SEGUNDA-FEIRA, 04/08/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

BIOJOIAS PRODUZIDAS POR PACIENTES DE HANSENÍASE EM PORTO VELHO SERÃO VENDIDAS ATÉ NA FRANÇA

Encomendas de produtos dos artesãos rondonienses já podem ser feitas pelo Instagram.

Publicado em 

BIOJOIAS PRODUZIDAS POR PACIENTES DE HANSENÍASE EM PORTO VELHO SERÃO VENDIDAS ATÉ NA FRANÇA - News Rondônia

A cerca de dez quilômetros do centro de Porto Velho, numa casa simples do bairro Planalto, um grupo de pessoas acometidas por hanseníase já desperta o interesse de clientela brasileira e estrangeira para a compra de biojoias.

BIOJOIAS PRODUZIDAS POR PACIENTES DE HANSENÍASE EM PORTO VELHO SERÃO VENDIDAS ATÉ NA FRANÇA - News Rondônia

Também conhecida por ecojoia, a confecção de brincos, colares e pulseiras a partir de sementes, garrafas com adornos de palha e outros objetos ganha espaço com apoio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), que ensina ao grupo modelos e métodos para esse trabalho.

O ânimo é tanto que eles já dispõem da própria logomarca: Art’s BioHans. No momento, a parceria entre a Agevisa e a NHR Brasil capacita essas pessoas a trabalhar com cocos babaçu, fibras de bananeira, buriti, tucum e sizal, ouriço de castanha e tucumã.

Encomendas de produtos dos artesãos rondonienses já podem ser feitas pelo Instagram.

A NBR Brasil é uma entidade sem fins lucrativos de Direito Privado com sede em Amsterdã, Holanda, cujo objetivo é permitir aos estados cuidar melhor de pacientes hansenianos. Suas parcerias no Brasil vêm desde 1990.

“Isto se traduz em trabalho e renda”, comenta o economista da Agevisa e assessor de gabinete Eliseu Lira. No atual período são quase 30 os artesãos de bombons e de biojoias. Brevemente eles estarão associados a uma cooperativa.

“As pessoas se sentem úteis e partícipes do mercado, não se sentindo apenas dependentes dos benefícios de políticas públicas”, assinala Lira.

Mencionando os 14 milhões de desempregados no País, Lira acredita que portadores de hanseníase “têm alguma vantagem para conquistar espaço no mercado de trabalho”, pois são cuidados por diversas instituições. “É nesse aspecto que eles podem realizar seus sonhos, já que os seus produtos contêm a narrativa de resgate, de recuperação de doença estigmatizada, sobretudo de comunidade”.

BIOJOIAS PRODUZIDAS POR PACIENTES DE HANSENÍASE EM PORTO VELHO SERÃO VENDIDAS ATÉ NA FRANÇA - News Rondônia

Kennedy Meira ouve explicações de Eliseu Lira

O acabamento fino do produto lixado à mão, não comporta nem verniz. “Tudo é 100% natural, com design, corte, lapidação e marchetaria produzidos pelas mãos deles”, explica a artesã Cristiane Oliveira, coordenadora da oficina e pioneira no bairro.

“Outro dia, numa exposição no TRE, um visitante adquiriu dois colares; pessoas que não usam fios industrializados é que dão preferência ao produto sustentável”, diz.

Kennedy Meira, representante do economista e empresário Petterson Molina Vale, acompanha o trabalho atentamente.

Petterson, especializado na inter-relação entre políticas agrícolas e ambientais, encomendou 30 peças para escolha. Elas se multiplicarão depois para atender ao mercado francês.

Durante uma década, Petterson pesquisou artesanato em Universidades pelo mundo, e atualmente mapeia as tendências para uso de tecnologia de ponta. Ele próprio gosta de viajar a campo e não será surpresa se amanhã ou depois aparecer nesse bairro periférico de Porto Velho, “para aprender com as pessoas”, conforme ele próprio costuma dizer.

