Minidocumentário sobre Alice Serrath é exibido a estudantes em Vilhena
O filme "Raízes de Pimenteiras: A Jornada de Alice Paes Serrath" emocionou estudantes em Vilhena ao resgatar a história de uma das pioneiras do município e reforçar a identidade cultural local.
Por Assessoria - 50
Publicado em
fotos: Assessoria
Compartilhe esta notícia:
Nos siga no Google News
O minidocumentário “Raízes de Pimenteiras: A Jornada de Alice Paes Serrath” foi exibido no dia 28 de outubro para alunos da Escola Estadual Deputado Genival Nunes da Costa, em Vilhena, Rondônia. A produção resgata a trajetória de uma das pioneiras de Pimenteiras do Oeste.
Após a exibição, houve uma roda de conversa conduzida por um sociólogo. O encontro abordou o papel dos pioneiros na formação da região e a relevância das obras audiovisuais para a cultura local.
Legado de uma Matriarca
A produção presta homenagem a Alice Paes Serrath, matriarca da família Serrath, falecida em 2024 aos 85 anos. O filme reconstrói memórias por meio de depoimentos, destacando o legado de fé, união e a contribuição decisiva de Alice para o desenvolvimento de Pimenteiras do Oeste.
fotos: Assessoria
Coordenado pela agente cultural e fotógrafa Milca Kuipers, o projeto já foi exibido em Vilhena e na própria Pimenteiras do Oeste.
“Foi emocionante ver a população assistindo ao documentário e se emocionando também. Agradeço a todos que contribuíram para a produção dessa obra que retrata a vida de uma pioneira de Rondônia“, afirmou Milca.
Contribuição Comunitária
Alice Paes Serrath teve um papel fundamental na construção da comunidade. Ao lado da família, foi uma das primeiras moradoras da região. Ela participou ativamente da organização social e religiosa do município.
Aposentada como servidora pública estadual, Alice atuava na Igreja Católica. Ela marcou gerações com seu carisma e generosidade, cultivando fortes laços familiares. Foi mãe de 12 filhos, avó de 28 netos e bisavó de 29 bisnetos.
“Este trabalho mantém viva a história de dona Alice e inspira as novas gerações a valorizar suas raízes e a importância da família na construção da cidade“, destaca a equipe responsável pelo projeto.
fotos: Assessoria
O minidocumentário foi contemplado no Edital Nº 1/2024/SEJUCEL-SIEC – Lei Paulo Gustavo. A obra tem classificação livre e é acessível com interpretação em Libras. “Raízes de Pimenteiras” reforça a importância de valorizar as histórias, contribuições e o papel dos pioneiros na formação das comunidades do estado de Rondônia.
As apresentações de Flor do Campo e Malhadinho emocionaram o público no Bumbódromo Márcio Paz Manacho neste domingo (16), reforçando a força cultural do Duelo na Fronteira 2025.
Aprovado pela Câmara, o recurso para revitalização das praças de Porto Velho garante início das obras em 2026 e prioriza espaços mais seguros e acolhedores.
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, votou pela condenação de nove réus do núcleo 3 da trama golpista, os “kids-pretos”, acusados de planejar ações táticas, incluindo o assassinato de autoridades.
O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou os editais de convocação para as próximas etapas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). Os documentos, que incluem informações sobre a prova discursiva, avaliação de títulos e cotas, foram divulgados em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
Cerimônia proposta por Ieda Chaves destaca mulheres que recebem honrarias da Alero e fortalecem políticas públicas, justiça, agronegócio e proteção social no estado.
O deputado Cássio Gois realizou a entrega de tablets aos alunos da rede municipal vencedores do Projeto Jovem Gênios em Cacoal. Além da premiação, novos investimentos para fortalecer a educação foram anunciados.
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) destinou uma emenda de R$ 300 mil para o tradicional evento Duelo na Fronteira, em Guajará-Mirim, e parabenizou o Boi-bumbá Malhadinho, campeão da edição.
Durante sessão na Câmara, a vereadora Sofia Andrade (PL) exigiu que a Prefeitura de Porto Velho apresente um plano de contingência para o serviço de coleta de lixo, afirmando que a crise já está instalada na cidade.
O evento, que marca os 30 anos do Massacre de Corumbiara, reúne pesquisadores e advogados populares para debater a atualidade da questão agrária, a criminalização da luta pela terra e a violência no campo em Rondônia.
Flavia Martins Lopes e Anderson Costa, moradores de Jaru, caíram no golpe do falso aluguel, perderam os R$ 600 que seria para pagar a moradia e correm risco de despejo.
Um homem de 67 anos foi atacado e mordido por dois cães na rua em Comodoro (MT), cidade na divisa com Rondônia. Os animais, que haviam fugido da casa dos donos, foram contidos pela Polícia Militar e recolhidos.
Idair Antonio Lupatini, fundador da empresa Carrocerias Paraná e pioneiro de Vilhena, faleceu nesta segunda-feira (17) em um hospital particular. O empresário, que enfrentava problemas pulmonares, chegou à cidade em 1979.
Um barbeiro de Comodoro (MT) se envolveu em um acidente na BR-364, em Diamantino (MT), após o veículo à sua frente realizar uma conversão brusca e sem sinalização. Apesar da colisão intensa, que resultou no capotamento do outro carro, não houve feridos graves.
O agressor não aceitou o pedido de separação da esposa, desferiu socos e chutes contra ela e tentou asfixiá-la. O comportamento denunciado à polícia pelo próprio filho revelou o uso e armazenamento de drogas na residência.
A Escola Móvel de Máquinas Agrícolas recebe inscrições até 8 de dezembro para formação profissional em Rondônia, ampliando o acesso à qualificação no agronegócio.
As obras de terraplanagem na RO-494 seguem em ritmo acelerado, corrigindo irregularidades e garantindo melhor acesso para moradores e produtores da Zona da Mata.