SEXTA-FEIRA, 30/01/2026

Em destaque

Conab estima produção de grãos em 298,41 milhões de toneladas no último levantamento da safra 2023/2024

Os estados paulista e paranaense, além de Mato Grosso do Sul, também apresentaram condições adversas durante o desenvolvimento das culturas de 2ª safra.

Por CONAB - 20

Publicado em 

Conab estima produção de grãos em 298,41 milhões de toneladas no último levantamento da safra 2023/2024
Adobe Stock

A produção de grãos na safra 2023/2024 se encerra estimada em 298,41 milhões de toneladas, uma redução de 21,4 milhões de toneladas em relação ao volume obtido no ciclo anterior. A diminuição observada se deve, principalmente, à demora na regularização de chuvas no início da janela de plantio, aliada às baixas precipitações durante parte do ciclo das lavouras nos estados da região Centro-Oeste, do Matopiba, em São Paulo e no Paraná e pelo excesso de precipitação registrado no Rio Grande do Sul, sobretudo nas lavouras de primeira safra. Os estados paulista e paranaense, além de Mato Grosso do Sul, também apresentaram condições adversas durante o desenvolvimento das culturas de 2ª safra. Ainda assim, esta é a segunda maior safra a ser colhida na série histórica da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

De acordo com os dados do 12º e último Levantamento da Safra de Grãos 2023/2024, divulgado nesta quinta-feira (12) pela Companhia, a área semeada está estimada em 79,82 milhões de hectares, acréscimo de 1,6% ou 1,27 milhão de hectares sobre 2022/2023. Já a produtividade média das lavouras apresenta redução de 8,2%, saindo de 4.072 quilos por hectare na temporada passada para 3.739 quilos por hectare no atual ciclo.

Dentre as culturas afetadas pelo clima adverso, destaque para a soja, cujo volume total colhido na safra 2023/2024 é estimado em 147,38 milhões de toneladas, redução de 7,23 milhões de toneladas em relação ao período 2022/2023. A queda observada se deve, principalmente, ao atraso do início das chuvas, às baixas precipitações e às altas temperaturas nas áreas semeadas entre setembro e novembro, nas Regiões Centro-Oeste, Sudeste e na região do Matopiba, situações que causaram replantios e perdas de produtividade. Só em Mato Grosso, principal estado produtor da oleaginosa, a produção ficou em 39,34 milhões de toneladas, quebra de 11,9% ao se comparar ao primeiro levantamento ou 15,7% ao se comparar com a safra passada. No Rio Grande do Sul, o excesso de chuva também prejudicou a produção da oleaginosa.

Outro importante produto que também teve consequências do clima registrado ao longo do desenvolvimento do cultivo foi o milho. Na primeira safra, as altas temperaturas e chuvas irregulares impactaram importantes regiões produtoras, como Minas Gerais. No segundo ciclo do cereal, o clima foi mais favorável em Mato Grosso e Goiás, por exemplo. Mas em Mato Grosso do Sul, em São Paulo e no Paraná veranicos ocorridos em março e abril, aliados a altas temperaturas e ataques de pragas, comprometeram o potencial produtivo do cereal. Além do menor desempenho, a Conab verificou uma redução na área destinada ao cultivo do grão. Nesse cenário de menor área e produtividade, a colheita total de milho está estimada em 115,72 milhões de toneladas nesta safra, queda de 12,3% do produzido em 2022/2023.

A Conab também verifica ligeira queda de 1,5% na produtividade do algodão, estimada em 4.561 quilos por hectare de algodão em caroço. Porém, a área destinada para a cultura teve aumento expressivo de 16,9% o que reflete em uma elevação na produção de 15,1%. Só para a pluma, a Companhia estima uma colheita de 3,65 milhões de toneladas, um novo recorde para a série histórica da cultura.

Seguindo o cenário de alta na produção, o volume colhido para arroz e feijão também é maior nesta safra quando comparado com a temporada passada. No ciclo 2023/2024, a produção estimada em 10,59 milhões de toneladas de arroz representa um crescimento de 5,5%. Assim como no caso da fibra, essa elevação é influenciada principalmente pela maior área cultivada no país, uma vez que a produtividade média das lavouras foi prejudicada, reflexo das adversidades climáticas, com instabilidade durante o ciclo produtivo da cultura, em especial no Rio Grande do Sul, maior estado produtor do grão.

Para o feijão, a safra total estimada é de 3,25 milhões de toneladas, 7% superior à produção de 2022/23. O bom resultado é influenciado, principalmente, pelo desempenho registrado na 2ª safra da leguminosa, onde foi registrado um acréscimo de 18,5% na produção, chegando a 1,5 milhão de toneladas.

Dentre as culturas de inverno, o plantio já foi concluído e estima-se uma redução de 9,8% na área plantada quando comparada com a safra passada. Destaque para o trigo. Para a principal cultura cultivada entre os cereais de inverno, a queda na área chega a 11,6%, estimada em aproximadamente 3,1 milhões de hectares.

