SEXTA-FEIRA, 12/09/2025
Publicidade
SICRED

INSS recebe mais de 480 mil pedidos de devolução por descontos indevidos; requerimentos podem ser feitos pelo Meu INSS ou telefone 135

Governo abriu plataforma para receber pedidos de devolução

Por Pedro Rafael Vilela - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

INSS recebe mais de 480 mil pedidos de devolução por descontos indevidos; requerimentos podem ser feitos pelo Meu INSS ou telefone 135
Joédson Alves/Agência Brasil

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começaram nesta quarta-feira (14) a abrir requerimentos de devolução de valores descontados indevidamente nos últimos anos, por meio dos canais oficiais da autarquia.

O pedido deve ser feito pelo aplicativo Meu INSS, pelo site ou pelo telefone 135.

Em balanço apresentado no fim do dia, o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, informou já terem sido abertos, neste primeiro dia de funcionamento do sistema, um total de 480.660 procedimentos de reconhecimento ou não dos descontos, somando plataforma online e atendimento telefônico.

Desse total, 473.940 pessoas (98,6%) informaram não reconhecer a cobrança de mensalidade por entidade associativa. Outros 6.720 (1,4%) reconheceram os vínculos. Esses dados foram apurados até as 16h.

São 41 entidades associativas contestadas em todos esses lançamentos, abrangendo todas que têm ou tinham algum credenciamento com o órgão para fazer o desconto.

“Estamos encaminhando para 41 entidades para que, em 15 dias úteis, elas informem o vínculo, documentação que comprove o vínculo ou realizem o pagamento [do desconto não autorizado]. Esse pagamento não vai para a conta do segurado, vai para a conta do Tesouro e o INSS vai ressarci-lo no pagamento em folha, na conta em que ele recebe o benefício”, explicou Waller, em coletiva de imprensa.

Cerca de 9 milhões de segurados começaram a ser notificados desde terça-feira (13) sobre descontos por entidades e associações. Agora é possível saber o nome da entidade à qual o aposentado ou pensionista que teve desconto está vinculado, por meio do serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, disponível no aplicativo.

“A gente precisa reforçar: a forma de entrada desse pedido é pelo aplicativo Meu INSS, central 135 ou pelo site da Previdência, no Meu INSS. Não há nenhuma outra forma de contato. A central de atendimento 135 não liga para ninguém, não entra em contato com ninguém. É você, tendo interesse, liga para o INSS. Não informe nada a ninguém, não assine nada a ninguém, não abra link algum, não dê qualquer tipo de informação”, reforçou o presidente do INSS.

Sem prazo

Waller Júnior também enfatizou que os segurados do INSS não precisam ter pressa em abrir o requerimento, pois não há prazo para a contestação dos valores.

“Todos serão ressarcidos no menor tempo possível. Não precisa correr, gente não vai fechar o sistema de um hora para outra”, garantiu.

As associações que tiverem seus descontos contestados por um segurado terão de apresentar a documentação individualizada, no prazo de 15 dias úteis, também em uma plataforma própria disponibilizada pela Dataprev.

“Foi colocado à disposição das entidades um sistema que permite que elas façam exatamente esse procedimento. Já é possível para as entidades cumprirem com sua obrigação de apresentarem autorização comprobatória”, explicou Rodrigo Assumpção, presidente da Dataprev.

Para quem abriu procedimento pelo Meu INSS, após esse prazo, a documentação apresentada pela entidade poderá ser conferida, e o segurado vai poder verificar se a assinatura e os documentos conferem com seus dados.

Na mesma plataforma, o segurado pode recusar a veracidade da documentação. A entidade associativa também vai ter a opção de pagar o valor descontado, por meio de Guia de Recolhimento à União (GRU) paga ao Tesouro Nacional.

Quem vai pagar

“A ideia inicial é que quem custeie essa indenização seja o fraudador, aquele que gerou dano a essa pessoa. Depois de verificado quantas pessoas, qual valor a ser pago, aí a gente vai verificar de onde vai sair o dinheiro e como vai sair o dinheiro. Mas, primeiro a gente precisa levantar um tanto, qual o valor”, disse o presidente do INSS.