Em 2015, Petterson recebeu o Certificado de Pós-Graduação em Ensino Superior da London Schoolof Economics and Political Science, e também fui co-autor do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas.

Pirogravuras em ouriços de castanha acrescentam detalhes às peças simetricamente prensadas. Trata-se da gravação feita em madeira ou metal com uma ponta metálica incandescente.

“Após a colheita do cacho de banana, já se pode retirar a fibra para obter esta bonita renda, e também a seda e o linho. Para modelar, usamos água”, diz Cristiane Oliveira.

DIVERSIDADE

Na concepção da oficina, a fabricação de embalagens inteira a cadeia de consciência ambiental. Desta maneira, saem caixinhas revestidas com fibra e saquinhos ecológicos de papel-madeira, produtos entregues aos armarinhos nas cidades.

“Com o dinheiro da venda, as famílias pagam o gás de cozinha e o alimento, mas a perspectiva da cooperativa abra mais horizontes”, informa Cristina.

Das peças mais recentes, a oficina ensina a fabricação da quenga de coco limpa e higienizada, que serve para guardar parafina, para uso alternativo à taça de sorvete, ou, simplesmente, porta objetos e pequeno vaso de plantas.

BIOJOIAS PRODUZIDAS POR PACIENTES DE HANSENÍASE EM PORTO VELHO SERÃO VENDIDAS ATÉ NA FRANÇA - News Rondônia

Vera Lúcia enfeita garrafas com renda

A próxima oficina trabalhará a textura dos produtos. Segundo ela, o grupo aprende com facilidade.

GARRAFAS RENDADAS

Fixando a renda na garrafa, Vera Lúcia Tossini Vilela, 59, mostra o balcão repleto de folhas de embaúba, com as quais completará o enfeite. “Nada de tinta, as pessoas apreciam o mais natural possível”, disse.

Percebeu isso com clientes da Bahia e do Rio de Janeiro. Uma amiga quis levar seus produtos à Nova Zelândia.

Essa valorização tem motivado Vera Lúcia a adiar a cirurgia no braço esquerdo. “Eu pedi: doutor: põe isso mais pra frente, porque eu tenho criação e asa pra voar”.

FAMÍLIA ABRAÇA A CAUSA

Evanilda (d) é sócia do marido na linha C-25 em Monte Negro

Evanilda Ribeiro da Costa Moreno, 54 anos, associou-se ao marido Edno Carlos Moreno, 53, na linha C25, a oito quilômetros da cidade de Monte Negro, na região do Jamari, montando a própria estrutura de produção e venda de artesanato.  “Trabalhamos todos na garagem de casa, na chácara”, ela conta.

A família se envolveu no negócio com alegria: a filha Viviane, os netos Adson e Evelyn, e o genro Marcos Antônio. Todos naquela linha conhecida: “Enquanto um descansa, carrega pedra”. Nesse caso, eles carregam sementes, palhas e folhas.

Assentados inicialmente na linha 204, no distrito de Rondominas, protagonizam longa migração rumo a Rondônia.

“Eu mesmo saí de Bugre (MG) para Nova Cantu (PR), morei ainda em Curitiba, depois vim pra região de Ji-Paraná, Ariquemes, e mais tarde Monte Negro.

DO BOMBOM AO ARTESANATO

Integrante do grupo de gastronomia, que vem crescendo a cada dia, Maria da Silva Lima, 67, amazonense de Lábrea e moradora no bairro Cohab Floresta, se sente feliz em participar agora de um novo aprendizado. Quer se tornar artesã, carregando como troféu o êxito de sua produção de bombons de cupuaçu, castanha e de coco que vende pontualmente nas Faculdades de Porto Velho, na Policlínica Oswaldo Cruz, e na Associação de Assistência Médica de Rondônia.

“Eu também faço pão de mandioca e suco verde”, anuncia.

