QUARTA-FEIRA, 25/02/2026

Em destaque

CORONAVÍRUS: DECRETO PROÍBE FUNCIONAMENTO DE COMÉRCIO A PARTIR DESTA SEXTA-FEIRA, (20), EM ROLIM DE MOURA

Confira!

Publicado em 

A Administração Municipal, de Rolim de Moura (RO), apresentou nesta sexta-feira, (20/03), o Decreto nº 4842visando o combate a pandemia do coronavírus, o documento impõe medidas de restrição ao funcionamento das empresas e órgãos públicos no âmbito municipal rolimourenses, até o dia 05 de abril podendo ser prorrogado.

O objetivo é reduzir ao máximo a circulação de pessoas pela cidade. “São medidas amargas, mas são para o bem de todos. Queremos evitar aglomerações e assim evitarmos contaminações do vírus, que já está circulando em nossa cidade. Peço a todos que sigam as recomendações da saúde.  Lavar as mãos deixou de ser um ato de higiene para ser um ato humanitário. Uma necessidade de saúde pública”, pontuou o prefeito Luizão do Trento.

Pelo decreto ficam suspensas atividades e eventos culturais, cultos e missas de qualquer religião, cinema, academias, parques, atividades esportivas, festas, confraternizações, estabelecimentos comerciais, de qualquer natureza, inclusive bares, restaurantes, escritórios, lojas de conveniências e outros conforme decreto abaixo.

Somente poderão funcionar as seguintes empresas: clínicas médicas (humana e animal), laboratórios, farmácias, supermercados, varejistas, minimercados, mercearias e afins, padarias (exclusivamente para venda de produtos afins), açougues, peixarias, postos de combustíveis, e operações de deliveryem geral, com redução de 50% dos servidores/trabalhadores, em sistema de rodízio, devendo a empresa fornecer EPI aos trabalhadores (máscara e álcool em gel 70%).

Materiais para construção deverão funcionar no sistema delivery.

Todas as demais empresas deverão seguir conforme o decreto.

CONFIRA NA INTEGRA O DECRETO:

DECRETO Nº 4842, de 20demarçode 2020

Dispõe sobre as medidas paraenfrentamento da emergência de saúdepública de importância internacionaldecorrente do novo coronavírus, e dáoutras providências.

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE ROLIM DE MOURA, Estado de Rondônia, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 65, VI e XXIV, da Lei Orgânica do Município;

DECRETA:

Art. 1º As medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Novo Coronavírus, no âmbito do Município de Rolim de Moura, ficam definidas nos termos deste Decreto.

Art. 2º Ficam suspensos, no âmbito do Município de Rolim de Moura, até o dia 05 de abril de 2020:

I – eventos, de qualquer natureza, que exijam licença do Poder Público;

II – atividades coletivas de cinema e teatro;

III – atividades educacionais em todas as escolas, universidades e faculdades, das redes de ensino pública e privada;

IV – academias de esporte de todas as modalidades;

V – parques ecológicos, recreativos, urbanos, vivenciais e afins;

VI – atividades públicas, esportivas e atléticas em pistas de caminhadas;

VII–bailes, festas, aniversários, batizados e afins, incluindo atividade no Centro de Convivência do Idoso;

VIII – atendimento ao público galerias empresariais,feiras populares, feiras de produção rural e clubes recreativos;

a) nasgalerias empresariais fica autorizado apenas o funcionamento de laboratórios, clínicas de saúde (humana e animal), farmácias e delivery;

IX – atendimento ao público em TODAS as agências bancárias e cooperativas de crédito no Município de Rolim de Moura;

a) a proibição se estende aos bancos públicos e privados;

b) ficam excetuados os atendimentos referentes aos programas bancários destinados a aliviar as consequências econômicas do novo Coronavírus, bem como os atendimentos de pessoas com doenças graves;

X – cultos e missas de qualquer credo ou religião;

