QUINTA-FEIRA, 31/07/2025

Comissão aprova MP do crédito consignado CLT, ampliando acesso a empréstimos para trabalhadores do Setor Privado

Texto segue para aprovação nos plenários da Câmara e do Senado

Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Comissão aprova MP do crédito consignado CLT, ampliando acesso a empréstimos para trabalhadores do Setor Privado
Rovena Rosa/Agência Brasil

A comissão mista da medida provisória que trata do crédito consignado CLT, para trabalhadores do setor privado, aprovou hoje (18) o relatório do senador Rogério Carvalho (PT-SE) que altera as regras para empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

A Medida Provisória nº 1292/2025 já está em vigor, mas precisa agora ser aprovada pelos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado antes de 9 de julho, quando perderá validade.

Ao todo, mais de 47 milhões de trabalhadores poderão ser beneficiados com o novo programa – o Crédito do Trabalhador – que abrange empregados celetistas em geral, incluindo motoristas de aplicativo, domésticos, rurais e contratados por microempreendedores individuais (MEIs) formalizados.

O relatório aprovado incluiu também a possibilidade de crédito aos motoristas de transporte de passageiros por aplicativo. A concessão dependerá da existência de convênio entre a plataforma a qual o trabalhador está ligado e instituições de crédito. Neste caso, ao contratar empréstimo, o trabalhador oferecerá como garantia os valores recebidos no aplicativo.

“Os motoristas que atuam no transporte remunerado privado individual de passageiros poderão autorizar o desconto nos repasses a que têm direito pelos serviços oferecidos por meio de aplicativos de transporte individual de passageiros para efeitos de concessão de garantias para operações de crédito. Buscamos dar proteção jurídica a essa categoria para que consiga obter crédito mais barato com oferta de garantias dos recebíveis”, destacou Carvalho.

Editada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a medida, anunciada em março, ampliou a modalidade de empréstimos com desconto em folha a todos os trabalhadores com carteira assinada, permitindo que empregados regidos pela CLT contratem empréstimos, usando como garantia até 10% do saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) ou 100% da multa rescisória na demissão sem justa causa.

O objetivo do governo é reduzir os juros aplicados no consignado, cujas taxas são inferiores às aplicadas a outras modalidades de crédito. O relatório de Carvalho aponta que, no crédito consignado privado, as taxas médias variam entre 2,5% e 2,94% ao mês, enquanto no consignado para servidores públicos estão em 2,1% mensais, significativamente menor.

Para beneficiários do INSS, o teto máximo estabelecido é ainda mais baixo, atualmente fixado em 1,80% ao mês. Em outra ponta, o empréstimo pessoal não consignado apresenta taxas médias que variam entre 6,50% e 8,77% ao mês, com uma média geral de 8,1%, valores consideravelmente mais elevados.

“A MP busca viabilizar a trabalhadores celetistas um mecanismo já disponível para pensionistas do INSS e servidores públicos federais. Além do aumento de garantias e da redução de burocracia, as regras trazidas pela MP facilitam a portabilidade do crédito, outro aspecto que contribuirá para ampliar o acesso ao crédito no país, dando maior liberdade e poder de escolha aos trabalhadores do setor privado, permitindo que renegociem suas dívidas e optem por ofertas mais adequadas às suas necessidades financeiras”, disse Carvalho.

Entre as alterações incluídas no relatório está a que determina a adoção de mecanismos de segurança pelas instituições de crédito e o governo na contratação de consignados. Com isso, passa a ser obrigatório o uso de mecanismos de verificação biométrica e de identidade do trabalhador para a assinatura de contratos.

Além disso, caberá ao governo federal fomentar iniciativas de educação financeira para os trabalhadores com carteira assinada.

O relatório também estabelece que caberá ao Ministério do Trabalho e Emprego verificar se os empregadores estão descontando e repassando corretamente as parcelas de empréstimos consignados de seus empregados. Em caso de desconto indevido ou ausência de pagamento dos empréstimos, o empregador poderá ser penalizado.