BIOJOIAS PRODUZIDAS POR PACIENTES DE HANSENÍASE EM PORTO VELHO SERÃO VENDIDAS ATÉ NA FRANÇA - News Rondônia

Maria vende bombons, agora aprende a fazer biojoias

Todos ouvem o relato do seu cotidiano por ruas e bairros da Capital, onde embarca até em seis ônibus para percorrer diariamente os pontos de venda.

“Domingo eu entreguei 150 bombons e três potes de geleia de cupuaçu para um comprador de Londrina (PR); três semanas atrás, forneci duzentos bombons para um homem de São Paulo”, conta.

DOENÇA TEM CURA

Hanseníase é considerada a enfermidade mais antiga da humanidade, mas tem cura. Essa doença tropical negligenciada ainda representa um problema de saúde pública no Brasil. Infectocontagiosa, de evolução crônica, ela se manifesta principalmente por meio de lesões na pele e sintomas neurológicos, entre os quais, dormências e diminuição de força nas mãos e nos pés. É transmitida por um bacilo por meio do contato próximo e prolongado entre as pessoas.

Seu diagnóstico, tratamento e cura dependem de exames clínicos minuciosos e, principalmente, da capacitação do médico. No entanto, fica o alerta: quando descoberta e tratada tardiamente, a hanseníase pode trazer deformidades e incapacidades físicas.

Em 2018 ocorreram em Rondônia 691 novos casos de hanseníase; em 2017 foram 517. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) esses números estão acima da média por habitantes. De acordo com a Agevisa, uma doença sob controle tem em média até dez casos a cada 100 mil habitantes. Pelos dados de 2018, Rondônia teve mais de 38 casos a cada 100 mil habitantes, quase três vezes mais do que a OMS preconiza. Assim, o estado ocupa a 6° posição em casos de hanseníase no Brasil. Na frente estão Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Piauí e Pará.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Spotify aumentará os preços das assinaturas no Brasil

Spotify aumentará os preços das assinaturas no Brasil

Plano Individual terá reajuste de 9,1%, passando para R$ 23,90 mensais; demais planos também sofrerão mudanças a partir de setembro.
L
Camex aprova consulta à OMC contra tarifaço dos EUA

Camex aprova consulta à OMC contra tarifaço dos EUA

O Conselho de Ministros da Câmara de Comércio Exterior aprovou o início de uma consulta na OMC para contestar as novas tarifas de 50% impostas por Donald Trump.
L
China autoriza 183 empresas brasileiras a exportar Café

China autoriza 183 empresas brasileiras a exportar Café

A medida foi anunciada no mesmo dia em que os Estados Unidos oficializaram uma taxação de 50% sobre o produto brasileiro.
L
Vendas de carros 1.0 aumentam 11,35% em julho

Vendas de carros 1.0 aumentam 11,35% em julho

O aumento nas vendas foi atribuído ao Programa Carro Sustentável, que oferece incentivos fiscais para modelos 1.0.
L
Pix no Exterior ganha força entre brasileiros

Pix no Exterior ganha força entre brasileiros

Brasileiros impulsionam o uso do Pix em países como Paraguai, Argentina e Estados Unidos.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Prisão domiciliar para Jair Bolsonaro é decretada por Moraes

Prisão domiciliar para Jair Bolsonaro é decretada por Moraes

Ministro do STF impõe tornozeleira eletrônica e proíbe visitas após ex-presidente descumprir restrições de redes sociais através de aliados.
L
Prefeitura de Porto Velho realiza Feirão do Emprego com mais de mil vagas e lança site para facilitar cadastros

Prefeitura de Porto Velho realiza Feirão do Emprego com mais de mil vagas e lança site para facilitar cadastros

Feirão do Emprego acontece dia 11 de agosto com mais de mil vagas; site agiliza seleção e atendimento aos candidatos em Porto Velho
L
Agenda News: Go Coffee lança bebidas inspiradas no bolo Floresta Negra com chocolate, chantilly e cereja em versões quente e gelada

Agenda News: Go Coffee lança bebidas inspiradas no bolo Floresta Negra com chocolate, chantilly e cereja em versões quente e gelada