XI – estabelecimentos comerciais, de qualquer natureza, inclusive bares, restaurantes, escritórios, lojas de conveniências e afins:

a) ficam excluídos da suspensão: clínicas médicas (humana e animal), laboratórios, farmácias, supermercados, varejistas, minimercados, mercearias e afins, padarias (exclusivamente para venda de produtos afins), açougues, peixarias, postos de combustíveis, e operações de deliveryem geral;

b) as exceções descritas na alínea anterior, deverá atuar com redução de 50% dos servidores/trabalhadores, em sistema de rodízio, devendo a empresa fornecer EPI aos trabalhadores (máscara e álcool em gel 70%), bem como aumentar a frequência de higienização de superfícies, manter ventilados os ambientes de uso coletivo, e observar a distância mínima entre pessoas, de 2 (dois) metros;

c) materiais de construção poderão funcionar em operação de delivery;

XII – salões de beleza e centros estéticos;

§ 1º A suspensão das aulas na rede de ensino pública do Município de Rolim de Moura, de que trata o inciso III, deverá ser compreendida como recesso/férias escolares do mês de julho com início em 17 de março de 2020, nos termos deste Decreto;

§ 2º As unidades escolares da rede privada de ensino do Município de Rolim de Moura poderão adotar a antecipação do recesso/férias prevista neste Decreto, a critério de cada unidade;

§ 3º Os ajustes necessários para o cumprimento do calendário escolar serão estabelecidos pela Secretaria de Municipal de Educação do Município de Rolim de Moura, após o retorno das aulas.

§ 4º As vedações incluem serviço de labor interno de qualquer natureza.

Art. 4º Em todos os estabelecimentos que se mantiverem abertos, recomenda-se a distância mínima de dois metros entre todas as pessoas.

Art. 5º Ficam suspensos todos os eventos esportivos do Município de Rolim de Moura, inclusive campeonatos de qualquer modalidade esportiva.

Art. 6º Todos estabelecimentos permitidos o funcionamento, deverão atual em sistema reduzido de funcionamento, bem como carecerão de disponibilizar dispensadores com álcool 70% (setenta por cento), gel antisséptico, em locais visíveis e fácil acesso, a todos os clientes e funcionários, e ainda ter avisos expostos com orientações sobre a importância da higienização adequada das mãos no combate à disseminação de doenças.

Parágrafo único: essa medida, aplica-se aos frigoríficos, os quais, deverão funcionar em turno reduzido, com mão de obra reduzida, bem como a alimentação dos trabalhadores deverá ser feita em escala alternada, com número reduzido de pessoas, respeitando distância mínima de 2 (dois) metros entre as mesas.

Art. 7º Considerar-se-á abuso do poder econômico a elevação de preços, sem justa causa, com o objetivo de aumentar arbitrariamente os preços dos insumos e serviços relacionados ao enfrentamento do COVID-19, na forma do inciso III do art. 36 da Lei Federal n° 12.529, de 30 de novembro de 2011, e do inciso II, do art. 2° do Decreto Federal n° 52.025, de 20 de maio de 1963, sujeitando-se às penalidades previstas em ambos os normativos.

Art. 8º As pessoas físicas e jurídicas deverão sujeitar-se ao cumprimento das medidas previstas neste Decreto, e o seu descumprimento acarretará responsabilização, nos termos previstos em lei.

Parágrafo único. A fiscalização das disposições deste decreto será exercida pela Fiscalização de Posturas, em conjunto com a fiscalização sanitária, bem como com os demais órgãos de fiscalização e forças policiais do Governo, por meio da aplicação de suas legislações específicas.

Art. 9º Fica suspenso o atendimento em todas as creches do Município de Rolim de Moura.

Art. 10. As medidas previstas neste Decreto poderão ser reavaliadas a qualquer momento, mesmo antes do prazo estipulado no art. 2º.

Art. 11. Fica vedado às distribuidoras e abastecimento de água e energia elétrica, águas e saneamento, pelo período de 60 (sessenta dias), suspender o fornecimento dos serviços, mesmo que por inadimplência, visto a situação atípica que estamos enfrentando de praticamente calamidade pública, em virtude do mutuo de toda humanidade de combate e prevenção a pandemia do COVID-19.