Até o momento, o órgão conta com R$ 1 bilhão apreendido em contas de entidades já no dia da deflagração da operação contra as fraudes, no fim do mês passado.

Outros R$ 2,5 bilhões e bloqueios também já foram solicitados pela Advocacia Geral da União (AGU).

A Dataprev, empresa que fornece o serviço de tecnologia da informação para os sistemas da Previdência, não quis adiantar o valor total contestado por esses mais de 473 mil segurados que já abriram processo na plataforma, já que os prazos de apuração sobre a legalidade dos descontos ainda estão em andamento.

Atendimento presencial

Segundo o INSS, dos mais de 480 mil requerimentos já abertos, 450.426 (93,7%) utilizaram o canal Meu INSS (aplicativo ou site). Pela Central 135, houve 30.234 ligações. Pela média dos atendimentos diários, a autarquia registrou um aumento de 13% nos atendimentos neste primeiro dia de período para pedido de devolução dos descontos.

Dos quase 100 milhões de segurados, 89,5 milhões já utilizam regularmente a plataforma Meu INSS, via aplicativo ou página na internet. Já a média mensal de atendimento pela Central 135 é de 6,9 milhões de ligações, e o atendimento presencial chega a 2,1 milhões de pessoas, mas, nesses casos, se referem a segurados que precisam realizar algum tipo de perícia.

No momento, o presidente do INSS avalia que não é necessário expandir o atendimento de forma presencial utilizando agências de parceiros como Caixa Econômica Federal ou os Correios, que possuem maior capilaridade que o INSS, que está presente em cerca de 800 dos mais de 5,5 mil municípios brasileiros.

“O INSS vem monitorando esses canais de atendimento e verificando se será necessário abrir outros canais. Esse pedido [de devolução de desconto] não tem prazo para terminar. A gente vai monitorando essa situação para verificar se é necessário encontrar parceiros, se vai precisar atender nas agências ou outras formas de busca”, afirmou Gilberto Waller Júnior.

O gestor, no entanto, não descartou a possibilidade de fazer busca ativa a partir de um balanço futuro, caso segmentos específicos desses 9 milhões de segurados não tenham conseguido acessar os canais principais de atendimento para avaliar os descontos.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo brasileiro revisa para baixo projeção de inflação

Governo brasileiro revisa para baixo projeção de inflação

Ministério da Fazenda aponta a influência das tarifas comerciais e a política monetária restritiva como fatores para a redução da estimativa da inflação e do PIB do Brasil.
L
Safra brasileira de grãos atinge recorde histórico

Safra brasileira de grãos atinge recorde histórico

Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulga dados da safra 2024/25, que alcançou a marca de 350,2 milhões de toneladas, um aumento de 16,3% em relação ao período anterior.
L
CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de investigados

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de investigados

Comissão de inquérito do INSS aprova cerca de 400 requerimentos para quebra de sigilos de suspeitos, como o ex-presidente da autarquia, Alessandro Stefanutto.
L
ONU/UNOPS prorroga prazo de edital para impermeabilização e pintura de armazém da Conab em Ponta Grossa

Conab estima produção de grãos em 350,2 milhões de toneladas 2024/25, novo recorde na série histórica

Volume colhido na atual safra é 49,1 milhões de toneladas superior ao ciclo 2023/24, impulsionado pelo bom resultado das lavouras de soja, milho, arroz e algodão.
L
Produção de motocicletas tem melhor resultado do ano

Produção de motocicletas tem melhor resultado do ano

Segundo a Abraciclo, a produção de motos em Manaus cresceu 32,6% em relação a julho, com o melhor desempenho mensal desde 2011, e as vendas no varejo também apresentaram alta.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

TJ-AM marca audiência após pedido da defesa por nulidade no “caso Djidja”; alegação é de cerceamento de defesa

Defesa de mãe e irmão de Djidja Cardoso pede cumprimento da anulação do julgamento por cerceamento, e TJ-AM já marcou audiência para reavaliar a sentença.
L

