O vice-presidente Geraldo Alckmin, também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, informou que o plano de contingência para ajudar os setores afetados pelo tarifaço dos EUA deve ser anunciado até a próxima terça-feira (12). O pacote, que visa mitigar os efeitos das novas tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, já foi apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aguarda sua aprovação final.
Critério de Ajuda Segmentado
Segundo Alckmin, o plano terá um foco preciso, buscando ajudar as empresas mais expostas às tarifas impostas pelo governo de Donald Trump. Ele explicou que será usado um critério de avaliação que considera as variações de exportação dentro de um mesmo setor.
O vice-presidente citou o exemplo do setor de pescados. Produtos como o atum, que têm a maior parte da produção voltada à exportação para os Estados Unidos, receberão atenção diferente da tilápia, cujo consumo é predominantemente interno. Ele também se reuniu com a Abicalçados e destacou que o couro, com mais de 40% da produção exportada, será um dos mais impactados.
Encontro com Representante dos EUA
Alckmin teve uma reunião com Gabriel Escobar, encarregado de negócios da embaixada dos Estados Unidos. Ele não deu detalhes sobre o encontro, mas o classificou como “muito bom”. Escobar também se reuniu com o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Nelsinho Trad, e visitou a Câmara dos Deputados.