TERÇA-FEIRA, 27/01/2026

Em destaque

Conab estima produção de grãos em 298,41 milhões de toneladas no último levantamento da safra 2023/2024

Os estados paulista e paranaense, além de Mato Grosso do Sul, também apresentaram condições adversas durante o desenvolvimento das culturas de 2ª safra.

Por CONAB - 20

Publicado em 

Conab estima produção de grãos em 298,41 milhões de toneladas no último levantamento da safra 2023/2024
Adobe Stock

A produção de grãos na safra 2023/2024 se encerra estimada em 298,41 milhões de toneladas, uma redução de 21,4 milhões de toneladas em relação ao volume obtido no ciclo anterior. A diminuição observada se deve, principalmente, à demora na regularização de chuvas no início da janela de plantio, aliada às baixas precipitações durante parte do ciclo das lavouras nos estados da região Centro-Oeste, do Matopiba, em São Paulo e no Paraná e pelo excesso de precipitação registrado no Rio Grande do Sul, sobretudo nas lavouras de primeira safra. Os estados paulista e paranaense, além de Mato Grosso do Sul, também apresentaram condições adversas durante o desenvolvimento das culturas de 2ª safra. Ainda assim, esta é a segunda maior safra a ser colhida na série histórica da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

De acordo com os dados do 12º e último Levantamento da Safra de Grãos 2023/2024, divulgado nesta quinta-feira (12) pela Companhia, a área semeada está estimada em 79,82 milhões de hectares, acréscimo de 1,6% ou 1,27 milhão de hectares sobre 2022/2023. Já a produtividade média das lavouras apresenta redução de 8,2%, saindo de 4.072 quilos por hectare na temporada passada para 3.739 quilos por hectare no atual ciclo.

Dentre as culturas afetadas pelo clima adverso, destaque para a soja, cujo volume total colhido na safra 2023/2024 é estimado em 147,38 milhões de toneladas, redução de 7,23 milhões de toneladas em relação ao período 2022/2023. A queda observada se deve, principalmente, ao atraso do início das chuvas, às baixas precipitações e às altas temperaturas nas áreas semeadas entre setembro e novembro, nas Regiões Centro-Oeste, Sudeste e na região do Matopiba, situações que causaram replantios e perdas de produtividade. Só em Mato Grosso, principal estado produtor da oleaginosa, a produção ficou em 39,34 milhões de toneladas, quebra de 11,9% ao se comparar ao primeiro levantamento ou 15,7% ao se comparar com a safra passada. No Rio Grande do Sul, o excesso de chuva também prejudicou a produção da oleaginosa.

Outro importante produto que também teve consequências do clima registrado ao longo do desenvolvimento do cultivo foi o milho. Na primeira safra, as altas temperaturas e chuvas irregulares impactaram importantes regiões produtoras, como Minas Gerais. No segundo ciclo do cereal, o clima foi mais favorável em Mato Grosso e Goiás, por exemplo. Mas em Mato Grosso do Sul, em São Paulo e no Paraná veranicos ocorridos em março e abril, aliados a altas temperaturas e ataques de pragas, comprometeram o potencial produtivo do cereal. Além do menor desempenho, a Conab verificou uma redução na área destinada ao cultivo do grão. Nesse cenário de menor área e produtividade, a colheita total de milho está estimada em 115,72 milhões de toneladas nesta safra, queda de 12,3% do produzido em 2022/2023.

A Conab também verifica ligeira queda de 1,5% na produtividade do algodão, estimada em 4.561 quilos por hectare de algodão em caroço. Porém, a área destinada para a cultura teve aumento expressivo de 16,9% o que reflete em uma elevação na produção de 15,1%. Só para a pluma, a Companhia estima uma colheita de 3,65 milhões de toneladas, um novo recorde para a série histórica da cultura.

Seguindo o cenário de alta na produção, o volume colhido para arroz e feijão também é maior nesta safra quando comparado com a temporada passada. No ciclo 2023/2024, a produção estimada em 10,59 milhões de toneladas de arroz representa um crescimento de 5,5%. Assim como no caso da fibra, essa elevação é influenciada principalmente pela maior área cultivada no país, uma vez que a produtividade média das lavouras foi prejudicada, reflexo das adversidades climáticas, com instabilidade durante o ciclo produtivo da cultura, em especial no Rio Grande do Sul, maior estado produtor do grão.

Para o feijão, a safra total estimada é de 3,25 milhões de toneladas, 7% superior à produção de 2022/23. O bom resultado é influenciado, principalmente, pelo desempenho registrado na 2ª safra da leguminosa, onde foi registrado um acréscimo de 18,5% na produção, chegando a 1,5 milhão de toneladas.