A importância do médico veterinário na saúde humana é animal

O Dia do Médico Veterinário, celebrado em 09 de setembro, reforça a importância desse profissional para a saúde única: a integração entre saúde animal, humana e ambiental.
L

Festival Tripleween promete experiência imersiva com open bar, labirinto do terror e cinco palcos em Porto Velho

No dia 4 de outubro, a Talismã 21 recebe o maior Halloween de Rondônia, com 10 horas de festa, atrações temáticas e cinco dimensões musicais
L
STF condena Bolsonaro a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado

STF condena Bolsonaro a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado

A decisão do STF condena Jair Bolsonaro e outros sete ex-integrantes do governo a penas em regime fechado.
L

Falaê Podcast | Entrevista com o coordenador do CRAS Fernando Rocha, Luiz Carlos Andrade Costa

O Falaê Podcast recebe o coordenador do CRAS Fernando Rocha, sr. Luiz Carlos Andrade Costa, para um papo direto sobre como acessar benefícios, fortalecer vínculos familiares e acionar a rede de proteção em Porto Velho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

O prazo para a confirmação de interesse na lista de espera do CNU 1 é obrigatório para quem deseja continuar concorrendo às vagas.
L
Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Plataforma do governo de Rondônia oferta 408 vagas de emprego em diversas cidades; função de vendedor lidera as oportunidades em Ji-Paraná.
L
Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Ministério da Gestão autoriza preenchimento de 460 vaas para os cargos de analista administrativo e ambiental.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Atendimento humanizado inclui orientação profissional, auxílio no seguro-desemprego e suporte na Carteira de Trabalho Digital.
L
CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

Exame com mais de 761 mil inscritos tem primeira etapa agendada para 5 de outubro, com provas em 228 cidades de todo o país.
L

POLÍTICA

Alero aprova R$ 67 milhões para aquisição de prédio do futuro Hospital de Urgência e Emergência de Porto Velho

Alero aprova R$ 67 milhões para aquisição de prédio do futuro Hospital de Urgência e Emergência de Porto Velho

Projeto de Lei nº 1032/25 garante recursos para compra de imóvel estratégico que permitirá instalação do Heuro e melhorias na saúde pública de Rondônia
L
Alero aprova remanejamento de R$ 12,6 milhões para reformas e manutenção de hospitais estaduais em Rondônia

Alero aprova remanejamento de R$ 12,6 milhões para reformas e manutenção de hospitais estaduais em Rondônia

Projeto de lei do Executivo atende determinação do TCE e garante recursos para a infraestrutura da rede pública de saúde em 2025.
L
Dra. Taíssa participa da inauguração da Procuradoria Especial da Mulher na Escola do Legislativo em Porto Velho

Dra. Taíssa participa da inauguração da Procuradoria Especial da Mulher na Escola do Legislativo em Porto Velho

Parlamentar ressaltou a importância do novo espaço no combate à violência contra a mulher e destacou iniciativas em defesa das rondonienses.
L
Alero aprova remanejamento de R$ 1,4 milhão para garantir execução de despesas na Procuradoria-Geral do Estado

Alero aprova remanejamento de R$ 1,4 milhão para garantir execução de despesas na Procuradoria-Geral do Estado

Projeto de lei do Executivo realoca verba da LOA 2025 para assegurar pagamento de auxílios a servidores e membros da PGE em Rondônia.
L
Dra. Taíssa destina R$ 150 mil para sala de informática da Polícia Militar Mirim em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa destina R$ 150 mil para sala de informática da Polícia Militar Mirim em Guajará-Mirim

Emenda parlamentar garante 16 computadores e mobília completa para inclusão digital de crianças e adolescentes atendidos pelo programa social.
L
Publicidade

POLÍCIA

Vulgo “Dos pato” foge depois de atirar contra o BPTAR e deixa comparsa com drogas

Vulgo “Dos pato” foge depois de atirar contra o BPTAR e deixa comparsa com drogas

Ação policial na noite desta quinta-feira (11) resultou na detenção de suspeito com drogas e objetos.
10
Pneu de moto estoura e mulher sofre grave acidente na Mamoré

