DOMINGO, 19/10/2025

Em destaque

Pontos de desenvolvimento do Brasil estão na Constituição, diz Barroso

“Precisamos desfavelizar o país com condições dignas de moradia".

Por Cristina Índio do Brasil / Agência Brasil - 25

Publicado em 

Pontos de desenvolvimento do Brasil estão na Constituição, diz Barroso
Valter Campanato/Agência Brasil

Os principais tópicos da agenda para o desenvolvimento do Brasil estão na Constituição de 1988. A afirmação é do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso.

Ele destacou os pontos: combate à pobreza, necessidade da retomada do crescimento, prioridade máxima para a educação básica, valorização da iniciativa privada, investimento em ciência e tecnologia, saneamento básico e liderança ambiental por parte do Brasil.

Ao participar, nesta segunda-feira (30), da abertura do Fórum BNDES de Direito e Desenvolvimento, na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, no Rio de Janeiro, ele disse que “a Constituição brasileira oferece uma clara e inequívoca agenda para o Brasil. Uma agenda com um conjunto de denominadores comuns, que, numa sociedade polarizada e em busca de um meio de pacificação e interlocução, pode congregar liberais, progressistas e conservadores. Não é a minha agenda, não é a agenda do Supremo, é a agenda da Constituição de 1988, que completa este ano 35 anos” afirmou.

Segundo Barroso, o ponto prioritário da agenda de desenvolvimento deve ser o combate à pobreza no Brasil, um país onde 29% da população vivem em insegurança alimentar. “Nós estamos falando de cerca de 60 milhões de pessoas e a mim parece que este deve ser o objetivo número um de um país com as circunstâncias e pujança do Brasil: não deixar ninguém passando fome”, frisou.

Sobre a retomada do crescimento do país ou do desenvolvimento econômico, porque sem ele não há o que distribuir, ele garantiu que “aqui há um ponto digno de reflexão. Entre 1900 e 1980, o Brasil foi um dos países que mais cresceram no mundo a uma taxa média de 5,5%. Nas últimas duas décadas, o Brasil vem crescendo aquém das necessidades em uma taxa média de 2,2% e, portanto, esse é um ponto fundamental. Nós precisamos focar e retomar o crescimento econômico e o investimento e voltar a ter índices de crescimento que permitam a distribuição justa de riqueza.”

Educação deficiente

O presidente do STF afirmou, a seguir, que a deficiência na educação atrasou o país na história. “A deficiência na educação faz vidas menos iluminadas, trabalhadores menos produtivos e elites menos preparadas para enfrentar os grandes problemas brasileiros e, mais do que isso, os grandes problemas da educação já estão mapeados e sabemos quais são: a não alfabetização da criança na idade certa, evasão escolar no ensino médio, o déficit de aprendizado em que a criança termina o [ensino] fundamental e o médio e não aprendeu o mínimo necessário e a baixa atratividade das cadeiras do magistério”, indicou.

Para o magistrado, a valorização da iniciativa privada deve estar ao lado da valorização do trabalho. “Precisamos superar o preconceito que ainda existe no Brasil em relação à iniciativa privada, ao sucesso empresarial. Em relação ao lucro, o imaginário social brasileiro ainda associa o sucesso empresarial a obras públicas com licitações duvidosas, concessões por favorecimento, golpes do mercado financeiro e latifúndios improdutivos. Isso pode ter sido verdadeiro no tempo em que todas as riquezas eram injustas, porém, hoje em dia há gente que investe e inova”, sustentou.

Ciência e tecnologia

No investimento em ciência e tecnologia, o ministro lembrou que atualmente se vive no período da terceira revolução industrial, que é a trazida pela substituição da tecnologia analógica pela digital.

“Essa é a economia do conhecimento, dos dados, da propriedade intelectual”, destacou, acrescentando que há 20 anos as empresas mais valiosas do mundo eram as que exploravam petróleo, as que produziam automóveis e fabricavam grandes equipamentos como a General Electric.

“Atualmente, são as empresas de tecnologia digital. Se não investirmos em ciência e tecnologia vamos ficar para trás. A riqueza hoje não está mais nos bens físicos, mas nos bens de inovação e nos bens de natureza imaterial”, avaliou.