Art.12.A Secretaria Municipal de Saúde, divulgará a população os cuidados necessários, em relação ao COVID-19.

Art. 13. É obrigatório o compartilhamento entre órgãos e entidades da administração pública de dados essenciais à identificação de pessoas infectadas ou com suspeita de infecção pelo Coronavírus, com a finalidade exclusiva de evitar a sua propagação.

Art. 14. No âmbito da administração pública, com exceção das Secretárias de Saúde, Obras e Serviços Públicos e Agricultura, o expediente será interno, se necessário, com redução de 50% do efetivo de cada pasta, cabendo ao Secretário da pasta, adotar medidas que entender pertinente.

Parágrafo único. Poderá ainda, o gestor de cada pasta, para fins de compensação, conceder férias, antecipação de férias ou flexibilização da jornada.

Art. 15. Com exceção da Secretaria Municipal de Saúde, será dispensado pelo prazo deste Decreto, os servidores com idade acima de 60 (sessenta) anos, e servidores em período de gestação.

Art. 16. Havendo necessidade, fica autorizado, a convocação de servidores que estejam no gozo de férias, licenças ou em regime de cedência, ao retorno de suas atividades, na Secretaria Municipal de Saúde – SEMUSA.

Art. 17. Durante o período de vigência deste Decreto, fica suspenso o registro de ponto eletrônico, devendo o gestor da pasta adotar outras medidas de controle de frequência dos servidores públicos.

Art. 18. O descumprimento das medidas tratadas neste Decreto acarretará nas sanções impostas do Art. 268 do Código Penal Brasileiro.

Art. 19. O presente Decreto entra em vigor na data de publicação com efeitos a partir das 19h (dezenove horas) do dia 20 de março de 2020.

Rolim de Moura/RO, em 20 de março de 2020.

LUIZ ADEMIR SCHOCK

Prefeito do Município de Rolim de Moura

ERIVELTON KLOOS

Procurador-Geral do Município

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Resultado final do concurso da Conab é divulgado nesta terça-feira

Conab lança plataforma para certificar café brasileiro como livre de desmatamento

Ferramenta pública, gratuita e desenvolvida em parceria com a UFMG garante rastreabilidade, atende às exigências da União Europeia e fortalece a competitividade do café nacional no mercado internacional.
L
Conab divulga produtos com desconto no Pronaf em fevereiro

Conab divulga novo boletim sobre preços de frutas e hortaliças

Estudo analisa comportamento do mercado nas principais Ceasas do país em janeiro; transmissão ao vivo ocorre nesta quarta-feira pelo YouTube.
L
Registrato do Banco Central atinge marca de 100 milhões de relatórios

Registrato do Banco Central atinge marca de 100 milhões de relatórios

Ferramenta gratuita permite monitorar contas, chaves Pix e empréstimos; serviço se consolidou como principal canal para prevenção de fraudes financeiras.
L
Arrecadação federal bate recorde e soma R$ 325,7 bilhões em janeiro

Arrecadação federal bate recorde e soma R$ 325,7 bilhões em janeiro

Alta real de 3,56% é a maior da série histórica para o mês; desempenho foi impulsionado por jogos online e tributação de operações financeiras.
L
Caixa paga Bolsa Família para beneficiários com NIS final 7 nesta terça

Caixa paga Bolsa Família para beneficiários com NIS final 7 nesta terça

Com os novos adicionais, o valor médio do repasse subiu para R$ 690,01; programa atende mais de 18 milhões de famílias em fevereiro.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Única Talks: Isaías Fonseca Moraes e a proteção à infância, juventude e pessoa idosa

O desembargador Isaías Fonseca Moraes fala no Única Talks sobre a atuação do TJRO na proteção da infância, juventude e pessoa idosa, com foco em políticas públicas e impacto social.
L
Mutirão do Implanon: prefeito Léo Moraes promove ação para 1.700 mulheres de Porto Velho