A marca aposta em sabores intensos e edição limitada para conquistar os fãs de bebidas criativas. Conheça o Frappe Secreto e o Chocolate Quente Floresta Negra.
L
Sérgio Dias é finalista do “Prêmio 100+Admirados Jornalistas Brasileiros”

Sérgio Dias é finalista do “Prêmio 100+Admirados Jornalistas Brasileiros”

Reconhecimento nacional destaca atuação no jornalismo automotivo e presença em veículos nas cinco regiões do País.
L

Ponto & Contraponto | Entrevista Sílvia Cristina – Deputada Federal

Nascida em Linhares (ES), em 15 de janeiro de 1974, Sílvia Cristina fez história ao se tornar a primeira mulher negra a representar o Estado de Rondônia na Câmara dos Deputados, eleita em 2018. Antes disso, atuou como vereadora em Ji-Paraná, destacando-se na defesa de pautas sociais e educacionais.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Brasil registra 166,6 mil novos empregos formais em junho

Brasil registra 166,6 mil novos empregos formais em junho

Abertura de postos de trabalho em junho de 2025 é menor que a do ano anterior, com destaque para os setores de serviços e comércio.
L

Vaga para Agente Funerário em Porto Velho – Envie seu currículo

Oportunidade aberta para Agente Funerário em Porto Velho. Salário fixo, prêmios variáveis e benefícios. Confira os requisitos e candidate-se.
L

Funerária São Cristóvão está contratando Auxiliar Administrativo

A Funerária São Cristóvão está contratando Auxiliar Administrativo em Porto Velho. Salário fixo, comissões e oportunidade de crescimento.
L
Menor taxa de desemprego da história é impulsionada por vagas na Educação

Menor taxa de desemprego da história é impulsionada por vagas na Educação

O Brasil registrou a menor taxa de desemprego desde 2012, alcançando 5,8% no segundo trimestre de 2025, com destaque para a criação de postos de trabalho em educação.
L
CNU 2025 registra mais de 250 mil inscrições em cotas

CNU 2025 registra mais de 250 mil inscrições em cotas

A segunda edição do CNU 2025 teve mais de 250 mil inscrições em cotas para pessoas negras, indígenas, quilombolas e com deficiência, aplicando a nova Lei de Cotas.
L

POLÍTICA

Léo Moraes e Lula garantem mais de R$ 32 milhões para a saúde de Porto Velho

Léo Moraes e Lula garantem mais de R$ 32 milhões para a saúde de Porto Velho

A parceria entre a Prefeitura de Porto Velho e o Governo Federal, por meio do Novo PAC, garante um investimento de mais de R$ 32 milhões para a saúde na capital.
L

Prefeitura de Jaru asfalta ruas Tom Jobim e Alberto Santos Dumont no Jardim Novo Estado

Obra integra pacote de 15 km de pavimentação viabilizados com emenda de Lúcio Mosquini e contrapartida municipal
L

Sílvia Cristina entrega R$ 100 mil para Comunidade Terapêutica Cordatus em Guajará-Mirim

Deputada federal destina emenda para apoiar entidade que atua na recuperação de dependentes químicos
L
Dra. Taíssa prestigia 13º Churrascão da Padroeira em União Bandeirantes e reforça apoio à cultura local

Dra. Taíssa prestigia 13º Churrascão da Padroeira em União Bandeirantes e reforça apoio à cultura local

Deputada participou do tradicional evento religioso em União Bandeirantes, destacou a importância da fé e ouviu demandas da comunidade local
L
Dra. Taíssa participa da 36ª Expoagro em Rolim de Moura e reforça apoio ao agronegócio rondoniense

Dra. Taíssa participa da 36ª Expoagro em Rolim de Moura e reforça apoio ao agronegócio rondoniense

Deputada destaca investimento no setor rural durante visita à 36ª Expoagro, reafirmando compromisso com o agronegócio rondoniense e a agricultura familia
L
Publicidade