Crédito

O trabalhador que deseja acessar o crédito deverá fazê-lo diretamente no site ou aplicativo dos bancos e na página da Carteira de Trabalho Digital na internet ou no aplicativo de mesmo nome. Ao acessar, o trabalhador pode autorizar o compartilhamento dos dados do eSocial, sistema eletrônico que unifica informações trabalhistas, para pedir a proposta de crédito.

Após a autorização de uso dos dados, o trabalhador recebe as ofertas em até 24 horas, analisa a melhor opção e faz a contratação no canal eletrônico do banco. A partir de 25 de abril, os bancos também poderão operar a linha do consignado privado dentro de suas plataformas digitais.

As parcelas do crédito consignado serão descontadas na folha do trabalhador mensalmente, por meio do eSocial, até a margem consignável de 35% do salário bruto, incluído comissões, abonos e demais benefícios. Após a contratação, o trabalhador acompanha mensalmente as atualizações do pagamento.

Além disso, os trabalhadores com outros consignados ativos podem migrar o contrato existente para o novo modelo dentro de um mesmo banco e entre bancos diferentes. O relatório diz que nas operações de portabilidade deverá haver “taxa de juros inferior à taxa de juros da operação originária”.

No caso de desligamento, o valor devido será descontado das verbas rescisórias, observado o limite legal de 10% do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e 100% da multa rescisória.

Se o valor descontado for insuficiente, o pagamento das parcelas é interrompido, sendo retomado quando o trabalhador conseguir outro emprego CLT. Nesse caso, o valor das prestações será corrigido. O trabalhador também poderá procurar o banco para acertar uma nova forma de pagamento.

Se o trabalhador trocar de emprego, o desconto em folha passará a ser feito pelo novo empregador. A medida também permite a migração do Crédito Direto ao Consumidor (CDC) para o novo consignado, mas o trabalhador terá de procurar uma das instituições financeiras habilitadas.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Boletim Logístico da Conab revela queda nos preços de frete em diversas regiões

Operação de compra de milho em grãos pela Conab visa abastecer estoques públicos

A medida prevê a compra de 50 mil toneladas do cereal que será utilizado para recompor os estoques do Programa de Venda em Balcão (ProVB)
L
Confira a lista dos produtos brasileiros que não serão taxados pelos EUA

Confira a lista dos produtos brasileiros que não serão taxados pelos EUA

Suco de laranja, combustíveis, minérios e aeronaves estão entre os itens isentos da tarifa de 50% imposta pelos EUA.
L
Tarifaço de Trump isenta aviões, minérios e suco de Laranja, mas taxa carnes e café

Tarifaço de Trump isenta aviões, minérios e suco de Laranja, mas taxa carnes e café

A Ordem Executiva eleva impostos de importação para 50%, com exceções para alguns produtos brasileiros, mas não para outros.
L
EUA compram 8% do petróleo exportado pela Petrobras, ficando fora do tarifaço

EUA compram 8% do petróleo exportado pela Petrobras, ficando fora do tarifaço

Petróleo bruto e produtos de energia são isentos de nova tarifa de 50% imposta por Donald Trump a itens brasileiros.
L
Ressarcimentos INSS chegam a 1,2 milhão até 31 de Julho

Ressarcimentos INSS chegam a 1,2 milhão até 31 de Julho

Estimativa do Ministério da Previdência Social aponta que quase 91,4% das adesões ao acordo serão pagas até o fim do mês.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Teatro Vai à Escola abre agenda em Porto Velho com espetáculos para alunos e educadores

Projeto da Cia de Artes Evolução leva apresentações teatrais para escolas públicas e particulares, estimulando aprendizado, criatividade e cultura em Porto Velho.
L

Falece em Porto Velho, aos 63 anos, o empresário Chiquinho

Pioneiro na construção civil de Rondônia, Joaquim Ferreira dos Santos, o Chiquinho, faleceu após enfrentar problemas cardíacos, deixando legado e saudades.
L