Mutirão do Implanon: prefeito Léo Moraes promove ação para 1.700 mulheres de Porto Velho

Além das 1.700 mulheres que serão beneficiadas, o prefeito anunciou que novas unidades do implante foram solicitadas ao Ministério da Suade, devido a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM).
L
Candidatos pré-selecionados têm até as 23h59 para completar cadastro no Fies

Candidatos pré-selecionados têm até as 23h59 para completar cadastro no Fies

Estudantes devem acessar o portal FiesSeleção nesta terça-feira para garantir a vaga; etapa é obrigatória para a contratação do financiamento estudantil.
L
Agenda News: Daiana Trentin fala sobre Nutrição com alma, escuta e acolhimento

Agenda News: Daiana Trentin fala sobre Nutrição com alma, escuta e acolhimento

A nutricionista apresenta o método ÂMMA, que une alimentação, movimento e acolhimento, e explica como transformar a relação com a comida de forma leve, possível e sem regras rígidas
L
Butantan antecipa entrega de 1,3 milhão de vacinas contra dengue

Butantan antecipa entrega de 1,3 milhão de vacinas contra dengue

Instituto enviará 2,6 milhões de doses ao SUS ainda no primeiro semestre; imunizante de dose única e nacional tem eficácia de 100% contra hospitalizações.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Primeira convocação do certame registra 91% de adesão; governo prepara segunda chamada para preencher postos remanescentes já na próxima sexta-feira.
L
Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia somam 2.333 vagas nesta semana, com oportunidades para engenheiro civil, jovem aprendiz e cargos de liderança em vários municípios.
L
IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

Candidatos a agente e supervisor podem consultar endereço no site da FGV; exames ocorrem neste domingo em dois turnos diferentes.
L
Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Candidatos aprovados na segunda edição do “Enem dos Concursos” devem realizar o procedimento até às 23h59; manifestação é obrigatória para garantir a posse.
L
Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dados do IBGE revelam que o Brasil fechou 2025 com taxa de 5,6%, impulsionado pelo dinamismo do mercado de trabalho e pelo aumento do rendimento real.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra. Taíssa anuncia emendas para Cabixi

Dra. Taíssa anuncia emendas para Cabixi

Investimentos incluem 18 motocicletas para agentes de saúde, trator para produtores rurais e caminhão caçamba para infraestrutura.
L
Emenda de Dra. Taíssa leva Regional Norte de Motocross a Guajará-Mirim

Emenda de Dra. Taíssa leva Regional Norte de Motocross a Guajará-Mirim

Etapa acontece nos dias 28 de fevereiro e 1º de março e deve movimentar hotéis, ambulantes e comércio local
L
Pedro Geovar garante limpeza de rua tomada pelo mato que colocava crianças em risco

Pedro Geovar garante limpeza de rua tomada pelo mato que colocava crianças em risco

Solicitação do vereador Pedro Geovar é atendida e serviços da Seinfra reforçam segurança no bairro Nacional.
L
Moraes notifica Eduardo Bolsonaro sobre abertura de ação penal no STF

Moraes notifica Eduardo Bolsonaro sobre abertura de ação penal no STF

Ex-deputado federal, que reside nos Estados Unidos, tem prazo de 15 dias para apresentar defesa; processo envolve acusações de coação no curso do processo.
L
Após solicitação de Pedro Fernandes, BR-421 começa a receber manutenção

Após solicitação de Pedro Fernandes, BR-421 começa a receber manutenção

Condições da rodovia causavam riscos à população e prejuízos ao escoamento da produção.
L
Publicidade

POLÍCIA

BPTAR prende dupla com pistola 9mm

BPTAR prende dupla com pistola 9mm

Suspeitos foram abordados no bairro Flodoaldo Pontes Pinto
10
Motociclista bate contra poste em grave acidente na zona leste de Porto Velho