Saneamento

Segundo o presidente do STF, a agenda com base na Constituição inclui, também, o saneamento básico que é a principal política pública preventiva de saúde em um país como o Brasil.

“De novo aqui tem que superar preconceitos contra a iniciativa privada. Temos que buscar dinheiro onde tem para acabar com os indicadores muito ruins que temos em saneamento básico, onde mais de 50% dos domicílios não têm esgotamento sanitário e mais de 50% do esgoto são jogados a céu aberto”, frisou, acrescentando que o saneamento tem que estar ao lado de projetos de habitação popular. “Precisamos desfavelizar o país e dar condições dignas de moradia como exige a Constituição”, defendeu.

Liderança ambiental

Em seu pronunciando, Barroso sustentou que o Brasil precisa assumir o papel global de liderança ambiental. Para ele, o país tem todo potencial para isso. Acrescentou que o Brasil tem energias limpas como a elétrica, as renováveis eólica, solar e biomassa e o principal armazenador de carbono do mundo que é a floresta Amazônia.

“É um equívoco achar que há dualidade ou antagonismo entre proteção ambiental e agronegócio. Eles se complementam, um depende do outro. Essa é uma dualidade equivocada que se criou no Brasil para nos dividir”, argumentou.

Ele disse, ainda, que o desenvolvimento sustentável significa atender às necessidades da geração presente sem comprometer as necessidades das gerações futuras. “Desenvolvimento sustentável está ligado sobretudo à preservação ambiental e à justiça intergeracional”, preconizou.

Segurança jurídica

No mesmo fórum, o presidente do BNDES, Aloízio Mercadante, afirmou que a demanda por segurança jurídica e por paz e segurança alimentar, com a crise climática estão cada vez mais presentes no cenário internacional e o Brasil pode ser um grande elemento de paz.

“Só tem 15 países que têm relações com todos demais na Organização das Nações Unidas. O Brasil é um deles e é um país que há 150 anos não tem conflitos com nenhum dos vizinhos. Podemos ser uma fonte de paz nesse momento em que o presidente Lula e o governo presidem, inclusive, o Conselho de Segurança da ONU [Organização das Nações Unidas] em guerras, conflitos, instabilidade e violência. O Brasil tem de continuar com uma busca permanente de soluções diplomáticas e de paz. Isso significa também segurança jurídica”, frisou.

A meta principal do banco ao realizar o Fórum BNDES de Direito e Desenvolvimento é promover o debate público sobre o papel das instituições jurídicas para garantir o objetivo constitucional do desenvolvimento.

Ainda na abertura do encontro, os presidentes do STF e do BNDES assinaram um acordo para a primeira pesquisa jurídica – apoiada pelo Fundo de Estruturação de Projetos do banco – a ser realizada em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Também na cerimônia, houve uma homenagem ao ministro aposentado do STF, Ricardo Lewandowski.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
MARQUISE
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Encontros de Conscientização Tributária fortalecem diálogo entre Sefin e municípios

Encontros de Conscientização Tributária fortalecem diálogo entre Sefin e municípios

Eventos em Ji-Paraná, Rolim de Moura e Cacoal reforçam educação fiscal e transparência.
L
Rondônia se prepara para seminário sobre Reforma Tributária

Rondônia se prepara para seminário sobre Reforma Tributária

Evento reunirá especialistas e gestores públicos para debater os impactos e oportunidades do novo modelo fiscal no país.
L
Pequenos negócios de Rondônia participam de missão internacional na China

Pequenos negócios de Rondônia participam de missão internacional na China

Missão “Canton Fair Experience” conecta empreendedores da Amazônia ao maior polo de comércio e inovação da Ásia.
L
Conab publica comunicado para aquisição de kits de alimentos da COP30.

