DOMINGO, 14/12/2025

Em destaque

Shopping de Porto Velho atrai novos investidores e promove movimentação econômica na capital

Há quase 16 anos instalado na cidade, empreendimento tem crescido junto com o município.

Por Taís Botelho / SMC / PMPV - 30

Publicado em 

Shopping de Porto Velho atrai novos investidores e promove movimentação econômica na capital
Foto: João Antônio Alves/ Ana Flávia Venâncio/ Felipe Ribeiro/ Ricardo Farias

Em 2008, ano em que Porto Velho passava por uma fase próspera e agitada na construção civil, provocada pela construção das usinas hidrelétricas do rio Madeira, nascia o primeiro shopping center da capital: o Porto Velho Shopping (PVS). A construção do empreendimento foi uma aposta da empresa Ancar Ivanhoe, que, através de uma pesquisa de mercado, identificou a necessidade de um shopping center em Rondônia. O PVS abriu as portas com 140 lojas em funcionamento, e um espaço de 29 mil metros quadrados (m²).

Quase 16 anos depois, o shopping soma mais de 200 lojas, uma estrutura física de 44 mil metros quadrados e um fluxo de 700 mil pessoas por mês. Números atraentes que chamam a atenção de investidores, destacam a movimentação econômica promovida pelo empreendimento, e comprovam que o local cresceu junto com a cidade.

“Nós estamos indo para o 16º ano e esse shopping é o começo de uma parceria com o primeiro fundo de investimentos que a Ancar traz para o Brasil, que é um fundo canadense. O Porto Velho Shopping tem grande porte, um dos shoppings que mais está em crescimento e desenvolvimento, dos 25 que a Ancar possui no Brasil. A nossa proposta é cada vez mais transformar esse empreendimento em um shopping de Rondônia, e não somente em um shopping de Porto Velho”, explica o superintendente do PVS, Cássio Mendonça.

Cássio Mendonça, superintendente do Porto Velho Shopping, destaca investimentos anuais feitos no local | Foto: João Antônio Alves/ Ana Flávia Venâncio/ Felipe Ribeiro/ Ricardo Farias

Cerca de R$ 10 milhões são investidos anualmente pela Ancar no Porto Velho Shopping. Um dos movimentos mais significativos veio com a expansão da praça de alimentação, em 2013. A partir desse ano, a empresa se consolidou trazendo marcas que os consumidores desejavam, e que tinham, segundo pesquisas, potencial de crescimento na capital.

Cássio compartilha que, em meio ao desenvolvimento econômico do município e ao crescimento do PVS, a empresa passou a planejar um ciclo da alta gastronomia, com a proposta de criar operações dentro do shopping, visando a desaceleração do consumidor, e a inserção de experiências de lazer além das compras.

“A gente começou a pensar muito mais forte na gastronomia, nosso primeiro teste foi trazer um grande restaurante, um gastrobar que é o Bahrem, que em um ano acaba expandindo e dobrando de tamanho, e agora a gente traz a grande cereja do bolo que é o Outback, a marca mais pedida em todas as pesquisas que a gente fez no Porto Velho Shopping e inaugura em junho”.

Para a criação do espaço de entretenimento familiar, cerca de R$ 18 milhões serão aplicados. O valor é destinado à construção de uma alameda de gastronomia no acesso A, onde está localizada a entrada do PVS. O local terá seis operações de alimentação, sendo três restaurantes de grande porte e três operações de alimentação de pequeno porte, acompanhada de uma operação de parque de diversão de 1.200 metros quadrados.

Shopping de Porto Velho atrai novos investidores e promove movimentação econômica na capital
Praça de alimentação conta com diversas opções de restaurantes | Foto: João Antônio Alves/ Ana Flávia Venâncio/ Felipe Ribeiro/ Ricardo Farias

“Para este ano, essa é a grande surpresa que nós vamos entregar, é o investimento do ano do shopping, com previsão para inauguração em novembro deste ano. Nós também queremos fortalecer o shopping como serviço, e temos o projeto de torres comerciais. A primeira é uma torre de 13 andares de serviço, com salas comerciais, lajes comerciais e um equipamento de serviço para fazer essa composição. A outra torre está planejada para nascer no futuro”.

EVENTOS

O superintendente também compartilhou que, além dos planos na área de gastronomia e serviços, o PVS também está se consolidando como casa de eventos e shows.

