Os preços dos ingredientes essenciais para sopas apresentaram uma queda significativa em junho, de acordo com o Índice de Preços dos Supermercados (IPS). Este índice, desenvolvido pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), registrou uma deflação de 6,03% nos produtos in natura. Especificamente, os legumes tiveram uma queda de 5,99%, e os tubérculos, uma redução ainda maior de 6,82%.
Destaques da Queda de Preços
Entre os legumes, as maiores reduções foram observadas na cenoura (-17,62%), beterraba (-17,11%), chuchu (-12,69%) e mandioca (-5,96%). Na categoria dos tubérculos, os recuos mais expressivos em junho foram para a batata (-11,07%), cebola (-5,09%) e alho (-1,59%). Essas diminuições tornam a preparação de sopas mais acessível para os consumidores.
Fatores da Redução
Felipe Queiroz, economista-chefe da APAS, explicou que a queda nos preços está diretamente ligada à melhora nas condições de oferta da produção agrícola. Segundo ele, as chuvas bem distribuídas nos primeiros meses de 2025 favoreceram diversas culturas, resultando em maior oferta e alívio nos preços.
Além dos legumes e tubérculos, as proteínas também tiveram suas quedas. Cortes bovinos como acém (-3,58%), coxão mole (-1,83%) e costela (-1,12%) apresentaram reduções. O frango teve uma queda de 1,97%, e o arroz, um alimento básico, registrou deflação de 2,40%.