As exportações de veículos automotores no Brasil registraram um aumento significativo em agosto de 2025. Dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) em São Paulo, na manhã desta terça-feira, 9 de setembro, revelaram que foram exportadas 57,1 mil unidades. O volume representa uma alta de 19,3% em relação a julho e um crescimento de 49,3% na comparação com o mesmo período do ano passado.
O resultado acumulado de janeiro a agosto totalizou 313,3 mil unidades exportadas, um aumento de 12,1% sobre o mesmo período em 2024. O presidente da Anfavea, Igor Calvet, destacou em nota que esse crescimento se deve à maior atuação das fabricantes brasileiras no mercado externo.
Produção nacional e vendas
A produção de autoveículos no Brasil chegou a 247 mil unidades em agosto, um aumento de 3% em relação a julho, embora tenha apresentado uma queda de 4,8% na comparação com agosto de 2024. No acumulado do ano, a produção alcançou 1,743 milhão de unidades, o que representa uma alta de 6% sobre 2024.
O total de emplacamentos em agosto foi de 225,4 mil autoveículos. No entanto, o relatório da Anfavea aponta uma queda de 9,3% nas vendas de modelos nacionais no varejo no acumulado do ano, enquanto os veículos importados cresceram 17,3%.
O segmento de caminhões foi o mais afetado pelo cenário econômico. Pela primeira vez no ano, a produção acumulada registrou queda de 1% em relação a 2024, revertendo a tendência de crescimento observada nos primeiros sete meses do ano.