“Esse é um projeto que a gente quer viabilizar e construir a nossa casa de eventos, que é o nosso centro de convenções. Este ano nós acolhemos o show da Manu Batidão, e teremos dois shows pela frente de DJs renomados, além de uma programação de eventos culturais. Enquanto nós não transformarmos o shopping em um comportamento de cidade, nós não vamos parar de investir em Porto Velho”.

NOVOS INVESTIDORES

Andressa e Otávio Prevedello vieram do interior do Amazonas para abrir uma franquia de sorvetes | Foto: João Antônio Alves/ Ana Flávia Venâncio/ Felipe Ribeiro/ Ricardo Farias

O aumento do fluxo de consumidores tem fomentado a abertura de novas lojas no shopping, desde restaurantes e entretenimento até serviços de saúde. A demanda proporciona oportunidades de negócios para empreendedores locais e também para investidores de outras regiões, como é o caso do casal Andressa e Otávio Prevedello, que veio do interior do Amazonas para abrir uma franquia de sorvetes no local.

“Eu sou de Rondônia, nasci em Cerejeiras, e o Otávio é de São Paulo. Nós morávamos nos Estados Unidos e voltamos para o Brasil em 2012 para empreender em uma padaria no interior do Amazonas. Nosso plano era ficar lá por dois anos, e nós ficamos 12 anos, mas chegou o momento que a gente viu que era a hora de buscar novas oportunidades, e foi quando surgiu a possibilidade da franquia, e nosso plano era implantar o negócio em São Paulo”.

Com planos de abrir o local na região Sudeste, o casal recebeu a proposta de abrir a loja na capital, e foi quando eles mudaram o planejamento. “Uma funcionária da área comercial do shopping nos ligou e falou que tinha um lugar legal para montar a loja aqui. Porto Velho nunca foi nosso primeiro plano, apesar de sempre estarmos aqui, e nossas filhas terem nascido aqui. Mas aí a vontade começou a brotar dentro do nosso coração, e quando nós olhamos a loja já imaginamos e idealizamos como ficaria, e decidimos vir para Porto Velho, e eu acho que foi a melhor coisa que a gente fez na nossa vida”, comemorou.

Parque da Cidade foi criado como compensação para minimizar eventuais impactos ambientais causados à cidade | Foto: João Antônio Alves/ Ana Flávia Venâncio/ Felipe Ribeiro/ Ricardo Farias

PARCERIA COM A PREFEITURA DE PORTO VELHO

Desde sua fundação, o Porto Velho Shopping mantém uma parceria sólida com a Prefeitura de Porto Velho. Em 2008, a Ancar assumiu a criação do Parque da Cidade como compensação para minimizar eventuais impactos ambientais causados à cidade. A área de 55 mil metros quadrados é administrada pelo município, e se tornou um dos espaços de turismo e lazer favoritos do porto-velhense. O local chama ainda mais atenção durante o Natal Porto Luz, com programação e decoração natalina realizadas anualmente pela Prefeitura.

A parceria, que nasceu com o Parque da Cidade, se estabeleceu ao longo dos anos, e o Shopping se tornou um espaço utilizado pela Prefeitura para promover eventos e campanhas voltadas às áreas de saúde, turismo e serviços.

Campanha de Vacinação

Porto Velho Shopping foi um dos pontos de vacinação definidos pela Semusa | Foto: João Antônio Alves/ Ana Flávia Venâncio/ Felipe Ribeiro/ Ricardo Farias

Em 2021, o Porto Velho Shopping foi um dos pontos de vacinação definidos pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) para atender a população durante a pandemia do coronavírus. O local foi escolhido para receber o público que não poderia se dirigir às unidades de saúde do de Porto Velho durante o horário de funcionamento, que é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Na ocasião, o shopping atendeu a população em horários estendidos e finais de semana. Cerca de 138 mil imunizantes foram aplicados no local durante o ano.

No ano seguinte, o PVS também prestou apoio sendo um dos pontos de imunização durante o “Dia D de vacinação”, que reuniu as vacinas da Campanha Nacional de Multivacinação. No período de janeiro a outubro de 2022, mais de 94 mil vacinas foram aplicadas.

Recentemente, em uma nova campanha de vacinação realizada em fevereiro deste ano, o Porto Velho Shopping foi um ponto de vacinação escolhido pela Semusa para ofertar os imunizantes contra a gripe e a covid-19.