Apesar de finalizar a temporada 2023/2024 e, a partir de outubro, reiniciar o ciclo e contabilizar os números da próxima safra, a Conab continua acompanhando o desenvolvimento das lavouras que se encontram em campo, como as de inverno e de 3ª safra.

Mercado – Neste ano safra, a Conab verifica recuperação na produção de arroz, influenciado principalmente pelo aumento na área plantada. Importante produto para o mercado interno, a estimativa de consumo para o produto foi elevada em 6,5% chegando a cerca de 11 milhões de toneladas. Essa alta tem como base o aumento na safra do grão aliada a um cenário de adoção de políticas públicas que incentivem o consumo de arroz ao longo de 2024, além da expansão significativa do auxílio médio e do número de beneficiários do Programa Bolsa Família. Já as exportações estão estimadas em 1,3 milhão de toneladas, redução de 25,9% em relação à safra anterior. Isso deve-se ao fato de os preços internos estarem acima das paridades de exportação, além da recuperação do potencial produtivo dos Estados Unidos, afetado na safra anterior.

Dupla do arroz no prato dos brasileiros, o feijão também registrou maior produção na atual safra. Para a leguminosa, além da alta no consumo interno, saindo de 2,85 milhões de toneladas para 3 milhões de toneladas, as vendas ao mercado internacional também tendem a crescer sendo estimadas em 227,4 mil toneladas.

No caso do milho, a menor safra colhida impacta na oferta do cereal brasileiro no mercado externo. Diante desse cenário, o Brasil deverá reduzir o volume de exportações do grão. A Conab estima que 36 milhões de toneladas sairão do país via portos, entre fevereiro de 2024 e janeiro de 2025, volume 34,1% inferior ao estimado na safra 2022/23.

Os dados completos sobre o 12° Levantamento da Safra de Grãos 2023/2024 e as condições de mercado destes produtos podem ser conferidos no Portal da Conab.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Preços altos derrubam consumo de café no Brasil em 2025

Preços altos derrubam consumo de café no Brasil em 2025

Apesar da queda de 2,31% no volume consumido, o faturamento da indústria cresceu mais de 25%, impulsionado pelo aumento do valor do produto nas gôndolas.
L
Crescimento do consórcio de pesados reorganiza estratégias de aquisição no país

Crescimento do consórcio de pesados reorganiza estratégias de aquisição no país

Modalidade se consolida como instrumento de organização financeira para compra de bens de alto valor
L
FROMIMPE realiza oficinas para fortalecer pequenos negócios

FROMIMPE realiza oficinas para fortalecer pequenos negócios

Fórum permanente de Rondônia alinhou estratégias, capacitou coordenadores e planejou ações para impulsionar micro e pequenas empresas em 2026.
L
PPPs estruturadas pela CAIXA: banco bate recorde em 2025

PPPs estruturadas pela CAIXA: banco bate recorde em 2025

CAIXA assinou 52 novos contratos de PPPs em 2025, alcançando recorde histórico e somando R$ 40 bilhões em investimentos privados que beneficiam 433 municípios e 38,7 milhões de pessoas.
L
Receita Federal desmente novo imposto para aluguel de temporada

Receita Federal desmente novo imposto para aluguel de temporada

Órgão esclarece que a tributação do IBS e CBS só atingirá grandes proprietários com alta renda anual e prevê transição escalonada até 2033.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nova 364 informa que até o momento não foi notificada sobre suspensão de pedágio na BR-364

Nova 364 informa que até o momento não foi notificada sobre suspensão de pedágio na BR-364

A concessionária responsável pelo trecho da rodovia em Rondônia afirma cumprir todas as obrigações contratuais e mantém a cobrança da tarifa normalmente.
L
Prefeito de Porto Velho reforça: maus-tratos contra cães e gatos é crime

Prefeito de Porto Velho reforça: maus-tratos contra cães e gatos é crime

Prefeito Léo Moraes pede ajuda da população para cuidar dos animais e denunciar casos de abandono e maus-tratos.
L
Rondônia entra em alerta de nível 2 para tempestades severas e organizadas

Rondônia entra em alerta de nível 2 para tempestades severas e organizadas

Chuvas intensas e persistentes devem atingir todo o estado nesta sexta-feira, com risco de descargas elétricas, ventos fortes e alagamentos durante o fim de semana.
L
Indícios de precarização trabalhista e subtributação levantam alerta em licitação de transporte inter-hospitalar em Rondônia

Indícios de precarização trabalhista e subtributação levantam alerta em licitação de transporte inter-hospitalar em Rondônia

Apontamentos envolvem possíveis violações a direitos trabalhistas e desvio de arrecadação municipal em contrato da saúde estadual
L

Comunidade News: Entrevista com Diretores de Esportes do Sindeprof

Programa Comunidade News entrevista diretores do Sindeprof sobre iniciativa esportiva que completa 36 anos e valoriza integração e trabalho coletivo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Publicidade

POLÍTICA

Bagattoli celebra suspensão de pedágio na BR-364, em Rondônia

Bagattoli celebra suspensão de pedágio na BR-364, em Rondônia

O parlamentar rondoniense classificou a decisão judicial como uma vitória contra injustiças e destacou a união da bancada federal na defesa do estado.
L
Gislaine Lebrinha entrega veículo para UBS de Santana