Dentre as culturas de inverno, o plantio já foi concluído e estima-se uma redução de 9,8% na área plantada quando comparada com a safra passada. Destaque para o trigo. Para a principal cultura cultivada entre os cereais de inverno, a queda na área chega a 11,6%, estimada em aproximadamente 3,1 milhões de hectares.

Apesar de finalizar a temporada 2023/2024 e, a partir de outubro, reiniciar o ciclo e contabilizar os números da próxima safra, a Conab continua acompanhando o desenvolvimento das lavouras que se encontram em campo, como as de inverno e de 3ª safra.

Mercado – Neste ano safra, a Conab verifica recuperação na produção de arroz, influenciado principalmente pelo aumento na área plantada. Importante produto para o mercado interno, a estimativa de consumo para o produto foi elevada em 6,5% chegando a cerca de 11 milhões de toneladas. Essa alta tem como base o aumento na safra do grão aliada a um cenário de adoção de políticas públicas que incentivem o consumo de arroz ao longo de 2024, além da expansão significativa do auxílio médio e do número de beneficiários do Programa Bolsa Família. Já as exportações estão estimadas em 1,3 milhão de toneladas, redução de 25,9% em relação à safra anterior. Isso deve-se ao fato de os preços internos estarem acima das paridades de exportação, além da recuperação do potencial produtivo dos Estados Unidos, afetado na safra anterior.

Dupla do arroz no prato dos brasileiros, o feijão também registrou maior produção na atual safra. Para a leguminosa, além da alta no consumo interno, saindo de 2,85 milhões de toneladas para 3 milhões de toneladas, as vendas ao mercado internacional também tendem a crescer sendo estimadas em 227,4 mil toneladas.

No caso do milho, a menor safra colhida impacta na oferta do cereal brasileiro no mercado externo. Diante desse cenário, o Brasil deverá reduzir o volume de exportações do grão. A Conab estima que 36 milhões de toneladas sairão do país via portos, entre fevereiro de 2024 e janeiro de 2025, volume 34,1% inferior ao estimado na safra 2022/23.

Os dados completos sobre o 12° Levantamento da Safra de Grãos 2023/2024 e as condições de mercado destes produtos podem ser conferidos no Portal da Conab.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo prorroga prazo para pedido de ressarcimento do INSS

Governo prorroga prazo para pedido de ressarcimento do INSS

O período para solicitar a devolução de descontos indevidos foi estendido até março após instabilidades no sistema; cerca de 850 mil pessoas ainda podem ter direito ao valor.
L
Caixa paga Bolsa Família para beneficiários com NIS final 7

Caixa paga Bolsa Família para beneficiários com NIS final 7

O cronograma de janeiro segue nesta terça-feira com valor médio de 697,77 reais; o programa alcança mais de 18 milhões de famílias e inclui adicionais para crianças.
L
Semana Automotiva Porto Velho promove dois dias de capacitação e integração do setor

Semana Automotiva Porto Velho promove dois dias de capacitação e integração do setor

Evento reuniu empresários, gestores e colaboradores do setor automotivo para troca de experiências e desenvolvimento econômico.
L
INSS nega interrupção de pagamento por falta de nova identidade

INSS nega interrupção de pagamento por falta de nova identidade

Instituto esclarece que notícias sobre bloqueio de benefícios atuais são falsas e que a implementação da biometria digital será gradual até o ano de 2028.
L
Prazo para adesão ao Simples Nacional termina em 31 de janeiro

Prazo para adesão ao Simples Nacional termina em 31 de janeiro

Empreendedores devem realizar o pedido pela internet para garantir o regime de tributação simplificada que abrange impostos federais, estaduais e municipais.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Detran encerra teste de baliza em provas práticas para CNH

Detran encerra teste de baliza em provas práticas para CNH

A nova regra entrou em vigor nesta segunda-feira em São Paulo e outros três estados, passando a permitir também o uso de veículos automáticos nos exames.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Prefeitura de Porto Velho: salário é antecipado

Prefeitura de Porto Velho: salário é antecipado

Pagamento dos servidores municipais é antecipado pela Prefeitura de Porto Velho, muda de sexta para quarta-feira e injeta recursos na economia local, beneficiando ativos, aposentados e pensionistas.
L
UNIR abre inscrições para cursos de pós-graduação em 2026

UNIR abre inscrições para cursos de pós-graduação em 2026

Universidade Federal de Rondônia oferta vagas para mestrado, doutorado e especialização em diferentes áreas, com editais próprios e prazos distintos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra. Taíssa Sousa: projeto amplia utilidade da Pestalozzi

