O Brasil alcançou um marco histórico em sua produção de petróleo e gás natural, superando pela primeira vez a marca de 5 milhões de barris por dia. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou que a produção total em julho de 2025 foi de 5,160 milhões de barris, um novo recorde.
O volume de petróleo atingiu 3,959 milhões de barris diários, representando um aumento de 22,5% em comparação com julho do ano passado. Já a produção de gás natural cresceu 26,1%, chegando a 190,89 milhões de metros cúbicos por dia. O grande destaque foi o pré-sal, que respondeu por 79,1% da produção total, com 4,077 milhões de barris por dia, extraídos de 169 poços.
Destaques e origem da produção
O campo mais produtivo foi Tupi, na Bacia de Santos, que sozinho produziu cerca de 800 mil barris de petróleo por dia. A plataforma com maior contribuição individual foi a FPSO Guanabara, na jazida de Mero, também na Bacia de Santos, com 184,3 mil barris diários.
A maior parte da produção brasileira, 97,7% do petróleo e 86,1% do gás natural, é proveniente de campos marítimos. A Petrobras é a principal responsável, operando sozinha ou em consórcio, por 89,78% do total produzido. O estado do Rio de Janeiro se destaca como o maior produtor do país, contribuindo com 88% do petróleo e 77% do gás natural. De acordo com o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), o Brasil é atualmente o oitavo maior produtor de petróleo do mundo.