Gislaine Lebrinha entrega veículo para UBS de Santana

Deputada estadual reforça estrutura da saúde em São Miguel do Guaporé com automóvel 0 km para melhorar atendimento à população.
L
Marinho afirma que juros altos frearam o emprego em 2025

Marinho afirma que juros altos frearam o emprego em 2025

O ministro do Trabalho destacou que a taxa Selic teve impacto mais negativo na geração de vagas do que as sobretaxas comerciais impostas pelos Estados Unidos.
L
Pedágio BR-364: Justiça suspende cobrança em Rondônia

Pedágio BR-364: Justiça suspende cobrança em Rondônia

Deputado Coronel Chrisóstomo comemora liminar que interrompe tarifação entre Porto Velho e Vilhena, destacando impactos no transporte e na população.
L
Janeiro Branco: Eyder Brasil promove ação de saúde mental

Janeiro Branco: Eyder Brasil promove ação de saúde mental

Deputado estadual organiza evento em Porto Velho com lazer, orientação e atividades educativas para conscientizar sobre a saúde emocional da população.
L
Publicidade

POLÍCIA

Sobe para três o número de mortos em confronto na zona leste

Sobe para três o número de mortos em confronto na zona leste

Homem que estava internado em estado grave após tiroteio no bairro Mariana não resistiu aos ferimentos; Polícia Civil investiga as causas do ataque.
18
Polícia Militar recupera bolsa furtada no centro de Porto Velho

Polícia Militar recupera bolsa furtada no centro de Porto Velho

Ação rápida de policiais do 1º Batalhão resultou na prisão do suspeito e na devolução de objetos pessoais à vítima nas proximidades do Ministério Público.
12
Força policial trava transporte de madeira em reserva indígena

Força policial trava transporte de madeira em reserva indígena

Ação do Batalhão de Polícia Ambiental resulta em prisões e apreensão de caminhões que operavam esquema de extração clandestina no sul de Rondônia.
10
Ação policial desarticula núcleo de facção no interior de Rondônia

Ação policial desarticula núcleo de facção no interior de Rondônia

Diligências em Vista Alegre do Abunã resultam em prisões, apreensão de dinheiro e diversos aparelhos celulares utilizados pelo crime organizado.
14
Adolescente é apreendido por tráfico no bairro Teixeirão

Adolescente é apreendido por tráfico no bairro Teixeirão

A Polícia Militar localizou porções de maconha, cocaína e balanças de precisão no quarto do jovem após abordagem motivada por forte odor de entorpecente.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Xbox perde interesse de desenvolvedores e receita cai

Xbox perde interesse de desenvolvedores e receita cai

Pesquisa e relatório da Microsoft indicam que devs estão abandonando o Xbox, enquanto a divisão de games registra queda de faturamento no início de 2026.
L

Requerimento da Licença Ambiental: LONDON MÁRMORES E PORCELANATOS LTDA

LICENÇA PRÉVIA, INSTALAÇÃO e OPERAÇÃO
L
Escalada de tensão entre Irã e EUA pressiona mercado de energia

Escalada de tensão entre Irã e EUA pressiona mercado de energia

Manobras militares no estreito de Ormuz e ameaças diretas da Casa Branca elevam o preço do petróleo e acendem alerta para novo conflito global.
L

Agenda News Folia: Luciana Oliveira fala sobre os 32 anos do Pirarucu do Madeira

O tema do Carnaval 2026 do bloco é “Um freio torrado de alegria”, uma expressão carregada de irreverência e identidade regional.
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: Agropecuária Masutti Ltda

Licença de Operação – LO Nº 089/2024/SEMMA/PMV
L
TE Connectivity celebra 10 anos de formação profissional com foco regional

TE Connectivity celebra 10 anos de formação profissional com foco regional

Formare chega ao décimo ano com 108 participantes qualificados e nova turma confirmada
L
Banda do Vai Quem Quer: contagem regressiva para o Carnaval

Banda do Vai Quem Quer: contagem regressiva para o Carnaval

Bloco de Porto Velho entra na fase final de preparativos para desfile do dia 14 de fevereiro, com abadás à venda e foco na segurança dos foliões.
L
Honda HR-V 2026 mantém protagonismo entre os SUVs compactos

Honda HR-V 2026 mantém protagonismo entre os SUVs compactos

Modelo segue entre os mais vendidos e amplia pacote tecnológico
L
Prefeitura e Governo definem ações de segurança para o Carnaval

Prefeitura e Governo definem ações de segurança para o Carnaval

Forças de segurança alinham atuação integrada para garantir tranquilidade durante os eventos carnavalescos em Porto Velho, que começam neste fim de semana.
L
Malafaia pede rejeição de denúncia por ofensas a generais

Malafaia pede rejeição de denúncia por ofensas a generais

O pastor Silas Malafaia solicitou ao STF o arquivamento da acusação de calúnia e injúria apresentada pela PGR após falas proferidas em ato em São Paulo.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.