrições para participação de artesãos no Duelo na Fronteira 2025 seguem até 30 de setembro
Estão abertas as inscrições para artesãos que desejam participar do Duelo na Fronteira 2025, que será realizado em Guajará-Mirim, entre os dias 22 e 27 de outubro, no Bumbódromo Márcio Menacho.
Por Paulo Amorim |Secom|Gov-RO - 010
Publicado em
Foto: Hermes Rafael e Daiane Mendonça
Compartilhe esta notícia:
Nos siga no Google News
Estão abertas as inscrições para os artesãos interessados em participar do Duelo na Fronteira 2025. Que acontece no município de Guajará-Mirim, entre os dias 22 e 27 de outubro, no Bumbódromo Márcio Menacho. O período inscrições segue até o dia 30 de setembro de 2025 e deve ser realizado exclusivamente por meio de formulário on-line, disponível no link: Formulário de Inscrição, com o objetivo de valorizar e dar visibilidade ao trabalho artesanal local, oferecendo um espaço para que artistas exponham e comercializem suas produções durante o festival. Além de movimentar a economia criativa, o espaço do artesanato também fortalece a identidade cultural da região, aproximando o público da diversidade e riqueza dos saberes manuais.
SOBRE O EVENTO
O evento com entrada gratuita, celebra a rivalidade amistosa entre os bois-bumbás Flor do Campo e Malhadinho, reafirmando a força e a tradição da cultura rondoniense.
Além da tradicional disputa, o festival contará com apresentações culturais, shows musicais, praça de alimentação e estrutura completa para receber moradores e turistas, com reforço na segurança. Promovido pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), em parceria com a Prefeitura de Guajará-Mirim e a Associação Cultural Waraji (ACW), o evento é reconhecido como patrimônio cultural imaterial de Rondônia pelo Decreto nº 28.455, de 21 de setembro de 2023.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Coordenação do Programa do Artesanato de Rondônia (PAB-RO) pelo telefone (69) 9 9283-7672, até as 13h30.
A balança comercial brasileira registrou em novembro o menor superávit desde 2021, de US$ 5,842 bilhões; queda é explicada pelo aumento de importações e baixa nas exportações de petróleo.
O MICBR+Ibero-América acontece em Fortaleza até domingo, reunindo produtores e compradores em rodadas de negócios para impulsionar o mercado cultural brasileiro em 2026.
Mesmo com agro e indústria no azul, crescimento de apenas 0,1% no terceiro trimestre denuncia perda de fôlego do consumo, frustração do mercado e pressão sobre o Banco Central
Yago Costa e Mayter Luter, da I.S Bartender’s, que vêm colecionando títulos, reconhecimento nacional e se consolidando como referência em coquetelaria de eventos.
O Parlamento derrubou um veto presidencial e estendeu a obrigatoriedade do exame toxicológico para a primeira habilitação de motoristas das categorias A e B; a derrubada ocorreu durante a apreciação da LDO.
O ministro Flávio Dino, do STF, acatou pedido do PSOL e proibiu a liberação de cerca de R$ 80 milhões em emendas parlamentares para os deputados Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem, que estão nos Estados Unidos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitou ao Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (CDESS) que discuta a redução da jornada de trabalho. Em reunião em Brasília, ele defendeu o fim da escala 6 por 1 e a adoção de medidas mais duras contra o feminicídio.
Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou em reunião do Conselhão que o Brasil terá a menor inflação da história nos quatro anos do atual mandato, destacando a conciliação entre baixa nos preços e o menor índice de desemprego.
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, participou da II Conferência Nacional do Trabalho em São Paulo, onde citou a necessidade de debater o fim da escala 6 por 1 e a garantia de condições financeiras decentes para que os sindicatos possam atuar.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que qualquer auxílio financeiro aos Correios será concedido somente após a aprovação de um plano de reestruturação para a estatal, garantindo o respeito ao arcabouço fiscal.
Organizações indígenas, como a APIB e a Coiab, comemoraram a decisão do STF de realizar o julgamento do marco temporal de forma presencial na próxima quarta-feira (10), mas exigem participação plena e transparência.
Operação da DEPCA na capital de Rondônia resulta na prisão de homem investigado por abuso sexual de adolescentes; eletrônicos são apreendidos para perícia digital.
Polícia Penal prende mulher em flagrante após equipamento de segurança detectar corpo estranho na região da pelve em procedimento de entrada no sistema prisional.
Agentes do Departamento de Narcóticos prenderam Roberto A. G. P. (43) no bairro Aponiã, em Porto Velho. A ação resultou na maior apreensão de drogas sintéticas do estado neste ano, com 5.000 comprimidos de Ecstasy.
Acidente ocorreu na Rua Teresina com a T-3, no Segundo Distrito. O motociclista tentou desviar de um pedestre distraído e perdeu o controle, causando a queda do casal que foi socorrido pelo Samu.
Ação itinerante da Semagric na Estrada dos Periquitos aproximou a emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) da zona rural, garantindo o acesso dos agricultores às políticas públicas e crédito.
Evento de Natal em Porto Velho terá Cantata Natalina apresentada por alunos das escolas de música, com orquestra, coral e show holográfico, marcando o acender das luzes no Prédio do Relógio.
Documentos com dados de 2023 e 2024 orientam debates da 2ª Conferência Municipal de Acompanhamento do Plano Diretor, fortalecendo a participação e a transparência no planejamento urbano de Porto Velho.
Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) intensifica fiscalizações e usa ferramentas como o Siapets para combater o abandono de animais, que é crime, e incentivar a adoção responsável na capital.
Agência de Regulação de Porto Velho (ARDPV) instala adesivos informativos em toda a frota de ônibus, garantindo canal direto com a Ouvidoria e incentivando a fiscalização cidadã no transporte coletivo.