Conab publica comunicado para aquisição de kits de alimentos da COP30

Documento inclui itens processados da agricultura familiar destinados aos voluntários do evento em Belém.
L
Brasil atinge 1,7 milhão de trabalhadores por aplicativo em 2024

Brasil atinge 1,7 milhão de trabalhadores por aplicativo em 2024

Pesquisa do IBGE revela que o contingente cresceu 25,4% desde 2022, concentrando 58% da atividade no transporte de passageiros e com alta informalidade.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Horóscopo 2025: confira a previsão de hoje (23/1) para seu signo

Horóscopo de domingo dia 19: menos drama, mais leveza e uma pitada de sinceridade

Previsões descontraídas para cada signo, com conselhos realistas, toque de humor e aquela dose de verdade que todo mundo precisa, mas nem sempre quer ouvir.
L

TCE expõe falhas graves em hospitais de Porto Velho e cobra soluções imediatas

Mesmo com reformas e entrega de insumos, o Hospital João Paulo II ainda enfrenta superlotação, falta de profissionais, equipamentos quebrados e escassez de medicamentos.
L

Vintage Culture: Estrutura de camarote sofre danos e deixa feridos em Porto Velho

Parte do camarote cedeu durante show no estacionamento do Porto Velho Shopping, deixando pessoas feridas; chuva intensa horas antes pode ter contribuído para o incidente.
10

Vaga de emprego para Analista de Marketing e Design em Porto Velho, Salário R$ 2.413,42

A rede Ultra Popular (Modena & Silva) está contratando um Analista de Marketing e Design para integrar sua equipe criativa em Porto Velho, Rondônia.
L

Prefeitura realiza limpeza e remove entulho na Rua Rio Grande do Sul, no bairro Conceição

No sábado, (18), a equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA) removeu o entulho acumulado em quintais da rua Rio Grande do Sul, no bairro Conceição, zona Sul.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Empregada Doméstica em Porto Velho, Salário R$ 2.000,00

Residência particular em Porto Velho (RO) contrata uma empregada doméstica para atuar em tempo integral, com registro formal e benefícios.
L

Vaga de emprego para Vendedor Interno em Porto Velho, Salário R$ 1.600,00

A empresa Safe Whey, especializada em nutrição esportiva e suplementos, está contratando um Vendedor Interno para atuar em meio período na unidade localizada no bairro Nova Porto Velho.
L

Vaga de emprego para Auxiliar de Limpeza em Porto Velho, Salário R$ 1.518,00

A rede Ultra Popular (Modena & Silva) está contratando dois profissionais para atuar em serviços gerais na capital rondoniense.
L
Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Processo seletivo oferece oportunidades para níveis médio e superior, com ajuda de custo diária e possibilidade de prorrogação do Termo de Adesão.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego

Vagas contemplam diferentes níveis de escolaridade e reforçam apoio ao trabalhador da capital.
L

POLÍTICA

Lula e Trump: química azeda e Brasil manda recado firme

Após tarifas e sanções impostas pelos EUA, Lula afirma que não vai aceitar líder estrangeiro “falar grosso com o Brasil” e alfineta Donald Trump em público.
L

Ciro Gomes deve se filiar ao PSDB e disputar governo do Ceará em 2026, diz presidente da sigla

Presidente do PSDB no Ceará, Ozires Pontes, afirma que filiação será oficializada na próxima semana e que Ciro pretende retornar ao comando do estado nas eleições de 2026.
L

Lula busca aproximação com a Assembleia de Deus Madureira

Encontro com o bispo Samuel Ferreira reforça estratégia política e religiosa do governo para 2026
L
Deputado Coronel Chrisóstomo participa da aula inaugural do curso “Águas que Empoderam” em Ariquemes

Deputado Coronel Chrisóstomo participa da aula inaugural do curso “Águas que Empoderam” em Ariquemes

A capacitação é voltada a mulheres que desejam iniciar um empreendimento ou aprimorar a gestão de negócios já existentes.
L
Moraes pede explicação de Collor sobre desligamento de tornozeleira eletrônica

Moraes pede explicação de Collor sobre desligamento de tornozeleira eletrônica

Ministro Alexandre de Moraes, do STF, concede cinco dias para defesa do ex-presidente Fernando Collor justificar equipamento sem bateria durante prisão domiciliar.
L
Publicidade

POLÍCIA

Foragido de alta periculosidade de Rondônia é preso na Bolívia em operação integrada

Foragido de alta periculosidade de Rondônia é preso na Bolívia em operação integrada

O mandado foi cumprido sem resistência ou intercorrências.
12
Motociclista fica ferido em colisão entre moto e carro no bairro Lagoinha