POLÍCIA

Seguranças são rendidos e bandidos fogem com R$52 mil reais de rede de farmácias

A dupla pegou a bolsa com o malote e fugiu levando R$52 mil reais.
12
Jovem cai de telhado na zona Leste de Porto Velho e é internado em estado gravíssimo

Jovem cai de telhado na zona Leste de Porto Velho e é internado em estado gravíssimo

Acidente ocorreu enquanto o jovem fazia reparos
14
Homem é atacado com facão em Candeias do Jamari

Homem é atacado com facão em Candeias do Jamari

Vítima foi ferida gravemente na cabeça e levada ao hospital; três suspeitos fugiram e não foram localizados.
16
Jeep capota em grave acidente e motorista idoso fica ferido no centro

Jeep capota em grave acidente e motorista idoso fica ferido no centro

Testemunhas contaram que o carro modelo Voyage teria avançado a preferencial e atingido o Jeep conduzido pelo idoso, que capotou duas vezes e parou na posição normal.
12
Carro é destruído por incêndio após acidente com capotamento na Estrada da Penal

Carro é destruído por incêndio após acidente com capotamento na Estrada da Penal

O condutor teria passado direto na curva, depois capotou várias vezes em meio a vegetação e posteriormente pegou fogo, felizmente, o condutor saiu ileso, mas não ficou no local.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Povo Cinta Larga sofre com impactos do garimpo enquanto aguarda escuta inédita no STF

Mineração ilegal e violência ameaçam a Terra Indígena Roosevelt; escuta coletiva será realizada pelo STF diretamente nas aldeias Cinta Larga.
L

Justiça condena empresa de ônibus a indenizar passageira por queda dentro do veículo

Mulher sofreu lesão no fígado e ficou 10 dias afastada do trabalho; TJMG manteve sentença de R$ 10 mil em danos morais
L
Rondônia registra mais de 8 mil inscrições no CPNU 2

Rondônia registra mais de 8 mil inscrições no CPNU 2

Rondônia teve 8.051 inscrições no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2), com 61% de participação feminina.
L

Prefeitura de Jaru realiza capacitação sobre Escuta Especializada para profissionais da educação

Formação promovida pela Semdes fortalece rede de proteção e capacita educadores no enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes
L
Marsupial brilhante é flagrado pela primeira vez em floresta na Tasmânia

Marsupial brilhante é flagrado pela primeira vez em floresta na Tasmânia

Um fotógrafo australiano registrou a primeira evidência de biofluorescência em um marsupial em seu habitat natural, na Tasmânia.
L
EUA exigirão caução de até US$ 15 mil para alguns vistos

EUA exigirão caução de até US$ 15 mil para alguns vistos

Novo programa piloto do governo americano, com início previsto para 20 de agosto, visa combater a permanência ilegal no país por visitantes de turismo e negócios.
L
Cientistas encontram estrela-do-mar com 'bumbum' na Argentina

Cientistas encontram estrela-do-mar com ‘bumbum’ na Argentina

Descoberta inusitada aconteceu a mais de mil metros de profundidade no cânion submarino de Mar del Plata durante expedição científica.
L
Brasil supera 1,2 milhão de empregos formais nos seis primeiros meses de 2025

Brasil supera 1,2 milhão de empregos formais nos seis primeiros meses de 2025

O Brasil criou 1.222.591 vagas formais no primeiro semestre de 2025, um saldo positivo nos cinco setores da economia avaliados e em 26 das 27 unidades da Federação.
L
Prefeitura realiza pintura, limpeza e instala ar-condicionado na Escola Maria Izaura, no bairro Costa e Silva

Prefeitura realiza pintura, limpeza e instala ar-condicionado na Escola Maria Izaura, no bairro Costa e Silva

Manutenção na Escola Maria Izaura inclui instalação de 11 centrais de ar-condicionado; ações visam melhorar ambiente para alunos e servidores
L

Geofísica é usada pelo SGB para localizar poços em aldeias indígenas de Rondônia

Levantamentos identificam áreas com potencial hídrico e devem beneficiar 45 comunidades nos próximos três anos
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.