TERÇA-FEIRA, 16/09/2025

A cada dez brasileiros, oito estão endividados, mostra pesquisa

Cartão de crédito é o maior responsável pela inadimplência.

Por Letycia Bond - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

A cada dez brasileiros, oito estão endividados, mostra pesquisa
Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo
Pesquisa do Instituto Locomotiva e MFM Tecnologia aponta que oito em cada dez famílias brasileiras estão endividadas e um terço têm dívidas em atraso. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (7) no relatório Raio-x dos Brasileiros em Situação de Inadimplência. Os índices, que haviam piorado significativamente durante a pandemia da covid-19, já recuaram, mas ainda são elevados, segundo o relatório.A cada dez brasileiros, oito estão endividados, mostra pesquisa - News RondôniaA cada dez brasileiros, oito estão endividados, mostra pesquisa - News Rondônia

Para averiguar como anda o cenário de inadimplência no país, a entidade realizou 983 entrevistas pela internet. O questionário foi aplicado entre 11 e 22 de setembro, entre homens e mulheres de todos os estados.

O instituto buscou compreender quais as circunstâncias ligadas à falta de pagamento em dia das contas. A intenção foi identificar a origem das dívidas contraídas, mas também capturar percepções dos brasileiros sobre a perspectiva que têm no horizonte quanto quitar os débitos e também verificar como a inadimplência afeta a vida pessoal dos brasileiros e como os círculos sociais influenciam no modo como as pessoas conduzem sua vida financeira.

O que continua abrindo mais brechas para a inadimplência é o cartão de crédito, de acordo com a pesquisa. O cartão foi a fonte de 60% dos débitos em aberto neste ano, porcentagem que superou a de 2022, de 56%.

Deixar de liquidar dívidas junto a bancos e financeiras e empréstimos e financiamentos também tem sido um desafio para grande parte dos brasileiros. Uma parcela de 43% lida com isso atualmente, proporção que subiu em relação ao ano passado, quando era de 40%.
Os brasileiros também acumulam dívidas do cheque especial (19%); de contas de serviços básicos, como luz, gás e água (17%); de impostos, como IPVA e IPTU (15%); de celular (14%); e compras feitas em lojas de departamento (12%).

Contas pendentes de assinaturas de internet e TV a cabo respondem por 10% e são seguidas na lista pelas ligadas a planos de saúde (6%); mercado (5%); mensalidades em escolas (4%); taxas de condomínio (4%); fabricantes de produtos que a pessoa revende (3%); lojas de materiais esportivos (1%); e outros (2%).

Falta de planejamento

Os principais motivos pelos quais os brasileiros ficam devendo são a falta de planejamento financeiro (36%); o desemprego (34%); ter gastos inesperados com saúde (30%); emprestar o nome de alguém para efetuar compras ou contratar serviços (16%); compras de alto valor, acima do que cabe no orçamento (11%); investimento em negócios que deram prejuízo (10%); e falta de controle nos gastos por parte do companheiro ou companheira (8%).

Outras razões a que os brasileiros atribuem a situação de contas no vermelho é a perda de renda com um divórcio (6%); problemas com vícios e jogos (3%); esquecer de pagar uma conta ou boleto (3%); e outros (3%).

Quando perguntados sobre o nível de otimismo ou pessimismo quanto a deixar em dia as contas, 39% responderam que têm certeza de que conseguirão. Em 2022, o percentual era de apenas 25%. A parcela de inadimplentes que afirmou que acha que pagará é de 23%, ante 32% da que não têm certeza, 5% da que declarou que não terá condições e 2% da que têm certeza de que não existe essa possibilidade.

Dentro do grupo dos que reconhecem não ter como quitar as dívidas, 9% são mulheres e 9% têm ensino fundamental como nível de escolaridade. Já na parcela que mantém mais otimismo, com 39%, 78% pertencem às classes A e B e 76% correspondem à proporção que pretende pagar os débitos com o programa Desenrola Brasil.

Estratégias

A principal estratégia que os inadimplentes têm em mente para conseguir colocar tudo em dia é economizar dinheiro (60%). A renegociação de dívidas é outra solução mencionada por 38%, percentual maior do que o de 2022, quando era de 31%.

A pesquisa destaca, ainda, que aumentou a parcela de pessoas que teve sucesso em se estabilizar financeiramente, variando de 20%, em 2022, para 24%, neste ano. Porém, o percentual de brasileiros que avaliam que uma melhora na economia do país é o que permite a da sua situação financeira e a quitação de dívidas caiu, passando de 29% para 20%.

A maioria dos brasileiros endividados (59%) acredita que tornar o crédito mais barato e acessível impactaria muito sua vida financeira. Além disso, 56% deles pensam que ter orientações de qualidade sobre como organizar o próprio orçamento também ajudaria.

Um dado importante diz respeito a políticas públicas. Ao todo, 41% dos participantes da pesquisa consideram que ter acesso a serviços públicos gratuitos, como creches em horário estendido e/ou mais próximas de casa ou do trabalho é um fator que também contribuiria para deixar de contrair dívidas.