Estação Turismo

A segunda edição do “Estação Turismo” foi realizada no PVS | Foto: João Antônio Alves/ Ana Flávia Venâncio/ Felipe Ribeiro/ Ricardo Farias

Na área de turismo, ambos têm trabalhado juntos para promover a cidade como um destino turístico atrativo. Uma das iniciativas foi realizada através do “Estação Turismo”, cuja segunda edição foi realizada no PVS, para proporcionar aos moradores e turistas a oportunidade de conhecer um material enriquecedor de promoção do turismo da capital.

Quem passou por lá conferiu de perto a exposição de quadros do artista plástico Mikeliton Alves, a cenografia da casa beradeira, televisões touch com vídeos do Lago do Cuniã e do baixo Madeira, além de degustação da culinária local, apresentações de artistas, palestras, workshops e painéis, todos voltados para a temática beradeira.

Feira de Agricultura Familiar

Outra área fomentada, foi a agricultura familiar, através da Feira de Agricultura Familiar, promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric). Cerca de 20 produtores comercializam no shopping produtos variados, como polpas de frutas, licores e doces artesanais, mel e derivados e artesanato.

Beramadeira

Evento Beramadeira já faz parte do calendário municipal de festas juninas | Foto: João Antônio Alves/ Ana Flávia Venâncio/ Felipe Ribeiro/ Ricardo Farias

O Porto Velho Shopping também realiza o “Arraial Beramadeira – O São João de Rondônia”, que, em 2024, vai para a terceira edição e ocorre entre os dias 5 e 14 de julho. O evento já faz parte do calendário municipal de festas juninas, atraindo cerca de 60 mil pessoas em sua última edição. No ano passado também ocupou uma área de 7.000m², quase o dobro do espaço da primeira edição. Graças ao sucesso do primeiro Beramadeira, em 2023 o número de operações precisou ser duplicado, passando de 24 para 48, com uma variedade ainda maior de produtos e serviços típicos das festas juninas. A edição deste ano promete ser ainda melhor. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Porto Velho, por meio da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural).

Natal Sem Fome

A campanha Natal Sem Fome, realizada em Rondônia pela Ancar Ivanhoe em parceria com a Ação Cidadania, por meio do Porto Velho Shopping, atingiu um marco histórico ao arrecadar 11,5 toneladas de alimentos não perecíveis. Este número não apenas superou a meta inicialmente estabelecida de 10 toneladas, mas também representa a maior captação de donativos já registrada no estado.

Ao todo, 783 famílias são beneficiadas através de instituições, como o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC), Associação Luz do Alvorecer, Associação Pestalozzi e o Centro Social Madre Mazzarello (Cesmazza). Foi o sexto ano consecutivo que o Porto Velho Shopping participou da ação.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Bolsa sobe 0,99% e Ibovespa supera novamente os 160 mil pontos

Bolsa sobe 0,99% e Ibovespa supera novamente os 160 mil pontos

Em dia de recuperação no mercado financeiro, a bolsa sobe 0,99% e reverte queda da semana anterior, fechando aos 160.766 pontos; o dólar avança para R$ 5,41, mas encerra a semana em queda.
L
Segunda parcela do décimo terceiro deve ser paga até o dia 19

Segunda parcela do décimo terceiro deve ser paga até o dia 19

Prazo final para o depósito da segunda parcela do décimo terceiro é 19 de dezembro; salário extra injetará R$ 369,4 bilhões na economia, segundo projeção do Dieese.
L
Setor de serviços cresce 0,3% em outubro, atingindo nona alta seguida

Setor de serviços cresce 0,3% em outubro, atingindo nona alta seguida

O setor de serviços cresce 0,3% em outubro, impulsionado principalmente pelos transportes (aéreo e rodoviário de cargas) e tecnologia da informação, alcançando um nível 20,1% superior ao patamar pré-pandemia.
L
Setor cultural emprega 5,9 milhões de pessoas no Brasil, o maior da série

Setor cultural emprega 5,9 milhões de pessoas no Brasil, o maior da série

O setor cultural emprega 5,9 milhões de pessoas no Brasil, atingindo o maior valor da série histórica do IBGE e representando 5,8% do total de ocupados, com destaque para a maior escolaridade, mas também maior informalidade na área.
L
Segunda parcela do 13º salário é paga aos servidores de Jaru