Motociclista fica ferido em colisão entre moto e carro no bairro Lagoinha

Acidente aconteceu no cruzamento da Rua Benedito Inocêncio com a Rua Vasco da Gama.
14
Força Tática do 1º BPM prende suspeito com drogas em ponto de tráfico no bairro Embratel

Força Tática do 1º BPM prende suspeito com drogas em ponto de tráfico no bairro Embratel

O homem de 27 anos foi flagrado com pedra de crack e dinheiro durante operação no Beco da Duque de Caxias, área já conhecida pelo intenso comércio de entorpecentes.
10
Colisão entre motos deixa três homens feridos no bairro Lagoinha

Colisão entre motos deixa três homens feridos no bairro Lagoinha

A batida ocorreu no cruzamento das Ruas Atlético e Corinthians, na zona Leste de Porto Velho.
14
Força Tática do 9º prende suspeito durante assalto na BR-364 em Porto Velho

Força Tática do 9º prende suspeito durante assalto na BR-364 em Porto Velho

A prisão aconteceu na passarela em frente ao Atacadão.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: Nerivaldo Bento da Silva

Natural de Porto Velho, Nerivaldo será lembrado pelo carinho, simplicidade e amor à música, deixando saudades em familiares e amigos, com despedida na Funerária Dom Bosco e sepultamento no Cemitério Santo Antônio
L

Alexandre de Moraes defende ensino sobre gênero nas escolas e STF derruba lei de Garanhuns

STF derruba lei de Garanhuns que barrava temas de gênero nas escolas, e Moraes defende que educação não pode excluir a existência de pessoas trans, travestis e a diversidade da sociedade.
L

ESOTERISMO: Sedução, atração e mistérios da Rosa

Muito além da beleza e do perfume, a rosa é vista como símbolo de poder espiritual, usada em rituais de amor, proteção, cura e transformação por tradições místicas ao redor do mundo.
L
ASEPAF promove Festa do Dia das Crianças na Feira da Décima Avenida com Carreta Furacão

ASEPAF promove Festa do Dia das Crianças na Feira da Décima Avenida com Carreta Furacão

O evento gratuito acontece no dia 20 de outubro, a partir das 19h, e promete uma noite de alegria, música e diversão para toda a família.
L
Ford Fusion passa direto em cruzamento e derruba muro de residência na zona Leste

Ford Fusion passa direto em cruzamento e derruba muro de residência na zona Leste

Apesar da gravidade da batida, o motorista não ficou ferido, havendo apenas danos materiais.
10

Especialista em saúde pública desafia presidente do Conselho Municipal de Bellingham em disputa eleitoral

Disputa pelo Distrito 2 em Bellingham coloca frente a frente a presidente do Conselho Municipal, Hollie Huthman, e a epidemiologista Leah Wainman, que defendem propostas ligadas à habitação, saúde pública e equidade social.
L

Johnson chama protesto “No Kings” de ato “antiamericano” e “pró-Hamas”; organizadores rebatem

Após chamar a manifestação “No Kings” de ato “antiamericano” e “pró-Hamas”, o presidente da Câmara dos EUA, Mike Johnson, é alvo de críticas de democratas e organizadores, que defendem o movimento como pacífico e pró-democracia.
L
Dr. Samuel Costa assume defesa de influencer Iza Paiva e pede revogação da prisão preventiva

Dr. Samuel Costa assume defesa de influencer Iza Paiva e pede revogação da prisão preventiva

Investigada por suposta ligação com organização criminosa e atos de tortura, a influencer tem o caso acompanhado de perto pelo advogado, que defende a aplicação de medidas cautelares.
L
Mais de 260 famílias da zona Leste de Porto Velho recebem títulos definitivos após décadas de espera

Mais de 260 famílias da zona Leste de Porto Velho recebem títulos definitivos após décadas de espera

A entrega de 269 títulos reforça o compromisso da Prefeitura em garantir moradia digna, segurança jurídica e inclusão social para centenas de famílias.
L
Suspeito de tentar furtar bicicleta é espancado por populares em Porto Velho

Suspeito de tentar furtar bicicleta é espancado por populares em Porto Velho

O homem de 26 anos foi cercado e agredido por moradores após ser flagrado dentro de uma residência no bairro Agenor de Carvalho.
10
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.