No que concerne a agentes que influenciam nas decisões, o que o estudo mostra é que as redes sociais representam um problema para muitos brasileiros. São elas que incentivam 23% a ter comportamentos que complicam as contas e os pagamentos. Cônjuges são apontados por 10%.

Desenrola Brasil

O instituto também coletou impressões sobre o programa Desenrola Brasil. O que se soube por meio das respostas dadas pelos entrevistados é que oito em cada dez endividados consideram a iniciativa importante para ajudar na vida financeira dos brasileiros.

A maioria dos inadimplentes (76%) diz conhecer o programa, mas o que se nota é que somente 17% afirmam conhecer bem e 58% “só de ouvir falar”, o que pode sugerir uma melhor divulgação sobre a ação. Uma das dúvidas, por exemplo, para 57%, é se suas dívidas são ou não contempladas pelo programa.

Para um quinto dos endividados (20%), seus débitos foram ou podem ser negociados no âmbito do programa. A proporção chega a 28% entre inadimplentes.

Um quinto (20%) dos endividados já negociou dívidas com o Desenrola Brasil. Entre os inadimplentes, são 11%. Outro dado fornecido pelo Instituto Locomotiva é o de que 46% dos inadimplentes que têm certeza de que conseguirão pagar suas dívidas pretendem negociá-las no programa.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Copom inicia reunião sobre a taxa Selic

Copom inicia reunião sobre a taxa Selic

Comitê de Política Monetária se reúne para definir a taxa básica de juros da economia, a Selic, que pode ser mantida em 15% ao ano.
L
Projeções econômicas de 2025 indicam queda na inflação

Projeções econômicas de 2025 indicam queda na inflação

De acordo com o Boletim Focus do Banco Central, as projeções econômicas para 2025 foram revistas para baixo, com a inflação oficial estimada em 4,83%.
L
Inflação por faixa de renda cai mais para os mais pobres

Inflação por faixa de renda cai mais para os mais pobres

Estudo do Ipea mostra que a queda na inflação por faixa de renda em agosto foi mais acentuada para famílias com rendimento menor, que registraram deflação de 0,29%.
L
Atividade econômica do Brasil recua pelo terceiro mês

Atividade econômica do Brasil recua pelo terceiro mês

Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Banco Central aponta que a atividade econômica teve uma retração de 0,5% em julho, marcando a terceira queda consecutiva.
L
Pesquisa da FGV aponta baixa percepção de perda de emprego

Pesquisa da FGV aponta baixa percepção de perda de emprego

Sondagem do Mercado de Trabalho da FGV mostra que mais da metade dos brasileiros não teme a perda de emprego nos próximos seis meses, refletindo o cenário de mercado aquecido.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Previsão indica mudança no tempo e aumento das áreas de chuva em Rondônia

CPTEC e Inmet aponta chuvas fortes e tempestades isoladas em todo o estado de Rondônia entre os dias 16 e 17 de setembro.
L

Conexão RH: Futuro do Trabalho com Fagner Gonçalves

Nesta terça-feira (16), o programa Conexão RH recebe Fagner Gonçalves, presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos.
L
Horóscopo de Terça-Feira 16/09/2025: No trabalho, a sua proatividade será notada

Horóscopo de Terça-Feira 16/09/2025: No trabalho, a sua proatividade será notada

O que os astros reservam para o seu signo em 16 de setembro de 2025
L
Aprovados no CNU devem confirmar interesse em cargos

Aprovados no CNU devem confirmar interesse em cargos

Candidatos aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) em lista de espera têm até quinta-feira, 18 de setembro, para manifestar interesse nas vagas e permanecerem na lista de espera.
L

ALE-RO fecha contrato de R$ 12 mil reais para comprar pratos

Assembleia Legislativa de Rondônia destina R$ 12 mil para 100 pratos decorativos em cerâmica com identidade institucional, levantando debate sobre gastos em período de contenção orçamentária.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Estão abertas, a partir desta terça-feira, 9, as inscrições do VII Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Serventias Extrajudicias de Notas e de Registro do Estado de Rondônia, organizado pelo Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO).
L
Candidatos aprovados no concurso do TJRO escolhem comarca que devem atuar

Candidatos aprovados no concurso do TJRO escolhem comarca que devem atuar

A foto mostra a candidata a um cargo público em uma audiência, escolhendo a comarca. O condutor da audiência a observa, segurando um microfone. Ao fundo, uma tela mostra uma videoconferência com outros participantes.
L
CNU tem nomeação de 279 analistas de infraestrutura

CNU tem nomeação de 279 analistas de infraestrutura

Candidatos aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) para o cargo de analista de infraestrutura são nomeados para assumir suas vagas no serviço público federal.
L
Sine Municipal impulsiona capacitação e geração de empregos em Porto Velho

Sine Municipal impulsiona capacitação e geração de empregos em Porto Velho

Entre os serviços oferecidos estão testes de perfil, orientação de carreira e oficinas de elaboração de currículo.
L
Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

O prazo para a confirmação de interesse na lista de espera do CNU 1 é obrigatório para quem deseja continuar concorrendo às vagas.
L