Segunda parcela do 13º salário é paga aos servidores de Jaru

Prefeitura injeta mais de R$ 5 milhões na economia local com pagamento antecipado.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Maria de Nazaré Vieira Corrêa

Família comunica o falecimento de Maria de Nazaré Vieira Corrêa, aos 90 anos, em Porto Velho, mulher de fé, dedicada à família e lembrada pelo amor, coragem e espiritualidade que marcaram sua trajetória.
L

Momento Agro: Engenheiro Agrônomo Henrique da Agromotores no Sábado

Neste sábado, dia 13, às 11h, o Momento Agro traz uma entrevista especial com o engenheiro agrônomo Henrique, da Agromotores, abordando temas essenciais para quem vive e produz no campo, com foco em pastagens bem manejadas, recuperação de áreas degradadas e aumento da eficiência produtiva.
L
Brasil lidera número de povos isolados, mas há lacunas na proteção

Brasil lidera número de povos isolados, mas há lacunas na proteção

Funai registra 115 povos indígenas isolados, porém apenas 29 têm existência oficialmente confirmada pelo Estado.
L
CNH sem autoescola: quem já estava matriculado pode pedir reembolso?

CNH sem autoescola: quem já estava matriculado pode pedir reembolso?

A mudança nas regras da CNH reduz exigências em autoescolas e levanta dúvidas sobre devolução de valores pagos por aulas teóricas e práticas ainda não realizadas.
L
Fim da escala 6x1 avança no Congresso após aprovação em comissão do Senado

Fim da escala 6×1 avança no Congresso após aprovação em comissão do Senado

Proposta que reduz jornada de trabalho para até 36 horas semanais segue para novas etapas legislativas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Edevaldo Neves cobra transparência e exige relatório sobre motoristas de aplicativo em Rondônia

Deputado Edevaldo Neves cobra transparência e exige relatório sobre motoristas de aplicativo em Rondônia

Parlamentar solicita informações detalhadas ao Governo sobre empresas de transporte por aplicativo e o cumprimento das exigências para concessão de isenção do IPVA.
L
Motta elogia servidora alvo da PF e diz que Dino não aponta desvio

Motta elogia servidora alvo da PF e diz que Dino não aponta desvio

Presidente da Câmara sai em defesa de Mariângela Fialek e afirma que decisão do STF não identifica irregularidades financeiras.
L
Nove personalidades de Rolim de Moura recebem honrarias da Alero em sessão solene

Nove personalidades de Rolim de Moura recebem honrarias da Alero em sessão solene

Reconhecimento valoriza trajetórias que contribuíram para o desenvolvimento do município e de Rondônia.
L
"Verdade prevaleceu", diz Alexandre de Moraes após fim de sanções dos EUA

“Verdade prevaleceu”, diz Alexandre de Moraes após fim de sanções dos EUA

Em evento em São Paulo, ministro Alexandre de Moraes, do STF, comenta retirada de seu nome e família da lista de sancionados pela Lei Magnitsky, classificando-a como vitória do Judiciário, da soberania nacional e da democracia brasileira.
L
Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil

Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemora retirada de Alexandre de Moraes da lista de sancionados pela Lei Magnitsky, considerando a decisão do governo Trump como uma vitória da democracia brasileira e da soberania nacional.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Ladrão se arrepende e devolve sacola após descobrir uniforme de vítima em Porto Velho

Ladrão se arrepende e devolve sacola após descobrir uniforme de vítima em Porto Velho

Ocorrência de roubo com desfecho inusitado foi registrada por câmera no bairro Igarapé, onde o assaltante retornou para devolver o pertence da vítima ao constatar que era apenas seu uniforme de trabalho, em um caso de ladrão devolve sacola.
14
PM e Canil apreendem 5 kg de maconha em depósito em Rondônia

PM e Canil apreendem 5 kg de maconha em depósito em Rondônia

Ação conjunta da Força Tática e do Canil do 2º BPM, com apoio da Polícia Federal, resultou na apreensão de 5,6 kg de maconha em uma encomenda que tinha São Paulo como destino, após apreensão de maconha.
10
Colisão com três veículos na Avenida Brasil deixa um ferido em RO

Colisão com três veículos na Avenida Brasil deixa um ferido em RO

Acidente próximo ao Parque Colina envolveu Corsa, Fiat Uno e Toyota Corolla, deixando o motorista do Uno ferido. O condutor do Corsa, que invadiu a contramão, recusou o bafômetro e foi preso pela colisão com três veículos.
16
Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido em RO

Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido em RO

Acidente no cruzamento da Rua T24 com a K4 envolveu um carro Hyundai e uma motocicleta, resultando no motociclista ferido, que foi socorrido pelo SAMU em colisão entre carro e moto em Ji-Paraná.
12
Câmera flagra jovem furtando capacete de moto estacionada em Vilhena

Câmera flagra jovem furtando capacete de moto estacionada em Vilhena

Um indivíduo foi filmado por câmera de segurança no bairro Embratel, em Vilhena, furtando um capacete que estava sobre uma motocicleta, após rondar o comércio à procura de oportunidade para cometer o furto de capacete em Vilhena.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

AJEB São Paulo lança coletânea e destaca participação de oito escritoras de Rondônia

AJEB São Paulo lança coletânea e destaca participação de oito escritoras de Rondônia

A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil em São Paulo (AJEB-SP) lançou a coletânea “Paulistânea: Ainda Somos Nós?”, que conta com a expressiva participação de autoras rondonienses para fortalecer a escrita feminina no Brasil.
L

Requerimento da Licença Ambiental: NORTE PESCA E NAUTICA LTDA

LAMP – LICENÇA AMBIENTAL DE MÉDIO PORTE
L
Morto em confronto com a polícia escapou de chacina em Vilhena em 2022

Morto em confronto com a polícia escapou de chacina em Vilhena em 2022

Rogério Soares da Silva Junior, de 27 anos, foi o único sobrevivente de um ataque com três óbitos há três anos, sendo morto nesta sexta-feira durante a Operação Quimera após escapar de chacina em Vilhena.
10
Desigualdades sociais dificultam acesso à educação infantil no Brasil, aponta estudo da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

Desigualdades sociais dificultam acesso à educação infantil no Brasil, aponta estudo da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

Levantamento revela que crianças de baixa renda, negras e moradoras do Norte e Nordeste enfrentam maiores barreiras para ingresso em creches e pré-escolas.
L
Ator de Stranger Things deixa escapar possível spoiler do final e reforça teoria dos fãs

Ator de Stranger Things deixa escapar possível spoiler do final e reforça teoria dos fãs

Declaração sugere reviravolta envolvendo Vecna no encerramento da série.
L
Jovem é presa após engolir 25 porções de cocaína e passar mal na zona leste

Jovem é presa após engolir 25 porções de cocaína e passar mal na zona leste

Uma jovem é presa após engolir cocaína em Porto Velho; a suspeita, de 21 anos, foi levada à Policlínica Dr. José Adelino, onde o raio-x revelou as 25 porções do entorpecente em seu corpo.
12
Acervo sobre a cultura afro-brasileira é doado ao Arquivo Nacional

Acervo sobre a cultura afro-brasileira é doado ao Arquivo Nacional

O colecionador Fernandez Portugal Filho doou documentos históricos que revelam a história de terreiros e da religiosidade de matriz africana, com destaque para a Umbanda e as relações sociopolíticas durante a Ditadura Militar.
L
Acidente entre duas motos deixa três feridos no bairro Agenor de Carvalho

Acidente entre duas motos deixa três feridos no bairro Agenor de Carvalho

Colisão ocorreu no cruzamento da Avenida Alexandre Guimarães com a Rua Arruda Fontes Cabral, quando uma das motos avançou a preferencial, resultando em três vítimas levadas para a UPA Sul após acidente entre duas motos.
14
Atropelamento na Avenida Jorge Teixeira em Porto Velho mobiliza socorro

Atropelamento na Avenida Jorge Teixeira em Porto Velho mobiliza socorro

Homem foi atingido por carro enquanto atravessava a via na Avenida Jorge Teixeira, próximo à Pinheiro Machado, e equipes de emergência foram acionadas para atender a vítima do atropelamento na Avenida Jorge Teixeira.
10
Motociclista inabilitado é preso após causar acidente e atropelar PM em Porto Velho

Motociclista inabilitado é preso após causar acidente e atropelar PM em Porto Velho

Jovem Pablo D. L. de S., 18, fugia da polícia e causou acidente com três vítimas, incluindo o cabo Evangelista do BPTRAN, sendo preso no bairro Nacional por motociclista inabilitado é preso após acidente.
12
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.