Paciente aguarda há mais de 18 horas transferência para hospital especializado após atendimento na Policlínica Ana Adelaide em Porto Velho

Família alerta que, sem antibióticos recomendados, quadro infeccioso pode piorar; paciente sem baço aguarda vaga para o Hospital João Paulo II ou Cemetron
L

Youtuber com mais de 2 milhões de inscritos visita Porto Velho e explora culinária rondoniense

Famoso por seu canal de gastronomia, Gabriel Bruno visita a capital rondoniense e se aventura por pratos e locais icônicos da cidade.
L

Porto Velho recebe 1º Impostômetro da Região Norte em evento histórico da ACEP

Ferramenta de transparência fiscal será lançada nesta quinta-feira, 31 de julho, promovendo cidadania, responsabilidade política e liberdade econômica
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO Abre Edital para Vaga de Desembargadora em Rondônia

TJRO Abre Edital para Vaga de Desembargadora em Rondônia

Presidente Raduan Miguel Filho assina edital para preenchimento de cargo de desembargadora, priorizando juízas de 3ª entrância para vaga decorrente da aposentadoria de Sansão Saldanha.
L
Isenção no VII Concurso de Cartórios do TJRO: Prazo Aberto até 22 de Agosto

Isenção no VII Concurso de Cartórios do TJRO: Prazo Aberto até 22 de Agosto

Saiba como doadores de sangue, mesários e hipossuficientes podem solicitar a isenção da taxa de inscrição do VII Concurso de Cartórios de Rondônia.
L
CNU 2025 registra mais de 760 mil inscrições em todo o Brasil

CNU 2025 registra mais de 760 mil inscrições em todo o Brasil

Mulheres representam 60% dos candidatos no Concurso Público Nacional Unificado.
L
Desemprego: IBGE vai ajustar dados passados com base no Censo 2022

Desemprego: IBGE vai ajustar dados passados com base no Censo 2022

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) terá amostra reponderada, refletindo o perfil populacional mais recente do país.
L

Feirão do Emprego da Prefeitura de Porto Velho oferece mais de mil vagas com entrevista imediata

Primeiro Feirão do Emprego de Porto Velho reúne mais de 150 empresas e orienta interessados sobre documentação e requisitos para participar.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa Sousa entrega calçados ortopédicos e destaca parceria com Hospital Santa Marcelina

A deputada Dra. Taíssa Sousa realizou entrega domiciliar de calçados ortopédicos por meio da Ação Mobilidade, em parceria com o Hospital Santa Marcelina.
L

Cláudia de Jesus entrega R$ 300 mil em medicamentos para Mirante da Serra após pedido de Ezequiel Goedert

A deputada Cláudia de Jesus destinou R$ 300 mil em medicamentos para Mirante da Serra, fortalecendo o SUS e ampliando o acesso à saúde básica.
L

Dra. Taíssa Sousa comemora início do asfaltamento da RO-420 em Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré

Emenda de R$ 2 milhões da deputada Dra. Taíssa Sousa garante início da pavimentação da RO-420, com apoio do governador Marcos Rocha.
L

PEDIDO ATENDIDO: Pedro Geovar garante revitalização da quadra 4 de Janeiro no Flodoaldo Pontes Pinto

A solicitação de Pedro Geovar assegura limpeza, iluminação e novos equipamentos para a quadra de esportes do bairro Flodoaldo Pontes Pinto.
L

ZONA SUL: Pedido de providência de Pedro Geovar garante manutenção da Rua Percy Holder em Porto Velho

A solicitação do vereador Pedro Geovar resultou em serviços da Semob para melhorar a mobilidade e a segurança no bairro Cidade do Lobo.
L
Publicidade

POLÍCIA

10º BPM evita execução de duas pessoas, prende suspeitos e apreende drogas e objetos furtados em Rolim de Moura

10º BPM evita execução de duas pessoas, prende suspeitos e apreende drogas e objetos furtados em Rolim de Moura

A mobilização começou após uma guarnição ser acionada para verificar um homem em atitude suspeita.
12
Adolescente é apreendido com drogas, dinheiro e pé de maconha na zona Sul de Porto Velho