POLÍTICA

Deputado Edevaldo Neves cobra retomada das cirurgias neurológicas em Rondônia

Deputado Edevaldo Neves cobra retomada das cirurgias neurológicas em Rondônia

Parlamentar pede contratação de especialistas e ação imediata do governo para atender pacientes do SUS.
L
Jaime Bagattoli chama bancada federal para debater privatização da hidrovia do rio Madeira

Jaime Bagattoli chama bancada federal para debater privatização da hidrovia do rio Madeira

Senador alerta que concessão pode elevar custos da produção e impactar consumidor final.
L
Pedro Fernandes garante transporte escolar gratuito para alunos do IFRO Ariquemes

Pedro Fernandes garante transporte escolar gratuito para alunos do IFRO Ariquemes

Emenda parlamentar de R$ 100 mil vai custear ônibus e aliviar famílias de estudantes
L
Lula critica imaginário racista persistente no país

Lula critica imaginário racista persistente no país

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o racismo ainda é um problema diário e citou o caso de uma escritora acusada de furto em Paraty.
L
Dra. Taíssa entrega sala de informática à Polícia Militar Mirim de Guajará-Mirim com investimento de R$ 150 mil

Dra. Taíssa entrega sala de informática à Polícia Militar Mirim de Guajará-Mirim com investimento de R$ 150 mil

Emenda parlamentar da deputada garante 16 computadores e mobília, fortalecendo a formação de jovens do projeto na cidade.
L
Publicidade

POLÍCIA

Viveiro de rosas do deserto é alvo de furto com prejuízo de R$ 2 mil

Viveiro de rosas do deserto é alvo de furto com prejuízo de R$ 2 mil

Um viveiro de rosas do deserto em Theobroma foi alvo de criminosos, que levaram vasos de matriz avaliados em cerca de R$ 2 mil.
10
Carro perde controle e passageira se fere em RO

Carro perde controle e passageira se fere em RO

Um acidente na Linha 010 em Tarilândia, no distrito de Jaru, deixou uma mulher ferida após o carro bater na cabeceira de uma ponte.
16
Polícia Militar apreende cinco porções de crack em Rondônia

Polícia Militar apreende cinco porções de crack em Rondônia

A Polícia Militar de Jaru apreendeu cinco porções de crack com uma mulher no Setor 06 da cidade, durante patrulhamento.
14
Polícia apreende moto adulterada em Colina Verde

Polícia apreende moto adulterada em Colina Verde

A Polícia Militar de Jaru apreendeu uma motocicleta com sinais de adulteração em Colina Verde, em Jaru, que estava estacionada em um local conhecido pelo uso de entorpecentes.
12
Polícia Militar apreende moto e arma branca em RO

Polícia Militar apreende moto e arma branca em RO

A Polícia Militar de Jaru apreende uma motocicleta irregular e dois canivetes durante uma abordagem de rotina na cidade.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: L C DISTRIBUIDORA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA LAS
L

Requerimento da Licença Ambiental: R A DE ABREU LTDA

LICENÇA AMBIENTAL PEQUENO PORTE ( LAPP)
L
Ciclista morre em acidente na BR-364 em Rondônia

Ciclista morre em acidente na BR-364 em Rondônia

Um acidente na BR-364 em Ouro Preto do Oeste resultou na morte do ciclista Reinaldo Freitas do Nascimento, atingido por uma caminhonete.
18
Prefeitura de Porto Velho leva Cidadania em Movimento a Vila da Penha e Abunã

Prefeitura de Porto Velho leva Cidadania em Movimento a Vila da Penha e Abunã

Projeto garante inclusão social e oferta de serviços gratuitos para famílias em comunidades distantes da capital.
L

Requerimento da Licença Ambiental: CARLOS SERGIO MEDEIROS RIBEIRO

LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA (LP), a LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO (LI) e a LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO (LO)
L
Mulher morre após ser ferida com faca em Rondônia

Mulher morre após ser ferida com faca em Rondônia

Um incidente trágico em Ji-Paraná terminou com a morte de uma mulher, que se feriu com uma faca durante uma discussão no bairro Dom Bosco.
18
apos-contrato-com-a-prefeitura-organizacao-social-prestara-servicos-de-assistencia-social-para-caes-e-gatos-de-porto-velho

Após contrato com a Prefeitura, organização social prestará serviços de assistência social para cães e gatos de Porto Velho

Para ativistas da causa animal, esse serviço é essencial para a vida dos animais, principalmente aqueles em situação de rua, que necessitam da ajuda das associações para a sua sobrevivência.
L
Homem é morto a tiros na Avenida Amazonas em Rondônia

Homem é morto a tiros na Avenida Amazonas em Rondônia

Amauri Andrade Bounrukk foi alvo de disparos na Avenida Amazonas e não resistiu aos ferimentos após ser socorrido.
18
Engenheiro morre em acidente na BR-421, em Rondônia

Engenheiro morre em acidente na BR-421, em Rondônia

O engenheiro Lucas de Melo Ventura, de Jaru, foi arremessado de veículo e morreu em grave acidente na BR-421.
18
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.