Minidocumentário sobre Alice Serrath é exibido a estudantes em Vilhena
O filme "Raízes de Pimenteiras: A Jornada de Alice Paes Serrath" emocionou estudantes em Vilhena ao resgatar a história de uma das pioneiras do município e reforçar a identidade cultural local.
Por Assessoria - 50
Publicado em
fotos: Assessoria
Compartilhe esta notícia:
Nos siga no Google News
O minidocumentário “Raízes de Pimenteiras: A Jornada de Alice Paes Serrath” foi exibido no dia 28 de outubro para alunos da Escola Estadual Deputado Genival Nunes da Costa, em Vilhena, Rondônia. A produção resgata a trajetória de uma das pioneiras de Pimenteiras do Oeste.
Após a exibição, houve uma roda de conversa conduzida por um sociólogo. O encontro abordou o papel dos pioneiros na formação da região e a relevância das obras audiovisuais para a cultura local.
Legado de uma Matriarca
A produção presta homenagem a Alice Paes Serrath, matriarca da família Serrath, falecida em 2024 aos 85 anos. O filme reconstrói memórias por meio de depoimentos, destacando o legado de fé, união e a contribuição decisiva de Alice para o desenvolvimento de Pimenteiras do Oeste.
fotos: Assessoria
Coordenado pela agente cultural e fotógrafa Milca Kuipers, o projeto já foi exibido em Vilhena e na própria Pimenteiras do Oeste.
“Foi emocionante ver a população assistindo ao documentário e se emocionando também. Agradeço a todos que contribuíram para a produção dessa obra que retrata a vida de uma pioneira de Rondônia“, afirmou Milca.
Contribuição Comunitária
Alice Paes Serrath teve um papel fundamental na construção da comunidade. Ao lado da família, foi uma das primeiras moradoras da região. Ela participou ativamente da organização social e religiosa do município.
Aposentada como servidora pública estadual, Alice atuava na Igreja Católica. Ela marcou gerações com seu carisma e generosidade, cultivando fortes laços familiares. Foi mãe de 12 filhos, avó de 28 netos e bisavó de 29 bisnetos.
“Este trabalho mantém viva a história de dona Alice e inspira as novas gerações a valorizar suas raízes e a importância da família na construção da cidade“, destaca a equipe responsável pelo projeto.
fotos: Assessoria
O minidocumentário foi contemplado no Edital Nº 1/2024/SEJUCEL-SIEC – Lei Paulo Gustavo. A obra tem classificação livre e é acessível com interpretação em Libras. “Raízes de Pimenteiras” reforça a importância de valorizar as histórias, contribuições e o papel dos pioneiros na formação das comunidades do estado de Rondônia.
A Locomotiva 18 ganha iluminação especial de Natal na Madeira-Mamoré, reunindo famílias e reforçando a preservação da memória histórica de Porto Velho.
Ato contra o feminicídio mobilizou servidores e a população na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), destacando 10.327 ocorrências de violência contra a mulher registradas no estado em 2025.
Advogado afirmou no STF que o coronel do Exército, ex-assessor de Bolsonaro, tinha apenas funções administrativas e baseava informações em fontes abertas, sem atuar como espião.
Ministro do STF considerou a solicitação de defesas dos réus da trama golpista “absurda”, mantendo o julgamento na Primeira Turma do Supremo em Brasília.
Nova regra retira obrigatoriedade de autoescola, disponibiliza curso teórico gratuito e reduz exigência de aulas práticas para baratear e facilitar a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
Ministro do STF expediu mandado de soltura para Rodrigo Bacellar após ser notificado sobre a votação da Assembleia Legislativa do Rio, mas o deputado permanecerá afastado da presidência.
Advogado do ex-secretário-executivo da Presidência negou no STF que o documento “Punhal Verde e Amarelo”, com plano de sequestro ou homicídio de autoridades, tenha existido de fato.
Presidente Hugo Motta levará processos ao Plenário a partir desta quarta-feira, desconsiderando decisões do STF que determinavam a perda imediata de Zambelli e Ramagem, e encaminhará caso de Eduardo Bolsonaro à Mesa.
Deputado Lindbergh Farias acusa o presidente da Câmara, Hugo Motta, de pautar o PL 2162/23 para beneficiar Jair Bolsonaro e militares condenados na trama golpista.
Advogado Eugênio Aragão negou no STF que a ex-diretora de Inteligência do Ministério da Justiça tenha participado do complô, alegando que o levantamento de dados era para combater o crime organizado.
Eduardo A. P. se entregou nesta terça-feira (9) em Porto Velho, no Departamento de Homicídios, sendo o principal suspeito de assassinar a tiros Evandro Eliandro Barboza, crime ocorrido na madrugada de domingo (7) no bairro Cuniã.
A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira (9) em Porto Velho, Rondônia, um foragido condenado a mais de 11 anos de prisão pelo Tribunal de Justiça do Paraná pelo crime de estupro de vulnerável.
Colisão frontal entre caminhonete e caminhão boiadeiro na manhã desta terça-feira (9), a cerca de 50 km de Pimenta Bueno, resulta na morte do condutor da caminhonete, em Rondônia.
A despedida de um avô amoroso, marido fiel e pai presente, cuja história foi marcada por simplicidade, afeto, ensinamentos silenciosos e amor pela vida.
O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO) concedeu habeas corpus a José Augusto Diogo Leite (Guga) nesta terça-feira (09/12/2025), substituindo a prisão preventiva por monitoramento eletrônico.