Dra. Taíssa Sousa: projeto amplia utilidade da Pestalozzi

Proposta da deputada aprovada na Assembleia Legislativa reconhece a Sociedade Pestalozzi como entidade de utilidade pública em todo o estado de Rondônia.
L
Lula viaja ao Panamá para fórum econômico regional

Lula viaja ao Panamá para fórum econômico regional

O presidente brasileiro participa como convidado especial de encontro que discute infraestrutura, inteligência artificial e comércio na América Latina.
L
ICMS do gado em Rondônia: Pedro Fernandes comemora redução

ICMS do gado em Rondônia: Pedro Fernandes comemora redução

Deputado celebra aprovação de projeto que reduz imposto sobre a venda do gado em pé, amplia a liberdade de negociação do produtor rural e fortalece a competitividade do setor.
L
Alero aprova transação tributária: municípios recebem recursos

Alero aprova transação tributária: municípios recebem recursos

Projeto aprovado pela Assembleia Legislativa autoriza acordos de dívidas com o Estado e garante repasse de parte da arrecadação aos municípios de Rondônia.
L
ALE/RO aprova Transação Tributária após mobilização da AROM

ALE/RO aprova Transação Tributária após mobilização da AROM

Projeto defendido há anos pelo movimento municipalista permitirá a regularização de dívidas tributárias judicializadas e ampliará receitas dos municípios de Rondônia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Caso Orelha: Suspeitos de matar cão comunitário estão nos Estados Unidos

Caso Orelha: Suspeitos de matar cão comunitário estão nos Estados Unidos

Dois adolescentes investigados pelas agressões que levaram à morte do animal em Florianópolis viajam ao exterior.
16
Foragidos da justiça são presos em esconderijo no bairro Cai N’água

Foragidos da justiça são presos em esconderijo no bairro Cai N’água

A Polícia Militar apreendeu drogas e objetos furtados em um imóvel utilizado como ponto de tráfico; um dos suspeitos usava peruca e forneceu nome falso para evitar a prisão.
12
Caminhonetes colidem em cruzamento da avenida JK com a BR-364

Caminhonetes colidem em cruzamento da avenida JK com a BR-364

O acidente ocorreu na tarde de segunda-feira durante manobras de acesso à rodovia federal em Jaru; apesar do impacto lateral, não houve registro de feridos.
14
Motocicleta é furtada em frente a residência no Setor 03

Motocicleta é furtada em frente a residência no Setor 03

Uma câmera de monitoramento registrou o momento em que o suspeito levou o veículo na madrugada desta segunda-feira em Jaru; a polícia busca identificar o autor do crime.
12
PF cumpre novos mandados em investigação de tortura em Rondônia

PF cumpre novos mandados em investigação de tortura em Rondônia

As diligências da Operação Bisturi ocorreram em Porto Velho e Guajará-Mirim para identificar colaboradores que ajudaram na fuga de investigadas para a Bolívia.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: A F CECCON JUCA & OLIVEIRA LTDA,

LICENÇA AMBIENTAL DE PEQUENO PORTE –LAPP
L
Saúde mental e pediatria lideram erros em exame médico

Enamed: Saúde mental e pediatria lideram erros em exame médico

Relatório do Enamed revela falhas graves no conhecimento de estudantes de medicina em temas básicos como manejo da dengue e tratamento de Parkinson.
L
Emissão de certificado do ensino médio via Enem gera impasse

Emissão de certificado do ensino médio via Enem gera impasse

Alunos aprovados em universidades enfrentam dificuldades para obter o diploma escolar e temem perder prazos de matrícula devido à falta de sistema digital.
L
Brasil conquista três indicações ao Bafta 2026

Brasil conquista três indicações ao Bafta 2026

O filme O Agente Secreto e o documentário Apocalipse nos Trópicos representam o cinema brasileiro na premiação britânica que ocorre em fevereiro em Londres.
L
Saúde ocupacional: Prefeitura amplia atendimento

Saúde ocupacional: Prefeitura amplia atendimento

Prefeitura de Porto Velho fortalece ações de saúde ocupacional com ampliação dos serviços, novo endereço de atendimento e foco na prevenção e bem-estar dos servidores municipais.
L
Alex Redano pede reforma da quadra da Escola General Osório

Alex Redano pede reforma da quadra da Escola General Osório

Indicação do deputado ao Governo de Rondônia solicita intervenção urgente na quadra da Escola General Osório, em Porto Velho, para garantir segurança e ampliar atividades esportivas e pedagógicas.
L
Museu do Parque Natural: parceria fortalece ciência

Museu do Parque Natural: parceria fortalece ciência

Termo de cooperação entre Prefeitura de Porto Velho e Ifro garante preservação de acervo científico, amplia acesso ao conhecimento e impulsiona a criação de museu interdisciplinar.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.