Motociclista bate contra poste em grave acidente na zona leste de Porto Velho

Colisão ocorreu na Rua Daniela, no bairro Cuniã; câmeras de segurança flagraram o momento em que um dos pilotos tentou realizar conversão sem sinalizar.
12
PRF em Rondônia encerra a terceira e última fase da operação RODOVIDA

PRF em Rondônia encerra a terceira e última fase da operação RODOVIDA

Iniciou-se ontem (23) a Operação Nacional de Segurança Viária, que se estenderá até novembro.
10
PF e IBAMA deflagram operação contra crimes ambientais em terra indígena

PF e IBAMA deflagram operação contra crimes ambientais em terra indígena

A operação ainda contou com o apoio da Funai e duas prisões foram efetuadas.
10
PF combate venda de óleo diesel para garimpos na Terra Indígena Sararé

PF combate venda de óleo diesel para garimpos na Terra Indígena Sararé

Organização criminosa comercializou mais de 4 milhões de litros de combustível em 21 meses; operação em Mato Grosso cumpriu mandados de prisão e apreensão.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Porto Velho instala gabinete em Brasília

Prefeitura de Porto Velho instala gabinete em Brasília

Representação institucional fortalece articulação com Congresso e ministérios, amplia captação de recursos e agiliza projetos federais.
L
Itamaraty alerta para falsas propostas de emprego no Sudeste Asiático

Itamaraty alerta para falsas propostas de emprego no Sudeste Asiático

Cartilha detalha táticas de recrutamento para exploração laboral em países como Mianmar e Camboja; brasileiros são forçados a praticar crimes virtuais.
L
Prefeitura de Jaru promove treinamento de proteção contra incêndios para servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura

Prefeitura de Jaru promove treinamento de proteção contra incêndios para servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura

A capacitação foi ministrada pelo instrutor Victor Hugo, da empresa BirsSeg, responsável pela assessoria técnica em segurança do trabalho junto ao município.
L
Mercado de Trabalho: SENAI-RO e Energisa certificam nova turma do Programa Jovem Aprendiz

Mercado de Trabalho: SENAI-RO e Energisa certificam nova turma do Programa Jovem Aprendiz

A solenidade de entrega dos certificados foi realizada no auditório da sede da Energisa, em Porto Velho, reunindo formandos, familiares, instrutores e representantes das instituições.
L
Saiba como ajudar vítimas das chuvas em Minas Gerais e evitar golpes

Saiba como ajudar vítimas das chuvas em Minas Gerais e evitar golpes

Governo alerta para chaves PIX falsas e orienta que doações financeiras sejam feitas apenas por canais oficiais; Hemominas faz apelo por doadores de sangue.
L
Chuvas em Minas Gerais deixam 24 mortos e 47 desaparecidos

Chuvas em Minas Gerais deixam 24 mortos e 47 desaparecidos

Temporal na Zona da Mata atinge Juiz de Fora e Ubá com volume de chuva esperado para um mês; governo libera R$ 46 milhões para ações emergenciais.
L

Requerimento de Licença Ambiental (LI, LO): SORVETES NATIVUS LTDA – ME

Licença Ambiental de Instalação e Operação.
L
RECAM 2026 abre chance para regularizar infrações ambientais em Rondônia

RECAM 2026 abre chance para regularizar infrações ambientais em Rondônia

Programa oferece descontos de até 95% em multas e juros para produtores rurais; adesão deve ser feita de forma eletrônica pelo portal da Sedam.
L

Pânico 7 estreia no Cine Araújo de Porto Velho nesta sexta-feira

O sétimo capítulo da franquia chega aos cinemas com o retorno de Neve Campbell como Sidney Prescott e um novo Ghostface que coloca a família da protagonista no centro do perigo.
L
Justiça Eleitoral de Jaru realizará ação de emissão de títulos no próximo sábado e domingo

Justiça Eleitoral de Jaru realizará ação de emissão de títulos no próximo sábado e domingo

Atendimento faz parte do programa Rondônia Cidadã e conta com diversos serviços gratuitos ao público.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.