Pneu de moto estoura e mulher sofre grave acidente na Mamoré

cidente ocorreu na noite desta quinta-feira (11), quando pneu traseiro de motocicleta estourou; vítima foi socorrida pelo Samu e levada à UPA Sul.
12
BPTAR prende foragido e apreende 4kg de maconha enterrados na zona norte

BPTAR prende foragido e apreende 4kg de maconha enterrados na zona norte

A guarnição recebeu denúncias de que o suspeito estaria vendendo drogas em um beco da região.
10

Motorista de Pampa causa acidente grave com motociclista na Avenida Jatuarana em Porto Velho

Colisão na zona sul de Porto Velho deixou motociclista ferido; vítima foi socorrida pelo Samu após ser atingida por carro que invadiu a preferencial.
12
Polícia Civil de Rondônia prende homem por cárcere privado

Polícia Civil de Rondônia prende homem por cárcere privado

Suspeito foi detido em Vilhena por manter a companheira e os dois filhos presos em casa, após uma denúncia de violência doméstica, segundo a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher e à Família (DEAM).
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Saiba como contratar um consórcio com segurança

Saiba como contratar um consórcio com segurança

Evoy Consórcios destaca pontos essenciais para garantir segurança na adesão.
L
Dra. Taíssa cobra melhorias na saúde de Rondônia em sessão que convocou secretário na Alero

Dra. Taíssa cobra melhorias na saúde de Rondônia em sessão que convocou secretário na Alero

Deputada estadual destacou conquistas em Guajará-Mirim, criticou desigualdades salariais e pediu descentralização da saúde para outras regiões do Estado.
L

The New York Times destaca | STF condena Bolsonaro a 27 anos de prisão por tentativa de golpe

The New York Times destaca que Jair Bolsonaro foi condenado pelo STF a 27 anos de prisão por tentativa de golpe, em decisão inédita na história do Brasil.
L

UNIR adia para o mês de novembro o XI Festival de Arte e Cultura Brasilidades, com foco na diversidade cultural e regional

O Festival de Arte e Cultura Brasilidades, acontecerá nos oito campi da Unir.
L
Incra e Instituto Amazônia+21 firmam acordo para desenvolvimento sustentável em assentamentos de Rondônia

Incra e Instituto Amazônia+21 firmam acordo para desenvolvimento sustentável em assentamentos de Rondônia

A cerimônia foi realizada na sede do Incra em Rondônia e contou com a presença do superintendente da instituição, Luiz Flávio Carvalho Ribeiro, e do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) e do Instituto Amazônia+21, Marcelo Thomé.
L
STF começa a definir penas de Bolsonaro e aliados pela trama golpista

STF começa a definir penas de Bolsonaro e aliados pela trama golpista

Após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de mais sete réus, o STF iniciou a dosimetria, fase que irá determinar as penas para cada um dos envolvidos na trama golpista.
L
Dr. Fernando Máximo destina R$ 5 milhões para construção do Centro do Amor em Ji-Paraná

Dr. Fernando Máximo destina R$ 5 milhões para construção do Centro do Amor em Ji-Paraná

O deputado federal Dr. Fernando Máximo explicou que a unidade pretende oferecer o tratamento mais moderno para o Transtorno do Espectro Autista, com o apoio de uma equipe multidisciplinar, para que o centro se torne referência na Amazônia.
L
Apesar de condenação, Bolsonaro e aliados podem recorrer e ainda não serão presos

Apesar de condenação, Bolsonaro e aliados podem recorrer e ainda não serão presos

Defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro e de seus aliados pode recorrer da condenação, adiando a prisão. A decisão do STF foi por 4 votos a 1.
L
Deputada Dra. Taíssa solicita melhorias de segurança na BR-425

Deputada Dra. Taíssa solicita melhorias de segurança na BR-425

Parlamentar cobra do DNIT sinalização adequada e mais agilidade na execução das obras de elevação da via
L
Prefeitura de Jaru constrói rede de drenagem na avenida Marechal Rondon, Setor 07

Prefeitura de Jaru constrói rede de drenagem na avenida Marechal Rondon, Setor 07

Obra visa evitar alagamentos e garantir o bom estado da pavimentação urbana na região
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.