Adolescente é apreendido com drogas, dinheiro e pé de maconha na zona Sul de Porto Velho

Menor foi flagrado pelo BPTAR com 60 porções de maconha, simulacro de pistola e material para embalar entorpecentes em casa no bairro Cidade Nova.
10
Confeiteiro morre afogado durante pescaria no Rio das Garças em Porto Velho

Confeiteiro morre afogado durante pescaria no Rio das Garças em Porto Velho

Tentou atravessar o Rio das Garças para ajudar uma mulher, mas desapareceu na água e foi encontrado sem vida.
18
Casal é preso após roubo de celular em Candeias do Jamari

Casal é preso após roubo de celular em Candeias do Jamari

Ação rápida da polícia resultou na interceptação e rendição dos suspeitos no bairro do Satélite.
14
Apenado sofre segunda tentativa de homicídio após esfaquear rival há duas semanas atrás

Apenado sofre segunda tentativa de homicídio após esfaquear rival há duas semanas atrás

Hoje o mesmo suspeito seria o autor de duas facadas que atingiram Roberto, que está monitorado pelo tentativa de homicídio, e foi socorrido ao Hospital.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A importância da comunicação na administração pública

Comunicação estratégica e transparente é chave para orientar a população, fortalecer a gestão pública e impulsionar o crescimento sustentável das cidades.
L

Nome forte da comunicação, Paulo Afonso deixa SECOM da Prefeitura de Porto Velho comlegado de inovação e diálogo institucional

A decisão partiu do próprio Paulo Afonso, que focará na gestão de seus negócios.
L

Prefeitura de Porto Velho amplia atendimentos e investe R$ 37 milhões para modernizar a saúde na gestão Léo Moraes

A gestão Léo Moraes amplia atendimentos, reativa exames, inaugura unidades e moderniza serviços para garantir saúde pública de qualidade em Porto Velho.
L

Prefeitura de Porto Velho entrega Praça dos Taxistas revitalizada no bairro Flodoaldo Pontes Pinto

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Emdur, restaurou a Praça dos Taxistas, garantindo mais iluminação, limpeza e conforto para os moradores.
L

Governo de RO amplia Ala Cardiovascular do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro em Porto Velho

A reforma da Ala Cardiovascular do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro amplia acesso, melhora estrutura e qualifica o atendimento especializado em Rondônia.
L
Vilhena: Homem preso em flagrante por furto de energia elétrica

Vilhena: Homem preso em flagrante por furto de energia elétrica

Ação da Energisa em Rondônia flagra desvio de energia em residência de Vilhena, ressaltando os perigos e impactos do furto de energia na qualidade do fornecimento e nas tarifas dos consumidores.
L
Caminhões e picapes movimentam nova fase da Foton no País

Caminhões e picapes movimentam nova fase da Foton no País

Com rede ampliada e novos produtos, fabricante projeta crescimento contínuo até o fim do ano.
L
Hospital de Amor Amazônia lança mutirão de rastreamento contra o Câncer de Pulmão

Hospital de Amor Amazônia lança mutirão de rastreamento contra o Câncer de Pulmão

Iniciativa em Porto Velho visa à detecção precoce da doença, oferecendo tomografias gratuitas para grupos de risco de 5 a 28 de agosto.
L
Entenda a Lei Magnitsky aplicada pelos EUA contra Alexandre de Moraes

Entenda a Lei Magnitsky aplicada pelos EUA contra Alexandre de Moraes

Legislação de 2012 permite aos Estados Unidos punir unilateralmente supostos violadores de direitos humanos e corruptos no exterior.
L

Fonte de Vida | Entrevista Marcos Beloti Leal e Michele Vieira Rodrigues

O programa Fonte de Vida desta quarta-feira, 30 de julho, às 16h, recebe Marcos Beloti Leal, físico e tecnólogo de informação, e Michele Vieira Rodrigues, assistente social. Uma conversa especial sobre ciência, tecnologia e atuação social.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.